O Casamento

O Casamento Nelson Rodrigues

Resenhas - O casamento

Danielle 30/10/2009

Sou fã do Nelson Rodrigues, mas esse não seria um livro que eu recomendaria para quem está iniciando na obra rodriguena. Neste livro, tive a impressão de que o Nelson estava "fulo da vida" e resolveu chocar mesmo: usa palavrões (coisa que quase não aparece em suas outras obras não-teatrais), faz referências desnecessárias a fezes em pelo menos duas ocasiões, descreve um estupro de uma menina de 13 anos em pleno ataque epilético e apresenta relações homossexuais masculinas e femininas, com direito a um possível beijo na boca entre mãe e filha e a um beijo na boca, que de fato ocorre, entre pai e filha. Nelson degrada o ser humano de várias maneiras - pela doença, pela conduta, pela forma como conduzem suas vidas sexuais e até pelo mau cheiro. O único que parece se salvar da degradação é o personagem do Monsenhor, cuja conduta ilibada se confirma pelo fato dele ter expulsado a menina que se despiu para ele, sem tocá-la. Na minha edição, que é mais antiga, a orelha do livro diz que Nelson pretendia dar um tapa na cara daqueles que o acusavam de pornográfico, algo como: "ah, é? sou pornográfico? então agora vocês vão ver só!" Acho que foi isso mesmo. O livro, inclusive, foi censurado pela ditadura militar

Lauriza Maurício 01/07/2022

Nelson sempre Nelson
Primeiro romance de Nelson, primeiro romance lido do Nelson. Ele consegue prender nossa atenção da primeira linha a última, claro que algumas coisas conseguimos prever, ou achamos conseguir, até voltar a nos surpreender.

Tamara 12/09/2016

Primeira experiência com a TAG. Adorei, sensacional. É bom pensar que li um livro censurado na época da ditadura militar. O convite não é somente para a leitura do "O Casamento" e sim, para os tabus da nossa sociedade.

A leitura foi um soco no estômago.. Fiquei com náuseas em muitas cenas do livro. Conforme avançava a leitura, conhecia mais e mais os podres e as dores dos personagens. Choque!

Não conseguia parar de ler, quando percebi, estava na penúltima página. Fui levada várias vezes pelo enredo da história. Não é a primeira obra que leio do autor, já lido "O beijo no asfalto". As duas leituras são de tirar o fôlego!

"O Casamento" é um drama recheado de assuntos polêmicos, que joga na cara do leitor as sujeiras da humanidade.. Vale muito a pena se entregar ao romance de Nelson Rodrigues!
Edson.Bezerra 14/09/2016minha estante
Realmente, é paradoxal a náusea acompanhada do avanço involuntário na leitura. Tão humano, né? Tão Nelson Rodrigues.... Kkkk

Tamara 19/09/2016minha estante
Exato! Sem contar os sentimentos que me atravessaram a leitura.. Pensei em pelo menos dois finais bem exóticos e bizarros para "O Casamento". Me senti estranha por ter imaginado tamanha esquisitice.. Tão Nelson Rodrigues! ;)

Candido Neto 24/04/2020

Nelson
A leitura vai te segurar no livro, não é a pessoa quem segura o livro, são as palavras quem folheiam o leitor.
A transcrição da fala das pessoas daquela época, os maneirismos, as repetições, as gírias, tudo faz você acreditar que está no meio da década de 60.
No final do livro um adendo sobre a história do livro, as críticas, censuras e como foi recebido pelo público.
Se os temas não fossem incesto, feminicidio, delinquência juvenil... Deveria ser obrigatório nas escolas, ao menos nos vestibulares.
Mas Nelson é Nelson.

Ana Bellot 20/10/2022

Nelson freudiano!
Um romance onde a tragédia carioca é colocada cara a cara com o leitor. Um livro de coragem, expo? com muita ironia e acidez as hipocrisias e dramas familiares. Ótimo!

Liana 12/08/2016

Sujo.
Sabino é pai de Glorinha e mais duas meninas, esposo de Eudóxia e de classe média alta, um típico homem de bem da família brasileira. Cheio de "não me toques", mas uma mente mais que pervertida. Não é fácil acompanhar os pensamentos de Sabino, menos ainda, algumas ações que vão se revelando no decorrer da leitura.Os demais personagens também têm suas peculiaridades sórdidas.
A leitura é boa, tendo em vista, a curiosidade aguçada a cada capítulo e a vontade chegar logo ao final da trama. Um texto bem "movimentado", de linguagem clara, com algumas palavras que não usamos mais, afinal o livro é da década de 60, o que não atrapalha o fluir da leitura, pois são mínimas e, geralmente se repetem.
Dá pra sentir nojo, irritação, indignação, dá pra rir também...
Achei meio carregado de preconceito e estereótipos, não gostei disso... Pode ser uma "crítica" do autor, pois escancara também a hipocrisia de alguns personagens e trazendo pro geral, da sociedade em si.
Não me interessei muito por outras obras de Nelson Rodrigues, mas já recebi a dica de as outras são boas, menos "cruéis" que O Casamento.
Para "maduros", considero uma boa leitura, desafiante.

Darlan 22/09/2021

Imparável
Nelson é imparável em todos os sentidos. Somente a forma com que o livro foi escrito já vale todo o sucesso que teve e tem, uma escrita euforicamente direta e divertida mesmo lidando com os tabus mais grotescos e bizarros da sociedade. E de tabus grotescos sendo abordados tão abertamente este livro está cheio. Pra mim, mesmo o problema da falta de desenvolvimento de alguns personagens é perdoado pela crueza com que os eventos são apresentados. Enfim, não posso falar mal dessa obra incrível, só posso recomendo muito!!

-Lá- 02/10/2020

Que sarcástico, chocante e indigesto! O primeiro Nelson Rodrigues será inesquecível...

cacautoledo 24/05/2024

Top
Livro bem envolvente e super top. As vésperas do casamento de uma de suas filhaa um homem cria um mal entendido que pode abalar a sua família

Marcos 22/10/2021

Hipocrisia e sexualidade
Temas centrais nessa obra, a hipocrisia dos personagens se dá por tentarem dar a forma da sociedade a sua própria sexualidade. Primeiro, se deixa explícito o preconceito com os pederastas (homossexuais), passando pela traição, masturbação, estupro, sexo grupal, sexo de chefe e secretária, sexo na igreja, etc. Rodrigues perpassa pelos desejos humanos que não se encaixam na sociedade heterossexual com fins no casamento, pois, segundo o próprio personagem do livro, o casamento é o que importa. Não interessa a essa sociedade quantos morrem pelo caminho. Não interessam os suicídios, as vidas destruídas pelo preconceito, os estupros que ocorrem pela visão de "homem macho", ou os feminicídios que ocorrem por ciúme. O autor faz a denúncia de uma sociedade doente sexualmente. Não sabe o quer, sofre e paga com mortes por tentar se adaptar a um formato que não existe na natureza.

Mari 22/08/2021

Perturbador, mas interessante
O que eu escutei antes de ler foi "crítica à sociedade hipócrita e coisas ruins faladas de um jeito engraçado" eu não sei onde era pra estar essa suposta ironia ou graça, pq eu nem lembro de ter dado uma risada lendo esse livro.
Entretanto, não foi de todo mal, foi uma experiência muito diferente, considerando que eu leio romance e fantasia. Eu nunca tinha lido essas coisas sendo ditas tão sem escrúpulos. Estar estudando sobre o romantismo enquanto eu li me fez ter uma análise melhor também, ficou mais interessante entender como funcionava
Nao sei nem se indico ou não, é bem perturbador, mas pode facilmente ser usado de repertório em redação com temas sociais, entao pra quem quer fazer Enem...

Ps: gostei de conhecer, até pra pode ter uma opinião em outra coisa, mas ainda não acho que mudou meu gosto

Lí­lian 18/05/2020

Nossa, eu acabei de ler esse. Foi meu primeiro livro do Nelson Rodrigues, e li pq alguém me disse q se gosto de Rubem Fonseca iria gostar do Nelson e posso dizer com TD força q eles são mto diferentes, mto de vdd, Nelson parece sensacionalista. Mas enfim, o livro é cheio de personagens q não aprecio, racistas, misóginos, assassinos, pedófilos, homofóbicos e por assim vai, as personagens mulheres se odeiam sempre e são violentas umas com as outras, narrador é racista, homofóbico e gordofóbico, infelizmente esses personagens existem e devemos ver o quão longe disse devemos ser. Qto a narrativa achei fraca, com diálogos pobres e monótonos, tem perfil de novela msm, então é uma boa dica pra quem curte esse tipo de literatura. Sempre vale a experiência da leitura, já sei q Nelson Rodrigues não entrou na minha lista de mais um, mas essa é minha lista. Se nunca leu leia e me diga o q achou. Vale a dica. #nelsonrodrigues #literaturanovela #novela #casamento #novafronteira #spicereaders
Bruna.Cruz 12/06/2020minha estante
Eu esperava uma narrativa melhor construída. Foi o meu primeiro livro do Nelson Rodrigues também.

vicris0 16/07/2023

Retrato fiel do conservadorismo brasileiro
O que salta os olhos ao ler "O casamento" é certamente a representação da hipocrisia da família tradicional brasileira, mesmo sendo um livro dos anos 60. As feridas abertas são expostas cada vez mais intensamente ao decorrer do livro, o que foi uma coisa interessante. A descrição de algumas personagens me incomodou um pouco, provavelmente como reflexo da época no qual foi escrito, mas que não chegou a estragar a experiência da leitura.

Jessica Alves 19/04/2024

O cidadão de bem
Nelson Rodrigues nos apresenta a hipocrisia do cidadão de bem, da família tradicional brasileira, onde ninguém é o que se apresenta e todo mundo surpreende. Confesso que mesmo ja lendo muita coisa fiquei chocada com as atitudes de Sabino e entendi porque esse foi primeiro livro censurado na época da Ditadura (não que justifique, mas entendo porque escandalizou).
Glorinha, filha preferida de Sabino, vai se casar, mas um dia antes do casamento, seu ginecologista, amigo da família, entra em contato com Sabino, para lhe avisar que o seu futuro genro é gay. A partir daí é só ladeira abaixo, vamos esperando que a situação se resolva, mas tudo só vai piorando porque o cidadão de bem (preocupado em ser assim considerado) e a família tradicional brasileira vão nos mostrando quem eles realmente são.

Luciana 12/09/2023

Genial a forma como Nelson vai adicionando elementos na história, começa numa pegada meio cômica e no decorrer observamos, hipocrisia, loucura, maldade, entre outras coisas.
A família tradicional brasileira sempre existiu, e temos aqui ela relatada sem escrúpulos.