Crepúsculo

Crepúsculo Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo

Escura 30/04/2024

Pode ser legal deixar o senso crítico um pouco de lado
Na saga de ler os livros que tenho e que fizeram parte de minha infância e adolescência, resolvi iniciar por crepúsculo.

Não foi a primeira série da minha vida - acredito ter sido a segunda; mas foi bem marcante. Lembro como os livros eram uma febre - vendiam até na revista da Avon. Os filmes então, nem se fala - quem nunca assistiu um dvd pirata da saga, gritou por um Jacob sem camisa na tela do cinema, acompanhou o pseudo triângulo amoroso dos atores ou considerou a cena de jogo de beisebol uma obra de arte, certamente não faz parte da minha geração.

Num primeiro momento, o livro me trouxe algumas lembranças da saga há muito esquecidas em minha mente. Então é curioso ler a história depois de tanto tempo. Primeiro, por perceber que não lembrava de muita coisa, quase nada. Segundo, por perceber que tem muita coisa que antes eu sequer percebia/entendia.

Eu entendo perfeitamente todas as críticas relacionadas a crepúsculo. Entendo quem não goste da construção da personagem principal e de como é o romance entre Bella e Edward, por exemplo. Mas li apenas com o intuito de me divertir. E eu me diverti à beça lendo crepúsculo.

Achei o livro extremamente ENGRAÇADO! Não achei um livro ruim. Mas acho que achar ele engraçado já é um atestado de livro ruim, afinal, não era esse o intuito do livro.
A questão é: ter gostado do livro não me impede de achar que Bella precisa de uma boa terapia. Por um longo tempo, inclusive. (E tempo é o que não vai faltar pra ela caso ela se transforme em vampira - falei ?caso? por mera casualidade, em 2024 todos nós sabemos esse desfecho).

Lendo crepúsculo em 2024 me atentei aos detalhes que não lembrava ou que talvez nunca tivesse reparado. Na minha cabeça, a menina Bella Swan ODIAVA SOL e calor? de onde eu tirei isso?? Não lembrava de praticamente nada da história, então foi como uma redescoberta.

Achei a leitura bastante fluída. É muito fácil imaginar cada cena pq elas são detalhadas o suficiente para que a gente consiga elabora-las na mente, mas não tão descritivas a ponto de se tornarem maçantes - exceto nessa insistência em descrever quão brancos são os personagens ou quão desastrada-dependente-impotente-insegura é a personagem principal.

Inclusive, essa insistência nesse lado desastrado e até meio burro parece destoar bastante da personagem, ao mesmo tempo em que faz bastante sentido: ela tem só 17 anos. Quem viveu sabe!!!

Crepúsculo não é um romance para ter como inspiração, não é um romance para ter como meta, não é uma história para espelhar. Mas é um ótimo livro para se divertir. Adolescentes fazendo escolhas ruins, acreditando que são donos da razão, que sabem de tudo, brigando por atenção, rivalidades mortais entre espécies e bandos, lendas locais e muita falta de terapia.

Se lermos crepúsculo apenas por diversão, toda obviedade da história pode, por mais impossível que pareça, nos trazer boas surpresas. Eu me surpreendi com o desenvolvimento final do livro. Gostei bastante do tom mais intrigante e de mistério. E já terminei correndo para pegar Lua Nova.
Lais Torres 30/04/2024minha estante
Tb me diverti bastante lendo crepúsculo, só ainda não continuei a série pq não sou muito fã de triângulo amoroso (nem sou muito fã do Jacob), mas pretendo continuar em algum momento kk

VitAria.Ferreira 30/04/2024minha estante
Adorei Crepúsculo também! Tem um poço chato que quer militar tudo! Amoo

book.hiraeth 29/04/2024

Algumas coisas não precisam terminar.
Nosso Edward é ruivo, isso mesmo meninas.
- Quem é o garoto de cabelo ruivo?
- É o Edward. Ele é lindo, é claro, mas não perca seu tempo. Ele não namora. Ao que parece, nenhuma das meninas daqui é bonita o bastante para ele.

Bom, o livro parece uma fanfic do início da adolescência.
A Bella fica obcecada pelo Edward desde o primeiro instante em que bateu os olhos no jovem ruivinho.
Como ela é a garota nova da pequena cidade todos os rapazes do colégio ficam interessado na Isabella, que por infelicidade não tem nenhum atributo físico, não é engraçada, super desengonçada é uma negação para os esportes. Vantagem que ela respira e está viva.
(Da parte de ter muitos pretendentes isso não achei muito dissonante, mas, todos os garotos?). No baile de Forks são as meninas que convidam os meninos. Todos os rapazes convidam a Bella.
Resumo toda garota jovem sonha em ter todos os meninos aos seus pés. Puro clichê. Crepúsculo trabalhou a insegurança universal das mulheres (criando a Bella), sendo a pessoa mais atraente do universo só por respirar.

O que salva a narrativa, é o Edward.. eu sou obcecada nele.
?Aaahhh mas Michelly o livro é ruim?
Concordo. Mas é só você não ler? Eu em.. fiscal de leitura.
Sobre o Edward, um jovem vampiro de um pouco mais de 100 anos (ele nasceu em 1901). Um vampiro branquelo, com aparência de 17 anos, virgem (VIRGEM), que não aproveitou a eternidade meu amigo.
Do nada ele fica obcecado por uma sonsinha da escola, o sangue e o cheiro dela são o predileto dele (como ele sabe disso? Não sabemos, pois ele não devora ela).
Com isso, começa o relacionamento mais aleatório e bizarro.

Eu amei muito? Sim.
Favoritei? Também.
Robert Pattinson é insuperável (foi o vampirão, o bruxo mais sexy de Hogwarts, depois o batman).
?Não é possível que vai dar mais de 4 estrelas só por conta de UM PERSONAGEM?.
Pois bem, minha nota é justificada por eu amar o Edward.
Critério, ele é o amor da minha vida. Acho que já justificou. Não superei o Edward isso pq nosso lance imaginário rola há mais de uma década.

No fim do livro começo a gostar da sonsinha da Bella, mas só de lembrar que Lua Nova é um saco, aí deleta essa informação.

Feedback eu amei.
Vale a pena a leitura? na verdade não. Mas, se vc viveu 2010, ou tem a vibe caótica daquele ano. Vai amar tbm.

????- QUOTES ?????-

Juro que nostalgia?
Amo o Edward, só que detesto o enredo e a Bella.

? Estou irritando você? ? Perguntou ele. Parecia cismado.
? Não exatamente. Estou mais irritada é comigo mesma. É tão fácil ler minha expressão? Minha mãe sempre me chama de livro aberto. ? Franzi a testa.
? Pelo contrário, acho você muito difícil de ele. ? Apesar de tudo I que eu falei e tudo o que ele adivinhou, Edward parecia sincero ao dizer isso.
? Então você deve ser um bom leitor - respondi.
? Em geral sou. ? Ele deu um sorriso largo, mostrando dentes perfeitos e ultra brancos.

? Você me deve uma explicação ? lembrei a ele.
? Eu salvei a sua vida? Não lhe devo nada.

Eu estava consumida pelo mistério representado por Edward. E um pouco mais do que obcecada pelo próprio Edward.

?Foi caçar no fim de semana, com Emmett?
? Fui? eu não queria ir, mas era necessário. É muito mais fácil ficar perto de você quando não estou com defe.
? Por que não queria ir?
? Me deixa? angustiado? ficar longe de você.

Tentei ao máximo desviar os olhos de sua perfeição, mas sempre escorregava. A cada vez, sua beleza penetrava em mim com tristeza.

? Quer uma carona comigo hoje?
? Quero obrigada.
? Trouxe o casaco para você. Não quero que adoeça nem nada disso.

? Mas à medida que o tempo passava, comecei a ver o monstro em meus olhos. Não podia escapar da dívida de tanta vida humana roubada, mesmo sendo justificado. E voltei a Carlisle e Esme. Eles me receberam de volta como o filho prodígio. Era mais do que eu merecia.
(Edward sempre surpreende)

? A glória do primeiro amor, essas coisas. É inacreditável, não é, a diferença entre ler sobre uma coisa, vê-la em fotos e experimentá-la?
?Muito diferente ? concordei ? Mais poderoso do que imaginei.

?..

Eu sei que sou problemática (desde sempre kkkk)
Quando tinha 10 anos amei o Edward, agora aos 24 continuo amando o meu querido vampiro stalker.

? Você me espionou?
? O que mais se pode fazer à noite?
? Com que frequência?
? Hmm? ? Ele deu a impressão de que tinha sido arrancado de uma sequência de pensamentos.
Eu ainda não tinha me virado.
? Com que frequência você veio aqui?
? Venho aqui quase toda noite.

(Detalhe o primeiro ?beijo? foi neste dia. Os dois já são obcecados e mal se conhecem)

Não entendo como a Bella evita apresentar o EDWARD o EDWARD CULLEN para o pai dela.
Agora entendi kkkkkkkkkkkkkkk

? O que fez hoje? ? perguntou ele
? Bom, hoje à tarde só fiquei em casa? ?Só a parte mais recente desta tarde, na verdade. ? E hoje de manhã fui à casa dos Cullen.
Charlie largou o garf.
? À casa do Dr. Cullen? ? perguntou ele, atordoado.
? É
? Oque foi fazer lá?
? Bom, eu tenho uma espécie de encontro com Edward Cullen esta noite e ele queria me apresentar aos pais dele? pai?
BArbara1639 29/04/2024minha estante
Eu amei a resenha kkkkk juro

debora-leao 30/04/2024minha estante
Eu amo até hoje. Muita memória afetiva. Relia a saga em loop durante minha adolescência. Foi a terceira saga que li que realmente gostei (sendo as anteriores Harry Potter, que me tornou leitora, e Eragon/Ciclo A Herança, que das três é a mais apagada no meu pódio). Vendo tua resenha bate até vontade de reler hahahaahha

Miresenhs 29/04/2024

Algumas coisas não precisam terminar.
Nosso Edward é ruivo, isso mesmo meninas.
- Quem é o garoto de cabelo ruivo?

Bom, o livro parece uma fanfic do início da adolescência.

O que salva a narrativa, é o Edward.. eu sou obcecada nele.
?Aaahhh mas Michelly o livro é ruim?
Concordo. Mas é só você não ler? Eu em.. fiscal de leitura.
Com isso, começa o relacionamento mais aleatório e bizarro.

Eu amei muito? Sim.
Favoritei? Também.
?Não é possível que vai dar mais de 4 estrelas só por conta de UM PERSONAGEM?.
Pois bem, minha nota é justificada por eu amar o Edward.

Feedback eu amei.

????- QUOTES ?????-

Juro que nostalgia?
Amo o Edward, só que detesto o enredo e a Bella.

? Estou irritando você? ? Perguntou ele. Parecia cismado.
? Então você deve ser um bom leitor - respondi.

? Você me deve uma explicação ? lembrei a ele.
? Eu salvei a sua vida? Não lhe devo nada.

?Foi caçar no fim de semana, com Emmett?
? Por que não queria ir?
? Me deixa? angustiado? ficar longe de você.

? Quer uma carona comigo hoje?
? Quero obrigada.
? Trouxe o casaco para você. Não quero que adoeça nem nada disso.

(Edward sempre surpreende)

?Muito diferente ? concordei ? Mais poderoso do que imaginei.

?..

Eu sei que sou problemática (desde sempre kkkk)

? Você me espionou?
? O que mais se pode fazer à noite?
? Com que frequência?
Eu ainda não tinha me virado.
? Com que frequência você veio aqui?
? Venho aqui quase toda noite.

Agora entendi kkkkkkkkkkkkkkk

? O que fez hoje? ? perguntou ele
Charlie largou o garf.
? À casa do Dr. Cullen? ? perguntou ele, atordoado.
? É
? Oque foi fazer lá?

Se eu pudesse sonhar, sonharia com você e não me envergonharia disso.
Amanda S 29/04/2024minha estante
Amei sua resenha!??? Mas vou defender aqui o interesse do Edward pela Bella: no POV dele, no livro O Sol da Meia Noite, ele explica outros motivos por ter se apaixonado por ela... Mas, na real, ainda acho q o principal era não poder ler a mente dela, todas as outras mulheres ficavam sem graça pra ele tendo acesso aos pensamentos... Fica a reflexão: será q a pessoa mais interessante do mundo tbm tem uma mente sem graça, se pudesse ser lida??? Kkkkk

Suelli.coelho 29/04/2024minha estante
Amei a sua resenha
Bem divertida
Eu paguei minha lingua quando li crepusculo
Na escola eu xingava muito,mas quando fui ler com 25 anos eu amei eu sofri quando acabei

VitAria1235 29/04/2024minha estante
Amei a resenha kkkk melhor foi ?fiscal de leitura eu em?

Beatriz3345 29/04/2024minha estante
Amiga eu me divirto horrores com suas resenhas. Muita honestidade. Ainda deixa os quotes. ADORO

Micael.Paula 29/04/2024minha estante
Feedback. Vale a pena a leitura? Na verdade não. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso pq quase foi 5 estrelas

Meire pool 29/04/2024minha estante
Suelli eu pensava que o livro era impossível de ler, mas me enganei..

BArbara1639 29/04/2024minha estante
Aquilo né, sabe que o livro tem suas limitações? mas, gostou deu uma boa nota (admiro muito isso), hoje as pessoas tem medo de se expressar

Suelli.coelho 29/04/2024minha estante
Meire
Eu achava que a historia era muito idiota,assim como a nossa amiga disse aqui na resenha
Mas acho que era mais aquela coisa de ser diferente das outras

Nicolly521 29/04/2024

Isabella swan é o que imagino quando me falam vergonha alheia...
Tão ruim que é bom? Cultura né.

Maria.p 28/04/2024

A capacidade de prender o leitor é um aspecto crucial em qualquer livro. Crepúsculo pode não ter alcançado esse objetivo pelas lacunas no desenvolvimento da trama e a falta de profundidade na construção dos personagens.

Lu Mori ð⤠27/04/2024

Crepúsculo
Reler crepúsculo para mim sempre é um evento. Foi o primeiro livro que eu tive contato e agora, reler ele depois de tanto tempo, é tão magnífico, como a primeira vez.
Ver o amor da Bella e do Edward faz eu sonhar com um romance desse, parece besteira, mas eles são tão apaixonados e lindos juntos, que me faz lembrar de como o amor pode ser lindo. O jeito que o Edward cuida da Bella, o cavalheirismo, o amor que ele sente por ela, é tão lindo, tão magnífico, tão perfeito. A Bella, é uma personagem gente como a gente e isso que é o incrível.
A saga crepúsculo sempre terá um lugar especial no meu coração.

Ale 27/04/2024

A adaptação para filme de Crepúsculo foi uma das que marcaram minha adolescência, e ler o livro agora foi uma agradável experiência. O enredo não mudou, mas alguns detalhes na personalidade das personagens foram inesperados e até mesmo me deixaram um pouco incomodada. Foi ótimo redescobrir essa história, me trouxe conforto e nostalgia. Pude descobrir detalhes legais que, no filme, não estavam bem claros, por exemplo a música de ninar do Edward e os diálogos mais memoráveis na escrita.

Joy 27/04/2024

Não tão distante do filme
Eu adorei o livro! Ao contrário da opinião da maioria, não achei que o filme ficou tão distante desse livro. Claro que há alguns detalhes que não aparecem nos filmes, como por exemplo a cor dos olhos de Edward ora ser preto ora dourado. A descrição dos personagens também me chamou a atenção, apesar de não tão aprofundadas, já é possível criar laços e amar ou desgostar de alguns deles.
Não dei 5 estrelas pois em certos momentos a minha leitura se arrastou; não sei se por falta de interesse ou pelo fato do livro não trabalhar algumas coisas que seriam interessantes (ou talvez esteja me precipitando e essas coisas serão trabalhadas nos outros livros da saga).
Enfim, crepúsculo é crepúsculo né, ou você ama ou odeia, sem meio termo.

Maria.estelash 27/04/2024

Simplesmente lindo?
O que dizer dessa saga? Simplesmente linda, sou fã dessa linda história, podem falar o que quiserem, porém, ninguém vai me convencer do contrário, assisti os filmes e fiquei com uma imensa vontade ler os livros, sei que não devia assistir o filme antes, pois já tive essa experiência antes e confesso que não gostei muito, com crepúsculo foi diferente,  o livro só me fez gostar mais da narração, sou apaixonada pela família Cullen, amo todos eles, Edward e Bella em especial, meu casal favorito, Alice encantadora, e o charme no Carlisle me encanta , sem falar do Jacob, tudo de bom ahahaha, enfim vamos para resenha.
Crepúsculo, escrito pot Stephenie Meyer, é o primeiro livro da saga, conta a história de Bella, ela se apaixona por um vampiro, que no caso é Edward, ela sabe que está entrando em um caminho sombrio, porém, se entrega ao amor, e nada vai fazer ela parar.
Por outro lado, Edward, também se vê apaixonado por uma humana, no início, fica sem saber como agir diante da situação, a princípio tenta se afastar de Bella, mas com o passar dos dias, percebe que isso é impossível, e resolve se entregar ao amor, os dois vivem uma história completamente fora da realidade, será que Edward vai resistir a não transformar Bella em uma vampira, e traze lá ao seu mundo, assim seria mais fácil os dois ficarem juntos para sempre, e Bella será que sua coragem é grande o suficiente para deixar tudo para trás, e se entregar a esse mundo sombrio?
Nesse primeiro livro eles vivem um grande desafio, um vampiro recém-chegado na cidade, vai fazer de tudo para conseguir o que ele deseja é matar sua sede, está obcecado por Bella e vai atrás do que quer, ele não vai desistir fácil.
Um livro que particularmente gostei muito, super recomendo, e apesar de já ter assistido todos filmes, isso não mudou minha opinião, o livro é muito melhor, a leitura nos prende do início ao fim. Uma leitura fácil e encantadora.
Ansiosa para chegar no sol da meia-noite, que conta a história aos olhos de Edward, já que nos livros anteriores, a narração é feita por Bella.

july! 26/04/2024

Eu amo a saga crepúsculo, então decidi comprar os livros, e é simplesmente maravilhoso recomendo demais!

malubisx. 26/04/2024

Muita dependência emocional.
O livro me prendeu muita a atenção, e eu gostei bastante da leitura, mas o que me incomodou MUITO foi a enorme romantização da dependência emocional de ambos. Também senti que faltou desenvolvimento do casal, pois em um capítulo um evitava o outro, e no outro capítulo eles simplesmente se declararam e disseram que não conseguiriam viver um sem o outro (???). Achei o enredo fraco e o final se resolveu com muita pressa. Não quero admitir mas eu gostei bastante do livro, apesar de saber que é muito ruim.

Julia 26/04/2024

Não esperava que ia ser tão bom!!!
Não achei que ia ser tão bom quanto o filme mas simplesmente superou minhas expectativas, só fez eu gostar mais dos personagens e o universo em si, fiquei surpresa o quanto a bella e o edward são sarcásticos KKKKK amei.

Gabriela.Salgueiro 25/04/2024

Lendo atrasada
Deveria ter lido na adolescência, mas o importante é ler. A Bella é bem infantil, mas de fato lembra bastante uma adolescente.