O Casamento

O Casamento Nelson Rodrigues

Resenhas - O casamento

Thalita234 12/03/2023

O homem é completamente pirado
Quando você decidir ler alguma coisa do Nelson Rodrigues tem que ser consciente de que vai ser marcante de alguma forma, seja para o bem ou para o mal dificilmemente alguém vai ficar indiferente a ele e isso é talento puro para mim. O casamento foi censurado na Ditadura e não foi atoa, aqui Nelson descasca a hipocrisia das instituições tradicionais como casamento e familía de uma forma vulgar. O noivo de Glorinha (filha de Sabino personagem central do livro) é pego no flagra beijando outro homem por um amigo da família, e a partir desse episódio os personagens entram em uma espiral de lavagem de roupa suja que só a família tradicional brasileira poderia servir. Leitura essencial para quem tem estômago coisa cada vez mais rara hoje em dia.

claudioschamis 05/02/2009

Um livro ácido, tragicômico, com passagens que só passariam pela cabeça de Nelson Rodrigues. Desejos, sexo, família, segredos, medos, pai, mãe, filha e suas relações. A mente de Nelson trabalha num plano além do senso comum.

Arsenio Meira 25/08/2012

Uma obra prima da ficção nelsonrodrigueana. Romance trágico e picaresco. Escrito com o coloquialismo primitivo e genial de Nelson. O tema: ... leiam!

Diogo 19/03/2021

Escancara a hipocrisia e mostra a podridão da sociedade ("família tradicional"?) com seus tabus e preconceitos.
Cenas nauseantes, indigestas, desconfortáveis, temas pesados e polêmicos. Tragédia. Gente muito errada fazendo coisa mais errada ainda. Tudo isso tratado com um toque de humor, ironia, sarcasmo

Phen0 11/03/2024

Li o livro sabendo que tinha sido censurado porque "chocava a família tradicional brasileira". Mas eu acho que não choca só a família tradicional não...

A parte que eu mais gostei do livro foi que foram se montando histórias e mais histórias e nunca imaginei que isso aconteceria já que só tínhamos em mente 1 única história: o casamento. E nem dá pra acreditar que esse livro todo representam apenas 2 diaskkkkk

Larissa.Meira 23/03/2021

Com certeza, um dos livros mais malucos que eu já li! Essa história é de embrulhar o estômago em certos momentos, Nelson Rodrigues não teve medo de retratar o pior do ser humano em ?O Casamento?.
Para falar a verdade, eu consegui sentir raiva de absolutamente todos os personagens, a maneira como a gente tem acesso aos pensamentos mais sujos, nojentos e decadentes de cada um deles deixa a leitura, ao mesmo tempo, maçante e incômoda.
É um livro extremamente bem escrito, mas tem que ter estômago para ler certas frases. O autor certamente vai até o âmago do pior que existe na nossa sociedade e coloca em cada um desses personagens, abordando estupro, assassinato, arrogância, paranoia, incesto e por aí vai.
É muito difícil ler esse livro porque a maiorias das falas nos deixam morrendo de ódio, além que o autor nao falta com adjetivos para descrever as situações mais absurdas.
Em alguns momentos da história, eu sinceramente nao tinha ideia do que estava acontecendo, parecia que havia tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo com um mesmo personagem, que a sensação era de que eu estava dentro da mente deles, acompanhando cada pensamento, e era até difícil entender um diálogo.
O livro é bem escrito, muito incômodo e não sei se lerei outro do Nelson Rodrigues tão cedo.

Danielle 30/10/2009

Sou fã do Nelson Rodrigues, mas esse não seria um livro que eu recomendaria para quem está iniciando na obra rodriguena. Neste livro, tive a impressão de que o Nelson estava "fulo da vida" e resolveu chocar mesmo: usa palavrões (coisa que quase não aparece em suas outras obras não-teatrais), faz referências desnecessárias a fezes em pelo menos duas ocasiões, descreve um estupro de uma menina de 13 anos em pleno ataque epilético e apresenta relações homossexuais masculinas e femininas, com direito a um possível beijo na boca entre mãe e filha e a um beijo na boca, que de fato ocorre, entre pai e filha. Nelson degrada o ser humano de várias maneiras - pela doença, pela conduta, pela forma como conduzem suas vidas sexuais e até pelo mau cheiro. O único que parece se salvar da degradação é o personagem do Monsenhor, cuja conduta ilibada se confirma pelo fato dele ter expulsado a menina que se despiu para ele, sem tocá-la. Na minha edição, que é mais antiga, a orelha do livro diz que Nelson pretendia dar um tapa na cara daqueles que o acusavam de pornográfico, algo como: "ah, é? sou pornográfico? então agora vocês vão ver só!" Acho que foi isso mesmo. O livro, inclusive, foi censurado pela ditadura militar

Tia Laylinha 13/06/2022

Pura embriaguez
Ao ler esse livro eu tive a sensação de estar bêbada. Sabe quando os pensamentos fluem rápido e desorganizado num ritmo mais acelerado do que acontece ao nosso redor?! Poisé, foi assim.

Nas primeiras páginas eu tive vontade de desistir. Era tudo muito absurdo pra mim. Estava levando tudo de forma pessoal e não pensando na obra e em como era a sociedade na década de sessenta. Há falas absurdas, o livro gira em torno do absurdo. Ele entrega muito além do que se pode imaginar.

Foi meu primeiro contato com Nelson Rodrigues e fico feliz com a leitura, espero ler mais sobre o autor.

A maioria dos personagens são detestáveis. O mais detestável é a personagem do "homem de bem".

O autor abre o portal da hipocrisia e escancara tudo de uma vez só, sem dó. É tudo muito bem exposto e escrito, poucas páginas e muito conteúdo.

A primeira coisa que pensei é que esse livro seria censurado novamente e acho que isso é um consenso.

Tenho dó da Noêmia e dos traumas de Glorinha.

Leiam!

Lí­lian 18/05/2020

Nossa, eu acabei de ler esse. Foi meu primeiro livro do Nelson Rodrigues, e li pq alguém me disse q se gosto de Rubem Fonseca iria gostar do Nelson e posso dizer com TD força q eles são mto diferentes, mto de vdd, Nelson parece sensacionalista. Mas enfim, o livro é cheio de personagens q não aprecio, racistas, misóginos, assassinos, pedófilos, homofóbicos e por assim vai, as personagens mulheres se odeiam sempre e são violentas umas com as outras, narrador é racista, homofóbico e gordofóbico, infelizmente esses personagens existem e devemos ver o quão longe disse devemos ser. Qto a narrativa achei fraca, com diálogos pobres e monótonos, tem perfil de novela msm, então é uma boa dica pra quem curte esse tipo de literatura. Sempre vale a experiência da leitura, já sei q Nelson Rodrigues não entrou na minha lista de mais um, mas essa é minha lista. Se nunca leu leia e me diga o q achou. Vale a dica. #nelsonrodrigues #literaturanovela #novela #casamento #novafronteira #spicereaders
Bruna.Cruz 12/06/2020minha estante
Eu esperava uma narrativa melhor construída. Foi o meu primeiro livro do Nelson Rodrigues também.

Marcos 22/10/2021

Hipocrisia e sexualidade
Temas centrais nessa obra, a hipocrisia dos personagens se dá por tentarem dar a forma da sociedade a sua própria sexualidade. Primeiro, se deixa explícito o preconceito com os pederastas (homossexuais), passando pela traição, masturbação, estupro, sexo grupal, sexo de chefe e secretária, sexo na igreja, etc. Rodrigues perpassa pelos desejos humanos que não se encaixam na sociedade heterossexual com fins no casamento, pois, segundo o próprio personagem do livro, o casamento é o que importa. Não interessa a essa sociedade quantos morrem pelo caminho. Não interessam os suicídios, as vidas destruídas pelo preconceito, os estupros que ocorrem pela visão de "homem macho", ou os feminicídios que ocorrem por ciúme. O autor faz a denúncia de uma sociedade doente sexualmente. Não sabe o quer, sofre e paga com mortes por tentar se adaptar a um formato que não existe na natureza.

Candido Neto 24/04/2020

Nelson
A leitura vai te segurar no livro, não é a pessoa quem segura o livro, são as palavras quem folheiam o leitor.
A transcrição da fala das pessoas daquela época, os maneirismos, as repetições, as gírias, tudo faz você acreditar que está no meio da década de 60.
No final do livro um adendo sobre a história do livro, as críticas, censuras e como foi recebido pelo público.
Se os temas não fossem incesto, feminicidio, delinquência juvenil... Deveria ser obrigatório nas escolas, ao menos nos vestibulares.
Mas Nelson é Nelson.

Lauriza Maurício 01/07/2022

Nelson sempre Nelson
Primeiro romance de Nelson, primeiro romance lido do Nelson. Ele consegue prender nossa atenção da primeira linha a última, claro que algumas coisas conseguimos prever, ou achamos conseguir, até voltar a nos surpreender.

Luca 08/10/2022

Esse livro me comoveu muito. Principalmente na forma que é escrito. Onde Nelson incomoda e provoca o leitor, além de denunciar as hipocrisias que estão ocultas perante a sociedade brasileira. Nos momentos atuais, acho uma leitura necessária mesmo que, ao meu ver, tenha um certo preconceito ao retratar certas minorias. Algo que me incomodou durante a leitura do livro.

Mari 22/08/2021

Perturbador, mas interessante
O que eu escutei antes de ler foi "crítica à sociedade hipócrita e coisas ruins faladas de um jeito engraçado" eu não sei onde era pra estar essa suposta ironia ou graça, pq eu nem lembro de ter dado uma risada lendo esse livro.
Entretanto, não foi de todo mal, foi uma experiência muito diferente, considerando que eu leio romance e fantasia. Eu nunca tinha lido essas coisas sendo ditas tão sem escrúpulos. Estar estudando sobre o romantismo enquanto eu li me fez ter uma análise melhor também, ficou mais interessante entender como funcionava
Nao sei nem se indico ou não, é bem perturbador, mas pode facilmente ser usado de repertório em redação com temas sociais, entao pra quem quer fazer Enem...

Ps: gostei de conhecer, até pra pode ter uma opinião em outra coisa, mas ainda não acho que mudou meu gosto