O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Dentro_deumlivro 20/10/2022

A perfeição em forma de livro!
O primeiro livro de uma série gigantesca. O livro conta a história de Rand, Nynaeve, Eduardo, Mat e Perrin, cinco amigos, que dentre eles pode surgir o Dragão Renascido, um pessoa que tem o poder de destruir ou unir o mundo.

Esse livro é sensacional, o universo que o Jordan criou é maravilhoso, os personagens são profundos e eu simplesmente amei o livro.

A genialidade dele é impressionante, cada personagem tem um papel muito importante pra história e a forma que ele escreve, do ponto de vista de cada personagem por capítulo, faz com que você tenha uma ampla noção do que tá acontecendo em diferentes lugares ao mesmo tempo.

Eu fiquei tão aficionada com a história que logo comprei os outros livros ahhahaha
No Brasil sao 7 no total e pelo que vi eles estão traduzindo um por ano.

Ahhh e essa belezinha está sendo adaptada pela Prime, eu comecei a ler por causa da série, não conhecia o livro, a série é muito boa, porém como todas as adaptações é inspirado, não uma adaptação fidedigna, tem bastante coisa diferente, mas super vale a pena ver.

Jessvinn 17/10/2022

Fantasia
Ameeiii, já quero começar ler o segundo livro imediatamente, o ritmo é um pouco lento, sinto q as vezes o autor divaga um pouco, mas ele se supera e entrega um ótimo livro, uma ótima fantasia, onde toda ação gera uma reação, amei que apesar da Moraine ser uma Aes Sedai e ser capar de conter um monte de trollocs ela não continua inabalável, sempre que ela usa o poder ela demonstra cansaço e esgotamento, o autor sempre colocando um preço aos poderes.
Achei Nynaeve irritante o livro todo, e achei o romance dela com Lan, tirado o nada, desenvolvesse isso mais pra frente, o cara mal conversa o livro todo, ela é uma chata o livro inteiro e no fim do livro ele tá completamente apaixonado por ela, não dá né.
Rand é o colírio do capricho, onde ele passa todas as garotas se apaixonam? como eles diria ? que a luz me queime? kkkkk
Amei o Perrin, só ficava pensando ? você tem que se aceitar meu amor?.
Mat que estou curiosa pra saber pra onde ele vai, como esse personagem vai crescer.
Egwene cria da Nynaeve chata também, porém gosto dela, pq ela se põe em primeiro lugar, corre atrás dos sonhos dela mesmo sabendo que precisa abrir mão da paixão dela pelo Rand e isso já é um grande diferencial das heroínas da maioria dos livros que por qualquer frase meia boca de romance muda a vida inteira pra correr atrás do boy.
Espero ver Thom merrylin de volta, desde a desculpa de sair com eles da aldeia que não acredito q é SÓ um menestrel. Veremos!
Loial maravilhoso!!!!

giovana456 30/09/2022

O olho do mundo
Apesar de assustar pelo tamanho, a leitura flui muito rápido. Várias resenhas dizem que ele tem um ritmo lento mas achei um bom começo, até porque um primeiro livro tem que apresentar bem o universo e as criaturas que ali habitam.
Há tempos não lia uma fantasia tão boa, gostaria que ficasse mais famoso.

Arthur 30/09/2022

O Começo de uma saga
Comecei a ler a roda do tempo por causa da série, os personagens e acontecimentos são tão diferentes que ler o livro foi surpreendente ( embora as duas estórias sejam excelentes ) a uma dicotomia maior no livro e muito do que é dito parece não ter peso no quesito de escolhas, mesmo assim o livro não deixa de ser uma excelente fantasia medieval com clichês bem usados; a Fuga de casa, a separação do grupo, o reencontro, a terrível travessia até o vilão e a luta final mostram que essa série tem muito potencial empolgado para a continuação

Wederson.Pires 25/09/2022

Mais que uma históia, uma viagem.
O que mais me impressionou devo dizer que de cara foi o tamanho da trilogia que ainda nem tem todos os volumes traduzidos e o primeiro livro começando já com 800 páginas. Como eu esperava que fosse, o livro por ter 800 páginas é recheado de aventura, de detalhes e é uma imersão tão grande que quando você termina sente falta de "viver a aventura".
O mundo " da Roda" é muito bem construído e os personagens possuem características marcantes e muitas nuances.
Comecei a ler o livro por causa da série e acredito ter sido a melhor escolha, posso dizer que hoje estou apaixonado e quero saber muito mais sobre esse mundo.
Recomendo para quem busca uma história de aventura, magia e ação. é o tipo de narrativa que muda sua concepção de histórias de aventura fantástica.
E só para finalizar: Rand e Mat são os meu preferidos ♥

Sindu 24/09/2022

Cara, livro muito bom, lembra muito a escrita do Patrick Rothfuss, e como provavelmente ele deve ter usado como inspiração, por conta de ser mais antigo. Leitura boa e fluente, as vezes um pouco confusa, por ser muita informação, mas isso não diminui nem um pouco, na verdade da uma sensação que se perder o mínimo detalhe vai perder alguma coisa que pode influenciar no futuro, indico demais!

Lily_pkim 22/09/2022

O olho do mundo
Sem dúvida um dos maiores livros que eu li até agora.
Adorei, porém meio arrastado, mas cheio de aventuras e personagens incríveis e reviravoltas inesperadas, tem um vocabulário meio difícil se não está habituado, tem glossário então tá tudo bem, mas gostei, foi bem uma introdução para seguir os próximos, mas eu gostei.

Miranda 19/09/2022

Você leitor de fantasia épica, leitor de Tolken, Brandon Sanderson, George Martin...você não pode perder essa série a Roda do tempo.
Terminei essa semana o primeiro livro e já estou muito ansiosa por continuar essa série que contempla 14 livros e um prequel. Livros que começaram a ser escritos no início dos anos 90 e que após a morte do autor Robert Jordan ela foi terminada por nada menos que o senhor Brandon Sanderson (que escreveu os últimos 2 livros).
E não para por ai, pois a amazon prime resolver trazer para os fãs a série a Roda do Tempo que estreia amanhã dia 19/11 na plataforma Prime. Já saiu alguns trailer da série que parece estar perfeita. Já estou ansiosa para ver a série e continuar a leitura desses livros.
Vou deixar aqui também os instagrams de booktubers que estão fazendo a cobertura desses livros e da série desde o ínicio do ano e que já lançaram vários vídeos de discussão dos livros, além de curiosidades sobre a série. V

**The wheel weaves as the wheel wills**

Hazamir 17/09/2022

Ótimo autor
Eu estava com saudades de uma escrita como essa, alguns pensam que escrever ficção fantástica é fácil, mas não é para qualquer um. A gente que sofra procurando livros de qualidade como esse aqui.
aquelacapitu 19/09/2022minha estante
eu não entendo quem reclama de séries grandes, o lado bom é que tem mais 13 livros incríveis pela frente, só vejo lucro!

Juh_:) 10/09/2022

Um Começo Maravilhoso!
Esse livro é maravilhoso! Definitivamente um ótimo começo. Confesso ter me irritado com alguns personagens, mas nada que atrapalhasse a leitura, pelo contrário, sinto que tenho grandes chances de me dar relativamente bem com eles nos próximos livros já que tem muita história pela frente.
Esse livro com certeza mostra o porquê de ser tão importante para a fantasia e não posso dizer o quanto estou animada para continuar essa série mesmo sendo bem grande. Não achei a leitura com muitos detalhes a ponto de incomodar como vi na resenha de algumas pessoas, mas talvez seja porque gosto desse estilo detalhista e paciente. De qualquer forma, vale a pena dizer que amei completamente! Me sinto realmente ansiosa para ler mais dessa história.

Priscila 08/09/2022

No girar da Roda do Tempo...
O Olho do Mundo é um livro que você precisa prestar atenção, pois são muitos personagens, muitos acontecimentos, não existem partes enfadonhas, muito pelo contrário, o livro é muito bom e a leitura flui.

Comecei a ler logo depois que decidi voltar a ler, devia ter escolhido um livro com menos detalhes para voltar a ler, mas não me arrependo de ter escolhido ele para um retorno, demorei um pouco para ler, pois não estava no "meu normal" para ler um livro como esse, mas foi muito bom constatar que a leitura valeu a pena.

O Olho do Mundo é cheio de detalhes e personagens sobre as Eras que o Mundo já viveu, sobre as guerras, destruições e sobre os povos do mundo.
Jordan com certeza foi um fã de Tolkien, pois sentimos isso, percebemos em seus detalhes e em seu respeito pela escrita que ele não queria escrever um livro qualquer, que fosse mais um livro no mundo, muito pelo contrário, uma história bem construída, com momentos que te prendem com a necessidade de ler mais e mais.
Vou começar A Grande Caçada - Livro 2 - pois não consigo pensar em esperar mais um pouco pra continuar essa história incrível!

IzzyNolding 08/09/2022

Deus, como esse livro é grande. Não tira o mérito, para mim, da história, mas o editor podia ter passado a faca ali numas 200 páginas e continuaria tão bom quanto. Quando eu digo que o Jordan NÃO estava com pressa, ele realmente NÃO TAVA COM PRESSA.

E como ele não estava com pressa, eu não li com pressa. É um livro com muita informação, páginas e páginas de infodump que parecem inúteis, mas que mais pra frente no livro, e na série, eles são importantes. É um livro que precisa de uma leitura atenta e vale a pena.

Nessa primeira entrada no mundo da Roda do Tempo, conhecemos nossos personagens, Perrin, Mat, Rand, Nyneave, Egwane, Moiraine, Lan e Thom. E o livro vai se concentrar inteiramente neles e na jornada para fugir de Dois Rios e chegar a Tar Valon.

O desenvolvimento do mistério do Dragão, das relações entre os personagens e dos perigos que eles achavam seres lendas são ótimos. É a típica trope do Escolhido e uma jornada (alou Sociedade do Anel). Temos migalhas e pistas de qual deles seria do Dragão Renascido, embora, pra mim, tenha ficado meio óbvio em 30% do livro quem seria.

Bebendo da fonte de Tolkien, o Jordan não esconde suas raízes e inspirações, Trolloc is the new Orc, ele mostra a que veio. É uma escrita intrincada, não é fácil de ler, mas o mundo que ele criou valeu muito a pena.

No primeiro livro já temos contato com as Aes Sedai e suas regras, com os Mantos Brancos e com a Sombra, desde o primeiro momento sabemos o que está em risco e as consequências do fracasso. Ele não segura informação e coloca tudo na mesa para o leitor entender o que está acontecendo.

O final é meio confuso, eu precisei reler as coisas, mas é um final épico para a conclusão do primeiro passo dessa história épica. Eu acho que o Jordan não sabia se ia ter mais livros publicados e quis finalizar com um BANG.

Se você gosta de comprometimento, são 14 livros + uma prequel, de fantasia épica e magia, dê uma chance a esta série. Mas fique avisado.

site: https://www.instagram.com/p/Cc1KyZFM6EB/

Matheus 06/09/2022

Espetacular
Comecei a ler depois que vi a série, ja esperava algo grande para esse livro, mas o que eu li me surpreendeu, e como dizem a obra original é mil vezes melhor que que a adaptação e olha que a série é boa.

Ju 06/09/2022

Um começo que não é começo
O ritmo do livro é lento, por se tratar do primeiro volume de uma fantasia épica, é totalmente compreensível. Muito da magia nos é apresentando, mas não o suficiente para entender o que é essa magia, eu sempre sinto isso nos livros de fantasia que leio, por mais explicado que o mundo fantástico seja, sempre há algo novo para ser desvendado. Temos vários personagens centrais nesse livro, alguns ganhando um destaque maior, e alguns nós fazendo pensar: o que ele tá fazendo ali, nem precisava, só serve para atrasar. O livro é muito bom e quando chega na metade, melhora bastante kkkkkk ansiosa para ler os demais livros, indo devorar o glossário, para ter uma explicação melhor sobre os termos que apareceram durante a leitura e me deixaram um pouquinho perdida.