O Que É Isso, Companheiro?

O Que É Isso, Companheiro? Fernando Gabeira

Resenhas - O que é isso, companheiro?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

sofia 18/03/2023

Tempos terríveis, histórias extraordinárias
Uma livro incrível e emocionante.
Te conta muita coisa sobre a ditadura que você pode ter certeza que não vai encontrar nos livros de história, então se você tem curiosidade pra saber mais sobre essa época e um ótimo livro pra se ler. Mas também te assusta é essa a palavras e aterrorizante imaginar que tanta gente viveu algo tão terrível tortura, perseguição e perdas. Perdas dos seus direitos, da sua liberdade de pessoas querida, mas ao mesmo tempo te faz admirar a coragem a garra daquelas pessoas de não desistirem por resititem ao medo a perseguição e a tortura. E te faz pensar como é assustador a possibilidade de isso voltar de como é completamente absurdo pessoas apoiarem algo tão bárbaro tão absurdo. É apenas, quem dera ter metade da coragem daquelas pessoas.
Ele também conta com um pouco mais de detalhes sobre o sequestro do embaixador já que ele mesmo foi um do sequestradores e tudo que fez ele chegar ali e sair da dali já que ele foi exilado também graças a um sequestro de outro embaixador. Mas em fim tem partes engraçadas já que apesar de tudo eles ainda tinha positividade eles ainda tinha esperança. É um livro incrível uma experiência muito abrangente principalmente de você gosta de história ou política, ou até se você só quer saber mais sobre a ditadura, é um livro fácil de ler tem uma leitura bem fluída. Bom é isso eu indico muito e sem dúvida entra pra lista dos meus favoritos.

Maria 28/10/2022

Emocionante
Um relato emocionante, duro mas Gabeira conseguiu conduzir com certa leveza para que o leitor possa digerir as barbáries da ditadura.

@moisesffelipe 03/02/2024

Gostei. Foi uma leitura excelente
Eu acabei lendo esse livro por causa dos comentários que o Marcelo Rubens Paiva fez em seu livro Feliz ano velho. Sensação de que era um livro falando de uma forma muito específica sobre sequestro do embaixador americano. Mas foi uma experiência interessante pois de uma forma muito sincera eu entendi algumas coisas sobre o pensamento da esquerda nos anos 60 e 70.

Leticia.Silva 20/04/2020

Muito bom e pertinente. Fala sobre a ditadura na visão de um intelectual esquerdista, que passou pela luta armada, o sequestro do embaixador, a prisão e tortura além do exílio.
Me identifiquei no começo do livro. Da novidade, do golpe, da expectativa ruim que sentiam. Na inocência de acreditar na revolução, com uma esquerda que até hoje não aprendeu a brigar neste cenário.
Legal também ter esse contato, com uma parte da história que todo mundo finge que não existiu.

Alexandra.Tavares 21/07/2020

Gostei bastante do livro, algumas vezes ele realmente se torna um pouco monótono mas acho que faz parte do formato com que o autor quis que ele tomasse no fim. São memórias e opiniões basicamente de como a esquerda se organizou no período militar. Acho na verdade um livro necessário pra quem gosta de política. Indicaria demais

Conchego das Letras 27/01/2017

Resenha Completa
O livro é relativamente antigo, mas o assunto, infelizmente, é atual. A bagunça política e a falta de representantes confiáveis, fazem muitos brasileiros sérios pedirem por uma intervenção militar. Não estou aqui pra defender/atacar um presidente milico. Minha missão neste texto é apenas indicar um livro que conta um pouco da época em que as Forças Armadas mandavam na Terra Brasilis.

“O que é isso companheiro” de Fernando Gabeira mostra como aconteceu uma das mais famosas e ousadas ações contra o governo brasileiro. O sequestro do embaixador americano no Rio de Janeiro, Charles Burke Elbrick, no dia 4 de setembro de 1969.

“A luta de massas teria de ser pensada num quadro de revolução violenta e no quadro da formação de poder: um exército popular”

Eu esperava um livro mais policial, cheio de detalhes da trama. O planejamento nos mínimos detalhes, o que aconteceu depois e o que aconteceu de errado. Felizmente não é apenas isso que Gabeira conta. Ele esboça todo o clima da ditadura da época, o que possibilita ao leitor entender o porquê deste crime. A cadeia e tortura enfrentadas também dão um vislumbre do que nossos conterrâneos da época enfrentavam.

A vida clandestina das facções que eram contra a ditadura também é descrita. Como comparsas se comunicavam e evitavam se conhecer para evitar futuras delações frente à tortura. Algo que notei é que existiam vários grupos contra o regime militar. Alguns eram alas descontentes de outras mais antigas, pequenas divergências ideológicas causavam essas separações. Pareceu-me que eram pessoas preocupadas com os seus e não com os outros.

“Os marginais eram desclassificados: fogo neles. Pois é: não é a polícia brasileira que é violenta. Nós somos violentos. Há uma parte nossa que espera um lugar no museu de horrores da humanidade”

No fim das contas, gostei muito do que encontrei, essa viagem ao Brasil dos anos 60. Hoje entendo um pouco mais, claro que ainda longe do suficiente, deste pedação de terra que costumo chamar de lar.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/01/resenha-o-que-e-isso-companheiro.html

Luiz Pereira Júnior 30/06/2017

Distante no tempo, mas atual no todo?
Lembro-me de uma palestra de Gabeira na UFPE nos idos dos anos 80. Recordo-me da presença polêmica do autor, mas, para mim, ainda era uma espécie de ilustre desconhecido. No entanto, ao ler este livro percebi o quanto ele é real, cru, tocando o amargo. Não se fazendo de vítima, assumindo os erros e as consequências de um sequestro em meio à ditadura, Gabeira escreveu um bom livro tanto para entreter (o que não chega a ser o objetivo principal) como para refletir. Usando as palavras da época: ame-o ou deixe-o...

Atrolhado 20/07/2017

Uma história fascinante
Para qualquer um interessado pela história brasileira, acho obrigatório conhecer essa história, nem que seja apenas através do filme

Recomendo o livro por conter mais detalhes e ser fiel aos pensamentos do escritor

Antonio Maluco 02/09/2017

Emocão a 1000
legal a história que é diferente do filme de mesmo título

Samu 04/02/2018

Acho q Gabeira se torna muito monótono e cansativo em algumas partes do livro. Porém é um obra nacional que vale muito sua leitura, ajudando a compreender melhor o Brasil na época da ditadura militar, embora não negue que o filme me conquistou mais ;)

mahfehlovegood 05/05/2024

No começo é bem confuso, porém ao desenrolar da história você consegue compreender as dificuldades de quem era contra o sistema no período de ditadura militar.
o último capítulo é bem forte e relata muito bem oque os presos( que foram presos injustamente) passam.tortura física e psicológica, fome, desrespeito etc.
é um ótimo livro para quem quer saber a história no nosso país contada por alguém que realmente vivenciou aquilo.

André 17/09/2012

Nada a ver com o filme!
O filme fala de um episódio que o livro conta em poucas páginas. O livro mostra como foi os dias na prisão, o tempo de militância e desvenda alguns fatos que deixam o filme mais completo.

vicareno 23/01/2019

A sensatez de um guerrilheiro intelectual
Relato essencial para quem tem interesse em compreender os movimentos de resistência à ditadura a partir da perspectiva de um militante intelectual. Este adjetivo é importante, pois Gabeira não é um sectário cego às insuficiências do próprio movimento e da esquerda de modo geral, pelo contrário: reconhece-as e foi capaz de fazer a autocrítica que até hoje se espera de setores desse espectro ideológico.
Não é uma obra primorosa nos termos de completude sobre o período - o que jamais foi sua pretensão, haja vista compreender cerca de dez anos do período - mas certamente ela promove o enriquecimento do repertório dos interessados no assunto.

Lídia 19/04/2011

O livro-depoimento "O que é isso companheiro?" é um retrato realista e sensível da guerrilha urbana durante a ditadura militar no Brasil. Pouco glamuroso, o relato parte da perspectiva individual de Gabeira, fugindo de clichês demagógicos e espetacularização sobre os anos de chumbo. Memórias e documentação da luta armada e da tortura no período militar dividem lugar com reflexões bastante particulares do intelectual e jornalista Fernando Gabeira, numa leitura fluente e divertida.

Zuca 23/04/2009

Quando se lê muito, peca-se por misturar enredos. Creio que esse livro trata do sequestro de um embaixador e a troca do refém por presos políticos que estavam sendo torturados no DOPS.Fiquei horrorizada com que os militares fizeram neste país!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6