O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Lulukabooks 28/11/2023

Acompanhar a jornada do personagens em busca de sempre superar seus objetivos e alcançar um meta tão inesperada, foi juro emocionante, já tinha assistido a adaptação a alguns anos atrás, mas ler o livro foi uma experiência muito mais imersivo.

Alessandra.Adams 27/11/2023

Qual é leitura agradável!
Além de ser uma história breve, tem uma escrita muito fluída, e ótimas reflexões.
Com certeza lerei mais obras do autor.

GG 23/11/2023

Não teve jeito: fiz minhas pazes com o Asimov.

Depois de não ter curtido muito Fundação (sei que sou minoria and I don't care, pq o livro é muito chato socorro), ler O homem bicentenário foi muito, muito bom!

A novela fala de Andrew, um robô que é diferente dos outros robôs, ele é único. Ele pertence a uma família que o respeita enquanto máquina e leva em consideração suas vontades.

A princípio, parece a ser um livro sobre liberdade, mas à medida que lemos, vemos que a questão não é apenas essa. É sobre o que faz de nós humanos. Humano é quem pensa? Quem nasce? Quem interage? Quem tem vontade?

O próprio nome do livro é sutil na entrega do ponto principal dele e, no final, há a resposta, que faz sentido dentro do contexto.

O interessante do movimento do qual o autor faz parte, é esse diálogo constante sobre a coexistência de humanos e máquinas, que levantam questões sobre humanidade, dignidade, empatia, respeito. Temas explorados não apenas pelo Asimov, mas pelo Philip K Dick, em Blade Runner, e, mais atualmente, pela Beck Chambers, em Um salmo para um robô peregrino, por exemplo.

Eduarda2103 10/11/2023

Eu imaginei o C3PO de roupa e por algum motivo isso me fez perder feio
grandes roboses acho que o mundo seria muito maneiro se tivessem robos gente boa em vez de robo do sac
Pevoka 10/11/2023minha estante
E vc robo meu coração

Leila171 07/11/2023

Uma das melhores leituras de 2023!
O Homem Bicentenário conta a história de Andrew, um robô que quer se tornar homem. É um livro sem grandes reviravoltas na trama, mas nem por isso a leitura é cansativa. A genialidade de Asimov fica por conta da identificação do que nos torna humanos através do que parece não humano. Mas afinal, o que é um homem?
Muito diferente do filme, o livro é muito mais reflexivo, quase um ensaio filosófico e infinitamente superior.
Amei.
Mais um Asimov pra lista de favoritos da vida!

Cristiana 05/11/2023

O que te faz humano?
Não me lembrava do filme, mas isso não impediu de dar o rosto de Robin Willians ao personagem
O livro traz a provocação sobre o que te faz humano
Andar, pensar, falar , comer, pensar, ter raciocínio lógico?
Nascer, procriar, morrer?
Essas são coisas que não só humanos são capazes ou suscetíveis
Ora, se uma pessoa é oriunda de inseminação artificial, não deixa de ser humano
E se ela sofre de paralisia cerebral, idem
Animais andam, se comunicam e nem por isso o são
Computadores aprendem e se comunicam
É um livro excelente que te faz pensar
Até onde você é capaz de ir para ser aceito?

Amanda 26/10/2023

Leitura breve e construtiva
Muito bom para os que iniciam a leitura de ficção científica. Leitura fluida, digna de Asimov; as duas histórias são muito interessantes vale super a pena

Fernanda2477 20/10/2023

"O homem bicentenário" é um conto de Isaac Asimov que se tornou bastante conhecido pela sua adaptação de mesmo nome com o ator Robin Williams. No conto, acompanhamos Andrew Martin, um robô bastante peculiar que, diferentemente de outros robôs, demonstra ser bastante criativo e curioso. Assim que nota essa peculiaridade, a família deixa de ordenar que ele realize as tarefas diárias esperadas para um robô, e Andrew passa então a explorar cada vez mais suas particularidades em busca de encontrar sua identidade.

Com uma escrita fluida e cativante, a narrativa, apesar de curta, leva o leitor a refletir sobre o que é ser verdadeiramente livre e, principalmente, sobre o que é ser humano. Asimov sempre traz questionamentos inteligentes em suas histórias e essa se tornou uma das minhas favoritas. Recomendo muito a leitura, tanto para quem já conhece o autor, como para quem gostaria de conhecê-lo ou ler mais ficção científica.

Joana L. N Rocha 19/10/2023

É um livro deveras curto, mas justamente por se tratar de um conto. No entanto, apesar do tamanho pequeno, é de uma magnitude sem tamanho. Que livro, meus amigos, que livro!

Ele é simples, digo quanto à escrita. O autor escreve de forma simples, porém, tão singela e tão boa, que se torna encantadora. Além de que a história não é de grandes reviravoltas, no entanto, é uma obra tão simpatizante que foi incrível acompanhar a luta de Andrew em se tornar e ser reconhecido como humano.

E, é nessa premissa, que o livro faz com que o leitor pense: O que nos torna humanos? Nossa aparência exterior? Nossa capacidade de pensar? Nossos órgãos? A morte e decomposição de nossas células? Nossa mortalidade?

Terminei a leitura muito reflexiva, e acredito que isso tenha sido o objetivo do autor, fazer com que nós reflitamos e pensemos profundamente. E, embora não seja fã de ficção científica, achei um conto ótimo! Obra extremamente recomendada.

Cartola de Bigode 14/09/2023

O Homem Bicentenário
A leitura é maravilhosa, fluida, filosófica e sentimental. É impressionante como o Isaac Asimov consegue mostrar tanto dos sentimentos e comportamentos humano através das máquinas, e com uma história incrível. O livro é curtinho e muito bom, recomendo demais.

Leitor Franco 11/09/2023

Uma obra prima
Não tenho palavras para descrever a experiência que essa rápida e dinâmica leitura me proporcionou. Confesso que o final fez escorrer uma lágrima! Isaac Asimov é um gênio da ficção científica e sem sombra de dúvidas estou muito animado para ler suas outras obras.

Luuizafkr 07/09/2023

Perfeito como sempre
Eu sou suspeita para falar, mas eu amo o Asimov e tudo que ele escreve sempre me surpreende de tão bom, tão bem escrito, muita imaginação e ciência.

Adamastor Portucaldo 18/07/2023

O Homem Bicentenário
São vários contos que o autor cometeu ao longo de décadas, no distante século passado, com pequenas apresentações e comentários. E o velho polígrafo falando de si mesmo.
Olhando bem, via de regra, o futuro é pintado sem a família, e com (in)certas práticas de eugenia que talvez alegrassem o triste doutor menguele, mas com robôs, leis da robótica...
Acho que sonhar com robôs e inteligência artificial já passou do tempo, então o livro pode valer ao apresentar uma ou outra consequência digna de preocupação.
Viagens espaciais e colonização da lua talvez ainda se veja neste século, mas tem algumas práticas (das ciências) sociais descritas nos contos, não exatamente maravilhosas (como os saltos no hiperespaço), que parece vão se tornar carne de vaca, se já não são! Nada cristãs, pra dizer pouco!
A estória que mais me chocou tem paralelos com narrativas recentes dos antivaxx, ao apresentar um método bem bacaninha para a propaladamente necessária redução populacional - trata, na cara dura, pasmem, de genocídio!
A estória que dá nome ao livro tem um certo paralelo com O Curioso Caso de Benjamin Button - aquele filme com Brad Pitt.
De resto, se o livro fosse premonitório, a conquista do espaço já estaria bem atrasada, o progresso em algumas áreas seguiu por outras trilhas e o ser humano só é retratado na sua melhor coloração apenas quando tem cérebro positrônico!