Half Lost

Half Lost Sally Green

Resenhas - Half Lost

1 | 2 | 3 | 4

Bia 21/02/2023

Não sei o que aconteceu aqui
Eu não sei se consigo explicar o que eu sinto em relação a essa série. É uma coisa muito estranha, porque, apesar de eu achar ela toda bem fraca e rasa e cheia de problemas, ela tem alguma coisa que me fez ler até o fim (além da curiosidade de saber o final, que eu vi uma galera falando muito mal). Alguma coisa nesses livros me prendeu, mesmo que eu nem tenha me conectado muito com a história nem com os personagens.

O universo é bem básico, e o enredo, por mais que tenha seu sentido, não é muito cativante. A maioria dos personagens não é muito aprofundada, tanto que não me encantei em especial por ninguém, sendo a única exceção é o Gabriel, com quem simpatizei desde o início.

Apesar disso, gosto muito da construção de personagem do Nathan. Não sou muito fã dele como pessoa, mas adoro ele como protagonista. Acho legal a ideia da autora trabalhar com um personagem que não é o herói todo bonzinho, e acho que ela fez isso bem, apesar de que em alguns momentos em Half Lost ele tenha passado um pouco dos limites.

Me senti meio distante de tudo nesse terceiro livro, não sei explicar, mas foi como se a história estivesse desandando. A narrativa pareceu meio sem rumo, e talvez isso tenha a ver com o que o protagonista tava sentindo, mas pra mim deixou a leitura meio tediosa e massante. Parecia que era a mesma coisa o tempo todo e eu fui ficando cansada. Até mesmo no final quando tava chegando o grande conflito eu tava tipo, zero animação.

Mas, sendo sincera, tudo que eu não tava sentindo ao longo do livro e da série como um todo, eu senti no final. Toda a raiva, a tristeza, a dor, a emoção que eu não tava conseguindo sentir, a autora me fez experienciar nos últimos capítulos.

Não significa que eles são bons. Eu não gostei do final. Eu acho que a escolha de final que ela fez foi horrível e eu odiei. Mas pra mim ela soube trabalhar esse final incrivelmente bem. Eu, que ao longo da história não tava nem aí pra o que acontecia nem pros personagens, quis chorar durante todas as páginas dos últimos capítulos. Eu achei angustiante e dolorido e melancólico e só MUITO triste. A real é que mesmo que eu não tenha gostado, eu me emocionei muito porque a autora soube escrever esse final de uma maneira muito crua e melancólica e até bonita em alguns momentos.

Eu nem consigo avaliar o livro. Porque teve tantas partes chatas e fracas e mal explicadas que era pra ser ruim. Mas eu não sei o que aconteceu que eu terminei o livro chorando emocionada e sentindo uma melancolia bizarra que eu não achei que eu fosse sentir porque eu não percebi que tinha me apegado aos personagens até eu ler as últimas páginas. Sei lá gente muito esquisito, não consigo decidir se gostei ou não da experiência kkkk.
Hariton 21/02/2023minha estante
A minha parte favorita de ler ficção é essa: o que toca a gente pra além de critérios objetivos e nos faz querer ir até o final com aquela coisa no peito. E, claro, saber reconhecer depois. Lindo relato

Bruna.Lima 20/04/2023minha estante
Alguém sabe se tem tradução desse livro já? Não acho em lugar nenhum

Bia 20/04/2023minha estante
@Bruna não tem nao :( eu procurei também, mas só achei em inglês

marvinlext 21/12/2023minha estante
Tô aprendendo inglês só pra ler o final dessa série kkkkkk eu comecei minha vida de leitor com half bad

Bia 21/12/2023minha estante
marvin, caramba q legal :) espero q vc consiga ler!

josyelle0 17/06/2020minha estante
nossa... eu penso o mesmo, eu sou apaixonada pelo primeiro e segundo livro mas esse último foi uma decepção sem tamanho, não só pela romantização do suicídio mas por ter jogado todo o desenvolvimento do nathan no lixo, ele poderia muito bem ter criado o filho dele e seguido a vida ainda amando o gabriel e guardando a memória dele... final imperdoável.

Diana 18/06/2020minha estante
SIM!! Eu nem cheguei a falar do filho dele na resenha (outra de tantas coisas). Eu lembro CLARAMENTE ele falando no primeiro livro que se tivesse um filho não ia abandoná-lo e ia estar presente na vida dele. A autora estragou tudo demais :((

Daniela.Pepes 19/08/2020minha estante
Esse final foi horrível e ativou gatilhos em mim! Mas né, superar agr pq foi um soco na boca do estômago

Raphael 02/12/2020minha estante
Concordo viu, eu fiquei tão devastado com a morte do Gabriel sem o porquê exato dela fazer isso, além de trazer tristeza para o Nathan. E cara, foram muitas mortes desnecessárias, eu fiquei de cara com isso. O final teve um "quê" poético? Teve. Mas cara, eu fiquei em negação pensando que tinha lido a trilogia inteira e o último livro sofrendo por estar em inglês para um desfecho infeliz ao protagonista, só sofrimento pro coitado :/

Vinicius3 30/12/2020minha estante
Na tentativa de fazer algo poético eu nem fiquei triste, só irritado. Chorei a morte do Gabriel e concordo com cada palavra que você disse. Uma decepção sem fim esse último livro. O Nathan não precisava perder o Gabriel! O Nathan podia ter sido um bom pai pro Edge mas simplesmente desenha coisas pra ele e some, igual o Marcus fez com ele. O Nathan podia ter ajudado na sociedade que ele lutou pra conquistar mas decide não fazer. Tanta coisa podia ser diferente. Eu podia ter amado pelo simples fato do Gabriel não ter morrido, o Gabriel morreu e levou com ele minha vontade de ler qualquer livro que a Sally venha a escrever.

laviniast91 27/01/2023minha estante
Sim!! Eu tinha um apego a essa trilogia, ao Gabriel, em específico, mas chegar no final e ver ele morrer e pior, ver o Nathan, um personagem bissexual (assim como eu), se suicidar, me deixou muito mal

Jardii 19/06/2022

Nadar e morrer na praia.
Que bela bosta essa autora fez. Cara, tudo que eles fizeram, tudo que eles lutaram, 3 livros, pra isso???? Caralhooooo. Não dá. Eu sempre amei o Gabriel, ele não merecia isso não véi. Jamais vou perdoar essa autora idiota por ter feito isso. Odiei.
Só queria ver eles juntos como na visão ?

Vinicius3 29/12/2020

SALLY GREEN, EU TE ODEIO
Se eu soubesse que seria assim não teria lido. Ele não só foi PÉSSIMO como estragou meu sentimento pelos outros dois livros da trilogia.

Não existe justificativa pra um final desse. Uma batalha forçada em cima do Nathan, um final que forçou também uma tristeza pra ser um livro emotivo e no final eu fiquei foi irritado. Sally, meu anjo. Faça um favor pra comunidade de leitores e nunca mais escreva na sua vida.

Gabe 20/04/2021

Estou chorando desde que terminei, recomendo!
A conclusão da história de Nathan, sinceramente, acabou comigo. Apesar de alguns arcos serem muitos apressados ou se quer desenvolvidos, a conclusão da trilogia é sofrida e, de certa forma, poética. Se decidir ler, esteja preparado, você não vai sair disso ileso.
WOUNDED, NOT LOST, VERY VERY VERY MUCH WOUNDED

Ibrittos 31/05/2020

?Machucado, não perdido?
Sei nem o que dizer da aflição que passei lendo esse livro e do grito que eu dei com esse final. Só sei sentir. Não acredito que seja lá uma das melhores trilogias que já li, mas valeu muito a pena ter lido, porém senti falta do que mais me atraiu no primeiro livro que era a inovação da narrativa - achava espetacular como o Nathan se expressava no primeiro livro. Mesmo assim, chegamos ao final e acredito que foi maravilhoso como foi - e bem diferente do que eu imaginava.

Just_a_Mundane 29/09/2020

Deprimente
O ano nem acabou e eu já tenho um escolhido pra "maior decepção" e "livros mais deprimente que eu já li"

Sally Green quis fazer um final poético mas jogou todo a história no lixo.

Eu pensei em fazer uma resenha propriamente dita, mas aqui está a lista bagunçada do que eu achei mal feito (incluindo coisas dos outros livros)

contém SPOILERS

-De onde saiu o amor ardente do Gabriel e como foi que ele se sustentou com o Nathan tratando o coitado MUITO mal

-Nathan ter adquirido todos os poderes do pai (dominado alguns muito rápido) e ter se tornado invencível

-As várias mortes de personagens importantes que não afetam a história (algumas são só mencionadas, como se fosse a de um figurante qualquer)

-A estratégia para a luta final que foi só depositar todo o trabalho no "Nathan invencível"

- O ultra amor perfeito que ele sentia pela Annalise que virou ultra ódio, só para no final ele nem olhar na cara dela direito

-A falta de desenvolvimento de todos os outros personagens????

-A batalha final ridícula, pra qual todos se prepararam durante a história toda mas durou uns 4 capítulos, sendo que o Nathan derrotou os antagonistas com muita facilidade

-A introdução tardia do "blue", também foi um elementos extremamente mal desenvolvido

-Nathan dizendo que cuidaria de um futuro filho e nao seria como o pai, mas fazendo a mesma coisa, sem deixar uma explicação para ele

-E por último, a romanização do suicídio, extremamente problemática. Gabriel morreu e Nathan passa a viver na natureza de maneira deprimente delirando com o amado falecido nadando, andando pelas árvores etc. O luto extremo faz sentido, já que Gabriel era "tudo que ele tinha", mas a mudança de Celia para uma cabana próxima indicava uma gradual melhora. Ao invés disso, a autora decide que Nathan desiste de viver e se transforma em uma árvore sombreado o túmulo de Gabriel.

Grande história, com potencial, mas desperdiçada.

Gus 21/01/2021

Desanimador
Um péssimo final para uma saga que teve um começo tão bom. Personagens tão bem construídos que acabam por serem jogados fora sem o aproveitamento de verdade para o final. Ao final, tudo parece ter acabo em um ato de preguiça e falta de criatividade da autora. Não indicaria nunca pra ninguém ler a saga apenas por conta do final.

fefs 30/04/2021

trago a solução para a seca
fazia tempo que eu não chorava assim por um livro e o mais engraçado foi perceber o quanto me apeguei aos personagens

eu chorei TANTO que realmente dava pra encher um balde no mínimo
Otávio Dario 23/05/2021minha estante
Onde conseguiu comprar ? T.T

Jean38 21/04/2021minha estante
E vamos de terapia amg

Morgs 11/10/2023

Viciante e devastador
"? Você sumiu por muito tempo. Estava perdido? "
Acho que ele sempre esteve machucado e perdido.

Adorei a acompanhar essa trilogia, fiquei obcecada pelo universo e os personagens. Mas não fiquei satisfeita com o desfecho, odiei o "final poético" , foi devastador.

Carol 21/11/2021

"Machucado, não perdido"
Termino esse livro machucada e perdida. Mano, como ela conclui uma trilogia dessa forma?! Pq gays não podem ser felizes?

O livro em si foi bem pouco empolgante até mais ou menos metade da história. O combate no final foi interessante o suficiente e não precisava de ter matado o melhor personagem da saga de forma tão idiota! Acredito que essa foi uma tentativa da autora de tornar o livro mais empolgante/surpreendente. Mas, pra mim, falhou muito! Entendo que guerras trazem perdas e que vc não sai o mesmo depois delas, porém tinha inúmeras formas dela mostrar isso.

O Gabriel e o Nathan levaram 2 livros e meio pra finalmente se acertarem pra ter esse final?! Ambos sofreram desde pequenos com injustiças do mundo pra no final ter um encerramento tão injusto quanto todo resto da vida que levaram?! Não é certo e não me conformo com isso!

A autora pra chegar até aqui deve ter tido muitos fãs que estavam super ansiosos pela conclusão da saga. Mas eu sinto como se ela não tivesse tido responsabilidade/apreço/compaixão com os leitores que a acompanharam até aqui, sabe?! Os 2 últimos capítulos narrados pela Nathan são pura depressão em um nível elevado a potência astronômicas. Me fez tão mal aquilo tudo (e nem tá sendo fácil escrever isso aqui com o mínimo de coerência), o que de certo era a intenção dela.

Termino essa saga nada satisfeita com esse final, o que é realmente uma pena.
Jardii 27/10/2022minha estante
Concordo com tudo