O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Erick210 10/06/2023

O conto é bom
"O Homem Bicentenário", escrito pelo renomado autor de ficção científica Isaac Asimov, é um conto fascinante que explora temas como a natureza da humanidade, a inteligência artificial e a busca pela própria identidade. Publicado originalmente em 1976, o conto conquistou uma legião de fãs e foi posteriormente expandido em uma novela e adaptado para o cinema.

A história se passa em um futuro distante, onde robôs avançados são comuns em muitos lares. Andrew, o protagonista da trama, é um robô que possui uma característica única: ele deseja ser mais do que apenas uma máquina e anseia pela possibilidade de se tornar humano. Através de sua jornada ao longo dos anos, testemunhamos a evolução de Andrew e seu empenho em buscar sua própria identidade, mesmo diante da descrença e desafios impostos pelas pessoas ao seu redor.

Asimov nos presenteia com uma narrativa envolvente e reflexiva, explorando questões filosóficas e éticas sobre o que significa ser humano. À medida que Andrew se torna mais independente e desenvolve suas habilidades cognitivas, ele luta contra a noção de que sua existência está condenada a ser apenas uma imitação imperfeita da humanidade.

Um dos aspectos mais notáveis deste conto é a habilidade de Asimov em criar personagens cativantes e emocionalmente complexos, apesar de Andrew ser um robô. Através de suas interações com outros personagens, ele desafia as noções preconcebidas sobre o que é ser humano e o que é necessário para alcançar a verdadeira realização pessoal.

No entanto, é importante mencionar que "O Homem Bicentenário" é, na verdade, um conto dentro de um livro de contos de Asimov. Infelizmente, isso pode ter levado a uma falta de clareza na capa do livro, deixando os leitores esperando por uma experiência narrativa mais longa e completa.

Pathy 01/05/2023

Eu chorei
Foi realmente emocionante sério. Eu gostei recomendo, existe um filme? Acredito que sim. Porém o livro é bom galera leiam.

brufaber 17/04/2023

Mais uma vez uma ficção surpreendente que emociona
"O que é ser humano?". Em "O Homem Bicentenário" essa questão é grande alvo de reflexão, ao passo que acompanhamos Andrew, um robô que deseja sua liberdade e ser considerado humano visto sua condição.
Esse livro é surpreendente, vemos a luta de um robô para conquistar sua humanidade e como isso demora. Conhecemos como ele afeta seu meio e como as pessoas a sua volta se comportam em relação a ele.
Andrew realmente parece um ser humano, ele é muito bem descrito e seu desenvolvimento é perceptível. A narrativa também é muito boa, é rápida e cativa o leitor.

Mousa 14/03/2023

Amei!
Já faz um tempo que queria ler algo do Asimov e a oportunidade chegou com O homem bicentenário.
O filme e o livro têm diferenças significativas, mas a emoção ao percorrer a jornada de Andrew até ser considerado humano foi intensa nos dois formatos (ao menos pra mim).
Super indico a leitura desse livro.

Cristiano 14/03/2023

Estórias de encantos
O autor consegue nos cativar e emocionar com estórias de máquinas de metal mais humanas que muitos dos que se dizem humanos. Asimov nos leva a mundos incríveis sempre com complexa riqueza de detalhes.

Ramon98 22/12/2022

Explorando a natureza da consciência e da humanidade
Uma das principais questões levantadas na obra é se os andróides, que são criados com uma aparência humana e capacidades cognitivas avançadas, devem ser considerados seres humanos ou simplesmente máquinas. Andrew é visto como um indivíduo único, com pensamentos e emoções próprias, mas ainda é tratado como um objeto pelos humanos, que o veem como uma ferramenta útil, mas sem direitos.

Outro tema explorado na obra é o impacto da tecnologia na sociedade e na forma como as pessoas se relacionam uns com os outros. Andrew tem dificuldade em se adaptar à vida em uma escola, onde os alunos o tratam com desconfiança e até mesmo com medo, e ele acaba se sentindo isolado e sozinho.

Em resumo, "O Homem Bicentenário" é uma obra que trata de questões éticas e filosóficas importantes sobre a natureza da consciência e da humanidade, e que reflete sobre o impacto da tecnologia na sociedade e nas relações humanas. É uma leitura interessante e provocativa para quem gosta de explorar questões fundamentais sobre o ser humano e o mundo em que vivemos.

Aidan.Paim 27/11/2022

Cuidado, nunca esqueçam das três leis
Asimov fez um importante trabalho não só para a literatura scifi mas para a humanidade construindo as ideias que seriam base para a robótica e os avanços tecnológicos que se seguiram após seus primeiros trabalhos. Podemos dizer isso com facilidade já que as visões atuais de mundo futuro que temos são de seus contos e as leis da robótica são tiradas deles também, este livro em particular. Não gosto muito do que li fora do meio dos robôs mas quando se trata das máquinas Isaac é um monstro de criatividade. Acho que é um excelente livro pra quem quer começar a ler as obras do autor e para mim foi muito útil para começar meus próprios contos.

Adendo:
Asimov mostra nessa coletânea uma série de robôs prepotentes, culminando em acreditar que por serem o ápice da evolução são superiores moralmente e conscientes do que é melhor para a humanidade. De certa forma, asimov faz um aceno para a própria construção da raça humana, onde sempre que uma sociedade detém mais poder que outra se coloca como detentora das qualidades necessárias para governar mesmo que subjugando outro povo. Vemos isso inclusive na mania humana de monumentos colossais para figuras "ilustres". Os robôs são espelho disso, imagens claras do ego humano. Se o nosso padrão é sempre de nos colocar como detentores do conhecimento, como podemos esperar que as IA, sendo o ápice de nossa sociedade e frutos de nossas sociedades, não sejam assim como a gente? Imagens da arrogância.

Leandro423 17/11/2022

Considerei o livro razoável não pela história do Homem bicentenário que era pela história que eu tinha vontade de ler, mas por ser um livro de contos, e isso me incomodou um pouco, pois achava que o livro todo era sobre a história em si.

Sobre a história, peguei ranço do Andrew... no livro ele é muito prepotente, se acha muito, muito diferente do personagem simpático e brincalhão do filme.

Em relação ao filme a história, com sempre é bem modificada, personagem que existem e não existem... a Porchea por exemplo não está no livro, porém o filme acho mais agradável que o conto.

Inclusive achei um erro, bem besta, mas pra quem tá prestando bem atenção é possível pegar.
O último ato do Paul, fala que ele é neto do Martim Sênior... porem se seguirmos a ordem cronológica, Paul e filho de George que é filho da Menina (e não menininha que nem no filme) que por fim é filha do Martim Sênior, sendo assim Paul e Bisneto do Martim Sênior.
Aidan.Paim 27/11/2022minha estante
Cara, vou te dizer que acho que essa prepotência foi intencional. É o que vemos também com os outros robôs dos outros contos, todos se acham o ápice do desenvolvimento humano e por isso melhores para decidir tudo. Eu acho que é o asimov falando pra gente que quando a humanidade constrói algo é sempre esbanjando sua prepotência, como os grandes monumentos etc. As máquinas sendo o estágio final da nossa sociedade, não seriam diferentes.

Leandro423 27/11/2022minha estante
Sim, faz sentido sa linha de raciocínio, até se tirar por base alguns robôs do "Eu, Robo" da pra notar que todos se acham acima do seres humanos. Quanto ao Andrew do livro, acho que a minha estranheza está correlacionada ao fato de no filme ele ser todo humilde e simpático, ainda lemos de forma diferente causa essa sensação.

Carol 23/10/2022

Primeiro Asimov que leio e ja gostei muito, estou muito curiosa para continuar e conhecer mais obras desse autor.

Alessandra Coutinho 03/10/2022

Sempre quis ler algo do Asimov, então fui atrás do Homem Bicentenário (por causa do filme que eu acho sensacional), apesar do livro ter esse nome, na verdade é uma coletânea de contos... eu gostei deles, mas dizer que fiquei maravilhada não, exceto por: O estrondo da água, o homem bicentenário e o incidente do tricentenário que são divinos, os outros achei apenas bons. Queria que o conto do Homem Bicentenário fosse maior, porque não tem como não gostar do Andrew, ele é muito curioso, inocente e querido!!

Laiza 17/09/2022

Mais ou menos
Como uma fã de Asimov, eu estava com expectativas maiores sobre esses contos. Salvo uns 4, eu não gostei muito dos outro. Não que sejam ruins, mas são no máximo bons (por isso a nota).

x_lauram 04/09/2022

Li por causa da escola e acabei gostando.
O início é meio chatinho e massante, por ser um clássico, a escrita é meio complicada mas a história em si é boa.

Fagundes 30/08/2022

Bem mais que uma história, literalmente
O livro, que na verdade é um compilado de histórias, mostra as mais diferentes solicitações e demandas que chegavam para o Asimov. Demandas de histórias de ficção científica.

Wane 31/05/2022

Alguém segure esse escritor
Asimov tem se mostrado cada vez mais um autor FENOMENAL para minha pessoa como leitora. E eu só li "O homem bicentenário" e "Pedra no céu". Eu sinceramente sinto medo de colocar expectativas demais nas demais obras dele e acabar me frustrando.
Esse livro é maravilhoso e recomendo muito que leiam.

Pri Paiva 20/03/2022

Tocante, sensível e com muitas reflexões
Mais um clássico concluído!
O Homem Bicentenário é muito mais do que só um filme.
A obra literária vai muito além!
Assisti várias vezes a adaptação cinematográfica estrelada por Robin Williams e pela primeira vez li o livro que inspirou a sétima arte e amei ainda mais essa história.

Tocante, sensível e com muitas reflexões, a leitura gera questionamentos sobre o que consideramos humano e o que nos torna humanos de verdade.

A história é bonita demais. Não tem como não encher os olhos de lágrimas em diversos momentos da leitura e ficar refletindo sobre a tecnologia, a passagem do tempo, as relações humanas, as perdas, as mudanças...enfim... são tantas as nuances que é difícil de explicar aqui.

Mas o que digo é: Leiam!
Livraço!
Bruna.Portoghese 20/03/2022minha estante
Amo esse filme...o livro de ser maravilhoso!!!

Pri Paiva 20/03/2022minha estante
Eu tb amo o filme e o livro é ainda melhor. ?