O Que É Isso, Companheiro?

O Que É Isso, Companheiro? Fernando Gabeira

Resenhas - O que é isso, companheiro?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Antonio Maluco 02/09/2017

Emocão a 1000
legal a história que é diferente do filme de mesmo título

Samu 04/02/2018

Acho q Gabeira se torna muito monótono e cansativo em algumas partes do livro. Porém é um obra nacional que vale muito sua leitura, ajudando a compreender melhor o Brasil na época da ditadura militar, embora não negue que o filme me conquistou mais ;)

vicareno 23/01/2019

A sensatez de um guerrilheiro intelectual
Relato essencial para quem tem interesse em compreender os movimentos de resistência à ditadura a partir da perspectiva de um militante intelectual. Este adjetivo é importante, pois Gabeira não é um sectário cego às insuficiências do próprio movimento e da esquerda de modo geral, pelo contrário: reconhece-as e foi capaz de fazer a autocrítica que até hoje se espera de setores desse espectro ideológico.
Não é uma obra primorosa nos termos de completude sobre o período - o que jamais foi sua pretensão, haja vista compreender cerca de dez anos do período - mas certamente ela promove o enriquecimento do repertório dos interessados no assunto.

Beto Bavutti 27/08/2019

Retrato fiel da ditadura.
O ano é 1969, muitas pessoas contrárias ao governo estão presas e sofrem tortura para denunciar seus amigos de luta. A revolução está nas ruas; um movimento crescente de insatisfação e revolta toma conta das conversas.
Como forma de conseguir a libertação dos amigos encarcerados um grupo de militantes resolve sequestrar o embaixador dos EUA no Brasil, Charles Elbrick.
Este livro é um retrato verdadeiro e fiel do que foi a ditadura, esse momento histórico tão cruel e vergonhoso que aconteceu no Brasil nas décadas de 60, 70 e 80.
Tudo está presente nesse relato, a tortura, o clima de medo, a perseguição ideológica, os anos de exílio e a volta pra casa depois da anistia concedida pelo governo após a volta da democracia.
O que me instigou a ler esse livro e assistir ao filme foi encontrar um paralelo entre a ditadura e o momento histórico atual pelo qual passa o Brasil.
Muitas pessoas deveriam assistir a esse filme para mudar conceitos errados e mesquinhos.

Diego 16/09/2019

Bom !!!
Reato de um esquerdista nos anos 60 ...

Marivan 08/05/2020

Esse livro nos mostra que ainda temos muito a conhecer sobre a história do nosso país.

Nathalia 13/05/2020

Fernando Gabeira relata como foi a luta armada e militância.
No livro conta como foi o sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 4 de setembro de 1969, alguns meses após a declaração do Ato Institucional nº 5.

Dênis 09/06/2020

Crimes: cometidos por quem?
O limite entre o legal, moral e ético na luta pelo ideal de mundo melhor, de um lado, e a suposta defesa da nação de outro. Quais as sujeições dos humanos em situações de exceção. Gabeira traz um retrato de um momento marcante da História Brasileira... tão longe e ao mesmo tempo, tão perto de nós.

Thiago 15/08/2020

Achei cansativo ler, me pareceu um monte de lembranças que foram jogadas com linearidade mas sem uma narrativa que prenda, principalmente na primeira metade.
Na outra metade, que narra os fatos principais do livro, a coisa se torna mais interessante principalmente pelos terríveis absurdos vividos neste país.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6