Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Ynara 24/06/2012

Decepcionante.
Esse foi um dos casos em que quis ler o livro por causa do filme, gostei muito da adaptação de "Águas para elefantes", achei a estória bonita com um final que me fez bem. Mas simplesmente achei o livro muito chato na maior parte do tempo, a narrativa da escritora é maçante em boa parte do tempo. Só não classifiquei o livro como "ruim" pois ele tem alguns bons momentos: Jacob senil narrando sua velhice e solidão de uma maneira tão sincera, direta e seca que me apertou o coração ao pensar na ideia de envelhecer; a relação de Jacob com Rosie é bem bonita, e com os outros animais também; o bom final dado a Jacob; uma estória de amor que deu certo no final. Mas falta um pouco de carisma aos personagens, na verdade até gostei de Jacob, por ser um personagem de bom coração, mas não senti afinidade com o jeito de escrever da autora. Um daqueles casos raros em que achei o filme melhor do que o livro.
Aline 24/11/2013minha estante
Também não gostei desse livro, personagens sem personalidades. Realmente decepcionaste!!

Fê_Sato 23/08/2020

A história é mto bonita. Mas como já havia visto o filme, não foi nenhuma novidade.
O que mais gostei aqui foi que a narração é feito por Jacob, o mocinho.
A leitura foi um pouco arrastada.

Takakura 07/01/2022

O livro é interessante em dois aspectos. Primeiro: mostra o dia a dia de um idoso e as limitações e as frustrações por ver sua dignidade sendo tirada pela idade. E o segundo é a visão do circo. Como eram os circos nos Estdos Unidos entre década de 20 e 30. As dificuldades da economia, os mal tratos com os animais, a divisão nítida de classes... mudou minha visão sobre o circo.

Marcela.Pinheiro 03/05/2020

Mais ou menos
Gostei muito do final porém não me conectei com a história e os personagens

Natália 27/10/2021

Água para elefantes
Fiquei curiosa só pra saber quanto de água um elefante realmente bebe... queria que tivesse isso na história.
O livro conta a história de um veterinário que, ao perder os pais, se junta ao circo e encontra o amor e inicia uma família.

Marina 11/11/2010

Água para Elefantes é narrado em primeira pessoa por Jacob Jankowski, um senhor na casa dos 90 anos. O livro é divido em capítulos que se alternam em duas linhas de tempo: o presente, com Jacob morando em uma casa de repouso (sua esposa já faleceu) e o passado, quando ainda era adolescente.
Os pais de Jabob morrem em um acidente de carro, e não tendo perspectiva nenhuma do futuro (já não herdou nenhum bem, nem mesmo a casa), resolve ir embora com o circo. A aventura do protagonista tem como cenário um Estados Unidos durante a Grande Depressão dos anos 30, onde trabalhadores humildes se submetiam a tratamentos desumanos para sobreviver. No circo ele trabalha como veterinário, e é um dos poucos que se importam com o bem estar dos animais.
Apesar do foco do livro ser o passado de Jacob, confesso que me diverti mais nos capítulos em que mostra o presente, com Jacob já ranzinza e um pouco revoltado por sua condição atual, em que todos acham que ele não pode ficar sozinho e depende de outras pessoas para fazer tudo. Ele se sente muito solitário sem sua esposa, e sua família aparentemente só o visita por obrigação social. É bem contrastante o fato de mostrá-lo numa juventude perigosa, onde trabalhava com homens de caráter duvidoso, arriscava a vida, viajava com o trem, enfim, um estilo de vida bem peculiar; e depois apenas para se levantar da cadeira, as enfermeiras não o deixam em paz e impedem de fazê-lo tudo que tem vontade.

É um livro rápido e fácil de ler, não é dos mais marcantes, mas certamente uma leitura prazerosa.
Yas 11/06/2012minha estante
Olha eu pensei a mesma coisa,alimentei muita expectativa com esse livro, mas no final foi só isso, um livro fácil de ler.

Nathan Soares 26/07/2020

Um romance incrível. Impossível não se encantar e torcer para que os Jacob e Marlena vivam o seu amor. Um livro maravilhoso, um enredo majestoso.

Mayane 01/07/2020

Uma aventura leve
Esse livro foi tudo que eu esperava, a aventura de um circo , animais e paixões, e também uma surpresa, uma história simples e de fácil leitura, mas contada em tempos diferentes o que dá um toque especial ao livro. Envolvente e não dá para parar de ler.

raquel 17/11/2020

livro água
leitura bem rápida; tenta entregar algo pesado, mas que no fim eu sei que em breve será esquecida

H 28/02/2022

"Para este velho aqui, está é a sua casa."

O livro é fácil de ler, mas não me cativou muito. Em alguns momentos algumas falas da velhice são interessantes, mas a maioria passa despercebida. Retrata muito bem o ambiente do circo.

Realmente não consegui ver o tal falado amor entre Rosie e Jacob.

Caa 26/03/2022

Foi um livro que me surpreendeu MUITO.
1 - a história foi tão bem desenvolvida que durante a leitura do livro me perguntei inúmeras vezes se não tinha sido escrito na década de 30.
2 - os detalhes da rotina do circo são tão interessantes que eu tô quase como a autora, e escrevendo minha própria versão de água para elefantes.
3 - a "inovação" do romance de Marlena e Jacob é legal pra [*****]! Poxa como que naquela época existiria alguém como ele? Virjao que casaria com uma mulher que já dormiu com outro homem? Detalhe besta? Sim! Mas é o ponto diferentao pra romances de vários tipos.
4 - o cuidado da autora de dar um desfecho pra todos os animais maltratados é fofo de tão cuidadoso, como se ela mesmo tivesse salvos animais de circo maltratados.
5 - Rosie é a melhor personagem do livro! Muito esperta, engraçada, amei! No final do livro a autora homenagea duas elefantas de circo naquela época, e conta que alguns episódios de fato aconteceram (só lendo agora pra deduzir).
6 - a autoria também deve a minuciosidade de dar um desfecho digno pra tudo, um feliz pra sempre merecido pra todos que sofrem; Walter, Camel, os cavalos da Marlena, a própria Marlena, Rex, Bobo, Jacob, Rosie e os outros animais. E um também merecido desfecho aos que fizeram sofrer: Tio Al e August. Amei toda essa conclusão. (Ou mais ou menos, só lendo pra entender).
7 - no meio do caminho achei Jacob um tremendo egoísta com Camel e Walter, mas é sempre interessante lembrar que ele era um mulecao e nunca sabia direito o que fazer, com esse pensamento dá até pra entender pq não matou o cretino do August antes.
Enfim, só lendo pra entender a energia desse livro. O livro quase me fez largar a faculdade de pedagogia e começar veterinária, é extraordinariamente bem escrito! A autora é foda, leiam!

Cat 31/12/2020

É uma leitura que eu não tinha criado muitas expectativas, mas me surpreendeu de uma forma positiva. É o tipo de história que agrada por ter de tudo um pouco: tensão, humor, emoção, romance e muita confusão. Adentra o universo do circo com todo seu fascínio e também os bastidores um tanto quanto chocantes.

Karoline356 03/07/2022

Rico em detalhes.
O contexto criado pela autora é extremamente envolvente, por semanas fiquei louca de vontade de ir ao circo, tudo para poder experimentar um pouco da magia narrada no livro, os espetáculos de malabarismo, a grande lona, os animais, os refrescos e brindes, a música, cada detalhe da trama é tão rico que é fácil se perder na beleza da história. Mas por trás das aparências, a autora também abordada os pontos negativos que eram comumente presenciados nos circos, como o maltrato aos animais, a racionalização de alimento para os mesmos, a discriminação entre as classes de trabalhadores do circo, entre outros elementos.