O muro

O muro Céline Fraipont

Resenhas - O Muro

danisteagall 27/01/2021

Não me encantou, mas...
HQ belga realizado a 4 mãos, a narrativa nos apresenta a adolescente de 13 anos Rosie, que se vê cercada de abandono mesmo em meio a fartura material. Sua mãe foge com o amante, sue pai está sempre em função do trabalho e viaja constantemente e sua melhor amiga é proibida de estar com ela. Cercada dessa ausência, a menina busca refúgio nos vícios modernos e eternos, afundando-se em pensamentos depressivos e sombrios.
A primeira metade da HQ é um fluxo de consciência ilustrado. A segunda parte, bem mais interessante, narra alguns desabandonos da personagem.
Comprei esse livro só por estar com um preço bom. Não me arrependo da leitura, mas, pra mim, não foi interessante.

Bah 26/01/2022

Gostei, não amei
Gostei desse quadrinho. Eu sempre gosto de explorar novas formas de expressões e novas nacionalidades na literatura, que é o caso dessa HQ. Porém, só consegui absorver melhor a histórias e chegar nas 4 estrelas, lendo/assistindo críticas e resenhas a respeito, então recomendo (pós leitura)!

Myria.Viana 05/02/2024

Rosie, é uma menina de 13 anos que apesar da pouca idade passa por situações que muitos adultos não saberiam lidar. O que não significa que ela saiba como, contudo ela vive sua vida dentro das possibilidades que surgem em seu caminho.

Juuh 27/08/2020

As angústias da vida
O Muro é o tipo de obra que qualquer um que tenha passado por uma adolescência conturbada vai se identificar. A sensação de abandono, tristeza e incerteza dão o tom dessa narrativa. As ilustrações são belíssimas e trazem uma carga dramática para a história.

@pedagogageek 25/08/2020

ME EMOCIONOU! Gigante na sua simplicidade.
Me perdi em meus pensamentos diante de varias cenas. Leitura simples e rápida mas profunda da sua forma. Indico a leitura!

Amanda Teles - Livro, Café e Poesia 23/01/2022

Não sei vocês, mas eu já passei uma fase ?Rosie? na minha vida e assim como ela, fiquei em cima do muro, curti, chorei, aproveitei e mudei o rumo. Amém ??

O Muro é uma daquelas histórias clichês de uma adolescente revolts, abandonada pelos pais onde os acontecimentos ao seu redor vão formando sua personalidade e chega um determinado momento em que ela tem que decidir se fica ou não em cima do muro. Estou aprendendo a não subestimar os clichês,  eles muitas vezes nos surpreendem.

Rosie é uma adolescente que está perto de completar 14 anos, sua mãe saiu de casa com um amante, seu pai é ausente e busca fuga no trabalho para encarar a realidade, de que foi abandonado pela esposa.
Rosie é filha única e tem em sua amiga Nath um porto seguro, ambas vivem uma rotina sem sal e de zero expectativas.
Estamos em uma cidade no interior belga no ano de 1988, onde o punk rock predominava e a descoberta de uma vida totalmente diferente a que ela levava estava começando a surgir no seu caminho.

Essa HQ feita à duas mãos por Céline Fraipont ?? e Pierre Bailly ?? é um misto de poesia crua, seca e dura nos mostrando a beleza desafiadora de uma adolescência difícil, regada pela falta de limites e excessos de descobertas.

Foi impossível ler O Muro e ouvir não ouvir Janis Joplin, que foi minha referência musical na adolescência e, tomando uma cerveja.

E tu, já lesse O Muro?

haru 05/07/2022

Ok.
Hora de escrever essas resenhas atrasadas, um hábito que necessito mudar pois já li estes livros/graphic novels há muito, e alguns não me marcaram o suficiente para eu me lembrar de algo.
Este aqui eu lembro de ser ok. Me surpreendeu um pouco no final, não estava esperando. Mas é ok, nada demais.
Traço bonito, transmite bem o que o autor quer mostrar.

André 19/01/2023

Queria mais
Dá uma agonia ver a menina começar a espiral de autodestruição.... quando pensa que vem uma luz é mais merda.... o final poderia ser menos corrido, dava pra acrescentar mais algumas páginas.

Anny Karol 06/02/2021

Deixa a desejar
Nem sei o que dizer dessa história, rasa, não consegui me conectar com a personagem mas se salvou com o final e com o que conseguir extrair de lição do livro.

Carol Nery 27/01/2018

Devastada!
A melhor leitura de aniversário ever. Muito feliz em feito essa aquisição no fim do último ano, e mais feliz ainda por tê-la selecionada para uma data como hoje, meu aniversário.
Lendo O Muro me deparei com toda a melancolia e desespero que uma adolescente de 13 anos vive (ou acha que vive), revivi algumas sensações e fui tocada lá na Alma! Amei!!!

Claudio.Simonetti 26/02/2018

O muro
Clima pesado, o livro nos faz entrar na aflição do personagem de uma forma inexplicável. Adorei está HQ.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 15/01/2016

Uma história tristemente bonita
A história se passa numa cidadezinha da Bélgica, em 1988. Rosie é uma garota de 13 anos que se vê sozinha no mundo. A mãe saiu de casa para viver um novo romance em outro país, o pai vive trabalhando e deixa a garota sozinha em casa por dias. Rosie só tem a escola e Nath, sua amiga de infância.

Depois da aula, as duas costumam ficar sentadas em um muro, onde fazem coisas típicas de adolescentes. A amizade que parecia sólida sofre um baque e Rosie se sente ainda mais solitária. No muro, ela conhece um outro personagem com quem viverá coisas importantes e que amenizarão um pouco da sua solidão, mas que também lhe causarão alguns problemas.

Na época da adolescência eu lia algumas HQs, mas fiquei um bom tempo longe desse universo. Atualmente, por ver várias resenhas de HQs e graphic novels em blogs que visito, a vontade de lê-los foi ressurgindo em mim. Por isso, quando tive a oportunidade de ler "O muro", fui correndo aproveitar, e não poderia ter tomado decisão melhor.

Ler a graphic novel foi uma experiência nova de certa forma, foi muito interessante poder ver os personagens e as cenas, procurar nos desenhos as emoções que nos livros são passadas através das palavras, ver frases e imagens se complementando.

Gostei bastante da história, quando terminou eu fiquei com aquela vontade de ter mais páginas para ler. Fiquei triste ao ver a solidão da Rosie, me identifiquei com ela em alguns pontos, tive vontade de entrar na história e impedir que ela fizesse algumas coisas erradas em algumas páginas. "O muro" é uma história tristemente bonita, que valeu a pena ler e que eu recomendo. Foi uma leitura rápida e muito tocante.

"Me sinto como um soldadinho numa trincheira. E acho que estou completamente sozinha neste combate." (páginas 12 e 13)

As páginas são brancas e as ilustrações são em preto e branco, com um estilo mais sombrio. Achei a capa super bonita, gostei da combinação de cores. As letras tem um tamanho bom para leitura.

Para mim, foi uma ótima porta de entrada para o mundo das graphic novels, pretendo ler outras futuramente. Em menos de 200 páginas eu ri, fiquei tensa, revoltada, triste, emocionada e torci muito pela protagonista. Enfim, "O muro" é uma leitura que recomendo, especialmente para quem já passou da faixa etária da protagonista (a história pode ser um pouco pesada para pré-adolescentes).

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/01/resenha-o-muro-fraipont-e-baily.html