Um Girassol na Janela

Resenhas - Um Girassol na Janela

Rafaela R. 14/07/2010

Muito bom !
Esse livro é demais ,
você se prende até o final , não quer mais parar de ler !
ele é muito mais muito emocionante :D

Kennedy 18/05/2010

Um Girassol na Janela
Um livro excelente, que nos faz voltar aos nossos 11 anos.
De tão bom e pequeno que o livro é, você ler o livro em 3 horas.
É uma história que te prende de verdade.
Vale a pena ler.

Rafa Précoma 28/11/2009

Vivinha é uma garota cheia de amor, que nos encanta com sua história de vida.
Apaixonante.

Ana 03/02/2018

Viviane Camargo é uma menina que foi criada com simplicidade pela mãe, e depois que ela morreu, foi criada pelos vizinhos, que ela chamava de tios. O pai, que havia muito tempo era separado de sua falecida mãe, era um homem que praticamente ela só conhecia por fotos e cartas.
O pai dela volta da Europa e a leva então para morar com ele, em uma casa elegante, mais precisamente uma mansão, a cuja sisudez ela não estava habituada. Imediatamente há um choque de realidades entre eles, pois ela e o pai possuem personalidades muito diferentes, e isso gera alguns conflitos, mas aos poucos Viviane, mais conhecida como Vivinha, vai vencendo a frieza do pai e consegue conquistá-lo por completo.
Vivinha conquista todos à sua volta, e muita gente não a compreende, pois é uma garota extraordinariamente generosa. Há quem diga até que esse livro foi baseado no clássico infantil Poliana, de Eleanor Porter, mas eu não sei.
Sei que Um girassol na janela é um livro maravilhoso, que marcou a minha infância, e Ganymédes José ganhou um lugar no meu coração com esse e muitos outros livros.

Breno392 02/03/2021

Muito bom e surpreendente!
Eu tenho 11 anos, e mesmo tendo essa idade, consegui entender muito bem! Achei super legal, fofo, emocionante e de muito fácil entendimento! Não existem palavras de difíceis de entender e de explicar. Recomendo muito para todos lerem esse livro pois irão se surpreender!

Lu 22/02/2020

Um girassol
Esse livro conta sobre uma menina que passou por muitas dificuldade eu recomendo muito esse livro ele é muito legal, e imteresante

Elis 20/02/2019

Um girassol na janela
O livro conta a história de vivinha, no começo você vai achar a história um pouco confusa ,mas depois você vai ficar viciado no livro , e no final você vai ficar surpreso como eu
Mari 20/02/2019minha estante
Goste Eliz parabéns

Prof. Angélica Zanin 08/03/2019minha estante
Achei curtinha

Sah 03/04/2022

Razoável
Na minha opinião o livro é um pouco chato, não tem muitos acontecimentos legais só o final que foi bom mas sem muito sentido.

Medrado 24/02/2019minha estante
Fala sobre os spoilers

Alannys 10/12/2019

Singelo, porém surpreendente
A obra é escrita pelo autor brasileiro Ganymédes José. O paulista, formado em direito - pela PUC de Campinas - e letras - pela São José do Rio Pardo -, contribuiu bastante para a literatura nacional infantil, deixando mais de 150 títulos publicados.

O livro conta a história de Vivinha, uma menina sonhadora e encantadora que vivia com a mãe, mas que após perdê-la fica sob a guarda dos tios.

Um dia Vivinha recebe a notícia de que pai dela, que morava fora do país, voltou para o Brasil para buscá-la e levá-la para morar na antiga casa que habitava a família antes da separação. Nesse gancho, o autor desenvolve uma jornada de reaproximação entre pai e filha.

Apesar de ter lidado com diversas situações tristes - como a morte da mãe e o abandono do pai -, a personalidade e a infantilidade da menina é construída de modo genuíno, retratando perfeitamente a inocência e a comportamento espoleto de uma criança.

A doçura da personagem é transmitida ao leitor de diversas formas, como exemplo as cenas em que Vivinha planta e cuida do girassol dela ou o ótimo desempenho que a menina tem para criar histórias.

O enredo é muito bem desenvolvido. A relação entre o pai e a filha é moldada de maneira branda e admirável, contando com a contribuição de alguns personagens coadjuvantes que compõem a história de modo crucial - tais personagens também são muito bem construídos.

Foi uma leitura leve e completa, que no final se mostrou repleta de reviravoltas emocionantes. Apesar de ser um infanto juvenil, esta bela história pode ser apreciada por todo tipo de público!

Kuro 01/10/2019

Ainda atual
Mesmo sendo uma obra infantil, esse livro mostra como Vivinha, uma garota feliz e de coração grande, acha que pode resolver os problemas do mundo com amor e com sua heroína inventada, Santarena. Os problemas continuam os mesmos, e talvez fosse preciso as ações de Santarena e Vivinha hoje em dia.

É uma obra leve e divertida.