O Diário de Mr. Darcy

O Diário de Mr. Darcy Amanda Grange

Resenhas - O Diário de Mr. Darcy

Alessandra.Goncalv 15/01/2023

Esplêndido
Apesar do livro não ser oficial, me espanta como a Autora parece conseguir ter lido a mente de Jane Austen ao escrever esse livro. Sem dúvida se na época fosse tão popular como hoje ter livro mostrando diferentes visões do personagem, a própria Austen teria escrito algo similar a esse livro.

Sâmya Mesquita 27/09/2020

Um amor pormenorizado
Baseado na obra Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, o livro passa longe de uma fanfic amadora feita no calor da emoção. A linguagem é milimetricamente pensada para se assemelhar à estética austeniana e, principalmente, à personalidade quase viva do imortal Fitzwilliam Darcy. Acrescenta-se a isso a liberdade da autora em pormenorizado situações e diálogos economizados no livro original.
Foi uma experiência maravilhosa. É muito bom revisitar a trama - e não é nada cansativo ou enfadonho. Destaco os risos que inevitavelmente damos ao ver o orgulho e desespero do autor em situações que, ao leitor de O&P, parece claro. A perspectiva masculina é muito intrigante!
Ademais, acredito que, pra quem não leu O&P, a leitura pode ser prazerosa; mas aconselho ler o original primeiro e ganhar esse recurso de leitura em prisma.

sueane 11/05/2023

Superou totalmente minhas expectativas
Li esse livro inteiro no dia seguinte após ler Orgulho e Preconceito. Confesso que estava bem receosa em começar essa leitura por não ter sido escrito por Jane Austen; quando soube da existência do livro, meu primeiro instinto foi de rejeição. Minha antipatia com histórias paralelas ou inspiradas se deve às péssimas experiências com adaptações que, muitas vezes, são até um desrespeito com a obra original. Austen é minha escritora favorita e eu não queria ver ninguém "estragando" meu amado Orgulho e Preconceito. Pesquisando por aí, vi muitos comentários elogiando o livro e resolvi dar uma chance, foi uma leitura agradável no final das contas. Realmente gostei muito.
Não considero como uma continuação à obra. Ao meu ver, é uma fanfic bem feita, mas que vale a pena o entretenimento para quem quem gosta da história. Podem ler sem medo! A escrita é envolvente: mesmo já sabendo a história, a expectativa durante a leitura foi forte e me despertou toda aquela ansiedade novamente. Li o livro todo em apenas algumas horas. Mesmo equivocado em partes, é impossível não se apaixonar pelo Mr. Darcy mais uma vez...

Admito que preferia a escrita em forma de narrativa... Vocês conseguem imaginar o Mr. Darc sey escrevendo um diário como uma adolescente apaixonada? Eu não. Mas compensa pela ternura. Acredito que a autora quis retratar uma visão mais romântica possível, não julgo. No geral, achei que foi fiel e manteve a essência dos personagens. Eu realmente estava com um preconceito por ver alguém dando vida aos personagens de Austen, não me parece certo, mas fiquei satisfeita com a forma respeitosa que o livro tratou a obra original. Gostaria de um ponto de vista do Darcy escrito pela Jane Austen, mas, como não é possível, estou bem satisfeita com esse. Apesar de apresentar uma linguagem menos sofisticada, é uma leitura agradavelmente fluída, fácil e rápida. Não sei se foi pela tradução da versão que li, a escrita apresentou alguns errinhos de construção que me incomodaram um pouco, mas está apresentável num geral.

Enfim, mais uma vez Mr. Darcy elevando os padrões e trazendo expectativas inalcançáveis.

Vivi 13/02/2022

Como é bom ouvir o outro lado da história
Simplesmente apaixonada pela história de Orgulho e Preconceito. E lendo esse livro, me fez valorizar ainda mais a história.
A linguagem, claro, é diferente de Orgulho e Preconceito, mais fácil e mais fluída, isso ajudou bastante.
Gostei muito do aprofundamento na personalidade de personagens como o Bingley, Caroline, Louisa e Darcy. Ler os sentimentos e sua mudança ao longo da história ocorre de maneira natural, mas é perceptível desde o início da história o lado bom e doce dele.
Como eu li Orgulho e Preconceito há pouco tempo, a história ainda está bastante fresca e foi ótimo ler O diário de Mr. Darcy e saber exatamente de qual parte ele faz referência.
Indico muito.

Dani Ramos 19/03/2020

Outra visão...
Como uma fã de O&P e apaixonada por Mr. Darcy, é claro que precisava ler esse livro o quanto antes! Ter uma visão diferente, do outro lado do romance, é intrigante e ótima. Saber quais pensamentos e desejos Mr. Darcy carregava consigo, o motivo de suas atitudes, as razões de suas escolhas. Gostei imenso de ter essa visão da parte dele.

Bia 19/11/2020

Para quem é aficionado por Orgulho e Preconceito devo dizer que vai ser uma leitura satisfatória. Amanda não foge muito da história história original e característica dos personagens, e para quem já leu o original diversas vezes, assistiu os filmes e a série da BBC mais de uma vez, leu tudo que é fanfic e até mesmo gostou dos Zumbis inseridos nesse universo, assim como eu, vai achar um frescor ver um novo ponto de vista.

Karolina 28/03/2021

Orgulho e preconceito através dos olhos do Sr. Darcy
O Diário de Mr. Darcy foi uma surpresa muito agradável! Sou apaixonada pela obra original da Jane Austen e sempre estou disposta a consumir qualquer conteúdo que tenha Lizzie e Darcy inseridos, porém esse livro foi ainda melhor do que eu esperava. A autora é fiel aos acontecimentos do livro e em momento nenhum tenta copiar a escrita complexa da Jane Austen. O diário de Mr. Darcy é uma leitura fluida e com uma linguagem simples. Aqui vemos os acontecimentos sob a ótica do enigmático e maravilhoso Mr. Darcy. Foi uma delícia acompanhar ele descobrindo estar apaixonado pela Lizzie e sem saber o que fazer com isso.
Recomendo muito! É uma leitura rápida, dinâmica e viciante.

sara 27/12/2020

"Bom, e o que acha da vista?" Elizabeth perguntou para mim.?Eu me virei para olhar para ela.? "Gosto bastante" eu disse.?

É sempre prazeroso reler esse livro. Tudo o que se aproxima do universo de Jane Austen sempre me deixa com um quentinho no coração e muito feliz.

Thér (@gatonaestante) 24/05/2021

Fofo e rápido
Foi um livro bom para ler depois de momentos de estresse. O Mr. Darcy continua grosso igual uma porta por muito tempo, mas também temos chance de ler como seria alguns meses depois do casamento e a continuação de outros personagens.

Só não gostei muito do formato de diário, seria mais proveitoso uma narrativa

Selminha 27/05/2023

Sequência bem sucedida ??
Sem dúvida essa sequência foi muito bem escrita, gostei muito dessa continuação e de ler sobre o que seria a versão de Mr Darcy, achei condizente com o personagem, seu silêncio no livro orgulho e preconceito, aqui, se transformaram em pensamentos, e podemos entender melhor o que se passava em sua mente... Ter mais detalhes sobre os demais personagens também deixou a história ainda mais rica. O fim foi leve e lindinho!

Laura 14/03/2016

Só legal!
Vou ser sincera, eu tenho um preconceito muito grande com livros escrito, digamos... em cima de obras de Jane Austen (principalmente Orgulho e preconceito, meu favorito) Acho que é um abuso e normalmente não faz jus ao trabalho maravilhoso dela. Porém curiosidade é um bichinho difícil de se lidar (risos!!) Então lá fui eu ler esse livro da Amanda Grange.

Foi legal! Mas só isso. Ter uma noção das "supostas emoções" de Mr Darcy, foi interessante, mas acrescente muito pouco na minha opinião a obra da Jane. É um livro fácil de ler, a escrita da autora é de uma simplicidade, que beira o tosco e teve uma coisa que me deixou doente, em dado momento o Mr. Bingley diz que Mr. Darcy é uma figura. UMA FIGURA, isso mesmo que vocês estão lendo (risos!!) Serio, fiquei esperando um "tipo assim..." (risos!!!) Quem me conhece sabe que acho um crime colocar palavras de nosso século, num livro de época. De qualquer maneira não foi um desperdício total do meu tempo, serviu como distração. Principalmente o final, pois ter uma noção de como teria sido a vida de Elizabeth e Mr. Darcy de casado me arrancou um ou dois suspiros.
LUA 17/03/2016minha estante
talvez seja da tradução, também não gosto de réplica de obras aclamadas, na verdade não gosto de "versões" e "adaptações" mas queria muito ler esse. Estou em dúvida se o uso do linguajar contemporâneo não irá me irritar.

Laura 17/03/2016minha estante
Le Luana Lima, da para aguentar, mas não espere muito do livro

LUA 18/03/2016minha estante
Uma pena, tinta tantas esperanças, mas vou ler. Obrigada Laura

Roberta 14/01/2018minha estante
Tenho a mesma opinião que você. É uma leitura leve, legal. Mas só isso. É óbvio que são obras diferentes, mas a forma da escrita, a narrativa achei fraca. E sobre isso que você falou, sobre usar termos atuais, também achei que acabou descaracterizando os personagens, fiquei decepcionada. Para um autor querer contar uma história que já foi contada de uma forma maravilhosa, ele tem que ser muito bom, mas não achei que foi o caso.

Ana 30/06/2021

O diário de Mr. Darcy
É uma fanfic. A autora pegou todos os trechos das conversas do livro Orgulho e Preconceito e colocou como se Mr. Darcy , enquanto escreve no seu diário, estivesse se lembrando. Você nem precisaria ler o Orgulho e Preconceito que já entenderia perfeitamente tudo.Tem seus momentos engraçados( as características rabugentas dele) mas é um pouco maçante porque depois que ele se apaixona parece que ficou obcecado pela Lizzy ( no linguajar atual , ele virou a cadelinha da Lizzy, é isso!)

Francielle 22/01/2023

Muito legal ver o lado do mr. Darcy! Morri de rir em alguns momentos com o tanto que ele era arrogante e sem noção. Kkkk

Ana Karla 16/08/2015

E eu encontrei meu olhar vagando para Elizabeth...
Achei muito boa a ideia da Amanda Grange ao fazer uma releitura da história de Orgulho e Preconceito na perspectiva do Mr. Darcy, mas devo confessar que inicialmente estava um pouco temerosa do que poderia encontrar ao longo da leitura, mas ao terminar o livro fiquei muito satisfeita com o resultado do que li.

O início do diário relata com detalhes o envolvimento de Georgina com Wickham e a preocupação que isso causou a Darcy. Logo depois temos as primeiras impressões dele a respeito de Meryton e das pessoas que vivem lá e o primeiro encontro com Elizabeth no baile oferecido em honra a Mr. Bingley. Conforme se vai avançando a leitura percebemos os sentimentos contraditórios dele com respeito a Elizabeth e o quanto ele luta para reprimir a admiração e a paixão que está sentido por ela. Adorei as partes em que são narradas os embates verbais entre os dois, sempre quando lia a versão original ficava pensando o que é que deve está se passando agora na cabeça dele... E esses pensamentos são revelados no diário. É interessante e chega até mesmo a ser engraçado a forma como o arrogante e taciturno Mr. Darcy vai mudando de opinião com relação a Lizzie e vez ou outra se pega olhando para ela ou pensando nela:

"... e eu encontrei meu olhar vagando para Elizabeth. Ela não é bonita, e ainda assim eu prefiro olhar para o rosto dela, do que para qualquer outro. Ela não é graciosa, e ainda assim suas maneiras me agradam mais do que qualquer outra que eu conheci. Ela não é prendada, e ainda assim ela tem uma inteligência que faz dela uma debatedora animada, e torna sua conversa estimulante".

E o fascínio dele pelos olhos e pela ‘vivacidade de espírito' dela:

"Enquanto eu observava o sorriso de Miss Bennet espalhando-se por seus olhos, pensei que nunca teria gostado dela, nem de nossas conversas...".

"Parecia um absurdo, de repente, que eu deveria esperar tanto do sexo oposto, quando um par de belos olhos era tudo o que era necessário para conceder a verdadeira felicidade".

Mesclando suas ideias com o enredo original, Amanda Grange soube regalar os leitores com um ótimo livro. Para os admiradores desse grande clássico inglês que é Orgulho e Preconceito e principalmente para as fãs do apaixonante Mr. Darcy – que mesmo já tendo 200 anos ainda segue arrasando corações – Mr. Darcy’s Diary é leitura mais que obrigatória.