Memória da água

1 | 2 | 3 | 4

Jacqueline.Amadio 18/04/2024

Que escrita maravilhosa!
Que livro bom!!!!
Um achado! Um livro pouco conhecido que encontrei despretensiosamente num sebo, a preço bem barato.
Não imaginava que o livro seria tão bom assim. Eu amei o estilo da escrita da autora! Ela é muito boaaa, adoro esse tipo de escrita, bem descrita, um tanto poética e filosófica, mas simples. Grifei várias partes.
Quanto a história: muito boa e original! Uma distopia bem diferente do que já vi.
Eu só fiquei um pouco decepcionada com o final, porque a escrita é tão boa que eu queria muito ler mais páginas ou até sequências de livros e ver uma jornada do herói clássica. Mas a autora quebra essa espectativa com uma grande dose de realidade crua e cruel. Não vai ter jornada do herói aqui. E no final das contas, apesar de eu querer ler uma estrutura clássica porque a escrita dela é muito boa e eu fiquei empolgadíssima pra saber o que ia acontecer, foi interessante ler esse final, muito mais real no cenário de uma distopia. Além de que faz esse livro ser diferente de outros...
Mas confesso que aceitaria muito uma versão com a jornada do herói completa, na pegada de o bem vence no fim ahaha já quero mais livros dessa autora, a escrita dela me pegou demaaaaais.

haruurane 04/03/2024

Uma distopia interessante com uma proposta excelente, mas infelizmente, a execução deixou a desejar. estava esperando algo mais voltado pra ação e até pra fantasia.

Barbara 03/09/2023

Gostei
Fui uma boa oportunidade de ler uma autora finlandesa e amei as cenas que descrevem a cerimônia do chá. Um primor!

Júlia 14/06/2023

água com açúcar
Uma distopia com uma temática muito interessante e original, mas mal explorada. gostei de como colocaram o embate entre tradição e modernidade principalmente no contexto da história. as metáforas sobre água/morte/vida vão ficando repetitivas com o passar da história e chega um momento q parece q só estão ali pra encher linguiça. acho q a intenção não é trazer uma história cheia de ação, tensão e reviravoltas como se vê em outras distopias, mas acho q faltou um pouquinho mais de desenvolvimento pra dar uma encorpada.

Elena 13/06/2023

Potencial mal explorado
Uma leitura que poderia ser explosiva mas foi um tanto quando morna.
a sinopse dá a impressão de um história intensa mas o desenvolvimento é bem "comum" sem grandes reviravoltas, e apesar de gostar desse tipo de narrativa, nesse caso me soou como uma obra incompleta.
a escrita é muito poética, e isso deixa a leitura mais forte, mas parece que a autora desistiu de trabalhar pontos que é eram necessários pra trama.
é um livro muito interessante porque apesar da dominância militar, o mundo como um todo, de alguma forma, sofre as consequências do fim da água.
é de fato uma história que opta pelo viés realista dentro do próprio mundo construído e eu gostei disso, mas acho que seria muito mais proveitoso se alguns detalhes tivessem sido mais bem contados.
não é uma história "tiro, porrada e bomba" mas é interessante.

Norman 25/04/2023

Memória da água
Esse foi o primeiro livro que eu li por vontade própria e me fez perceber que eu amava ler. Comprei ele pela capa apesar de não ter entendido nada do que tava escrito na contracapa. Eu acertei na escolha. Desde o começo, considero esse o meu livro favorito, e fico feliz de ver que ele realmente é tão bom quanto eu lembrava.
Se você quer um livro leve e divertido, esse não é pra você. Esse livro se trata de um mundo distópico no qual a água é escassa por conta da humanidade que não cuidou dos recursos que tinha, e mostra como as pessoas sofrem com as consequências dos que vieram antes.
A história é incrível, mas me deixa muito incomodada pensar que poderia ter tido um final diferente se os personagens tivessem feito pequenas coisas de um jeito diferente. Nunca vou me acostumar com esse fim.
Pra mim, essa é uma leitura marcante e inesquecível. Queria muito que mais pessoas conhecessem a obra.

Alessandra 16/04/2023

Uma linguagem direta, gostaria que o final tivesse sido diferente ou que outros assuntos tivessem sido mais abordados, ficaram algumas interrogações, mas eu gostei bastante. Noria é um exemplo, de força e honra.

Luvale 08/04/2023

Poético
" A morte é amiga próxima da água"

Imaginar um mundo onde a água virou moeda de troca e é controlada por um governo autoritário e cruel. Podemos viver muitos dias sem comida, mas vivemos poucos sem água. Ela é essencial pra tudo e está diretamente ligada à vida.

Esse livro me deixou com um aperto no coração, uma distopia sem adolescentes salvando o mundo e poderes especiais. Só uma ambientação seca e poeirenta, com uma jovem mestre do chá que vê a água como um bem comum e não um poder a ser controlado por ditadores.

As consequências das guerras e destruição do meio ambiente, gerou um mundo onde os oceanos subiram, poucas terras habitáveis existem. Isso criou uma atmosfera muito interessante, de calmaria e aflição ao mesmo tempo. O livro passa uma ilusão de calma ao mesmo tempo que tudo começa a desmoronar lentamente e segredos vão surgindo e sendo revelados.

" A água não nos pertence, mas nós pertencemos a ela"

O ritmo do livro é perfeito pra mensagem que ele passa, a escrita da autora tem uma pegada poética e reflexiva. Não consegui achar um ponto negativo no livro, principalmente levando em conta os acontecimentos finais que envolvem a protagonista. Me deixou com uma sensação de tristeza e esperança.

Recomendadíssimo

Lauren / Biblioteca de Lilith 04/01/2023

"Não há nada mais persistente do que a esperança"
Uma costura de discussões ambientais e sociais numa escrita super poética e cheia de metáforas relacionando a vida e a água. Que leitura surpreendente e tocante.

Através da história de uma jovem menina e de suas escolhas, questões relevantes e complexas são levantadas, tanto sobre nossas reflexões pessoais e existenciais quanto sobre discussões políticas que nos cercam. O livro aborda, através da problemática da escassez de água, como governos autoritários tentam se apropriar de bens naturais, interferir na cultura de um povo, bem como silenciar pessoas, tradições e apagar a história. Super recomendo.

"As águas mudam conforme a lua, abraçam a terra, não tem medo de morrer no fogo ou viver no ar. Entre na água de leve e sentirá um toque tão doce que quase se confunde com a pele. Mas choque-se contra ele e a água o quebrará em pedaços".

"O silêncio não é vazio ou imaterial. Ele pode domar uma corrente de acontecimentos. E guarda um poder forte o suficiente para destruir tudo"

"A distância entre os sonhos e as palavras é grande, assim como a distância entre as palavras e as intenções. No entanto, quanto mais eu ouvia, menor a distância se parecia"

"Uma vez que o espaço de silêncio que envolve um segredo foi quebrado, não é possível fazê-lo inteiro outra vez. As lascas vão crescendo e se alargando como as raízes de uma árvore por baixo da terra, até que é impossível dizer como tudo começou e se vai parar de se espalhar"

"Quando a vida se resume a limites estreitos, a menor ilusão de liberdade é de grande valor"

"Não há nada mais persistente do que a esperança"

Cleo 22/12/2022

Entre clichê e original, juventude e maturidade
Um livro que de início parece ser uma ficção científica mais raiz em que há toda uma construção de mundo confusa, e também uma aventura infanto-juvenil da protagonista com um grande destino, mas que não é tudo isso. Particularmente, acho boa essa fuga de clichês, por outro lado, não acho que a autora alcançou muito um "outro lado", seja lá qual for.
Não é uma grande aventura juvenil, mas também não é uma literatura adulta potente, que se debruça sobre os temas pesados que o texto propõe.
O tema do futuro após desastre ecológico já é super comum na ficção, e aqui não está na sua forma mais potente. A prosa atinge em alguns momentos um estilo mais poético, mas poucos (talvez coisa da tradução?).
Mas dizer que achei um livro médio não é ruim. Gosto que seja uma narrativa com pouca ação, gostei muito do dilema central "o que fazer se eu tenho um recurso que me basta, mas que se fosse dividido não bastaria a ninguém, mas ajudaria muitos durante um tempo?". É uma edição quase de bolso com menos de 300 páginas, não faço ideia de quantos livros a Emmi Itaranta escreveu antes, se bobear fez bastante até. Tá tudo bem.

Eliza.Rezende 17/11/2022

O que temos feito com o nosso planeta?
Apesar de todas as críticas ao livro, gostei da leitura. Não é o tipo de história que irá trazer uma heroína, não é essa a intenção desse livro.

A autora consegue trazer reflexões importantes sobre vida, morte e sustentabilidade.

O tempo toda nós traz a reflexão do que temos feito do nosso planeta, é uma utopia - que não parece ser tão distante da realidade - a qual trata sobre como cuidados daquilo que é mais sagrado e que mantém toda a espécie humana viva: a água. Algo que na nossa atualidade parece extremamente simples e insignificante, até ficarmos sem.

É um livro muito bem narrado e ambientado, por vezes parece que estamos vivendo aquilo com a personagem. Vale a leitura e as reflexões trazidas .

Tati- Leitora 02/10/2022

Nossa esse livro é muito bom. Do início ao fim. Me entrego muito com ele, além de ter amado algumas partes mais poéticas da escrita ao, por exemplo, comparar a água com a morte.
Talvez minha única crítica ao livro seja o fato que ele seja um pouco devagar mas também acredito que isso foi uma escolha do escritor para criar uma ambientação que combine com a vida das pessoas do vilarejo, calma e devagar, sem muita emoção ou novidade.

dhenglerr 13/07/2022

final com muitas dúvidas
eu gostei da leitura, ela é interessante e relata sobre como o mundo pós apocalíptico poderia ser assustador e com decisões difíceis a serem tomadas, refleti muito sobre como a água é muito importante pra nós e em como as nossas escolhas ditam o futuro de outras, e como isso pode afetar ou melhorar o futuro de uma geração inteira, realmente esse livro é bem reflexivo e faz nos pensar nas nossas atitudes e pensar no quanto as coisas podem mudar e não haverá mais volta.

esse livro me lembrou uma frase em que o tio Ben (homem aranha) diz a ele: com grandes poderes, vem grandes responsabilidades e é realmente o que a vida de Noria retrata.

muito bom, porém achei ela um pouco parada e sem muitos fatos que realmente me façam sentir a emoção de estar vivendo na mesma atmosfera da história, poderia ter mais impacto e mais emoção (até porque a história em si precisava disso), fora que no final também fiquei com muitas perguntas que poderiam ser muito bem respondidas ao decorrer da história, fiquei com muitos questionamentos e eu realmente acredito que a história poderia ter se desenrolado mais se tivesse as respostas pra essas perguntas, se isso acontecesse, seria maravilhoso.

Gabriel 29/05/2022

A única coisa que nos separa do pó é a água
Que leitura impactante. Sinto que esse livro vai ficar comigo por muito tempo ainda.

As reflexões da autora, as analogias utilizando a água, a forma que ela foi construindo aos poucos a narrativa e terminou de uma forma tão chocante. Eu li sem esperar nada e recebi muitos questionamentos inteligentes sobre questões socioambientais, muitos quotes lindos e marcantes, e um enredo criativo e único diferente de muitas distopias que já li, e que me lembrou muito de Duna ao mesmo tempo.

Muito feliz por ter tido essa experiência de leitura, foi muito satisfatório e enriquecedor.

1 | 2 | 3 | 4