Batismo de Fogo

Batismo de Fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

Jesi 24/03/2021

Empolgante do início ao fim, já começo a sofrer com a possibilidade da morte de alguns personagens.

Camila 13/02/2022

Leitura agradável.
Nesse livro acompanhamos a busca de Geralt por Ciri e, a mudança de vida que Ciri teve que se submeter para seguir sua vida.
Ansiosa pelos próximos livros.

GuiBatelochio 15/02/2023

A companhia que Geralt merece
Sabe aquela sensação de que o autor pode estar contando a história num ritmo mais lento do que deveria para alongar a sua série de livros? Não sei se foi o caso, mas terminei O Batismo de Fogo com este sentimento.

O quinto livro de The Witcher introduz bons novos personagens à história, além de trazer de volta para velhos conhecidos. Destaque especial para a introdução de Milva, minha nova personagem favorita. Trata-se da jornada de Geralt em busca de Ciri, passando em meio ao cenário de guerra e agora com companheiros inesperados ao seu lado.

O foco está quase que total em Geralt, tendo breves passagens sobre a situação atual de Ciri. Geralt segue cabeça dura, mas aos poucos vemos que vai se abrindo para a ideia de não ser um lobo solitário. É uma jornada que te faz se apegar aos personagens em volta de Geralt, mas que deu um sentimento de ter se arrastado mais do que deveria, especialmente se levar em conta como termina o livro.

A escrita do autor segue agradável e alguns eventos surpreenderam. A história principal, ainda que lentamente, avançou neste livro. Algumas passagens explicaram melhor também as consequências dos eventos de O Tempo do Desprezo. Talvez seja uma construção necessária para os próximos livros. No geral acabou sendo uma boa leitura.

Aguardemos o que virá a seguir. ?

Matheus 12/03/2021

As expectativas só aumentam
O livro anterior da série foi uma enxurrada de acontecimentos grandiosos, e nesse o que temos são os desdobramentos desses acontecimentos.

Diante de tudo que aconteceu, existe um senso de urgência muito grande sobre a missão nas mãos do bruxo, mas existe grande incerteza sobre o como e o onde.

Isso causa um grande senso de frustração, e sentimos isso junto com Geralt. Existem perigos de sobra na jornada, mas ela se mostra pouco frutífera apesar dos riscos corridos.

Essa dinâmica de impotência, ansiedade e frustração foi o que mais me agradou no livro. Apesar de ser uma história de fantasia, não existem saídas fáceis, mesmo com protagonistas tão habilidosos.

O autor parece continuar evoluindo tanto na escrita, quanto no enredo. Não pude evitar criar muitas expectativas para os próximos livros.

Alberto 15/09/2022

Em boa companhia
Em trilogias, é comum a segunda obra preparar o caminho para o desfecho. Foi essa a impressão que me passou este quinto livro, que se encontra na metade do caminho da aventura de Geralt ? se contarmos do terceiro livro, quando começa de fato a saga do Bruxo, Ciri e companhia.

Batismo de Fogo se concentra em desenvolvimento de Geralt e de novos personagens, além de Jaskier, que não pode ficar de fora. Ciri e Yennefer tiveram pouquíssima participação, e não fizeram falta, pois os companheiros que o Bruxo encontrou durante a jornada são muito interessantes, lembrando uma party de jogos, com uma arqueira hábil, anões fanfarrões, um cavaleiro redimido e até mesmo um vampiro.

A história em si não sai muito do canto. Há diversos núcleos sendo preparados, enquanto a guerra desenrola, e devem ter maior destaque nos dois livros seguintes.

Curiosidade: Batismo de Fogo é também o título de um livro do Padre Marcelo Rossi. Mas eu suspeito que tenha uma temática diferente. Rsrs

Deliramila 22/04/2024

A diminuição das negociações de guerra e de política nesse livro deixaram a história muito mais fluida, focando no enredo principal que é o Geralt e a Ciri, tudo o que passaram separadamente para que pudessem se encontrar, a ligação psíquica entre eles... O destino se mostrou real até mesmo para a pessoa que não acredita em destino!

Rodrigo 28/04/2021

Nunca ri tanto lendo!
Que escrita maravilhosa tem o Sapkowski, os diálogos que esse autor faz são esplendorosos. Esse livro foi o livro que eu mais me diverti lendo, tem de tudo nesse livro.
Nesse quinto livro da saga do Witcher, o autor simplismente deixa claro o quão foda é esse universo que ele criou, eu estou apaixonado. Os personagens são muito bem construídos, a história é envolvente, te prende de uma forma sobrenatural.
Se você nunca leu a saga do Geralt de Rivia, pode procurar ler por que vale muito a pena.

Tati 03/05/2021

A ação aumenta cada vez mais
A narrativa neste livro é bem mais intensa e me prendeu muito. Os personagens vão desenvolvendo-se cada vez mais e mudando um pouco de si durante a jornada. Comp os outros, adorei e já ansiosa para o próximo livro.

Wagner47 10/10/2021

Ó
Uma longa história.

O autor foi bem cuidadoso ao descrever a jornada de Geralt rumo a Cintra, mas confesso que achei cuidado em excesso. Uma peregrinação um tanto quanto cansativa, seja para o leitor ou para o bruxo.

Motivos e ascendências enfim reveladas, traições e novos personagens, sendo Regis um dos melhores da saga até o momento.

A segunda metade é sensacional e cheia de aflição. Dessa vez temos muito pouco de Ciri e dos feiticeiros, mas foi o suficiente para encaminhar cada grupo a diferentes caminhos

Para mim também teve uma das melhores finalizações até agora, acabando no momento certo e deixando o leitor curioso por mais.

Rodrigo1185 07/07/2023

Empolgante do começo ao fim
Até o momento esse foi o livro mais empolgante da saga, trouxe muitos acontecimentos e não deixou a história ficar chata em nenhum momento.

fyveer 27/06/2020

Milva merece o mundo todinho.
#???????????? | #????????????
? Batismo de Fogo, Andrzej Sapkowski
? Editora: WMF Martins Fontes
? Tradução: Olga Baginska-Shinzato
? Páginas: 348
?? ? Aconteceu que um bruxo e um nilfgaardiano aliado a ele clamaram loucamente, rodaram as espadas e correram sem pensar, dois companheiros, dois camaradas, em direção ao inimigo comum, para uma luta desigual. E esse foi seu batismo de fogo.?
Seguindo o final do ultimo livro os leitores encontram um Geralt bastante machucado após ele ser teletransportado por Tris Merigold para a floresta de Brokilon. Sob os cuidados das dríades ele começa a se recuperar de várias fraturas que ganhou na batalha de Thanned.
Assim que Geralt se sente razoavelmente bem ele começa a planejar uma viagem para resgatar Ciri, ele acredita que ela está presa em Nilfgaard ? mas a verdade é que a princesa sobreviveu um verdadeiro inferno e agora está sob a guarda de bandidos, ao se autodenominar Falka ela saqueia aldeias e deixa um rastro de sangue para trás.
Nós somos apresentados a outros personagens, que achei muito interessantes e tenho até um certo favoritismo por eles serem os mais bem desenvolvidos até o momento (para os parâmetros de um personagem secundário). Milva, uma dríade de Brokilon, se tornou minha personagem feminina favorita ? ela é bastante durona e inteligente, mesmo não sendo "educada" academicamente (ela sempre lembra isso quando os outros começam a falar difícil), também somos apresentados a Regis, um barbeiro-cirurgião que tem um passado bastante misterioso.
Em um ponto da narrativa o autor simplesmente decidiu estragar tudo ao jogar várias informações para o leitor, informações essas que não servem de nada já que não é explicado no final do livro ? Sapkowski sempre busca colocar algo de "inovador" que acaba confundindo muito quem está lendo, seja a linha temporal bagunçada, seja personagens e lugares aleatórios que não serão explicados no mesmo volume. Isso é o que mais me chateia.
Enfim, esse livro vale uma nota 4 por causa de longos diálogos sem sentido e por ter bons personagens que superam a parte ruim.