Por Quem os Sinos Dobram

Por Quem os Sinos Dobram Ernest Hemingway

Resenhas - Por Quem os Sinos Dobram

Vinicius Fernandes 31/12/2022

Por Quem os Sinos Dobram
Os sinos dobram por todos, por cada um que é afetado pelo mal que o homem faz. Seja um ato do outro lado do mundo, existe consequências para alguém distante, e que provavelmente nem esteja fazendo parte do acontecimento. Hemingway explora esse assunto em sua magistral obra, usando a guerra civil espanhola como plano de fundo.

Somos apresentados ao protagonista, Robert Jordan, americano que se alistou para a guerra como dinamitador. Sua missão é explodir uma ponte que os fascistas usam como passagem na montanhas espanholas. Os acontecimentos do livro acontecem em apenas quatro dias. Nesse pequeno tempo, mas que Hemingway de forma genial faz parecer quase uma vida, Jordan conhece Maria, Pablo, Pilar, Ernesto entre mais algumas pessoas.

Os acontecimentos narrados nos leva a ver como nossa vida pode mudar de forma drástica em questão de alguns dias, aqui no caso em praticamente noventa horas. Percebemos como a vontade depravada do homem, somado a sua ganância nos leva a situações de sofrimento e tristeza, e que muitas vezes não temos nada a ver, mas estamos sofrendo as consequências disso, como no livro em que vemos um americano lutando a causa de um país ibérico, conhecemos a triste história de Maria que sofreu nas mãos dos fascistas e Pablo, um homem frio e duro que já cometeu inúmeros atos hediondos.

O livro é muito bem narrado e detalhado, as caminhadas pelas montanhas nos faz sentir estar vivendo aquilo. No meio do livro embora tenhamos alguns diálogos maçantes, os mesmos são de suma importância para a construção do enredo final da obra. O livro de Hemingway faz jus em ser considerado um clássico da literatura moderna.

Xavier 27/12/2022

Uma lenda
Ótimo livro, com um final filosófico que nos faz pensar muito sobre a hora da passagem que todos teremos que enfrentar.

Andre.S 01/12/2022

Que livro espetacular! Segunda vez que leio Hemingway e amo cada vez mais. Seu estilo realista,seco, cru e ao mesmo tempo repleto de poesia narram de modo impar uma trama profunda e sofrida. Acompanhemos o americano Robert Jordan enquanto ele se une a guerrilheiros republicanos durante a guerra civil espanhola, numa missão para explodir uma ponte estratégica. Extremamente violento mas de um lirismo único. Um dos melhores livros que li neste ano!
Daniel Andrade 01/12/2022minha estante
Maravilhoso! Dos que li dele, só não supera Adeus às Armas!

Andre.S 02/12/2022minha estante
Vou colocar este na lista para ler!!

Insular 30/10/2022

A escrita real e fantástica de Hemingway
Os absurdos da guerra contados com maestria e aprisionamento. A Narrativa mágica segura seu fôlego até a última frase. Leiam mais de uma vez se puderem.

Eduardo1304 23/10/2022

Por quem ?
Simplesmente perfeito. Uma obra-prima.
Uma história fascinante que se desenrola em apenas três dias, onde um americano que luta ao lado da causa republicana na Guerra Civil Espanhola se junta a outros guerrilheiros em uma arriscada missão de destruir uma ponte.

Diego 11/10/2022

Dolorido
É um bom livro de guerra, bem dolorido, expondo o mal de que o ser humano é capaz.
O mais estranho é acabar um livro volumoso e perceber que tudo aquilo passou-se em menos de quatro dias da vida dos personagens?
Jamile.Almeida 11/10/2022minha estante
hemingway vai virar meu objeto de estudo ano que vem, quero muito ler essa "autobiografia" dele

Danielle Bambace 20/08/2022

Notas sobre uma vida
Para além de um romance de guerra, um verdadeiro deleite sobre a existência humana. Personagens sólidos, condução intrigante, momentos de emoção e inteireza. Recomendo a leitura!

carinamv 14/08/2022

Mais uma leitura para me provar que livro é momento, é chamado.
A decisão de ler esse livro veio do nada na minha mente e eu provavelmente não o leria agora, mesmo com muita vontade e curiosidade sobre a história, porque o livro estava caro tanto na versão física quanto na digital, mas, por uma obra do destino, o livro entrou em promoção no outro dia e eu encarei isso como um sinal.
O livro narra três dias e três noites de um combatente americano na guerra civil espanhola. Não se trata de um grande embate da guerra ou mesmo a história de um grande combatente, mas sim uma operação de guerra relativamente comum que não parece ser tão marcante, afinal, quem lembra de uma demolição de uma ponte? Mas é aí que o livro se mostra. Mais do que a guerra, o livro fala de humanidade, até por isso o nome, por quem os sinos dobram, que veio de um sermão do padre anglicano John Donne: "A morte de um único homem me diminui, porque eu pertenço à Humanidade. Portanto, nunca procures saber por quem os sinos dobram. Eles dobram por ti."
O que me intrigou a ler esse livro foi justamente tentar entender essa passagem e, após 672 páginas, acredito que entendi.
O livro é sobre a guerra, mas não sobre o combate, as técnicas de batalha ou investidas, o livro é sobre as relações que acabam se formando por necessidade, os conflitos internos que cada combatente passa nesses momentos, é sobre as escolhas sem opções, é sobre a humanidade. Mas afinal, existe humanidade na guerra?
O livro me deixou com muitas questões e muitos pensamentos sobre o assunto e também me fez, finalmente, gostar de algo do Hemingway anos após a leitura fracassada de "O velho e o mar". Agora, após ter devorado esse pequeno calhamaço em apenas duas semanas, com certeza irei atrás de outros livros do autor.

"Mas é uma época de decisões difíceis. Os fascistas atacam e tomam as decisões por nós. Nos lutamos para sobreviver. E eu gostaria de estar vivo para poder amarrar um lenço naquele arbusto lá atrás, voltar à luz do dia, pegar os ovinos e colocá-los sob a galinha, e ver os filhotes de perdizes no meu quintal. Gostaria dessas coisas pequenas e simples."

"Morrer era nada, e ele não tinha uma imagem da morte, nem medo dela na mente. Mas viver era um campo de trigo ondulado ao vento numa encosta. Viver era um gavião no céu. Viver era um jarro de cerâmica com água na poeira do debulho do trigo, batido na eira com o mangual, e a palha esvoaçando. Viver era um cavalo entre as pernas e uma carabina sob a coxa, uma colina, um vale, um riacho com pinheiros ao longe, mais adiante outro bale, e outras colinas além."

Jacky 20/06/2022

Notas sobre a leitura
A escrita do Hemingway é bem fluida, o que torna a leitura leve e instigante.
Os primeiros capítulos são um pouco obsoletos pela forma como ele introduz os personagens e a temática central da história, porém ao passo que a narrativa se desenvolve podemos construir uma relação de esperança na causa de Robert.
Algumas passagens são encantadoras e envolventes.

Wesley 02/06/2022

Guerra X Amor
Bom, Hemingway, sempre foi um cara que escreveu seus livro de forma "nua e crua", isso é o que é legal dele. Porém, quando você inicia o livro, a pessoa já foi com altas expectativas que infelizmente não correspondem.
1° Cenas de guerra: As cenas de guerra são extremamente bem feitas e você realmente sente a tensão e tristeza pelo que acontece, o diálogo entre os seus parceiros de guerras são incríveis, e você acaba se colocando lá, como se estivesse entre eles e sentindo tensão do momento. Simplesmente incrível!
2° As cenas de romance - ao meu ver -, são extremamente agonizante e dá muita vergonha alheia de ler. Primeiro se começa pelos apelidos que o protagonista dá a sua amada - e também-, todo o drama , ao meu ver, descessário , que acontece. Sem falar que, a musa do livro é exatamente irritante em exatamente TUDO que ela faz.
Mas, tirando as cenas de romance o livro é legal, só que as cenas de romance é de chorar de tão chato.

CCataldi 31/05/2022

Vale quanto pesa
Não é a toa que Hemingway foi premiado por esse livro. Assim como em Adeus às Armas, esse título traz fortes reflexões sobre a guerra. É possível que seja uma autobiografia, já que alguns elementos da vida do autor estão inseridos no livro. Os questionamentos trazidos à tona não envelhecem nunca.

Henrieth Hasse 22/05/2022

Acho um livro muito bom para uma experiência imersiva na guerra, com suas inconsistências, barbárie e atos heróicos.
Os personagens são muito interessantes e fiquei com vontade de descrevê-los, como eu os vi.
* Robert Jordan: o que um americano vai se meter numa dessas? Como sugere o poema que dá nome ao livro, a guerra é a questão de humanidade, é contra todos ...mas no caso dele, acho que é pra fugir da vida medíocre. Quando conhece Maria e o bando, ele começa a ser alguém e a enxergar valor na vida.
* Velho Anselmo: Um cara humilde que compreendeu a vida encarando ela de frente. Estava ali porque não poderia fingir que nada estava acontecendo, mesmo não concordando com a forma que a guerra acontece. Grifei várias frases, adorei!
* Pablo : bêbado, inconstante. Um animal acostumado a violência, sendo essa a sua língua nativa. Por ver e participar de tanta desgraça, pra ele é " tanto faz".
* Pilar: o verdadeiro homem da história. Corajosa, coerente, rude mas com muito amor dentro de si. Não tem muito a perder porque já perdeu tudo e se agarrou a causa pq precisa de algo maior que ela pra continuar a viver.
* Maria : um bichinho solto no mundo, pura, boba, sonhadora. Simboliza a esperança.

É um livro lento, vários fluxos de pensamentos dos personagens; quem quer ler algo pra se distrair talvez não goste. O amor entre Robert e Maria, serve para mostrar o afeto no meio do lixo que é uma guerra, apesar de famoso, não é o foco principal.

Gostei e aprendi muito, por isso recomendo.

João 18/05/2022

Eles dobram por ti
Nesta história acompanhamos Robert Jordan, Estadunidense, que luta na brigada internacional ao lado das tropas republicanas na Guerra Civil Espanhola. Durante três dias, acompanhamos Jordan e seus companheiros guerrilheiros em uma missão tida como crucial e, ao mesmo tempo, condenada. Em sua jornada somos apresentados - de forma muito pungente e com muita eloquência, característica muito presente na escrita do Hemingway - aos contextos desta guerra em suas questões culturais e políticas, e a relação dos homens com o matar e morrer. De forma geral, é uma leitura muito interessante, intensa e com personagens complexos e bem desenvolvidos.