O livro dos abraços

O livro dos abraços Eduardo Galeano

Resenhas - O Livro dos Abraços

Gabriel 29/04/2021

Sempre um acalanto...
Já perdi as contas de quantas vezes, de 2019 pra cá, quando conheci esse livro, me vi transitando por essas páginas...

Bom poder fazer mais uma vez esse percurso e novamente ser afetado por esses textos, que por mais que os mesmos de dois anos atrás, sempre dão um jeitinho de me atravessar de uma forma diferente.

"Somos todos mortais até o primeiro beijo e o segundo copo", anuncia um dos últimos escritos deste livro. Concordo e sorrio, bobo, com as tantas belezas que esse trecho me traz, mas completaria: também o somos tão somente até o primeiro contato com a escrita de Galeano. Daí por diante, se deliciem e se engrandeçam junto com essa escrita tão sensível e corajosa, tão bela e cerimoniosa em sua própria simplicidade.

Tão logo me perderei por essas páginas mais uma vez. O retorno é certo porque o coração sempre pede mais das coisas que o aquecem, e o calor desse livro é único.

Mariana.Scolforo 06/05/2021

Galeano é poesia, crítica, política... É emoção, reflexão, paixão do início ao fim.

Juliano Almada 14/05/2021

um ou mais segundos
Acho que a ideia de colocar cada um dos momentos que Galeano narra em um vidrinho é o faz ele ser assim como um abraço, às vezes ele conforta, as vezes ele te esmaga. Na inocência infantil ou na rispidez de uma ditadura faz que com que seja o que explique um pouco da história de América Latina ou humanidade mesmo.
É um livro bonito, quase um daqueles que a gente coloca de cabeceira na esperança de que seja lido inteiro sem fazer esforço. Leia com calma pra sentir o calor de cada um dos abraços ou leia com pressa talvez, para que não seja esmagado por um desses abraços ou acabe se acostumando com o conforto deles.

Lia 14/05/2021

quando me recomendaram esse livro fiquei com o pé atrás por se tratar de crônicas, porém resolvi dar uma chance, e, em todos os sentidos, fui surpreendida por esse livro.

no início a leitura foi cansativa justamente por estar fora da minha zona de conforto, porém com o desenvolver da narrativa fui envolvida pelos detalhes e me senti abraçada (como o próprio nome oferece) pelos sentimentos que o autor passava, senti o peso das histórias e das críticas presentes nelas, e foi uma das melhores experiências que eu poderia ter.

Larissa.Guimaraes 22/05/2021

Um abraço de alerta
Essa foi minha primeira experiência com o Galeano e preciso confirmar que não vejo a hora de ler outro.
Trabalhando questões de ditadura, opressão, exílio, sonho e principalmente, as relações humanas, Eduardo motiva a busca por conhecimentos mais profundos sobre as ditaduras na américa latina.
"[Na América Latina] os livros não precisam ser proibidos pela polícia: os preços já os proíbem"
Recomendo para todos que desejam refletir através de textos em formatos variados, com o peso do assunto mas com a leveza que Galeano tem pra traduzir seus pensamentos em palavras.

Jessica Pereira 30/05/2021

Me sentindo abraçada
Que livro profundo! Surgiu um misto de emoções lendo que nossa... Cada conto/crônica sentia um abraço. É estranho dizer que o livro lhe abraça, mas foi a sensação que tive. ?
As histórias são curtas, porém carregam grandes reflexões que mexem com a gente. Galeano descreve sua vida no exílio no período da Ditadura civil-militar uruguaia, ou seja é carregado de cenários históricos da época, sobre lendas, mitos e cultura de alguns países. ?
Como também críticas tristes sobre a política, triste por ser a realidade mesmo, pois foi um tempo sombrio da história da América Latina. Mas o livro não tem somente esse sentimento de tristeza, eu senti várias coisas, como amor, aflição, saudade e até ri também rs.?
Eu diria que é um livro para se ler aos poucos, degustar cada trecho lido, visto que é uma leitura forte e profunda. A linguagem do autor é sensível e verdadeira.?

Jessica Pereira 30/05/2021

Me sentindo abraçada

Vitória Romeiro 04/06/2021

acalanto literário
este livro foi minha primeira experiência lendo galeano e só posso dizer que é um bem casado de poesia, ácidas críticas e bastante necessárias e muita, mas muita política.
te faz sentir emoção e logo em seguida um longo tempo de reflexão sobre o que você acabou de ler e no final o que sobra é apenas uma enorme paixão pela obra.
mal posso esperar para ler outro título do mesmo!

carliteco 05/06/2021

Mais um de Galeano que com simplicidade leva a gente a sentir um milhão de coisas

Nato.Reis 07/06/2021

"O Deus dos cristãos, Deus da minha infância, não faz amor. Talvez o único Deus que nunca fez amor, entre todos os deuses de todas as religiões da história humana. Cada vez que penso nisso, sinto pena dele.(...)" Eduardo Galeano com sua escrita cirúrgica vai ao ponto. E como um vendaval que derruba estruturas frágeis, ele espalha suas sementes para que os leitores levem adiante os frutos dessa força e esperança ?

BrunaSoares 08/06/2021

Ah Galeano ????
Que abraço são suas palavras, que lindo ver o mundo por seus olhos.
Esse livro foi um acalanto para mim.

Bia 10/06/2021

o maior. a lenda. irretocável. impecável. gigantesco. histórias reais irreais e um pouco de cada sobre palavras pessoas vozes conexões tortura america latina. se relacione, gostoso demais.

Diuliane de Castilhos 13/06/2021

Para dar esperança
Galeano consegue estabelecer paralelos em sua escrita que nos suscitam uma paz contemplativa. É uma leitura que se encaixa muito bem em nossos dias, trazendo pequenos textos que nos permitem sorrir sem negligenciar o caos e ainda, quem sabe, compreender melhor como chegamos aqui.

stelajanuzzi 16/06/2021

a beleza das pequenezas
O livro dos abraços é provavelmente o melhor livro que já tive o prazer de ler. É difícil escrever uma resenha que contemple ao menos 10% da delícia que é adentrar por essas páginas.

Nunca tinha lido Galeano, embora tenha ouvido falar do uruguaio pelo "Veias abertas da América Latina".

O livro dos abraços mostra que além de um intelectual, Galeano foi um ser humano, cheio de amor, atento a cada detalhe, de uma sensibilidade espantosa. Um amante da gente, da América Latina, da vida. Um sonhador, embora tão ligado às coisas mundanas. E que bom que foi também um escritor, porquê Galeano conseguiu trazer tudo isso através de sua escrita, inspirando e emocionando, e nos fazendo crer também em um futuro melhor.

Ao longo dos contos, vamos acompanhando acontecimentos de sua vida, e também do mundo que o rodeia. E sendo também um viajante, ex-exilado, o mundo de Galeano é gigante. Ele acompanhou de perto a guerra, o sofrimento, a luta e o suor do povo, a pobreza, a ingenuidade das crianças, a amizade dos amigos de luta, e todo o amor presente nas pequenezas da vida, no ordinário.

Livro dos abraços, porquê Galeano quer abraçar - e abraça - o mundo todo, e também porquê, a cada conto, somos por ele abraçados.

Mateus 18/06/2021

vontade de deitar e morrer
o livro faz jus ao ditado que diz que "a mão que bate é a mesma que acaricia". trata-se de um misto de história que nos fazem dar um sorriso triste e de história que nos dão um quentinho no coração, arrancando um sorriso de canto de rosto. galeano toca a alma.