O Que É Isso, Companheiro?

O Que É Isso, Companheiro? Fernando Gabeira

Resenhas - O que é isso, companheiro?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

karolaine 28/07/2021

Ótima leitura
Recomendo 100% esse livro para todos. Virou um dos meus queridinhos, sendo marcado com marcador de texto em nada mais nada menos que 30 passagens (parágrafos, histórias, frases)
No inicio eu demorei para entender o ritmo da escrita do Fernando, mas enquanto fui lendo fui entendendo e começando a amar a escrita dele (que é única e perfeita!)
As únicas coisas que me incomodam é que os últimos dois capítulos são enormes mas faz sentido, já que vão tratar respectivamente do episódio do sequestro do embaixador dos EUA e da prisão do Gabeira.
10/10 muito conteúdo, muito didático, muito sensível, perfeito.

joaoggur 07/12/2022

Memórias do Gabeira.
Nesse livro, o jornalista Fernando Gabeira relembra do tempo em que pertencia ao MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro, data que refere-se ao aprisionamento do guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara por militares bolivianos, em 1967.)

Muito relacionado ao filme de mesmo nome, a história mais conhecida pertencente nesse livro foi a do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick, para, em troca, o governo brasileiro soltar prisioneiros políticos. Não querendo dar spoilers (existem spoilers em histórias reais?), o plano de início da certo, porém Gabeira termina preso e exilado.

É muito interessante ler uma história bastante conhecida sendo descrita pela pessoa que a viveu de perto, mesmo em alguns momentos os leitores mais experientes questionando o que realmente aconteceu e o que foi relativizado pelo autor.

Malice 28/01/2009

Marcante
Relato impressionante do período da ditatura por um de seus atores mais conhecidos. Fernando Gabeira escreve de maneira encantadora sobre as dores, as dúvidas, os temores, os pecados e os enganos de uma época intensa e controversa, relatando de forma impressionante o que viveu no período. Os dois últimos capítulos são marcantes.

João 07/10/2021

É um bom livro, mas um tanto confuso (até pouco mais da metade) pela mistura e inconstância dos acontecimentos perdidos no espaço e no tempo. Os dois últimos capítulos (quase metade do livro) relatam os fatos de forma literária, não deixando, obviamente, de configurar tbm um documento histórico que retrata as arbitrariedades do duro período histórico da ditadura militar, onde as prisões, torturas e violações dos direitos humanos eram constantes.

helena 28/01/2021

Inesquecível
Gabeira me surpreendeu da melhor forma possível em "O que é isso, companheiro?". Os primeiros capítulos do livro pareceram pra mim como um grande desabafo, tornando-os confusos e sem linearidade. No entanto, ao longo da leitura, esse tom de diário me prendeu e apaixonou. Como não se identificar com o Gabeira? Como não sentir empatia por aquele jovem militante e sua vida caótica?

Os relatos da vida organizada da oposição e as esperanças e força de mudança dos jovens revolucionários da época, narrados por Gabeira, nos transportam no tempo. Mesmo assim, nada é romantizado. Fernando retrata a si mesmo e aos outros da maneira mais humana possível, revelando ao leitor suas angústias, suas hipocrisias, seus anseios, seus sonhos.

Os horrores da Ditadura Militar são descritos de maneira arrepiante. Do seu início em 64, ao sequestro do embaixador americano em 69- protagonizado pelo autor-, até seu declínio, acompanhamos de perto as mudanças sentidas e sofridas pela juventude da época. No período pós AI-5, durante o qual Gabeira esteve preso, a tortura, a morte e a desumanidade são as estrelas principais de um espetáculo macabro.

Essas memórias, que ficaram eternizadas no papel, não podem ser esquecidas jamais. Ditadura nunca mais!

Andressa 22/12/2019

Ótimo livro, mas faltou revisão.
Especialmente nessa edição há muitos erros de português e de digitação, nada que impeça a leitura e compreensão. Erros assim são perdoáveis em postagens de blogs, redes sociais, mas não em um livro publicado e REVISADO.
trr162 11/02/2020minha estante
Na minha edição eu achei um 'menas'!

Bruna Messner 16/04/2021

Relato triste porém necessário de uma dura realidade do Brasil que muitos esquecem e querem resgata-la.

André 07/10/2021

Um livro escrito com grande talento literário e muita lucidez histórica. Embora tenha minhas críticas ao Gabeira de hoje, creio que esse livro é um bom retrato político da época da Ditadura no Brasil.

Ana 05/08/2014

É isso...
Repressão, injustiça, perseguição, enorme limitação de direitos civis, censura, violência... Ditadura.
Neste período crescemos eu, Gabeira e milhões de brasileiros. Apenas ouvíamos falar de pluripartidarismo; não sabíamos o que era manifestação política; não conhecíamos liberdade de expressão; não vivíamos cidadania. Nossos colegas de escola participavam de grupos de esquerda, aprendiam a atirar ao invés de namorar, liam Marx ao invés dos românticos, não iniciavam amizades pois poderiam incriminar estudantes inocentes. Nós não andávamos à noite, pois poderíamos ser parados pela polícia e levados à delegacia (ou pior); nossos professores não discutiam problemas brasileiros, não se envolviam com os alunos, pois qualquer um poderia ser um espião do governo. Crescemos num ambiente de medo, de silêncio, de desconfiança, de proibições.
E é esta realidade que Gabeira relata, a partir da visão de quem combateu o regime militar durante os anos de chumbo. Ele mostra a juventude quixotesca, trancada em “aparelhos”, empenhada em planejamentos subversivos, guiada pela esperança ideológica, solitária em seus pequenos grupos esparsos. Mostra pessoas que, em meio a este cotidiano, amaram, sofreram, morreram... Porém, mais do que qualquer outra coisa, sonharam com uma vitória impossível.

Rodolfo Vilar 09/08/2020

Necessário
Mostrando uma fase conturbada do Brasil da década de 60, Fernando Gabeira consegue ser fiel em seus relatos de sobrevivência do tempo da ditadura. Forte, político e sensível, conhecemos as lutas organizadas dos movimentos por um Brasil livre, onde o único desejo era a liberdade de expressão e de vida.

Jeferson.Schimingoski 31/03/2021

Tempos sombrios...
Fernando Gabeira nos leva aos mais infernais centros de torturas existentes durante o período militar.
Novamente vivemos tempos sombrios, de incertezas e de fragilidade democrática. Cabe uma reflexão sobre o que aconteceu no passado e o que acontece hoje.

Gui 11/10/2020

Angústia e despreparo
Em um livro cheio de ironias, é difícil sair sem um gostinho de angústia, que permeou toda a obra. A espera pelas armas do Aragão, o golpe no Brasil, o golpe no Chile, a luta armada derrotada...Não faltaram motivos para decepções.
Aliado a isso, vemos relatos de uma geração de jovens completamente despreparados para a ação armada, com erros banais de planejamento e mal articulados.

Lorenzo 02/03/2022

Texto em primeira pessoa que retrata a luta contra a ditadura militar e das opressões do exército brasileiro durante o regime.

Eli 12/05/2011

Livro indicado para todos aqueles que querem entender um pouco mais sob o Brasil dos anos 60 e 70, sob a perspectiva de um bando de jovens idealistas, que acreditavam que a luta armada era a melhor saída para o país naquele momento. Um relato corajoso de um jovem desconhecido (por Gabeira era desconhecido do grande público), que numa idéia totalmente audaciosa, resolve sequestrar o embaixador norte-americano Charles Elbrik. Tal atitude foi uma represália ao Ato Institucional número 5, que suspendeu todos os direitos civia do povo brasileiro, numa época de trevas da História de nosso país, que era governado por militares no período.
Adorei o livro e o filme, o que é algo inédito para o caso. O fato de ter sido aluna de um dos "sequestradores" do embaixador norte-americano também contribuiu para isso. Esse professor (prefiro resguardar seu nome nessa resenha, apesar de saber que ele pouco se importa de ter seu nome vinculado ao acontecimento) dizia que o ato em si não preocupava os envolvidos. O que eles queriam mesmo era ver 15 amigos militantes livres da cadeia, e por isso o risco que correriam valia a pena.
O livro de Gabeira é uma reflexão madura sobre o acontecimento, visto que foi escrito 10 anos depois do ocorrido, quando ele ainda se encontrava no exílio. Gabeira não esconde as falhas de seu grupo, ao contrário. Se mostra crítico e verdadeiro, mostrando um lado de sua vida que outros na mesma situação, preferem guardar silêncio. Ainda bem que Gabeira gosta de falar...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6