O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Nise 09/12/2020

Delícia de livro!
Pra quem quer se aventurar pelos clássicos é um ótimo começo! O livro é leve, rápido de ser lido, divertido e diferente. Vale muito a pena!

30/01/2022

Muito bom, é bem engraçado e tem um final bem bonito.
A escrita do Wilde é muito cativante, te prende demais.
Fiquei com vontade de ler outras obras do autor.

Ana Luisa 31/05/2021

Minha opinião sobre o livro O Fantasma De Cantervile
Sr. Otis comprou a Mansão de Canterville, e todos diziam que ali havia coisas sobrenaturais, porém, o norte-americano comprou mesmo assim a Mansão com tudo o que nela havia, inclusive o fantasma.
Alguns dias se passaram e nada aconteceu na Mansão, porém numa noite o fantasma Lorde Canterville, resolveu dar o ar das graças, mas para a surpresa do fantasma, foi recebido com travesseiradas e lhe ofereceram um lubrificante para as suas correntes.
Com esta família o cenário mudou, agora quem assusta são os vivos e quem fica assustado é o fantasma.

Este livro apresenta uma história fácil de leitura, muito divertida há partes muito explicativas, que acabava sendo um pouco entediante, estava esperando uma história assustadora, porém a mesma foi uma comédia. E ainda apresenta outros contos sobre amor, honestidade, amizade, porém estes não me agradei muito.
Para quem gosta de histórias divertidas indico a fazer a leitura desta obra.

Deh (Taylor's Version) 26/02/2024

Razoável
Uma colega me emprestou esse livro e como é curto, resolvi ler para tentar sair da ressaca.
Na leitura, percebi que já tinha lido uma parte dele no livro de português para realizar uma atividade.
É Legalzinho.

Obs: Pretendo ler "O retrato de Dorian Gray"

Vivi.Montarde 30/08/2020

Essa edição da L&PM Pocket reúne oito contos: O crime de Lorde Arthur Savile, O amigo devotado, O fantasma de Canterville, O jovem rei, O milionário modelo, O pescador e sua alma, O retrato do Sr. W. H. e O príncipe feliz.

Gostei mais de alguns do que de outros, mas todos são muito bons. Meus preferidos foram O fantasma de Canterville, O jovem rei, O milionário modelo e O príncipe feliz.

Os contos têm sempre algo a mais, além do que foi escrito, algo nas entrelinhas, que nos faz refletir. Wilde traz uma ironia na escrita, além de uma crítica à sociedade da época e sua hipocrisia. Os contos também nos revelam sua sensibilidade e preocupação pela situação social dos mais pobres e pela enorme desigualdade entre as classes.
Cris 30/08/2020minha estante
me inspirou a ler Vivi, o único que li dele foi O Retrato de Dorian Gray, que eu amo.

Vivi.Montarde 30/08/2020minha estante
Depois que li esse dos contos, fiquei com vontade de ler o do Dorian gray rs
Então é bom tb né?

Cris 30/08/2020minha estante
Dos clássicos é um dos que eu mais gosto, sou suspeita Vivi.

Vivi.Montarde 30/08/2020minha estante
Opa
Já vai pra minha lista:)

??

Janaina Edwiges 31/08/2020minha estante
O retrato de Dorian Gray é um livro incrível mesmo! Um dos meus favoritos!!!

Vivi.Montarde 31/08/2020minha estante
Opa
Obrigada pela sua opinião, Janaína
Bom saber, já que vcs duas tem bom gosto :)

Vivi.Montarde 31/08/2020minha estante
Qual a edição que vcs leram? Vcs lembram?
Pq estive pesquisando e parece que tem algumas edições que são censuradas, não é a obra completa.

Cris 01/09/2020minha estante
Faz muito tempo que li, não lembro qual a edição não.

Joy 17/05/2021

Senti compaixão por um fantasma!
Estou em uma jornada de ler alguns contos. Tenho me interessado por isso, já que são textos curtos, mas surpreendentes e cativantes (na maioria das vezes). ?O fantasma de Canterville? foi uma agradável surpresa. O conto é envolvente, tem um toque de comédia ao mesmo tempo que inspira compaixão e reflexões sobre a vida. A escrita de Oscar Wilde é muito boa, eu nunca havia lido algo deste autor. Recomendo.

Rennanzinho 08/09/2021

Contos engraçadíssimos
Alguns contos do Oscar Wilde, misturando humor, fábula, crítica social e trazendo temas como amor, amizade, orgulho, empatia e outros. O conto principal, O fantasma de Canterville, é uma sátira às histórias de fantasmas e às diferenças entre as sociedades inglesa e americana. Dei boas risadas e achei as histórias muito fofas. Para ler rapidinho, aperitivo mesmo.

Lais Cruz 31/12/2023

Muito interessante ver a maneira como o autor construiu a sátira ao "velho mundo" ao mesmo tempo em que satirizava o "novo mundo. Conheci o autor através dessa história e foi fantástico.

Inlectus 19/04/2009

Muito bom.
Essa estória é de fato muito engraçada, vale a pena ler, é um texto surpreendente.

Rayza.Figueiredo 10/04/2022

Divertido
com uma escrita envolvente, faz críticas às frivolidades e saúdes frágeis dos ingleses, ao pragmatismo dos americanos, aos avanços das indústrias, dentre outras questões sociais;
fala sobre vingança, perdão e amor.
é divertido e leve; um ótimo livrinho para passar o tempo.

BetoOliveira_autor 06/09/2020

Uma saborosa leitura
Gostei muito do conto. Na superfície, o enredo nos prende, e a relação inesperada do fantasma com a família dos americanos é muito cômica.
Por outro ângulo, no campo alegórico, seria o fantasma a personalização dos antiquados valores monárquicos da Inglaterra diante da República americana?
Refleti sobre isso. Em breve, vou reler para uma imersão maior.
De mais a mais, a leitura livre e divertida é garantida. Pode apostar, vale cada minuto!

Refiro-me ao conto O Fantasma de Canterville. Não li ainda os demais.
BetoOliveira_autor 06/09/2020minha estante
Refiro-me ao conto O Fantasma de Canterville

Bela 10/08/2020

Incrível
O livro pode ser lido de várias formas; a exemplo, cito duas: como uma simples história infanto-juvenil com sua cômica trama
fantasmagórica, tendo os personagens principais seus papéis invertidos (daí a graça) já que o fantasma passa a ser o amedrontado do enredo. Ainda, pode-se ter um olhar mais aprofundado em virtude de um jogo de críticas que o escritor faz a alguns aspectos da sociedade inglesa e da norte-americana da época.

Para os norte-americanos, temos por exemplo a questão dos personagens denotarem seu significativo ceticismo e, portanto, dispensar a importância das histórias assombrosas (mesmo quando cara a cara com um fantasma medieval!!!)que grande parte dos ingleses Vitorianos tanto propagavam temiam.

O consumismo e a propaganda que os Otis apresentam a partir de seus produtos utilizados são divertidamente trabalhados nesse texto ( vocês vão notar haha)

Wilde consegue nessa, e, em outras questões não mencionadas, retratar de forma divertida um pouco da sociedade norte-americana e Vitoriana.

É conto, dá pra ler bem rápido; a linguagem é bem fluída apesar de ser um livro antigo. Enfim, leitura maravilhosa, recomendo muito!

Awdrey.Alves 07/05/2020

É possível sentir pena de um fantasma?
Um fantasma de 300 anos assombra o Castelo de Canterville. É possível ter pena de um fantasma? Com certeza! O autor escreve de uma forma que não tem como não ficar com pena do pobre coitado e torcer pelo final feliz dele. Achei uma leitura bem leve e bem-humorada, uma forma diferente de retratar uma assombração, além da escrita ser bem fluida, em meia hora já tinha terminado.
Agora, essa edição é linda, as ilustrações são maravilhosas e complementam o conto. Recomendo para quem está naquela ressaca literária e precisa de algo leve e engraçado pra sair dela.
Miguel 07/05/2020minha estante
É um ótimo conto!

Tiago Doreia 22/02/2021

Crítica e humor em alto nível
Nobreza e tradição X modernidade e pragmatismo. Esse é o embate nas entrelinhas dessa maravilhosa obra de Oscar Wilde. Um livro que conta, crítica e diverte muito, apesar da pouca quantidade de páginas.

Quando o fantasma e lorde inglês, já estabelecido e imponente há séculos, se vê de frente com a moderna e inculta família americana que não apenas nega temor a ele como também desdenha de seu potencial como um ?assombrador?, fica claro a crítica de Wilde aos costumes, tradições e modo de vida da sociedade inglesa.

Com muito bom humor ele mostra que tudo, por mais que bem visto, merece ser atualizado e melhorado. E se pra isso for necessário usar de ferramentas atípicas como um novíssimo e importado sabão Pinkerton, então que seja.

Uma ótima rápida, divertida, com humor inteligente e que transmite muito com poucas palavras. Recomendo fortemente a leitura.