Querido e Devotado Dexter

Querido e Devotado Dexter Jeff Lindsay

Resenhas - Querido e Devotado Dexter

Suh Pimentel 15/01/2013

Hilário!
ara não esperava rir taanto nas mais improváveis situações....
o modo de escrita do Jeff é incrível! Com sacadas, tiradas hilárias simplesmente adorei !
Quero muito terminar a série!

Samuka 02/01/2013

Doce Serial Killer
Depois dos sucessos das obras de Thomas Harris, Jeff Lindsay conseguiu criar um protagonista bem peculiar e diferente de outros. Enquanto o herói daquela menina que adora fantasias e aventuras é o Harry Potter, que reúne toda a sua coragem para enfrentar um dos maiores vilões da literatura, o herói daquele menino discreto e tímido de poucas palavras é o Dexter Morgan, que, assim como Harry, combate o mal, só que de um jeito bem diferente...
Eu achei o livro muito bom, Dexter conquista sua admiração bem facilmente, sempre com um ar sarcástico presente, ele consegue ser um assassino em série muito adorável e querido. É um livro que você acompanha a vida e o modo de pensar de um psicopata, mas um psicopata que mata apenas outros psicopatas, ou seja, ele faz justiça com as próprias mãos, ou, no caso, com as próprias facas.

Irinia Zachello 16/11/2012

Dexter
Após o trágico aparecimento de um ente *querido* no livro anterior e todo o trágico final, não tão trágico assim para o nosso amigo, Dexter nesse livro se vê impossibilitado de libertar seu passageiro das trevas, chegamos a sentir pena de nosso Herói esquartejador. Se limitando as noitadas com sua *noiva* Rita, a várias latinhas de cerveja e festinhas um tanto quanto chatas, para o seu instinto.

Enquanto o passageiro das trevas, seu companheiro inseparável, fica em seu ouvindo sussurrando oportunidades, enquanto a Lua Cheia no céu o lembra de sua verdadeira identidade, seu *colega de trabalho* Doakes, fica inseparavelmente em seu encalço, tirando de sua reta todas os momentos prazerosos que poderia viver acabando com assassinos estúpidos e sem escrúpulos.

Nesse livro, ele consegue liquidar dois pedófilos, parceiros. E afastar seu consagrado amigo Doakes, sem muito esforço, ganhando o ódio mortal do mesmo. Doakes fareja de longe um homem como Dexter, mas não conseguiu fazer com que nosso querido de alguma forma fosse descoberto por ele.

Aqui Dexter, se torna prestativo, querido, salva-vidas, consolador, o que ele pratica frequentemente para viver em sociedade. Até noivo ele fica! Incapaz de negar essa possibilidade ele se entrega a esse caminho, descobrindo que poderá perfeitamente ser um Harry para Cody, filho de Rita, desde que descobriram que o cachorro do vizinho sumiu. Então ele pensa em deixar seu legado de especialidades, para essa criança, que sofre tanto quanto ele sofreu.

O enredo do livro se desenrola basicamente atrás de um amputador profissional com métodos macabros e tão requintados quanto os seus. Jeff Lindsay nos faz ter uma visão horripilante e dolorosa das vítimas, a visão do assassino, o quanto é frio e calculista, cortando parte a parte de sua vítimas. Dexter, tem a missão de encontrar o *namorado* de sua irmã, um oficial que veio especialmente averiguar o caso e acaba sendo vítima do esquartejador, de mostrar que pode ser realmente querido e devotado.

Ah quem diga que a Série é melhor, concordo em partes, porque não se pode comparar os dois, pois na Séria na TV, o Doakes acha que o Dexter é dependente químico, bem como a Rita, que não é noiva ainda, e acabam descobrindo, todos os corpos que Dexter já se livrou, porém sem saber a autoria. Estão em investigação... Bem, não tem comparação, duas histórias distintas.

Nanny 26/10/2012

Querido e Devotado Dexter é a segunda obra de Jeff Lindsay. Tão boa quanto a sua primeira, Dexter se vê encurralado e vigiado pelo seu colega de trabalho, Sargento Doakes, o que lhe proíbe de alimentar seu Passageiro Sombrio.
Não fosse por isso, Dexter ainda tem de caçar seu outro querido 'amigo', o Dr. Danco, que é um louco psicopata que gosta de desmembrar suas vítimas ainda vivas.

O livro é realmente muito bom, e mistura diversão e suspense. Recomendo.

Christian 04/09/2012

Apenas Dexter
Quando você pensa em Seria Killer, acredito que só venha coisas ruins na sua mente.
Pode esquecer isso. Prazer Dexter Morgan.
E você obrigatoriamente será cativado por esse intrigante ser que sem dúvida irá fazer com que você se apaixone e não queira parar de ler página após página.
Para aqueles que, como eu, viram a série antes de ler o livro e pensaram que nada seria mais prazeroso do que ver as suas intrigas e "emoções".
Bom, agora pode ler também e para minha grata surpresa o livro é tão bom quanto a série.
Desmistificando o fato de que apenas o primeiro livro foi fielmente retratado na primeira temporada de Dexter, o segundo livro toma um caminho diferente.

Apenas Dexter Morgan, sem mais. Sem necessárias apresentações maiores.

"Ele me devolveu o olhar, com os olhos arregalados e um ódio que jamais seria capaz de verbalizar. Como se vê, às vezes existe um final feliz" Dexter Morgan - Querido e Devotado

Helana O'hara 01/08/2012

Querido e devotado Dexter
Nem preciso falar o quanto gosto do personagem Dexter e ter ganhado os livros da série foi um grande presente. Devo dizer para vocês que os livros não são continuação da série, ou seja, alguma coisa do livro tem na série e vice-versa.
O bacana é que são diferentes. Apenas a 1° temporada da série é baseada no livro Dexter – A Mão esquerda de Deus. Querido e devotado Dexter é o segundo livro da série e nele nosso querido Dexter precisa lutar contra o desconfiado Doakes e ajudar sua irmã Deborah a encontrar seu namorado.

Doakes, um detetive que trabalha com Dexter, começa a desconfiar que ele não seja o que todos acham: Um nerd de laboratório, simpático e amoroso. Então ele começa a seguir Dexter aonde quer que vá. Dexter por sua vez usa Rita, sua namorada para despistar o sargento desconfiado, indo todos os dias, brincando com os filhos dela. Tento uma rotina normal para qualquer ser humano... Menos para ele, é claro.

Enquanto Doakes o segue fielmente todos os dias, um crime absurdo acontece em uma casa, um corpo totalmente deformado é encontrado e a “coisa” está supostamente viva. O crime então faz todo o distrito policial que Dexter trabalha se mover para encontrar o assassino.

Querido e Devotado Dexter tem muita ação. Jeff Lindsay conseguiu detalhar perfeitamente muitos aspectos dos acontecimentos do livro. Desde o chato do Doakes seguindo Dexter, até a caça do assassino, onde Deborah, Doakes e Dexter se unem para pega-lo, pois Deborah acredita que ele vai matar seu namorado Kyle. A trama fica muito frenética quando o trio começa a perseguir o assassino.

Mais uma vez fiquei surpresa com Dexter. O personagem conseguiu passar de bom moço a assassino frio sem deixar a leitura cansada e enjoativa! Super recomendo Querido e Devotado DEXTER. Mas devo dizer a você, caro leitor, leia DEXTER – a mão esquerda de Deus primeiro, para entender melhor alguns pontos do segundo livro.

E claro BOA LEITURA!!!

“Tudo começou, é claro, com sargento Doakes. Todo super-herói precisa ter um arquiinimigo, e ele era o meu. Nunca lhe tinha feito nada, e, no entanto ele decidira me perseguir, me atormentar, apesar do meu bom trabalho. A mim e à minha sombra. E a ironia era que eu, um esforçado perito em amostras de sangue, trabalhava para a mesma força policial que ele – pertencíamos a mesma equipe. Era justo ele me perseguir desse jeito, apenas porque de vez em quando fazia uns bicos?” Pág 112

Matheus P. 21/06/2012

A sequência de Dexter é simplesmente genial. Apesar do final ser um tanto corrido demais, o livro é muito bem construído, com uma pitada de humor irônico e mórbido entre uma página e outra.

"What do you usually do to relax", Rita asked
It certainly conjured up some funny pictures to think of telling her what I did to relax, but it was probably not a good idea (Pág. 80).

Dexter está ainda mais sarcástico (enquanto sua irmã Deborah fica ainda mais "boca suja" que antes) e também 'caseiro'. Pois é, o serial killer é obrigado a passar as noites após o trabalho afogado no sofá de Rita com garrafas de cerveja, ou brincando com os filhos dela, para mostrar que leva uma vida normal ao Sargento Doakes. Esse passou a seguir Dexter, após a misteriosa morte de LaGuerta no fim do primeiro livro. E, assim, Dexter fica longe do seu passatempo favorito.

Porém, do outro lado de Miami, um serial killer, que deixa até mesmo Dexter impressionado, não deixa de brincar do seu passatempo: o jogo da forca. Logo identificado como "Dr. Danco", ele faz um trabalho cirúrgico, no sentido literal da palavra: a primeira vítima a ser encontrada só tinha partes do corpo suficientes para poder sustentar vida - nada mais.
"Every cut had been professionally closed [...] Everything on the body had been cut off, absolut everything. There was nothing left of it but a bare and featureless head attached to an unencumbered body. I couldn't imagine how it was possible to do this without killing the thing [...] It revealed a cruelty that really made one wonder if the universe was such a good idea after all". (Pág 58).

E esse caso logo irá se relacionar com Dexter, quando Deborah pede a ajuda dele. E, durante o livro, o cerco se aperta ainda mais, com uma série de acontecimentos que pressionam Dexter de todos os lados, deixando-o sem sossego. "And once again I found myself wondering: How do these terrible things always happen to me?" (Pág 144). Esse paradoxo de um serial killer prestativo e que sempre está lá para acudir àqueles que precisam de sua ajuda, como se fosse um super herói, é que dá nome à esse livro. Por mais de 250 páginas, Dexter procura sua paz sem sucesso, "duty always calls"; e ele tem que vestir o disfarce do "querido devotado Dexter". Não é algo fácil de se fazer, principalmente com as vozes do Passageiro das Trevas ressoando cada vez mais alto dentro dele, convidando-o para a "dança" sob a lua cheia. Porém, olhando para fora da janela do seu apartamento, lá está o carro de Doakes estacionado, como sempre.

"No matter how necessary it seemed, Doakes was out of bounds for me. I could look out the window at the maroon Taurus nosed under a tree, but I could do nothing about it expect wish for some other solution to spontaneously arise – for example, a piano falling on his head. Sadly enough, [...] there had been a tragic lack of falling pianos in the Miami area" (Pág. 34)

Enfim, o livro é bom para se passar o tempo, uma ficção 'simples', no sentido de não ser uma leitura desgastante; mas ao mesmo inovadora: com a premissa de um serial killer preocupado em resolver problemas dos outros e colocando sua vontade de matar em segundo lugar. Além disso, é muito bem construída, o livro vai ficando melhor a cada página e o final teria sido perfeito se não fosse a rapidez em que tudo foi resolvido. Porém, essa é uma das características da escrita de Lindsay.

Andre Alves 28/02/2012

Tão bom quanto a série de TV
Dexter é o segundo serial killer de ficção mais famoso do mundo. Depois de ter assistido as quatro primeiras temporadas da série homônima da TV e estar acompanhando com entusiasmo a quinta, nada mais natural do que ler os livros que lhe deram a origem. Comecei pelo segundo livro, Querido e Devotado Dexter, que ganhei da minha esposa.

Se Dexter não é tão famoso quanto Hannibal Lecter ele é mais pop e mais complexo. Diferente do elegante e extremamente culto Hannibal, que vira um verdadeiro monstro canibal, o assassino Dexter é mais sutil com suas vítimas e mais cuidadoso em não ser pego. Ostentando uma máscara de bom irmão, namorado, amigo e bom técnico forense, Dexter esconde sua índole assassina que conseguiu ser canalizada, graças a seu pai adotivo, para matar apenas os maus.

Crítica completa em:

Karine 24/01/2012

Incrivelmente bom!

Karol Vale 20/10/2011

O Dexter do livro é mais 'engraçadinho'! E com isso quero dizer que adora soltar comentários inteligentes. A história do livro é bem diferente do que foi colocado na série, apesar de que muitos elementos foram transferidos. Acho que os dois têm igual mérito e dentro de seus respectivos âmbitos cativam o leitor/expectador. Foi ótimo me divertir com Querido e Devotado Dexter enquanto esperava a nova temporada.

CooltureNews 19/10/2011

Por: Junior Nascimento
Publicada no www.CooltureNews.com.br

Hoje venho falar para vocês do segundo livro da série Dexter, caso tenham interesse em ler sobre o primeiro, vejam minha resenha aqui. Se você não leu a resenha e nem os livros, fiquem tranquilos, tomarei todo o cuidado para não soltar nenhum spoiler.

A tarefa mais difícil ao ler livros que foram adaptados para seriados, principalmente quando você passou a conhecê-los pela sua adaptação é conseguir separar as tramas. Ao contrário do que ocorre em adaptações cinematográficas, nos seriados devido ao maior tempo para trabalhar as estórias, na maioria das vezes a trama toma caminhos completamente distintos, porém ambos extremamente bons.

Como disse na resenha de “Dexter, a mão esquerda de Deus”, durante algum tempo as tramas caminham juntas mas logo se afastam, em “Querido e devotado Dexter” elas já começam bem diferentes. Isso foi algo que acabou atrapalhando minha leitura, não conseguia separar as estórias, quando passei a imaginar a trama como sendo a mesma, mas contanto histórias diferentes em meios diferentes, a leitura realmente deslanchou.

No livro temos um Dexter mais sombrio, assim como no primeiro volume, porém com um senso de humor negro que conseguiu tirar algumas risadas, apesar de ser “politicamente incorreto”, esse tipo de humor é um dos que mais me fazem rir. O fato do personagem ter consciência de que é um monstro e fazer comparações entre pessoas normais usando um tom de humor trouxe a obra uma leveza inesperada mas essencial, afinal toda a trama é extremamente sombria e causa uma certa repulsa entre seres humanos normais (rs).

Jeff Lindsay consegue criar personagens secundários extremamente interessantes, o que torna toda a obra completa. Os ganchos criados para os próximos livros torna a série viciante, principalmente aqueles quem envolvem o possível “drama familiar”.

Achei este livro, em especial, muito mais interessante do que a série televisiva, a trama fora muito bem amarrada e o “bandido” da vez foi perfeitamente bem elaborado com o teor certo de crueldade. Acredito que em parte isso se deu pois no primeiro livro, onde tivemos o aparecimento do irmão de Dexter, o mesmo foi muito melhor trabalhado na série, já este segundo assassino em série foi melhor no livro, como podem ver, é praticamente impossível deixar de comparar. Garanto que esse será o maior problema na leitura dos livros.

Sem Tédio 04/10/2011

Querido e Devotado Dexter, de Jeff Lindsay
Dexter Morgan é um serial killer, mas do tipo bonzinho. Seu pai adotivo, Harry Morgan, encontrou o pequeno Dexter em um contêiner cheio de sangue – e partes do corpo – de sua mãe quando o garoto tinha apenas três anos. Esse evento traumático fez com que Dexter desenvolvesse uma personalidade de psicopata, mas que foi devidamente moldada por Harry para o bem. Dexter Morgan é um serial killer, mas só mata quem merece.

Na segunda parte da trilogia (por enquanto) de Jeff Lindsay, Querido e Devotado Dexter, Dexter está sendo vigiado de perto por um colega de trabalho que anda duvidando de suas boas intenções. Precisa empurrar seu “Passageiro das Trevas” para as profundezas e assumir a vida feliz como chefe de família de subúrbio por uns tempos, junto com a namorada Rita e seus dois filhos, Astor e Cody.

Dexter trabalha como analista de sangue na delegacia de Miami, onde também seleciona suas possíveis caças. Quando é chamado à cena de um terrível crime junto com sua irmã, a detetive Debra Morgan, Dexter fica fascinado pelo modus operandi de seu novo colega serial killer e junta seus (secretos) conhecimentos na área para ajudar a polícia a encontrar o cara – mesmo que suas intenções fossem diferentes das deles.

Continua em: http://semtedio.com/querido-e-devotado-dexter-de-jeff-lindsay/

Silvio 31/08/2011

Ação e suspense; mexe bastante com o comportamento humano, suas dúvidas, desejos, etc. e tal; Dexter não é exatamente um "serial killer", mas um justiceiro impiedoso, o que muita gente gostaria de ser. O autor usa uma linguagem irônica e satírica, o que mostra um bom humor bastante grande, contudo deixa a desejar no final; algumas coisas não ficam claras e nem o porquê de tais coisas.

Fran 01/07/2011

Dexter, O Engraçadinho é demais! Jeff Lindsay soube criar um protagonista perfeito e é impossível não gostar dele. Só avalio o enredo de suspense e investigação como um pouco abaixo do esperado.

Por isso Dexter vale para distração, não para se amarrar numa trama complexa de assassinatos e assassinos, e ação e tudo o mais. Claro que assassinato é o ponto central da história, mas ela não seria nada sem Dexter.