Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Gizele 11/05/2021

Eu nunca estive num circo. E não consigo pensar em circo sem relacionar a maltrato animal. Com essa história não é diferente, infelizmente. Ainda assim, é uma história envolvente. Só acontece tudo muito rápido né? Mas pelo menos não é aquele livro enrolado.

O livro é dedicado à elefantas! Isso me arrancou lágrimas na última linha do livro. Adorável s2

Bella 06/11/2023

Incrível a história que Jacob conta de quando conheceu Malenna , a história do circo e tudo oque eles passaram pra estarem juntos não foi fácil, tudo foi extremamente sufocante de ler!

Uma história magnífica , junto a personagem mais linda desse livro a Rose , que foi peça chave no livro , e importante pra que o futuro de Jacob e Malenna fossem um do lado do outro.

Amei essa leitura e foi bem gostosa se ler !
Muito bom reler esse livro , que pouco se fala hoje em dia .

Fernanda 30/08/2021

Envolvente e apaixonante
Embora tenha vários elementos que poderiam fazer dele um romance clichê, o livro vai muito além.

Jacob é um senhor idoso que, após ficar viúvo, passa a morar numa casa de repouso. A chegada de um circo na cidade reacende memórias de sua juventude, guardadas há setenta anos.

Ele tinha vinte e três anos e estava prestes a concluir o curso de veterinária, quando uma tragédia o deixa sozinho, sem casa e sem dinheiro. Totalmente sem rumo, decide abandonar o curso e acaba pegando carona em um trem, que não era um mero transporte de passageiros e sim o comboio do Circo Irmãos Benzini, onde ele passa a trabalhar como veterinário, mesmo sem diploma, e cuidador dos animais. A história nos leva aos bastidores - não tão encantadores assim - de um circo norte americano no período da depressão econômica, onde Jacob vive um grande amor proibido, faz verdadeiras amizades, além de alguns desafetos, e se encanta pela elefanta Rosie, que é vítima de maus tratos por ser considerada um fracasso.

A história alterna presente e passado e é narrada pelo protagonista. Talvez as primeiras páginas não despertem muito o interesse, mas depois a trama se desenvolve de forma envolvente. Os personagens são muito bem construídos e riqueza de detalhes leva o leitor a viajar para os bastidores circenses, a amar alguns personagens e detestar outros. Impossível não se apaixonar pela Rosie!

São abordados temas sensíveis como maus tratos a animais, violência contra a mulher e a forma como a sociedade vê as pessoas idosas, entre outros. Se tivesse que fazer uma observação, seria apenas para dizer que as cenas entre Jacob/Rosie e Jacob/Marlena poderiam ser bem mais exploradas.

É uma leitura apaixonante, que nos faz refletir sobre o quanto a vida se assemelha a um espetáculo de circo, no mau e no bom sentido.

dressa 27/05/2021

Este livro é para Topsy e Old Mom
Confesso que eu esperava um pouquinho mais. É uma história envolvente no início mas depois fica estacionada e gira em torno de acontecimentos cotidianos.

Senti falta da elefanta em si na história. Esperava que ela fosse parte da história principal e que o relacionamento dela com o Jacob e Marlena fosse ser mais abordado. E falando nisso, esperava também que o romance dos dois fosse algo parecido com uma chama que queima sem parar... isso foi mais pra um pedaço de papel pegando fogo por alguns segundos.

Alguns pontos na história me decepcionaram um pouco, mas mesmo assim não consigo odiar o livro e nem encontrar motivos para odiá-lo, visto que achei tocante, emocionante e diferente de tudo aquilo que eu já li.

O final é simples mas totalmente maravilhoso e comovente. E além disso, a nota da autora na última página me fez derrubar mais lágrimas do que o livro inteiro.

Afinal, este livro é para Topsy e Old Mom ??

Renatinha 06/07/2020

O livro é interessante, mas devido ao título, acreditei que o elefante fosse parte maior da história e que de alguma forma ajudasse o par romântico a se aproximar. Para quem gosta de histórias de circo, como funcionavam, como era a vida embaixo das lonas, vale a leitura.

LetAmora 06/01/2021

Espetacular
A história é boa do início ao fim, não é difícil de interpretar e é de tirar o fôlego em váriooooos momentos. O romance é lindo demais e a forma em que misturam o passado e o presente, também. Gostaria de esquecer do final do livro só para poder me emocionar novamente!

a crazy rocker 16/07/2021

Sou tão apaixonada por esse casal que já li 4 vezes em pdf, já assisti mais de um milhão de vezes o filme, sem contar que a capa do livro é o meu papel se parede do celular, passo o dia todo apreciando este casal na minha tela, sem contar que eles são incríveis, nasceram um para o outro.

@serrarebeca 22/02/2022

A vida é o maior espetáculo da terra.
Em 2018 iniciei a leitura, mas lá pelas 50 páginas, - me lembro de ter achado o livro extremamente chato - abandonei a leitura e deixei o livro de lado.
Despretensiosamente, coloquei o livro nas metas de 2022 e recomecei a leitura e, meu Deus do céu, como eu amei a história e a montanha-russa de emoções que a autora traz. ?
A história é narrada por Jacob com seus 90 (ou 93 anos ?), que mora em uma causa de repouso e se sente abandonado pela sua família. Durante toda a narrativa a autora mescla o Jacob do presente, lidando com sua velhice (já que seus cuidadores e filhos o consideram inválido), e o Jacob de 23 anos, estudante de veterinária que perde seu pais e tem sua vida virada de ponta a cabeça ao começar a trabalhar no Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini Brothers, o Maior Espetáculo da Terra. ?
A autora é sagaz ao apresentar um época onde os Circos eram um dos maiores entretenimentos pós-guerra, mas que, por outro lado, também eram sinônimos de maus-tratos aos animais, escassez de alimentos, condições de trabalhado precárias, privação de salários, etc. O livro é rico em detalhes e isso faz que com a história seja emocionante e, em muitos momentos, revoltante. ?
Já não é fácil ler sobre injustiça e agressão - psicológica e física - em pessoas, imagine com os animais? É de cortar o coração. ?
Intercalando com os capítulos pesados (que, cá entre nós, dão um ódio, principalmente vendo os animais sofrendo), a autora traz o bom humor e as respostas ácidas do Jacob de 90 anos, o que, traz um certo alívio durante a leitura. (tudo é uma questão de equilíbrio, né querida?) ?????
Embora Jacob tenha tido muitos percalço em sua jornada, o final apresentando pra sua história não poderia ter sido melhor. ??
O livro traz um misto de sentimentos que facilmente arrancam lágrimas do leitor (principalmente desta leitora ?). Ri, suspirei, fiquei morrendo de ódio e chorei. A leitura não poderia ter sido melhor. ???
Lau 22/02/2022minha estante
que resenha maravilhosa! me deu até vontade de ler ?

@serrarebeca 22/02/2022minha estante
Tava inspirada, lkkkkkkk. As vezes acontece ???????

Lau 22/02/2022minha estante
até coloquei na minha lista

Giovanna.Silva 08/03/2024

O livro é muito bom,prende a gente de uma forma kkkkk quase me acabei de chorar com a morte do Carmel e do Water.
A única crítica que tenho é porque faria muito mais sentido se a Marlene que tivesse matado o Algust e não a Rosie

Daniel.Cardoso 05/04/2020

Um circo e várias histórias.
Uma história envolvente que nos faz pensar que e nada acontece por acaso. Como deve ser bom chegar aos 93 e lembrar de nossas histórias e mais importante é ter uma boa para contar assim como Jacob pois da vida não levamos nada e sim deixamos boas lembranças.

Tatisr 24/08/2020

A escrita é clara e gostosa de ler, fui levada ao mundo circense com muita riqueza de detalhes. Gostei !!

Myrelando 28/03/2020

Li esse livro em 2015 e amei demais a historia, fiquei emocionada várias vezes e mesmo que tenha o filme eu ainda não assisti.

Os capítulos se intercalam entre o passado e presente de Jacob que atualmente está com 93 anos e viúvo. Mas quando um circo chega na cidade, ele acaba recordando seu passado, e lembra que quando perdeu tudo oq tinha e estava realmente perdido, acabou indo parar num circo, e lá se apaixonou por Marlene, que é uma estrela do picadeiro e ele apenas o cuidador dos animais, e é exercendo essa função que ele encontra outro amor, Rosie, uma elefanta que sofre na mão do responsável pelos animais.

Mesmo depois de tantos anos, as lembranças remetem a saudade desse tempo, e acabamos embarcando numa aventura emocionante e cheia de reviravoltas. E mesmo que no presente ele esteja num asilo, nos ficamos impactados com as coisas que ele vivenciou. Preconceito, brigas, violência, crimes, a história mostra não só o amor que surge, mas também todas as calamidades que ser humano é capaz de cometer contra homens e animais.

Laysa.Karolynna 14/05/2020

Águas para elefantes
Depois perder os pais em um trágico acidente de carro, Jacob, sem dinheiro e sem um lar, vai parar em um circo, onde conhece um amor proibido... onde vai encontrar amigos, e viver uma trágica e apaixonante aventura...
Tenho certeza que você vai se apaixonar por esse livro!!!

The_Sad_Escapist 21/02/2022

21/02/2022
A ideia do livro é interessante, mas eu não consigo de jeito algum dizer qual é o objetivo dele e qual é o seu propósito.

Apesar da escrita ser boa, maior parte dos personagens somente aparenta ser interessante pois 90% deles não é desenvolvido de jeito algum.

Creio que a melhor coisa do livro seja o seu final, que é FANTÁSTICO! Porém, ele distoa totalmente do resto do livro e parece ser bem jogado.

O meu maior problema com o livro é que principalmente no seu começo acontece com certa frequência cenas bem nojentas e me deixaram bem incomodada.

Não me arrependo de ter lido, mas se eu não tivesse lido não reclamaria também.