O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Kleiton 12/01/2024

Para refletir
Uma leitura que irá fazer você refletir sobre a relação homem X máquina e a complexidade da evolução.

ItaloRaphael 12/01/2024

O Homem Bicentenário
Um livro bem pequeno mas com uma grande mensagem. O robô de 200 anos que busca a tal humanidade a qualquer custo.

Luce.Clara 12/01/2024

Quem deseja a liberdade pode ser livre
Gostei muito. Sei que é um clássico do gênero mas não sabia absolutamente nada sobre a história quando comecei a ler e fui me surpreendendo a cada página. Amei toda a evolução do personagem e o final foi perfeito. Até derramei uma lagrimazinha.

Leticia @leticiageek 12/01/2024

Isto fica feliz em ser útil!
Eu definiria essa história em 3 palavras principais: reflexiva, inspiradora e inteligente!

Reflexiva sobre o dever que temos de aproveitar bem nossa vida; sobre como devemos apreciar todos os privilégios, prazeres, conquistas; sobre como temos sorte de ter a oportunidade de VIVER.

Inspiradora no sentido de sempre buscar conhecimento para evoluirmos; de nunca desistir e correr atrás do que realmente queremos, porque a luta e a liberdade valem a pena.

Inteligente por tudo o que mencionei acima; por em apenas 160 páginas, o autor ter conseguido transmitir toda a sensibilidade de Andrew, um personagem que no início é apresentado como um robô, mas que demonstra mais determinação que qualquer outro personagem.

Andrew sempre se sentiu deslocado. Ele busca durante a história inteira ser reconhecido, aprender coisas novas, ser independente e ter a sensação de "viver" e de ser livre de verdade.

De alguma maneira, Andrew tinha esses sentimentos e desejos dentro dele. Ele não tinha medo da morte, já que era imortal, mas de certa forma sofria, pois o preço da imortalidade começou a ser alto demais.

Deus criou o homem a sua imagem e semelhança; o homem cria o robô, que querendo ser a imagem e semelhança do homem (quer amar, sofrer, sonhar) acaba se tornando mais perfeito que ele e, rejeita a imortalidade (que é desejada pelo homem).

Eu sou apaixonada pelo filme com o saudoso Robin Williams no papel de Andrew. O livro não tem aquela parte de romance que o filme tem, mas toda a essência do personagem Andrew, permanece.

"Injusto você poder chorar e eu não.
Estou com uma dor terrível aqui dentro e não consigo demonstrar..."

"Prefiro morrer sabendo que estive com você do que passar toda uma eternidade vivo, mas sem você ao meu lado."

Susana 11/01/2024

Lindo, lindo, lindo ?
Primeiro favorito do ano, pena que foi rápido, queria mais e mais. ??????????

Sara.Chagas 06/01/2024

AVASSALADOR
Ainda pensando em tudo que li. Mas prefiro escrever enquanto todas emoções estão em minha mente. É tão pequeno mas trás tantas reflexões!! O que realmente faz um humano ser humano? O que categoriza o humano?

Com certeza um dos pontos de ser humano é que não somos imortais e conseguimos ter sentimentos genuínos como amar algo ou alguém. Claramente um robô não pode ter essas características.

Ele tinha apenas um desejo, ser humano. Mas porque ser uma pessoa qualquer quando se é perfeito e imortal? O ser humano é tão cheio de falhas e imperfeito. O que ele via no ser humano que o encantava e fazia ele invejar?

Enfim, como todos nós torcemos ele virou um ser humano. Ele teve uma morte e na minha interpretação também amou, tiro isso por sua últimas palavras e pensamento " pequena senhorita".

Vou ficar pensando nesse livro por um longo tempo.

Grazi 05/01/2024

Tenho que falar o quanto eu amei esse livro. ele é super curto e a leitura é bem fluida, com capítulos pequenos. A história que retrata é linda, acho que dá pra olhar pra ele com uma perspectiva trans, não vou elaborar muito, mas recomendo muito que leiam.

Kathleen 03/01/2024

O que é ser livre e ser humano?
Esse livro levanta questões sobre como definir o que é ser humano e o.que é ser livre. Rodeado de preconceitos, o personagem, que é um robô, começa a desenvolver consciência do que ele é e de quem ele não é. Humanizado, busca entender o que tornaria ele um humano ou uma máquina, contribuindo para humanidade de diversas formas para viver todas as vidas que lhe seriam possíveis, até não viver mais nenhuma.

Bcvc 03/01/2024

O homem bicentenário
Que conto maravilhoso! Em poucas páginas Isaac Asimov é capaz de instigar muitas emoções. Adorei demais!

Larissa Bispo 01/01/2024

Decidi por essa leitura após a indicação de uma influenciadora que gosto muito e também por gostar tanto do filme.
A adaptação é bem fiel até mais ou menos a metade do livro, depois eles se separam, mas ambos continuam sendo bons a sua maneira.
Tanto o filme quanto o livro são emocionantes, mas o debate levantado durante a leitura do livro é tão significativo e importante, principalmente nos dias atuais onde podemos ver como a inteligência artificial vem tomando espaço na nossa sociedade.
Ainda não tinha lido nada do Asimov, mas acho que esse foi um bom primeiro livro, além da escrita (e claro a tradução) ser maravilhosa, a temática me deixou reflexiva sobre o rumo que nós seres humanos, estamos trilhando no universo, e dos limiares da vida e da automação.

Sa Klabacher 31/12/2023

Muito bom!!
Adorei todas as histórias de robôs que o Asimov escreveu, e essa não foi diferente. Peguei o livro com a ideia de ler algo mais leve e interessante, e eu acertei em cheio!
A grande maioria dos contos são incríveis, e destaco, obviamente, O Homem Bicentenário, Intuição Feminina (com uma história da maravilhosa Susan Calvin) e Genocídio Seletivo. Os demais foram bons também, e só achei um deles meio nhe.
Num geral, achei incrível e foi uma ótima forma de finalizar o ano! Leiam!!
Marcos.Leste 16/01/2024minha estante
Muito bom mesmo ??

moonrilo 26/12/2023

Fantástico!!
Que livro maravilhoso. Minha primeira leitura de Isaac Asimov e estou encantado com essa história. Uma história que me prendeu muito, nela não há nada que eu não tenha gostado, achado furada ou chato, foi ótimo ser espectador da vida do Homem Bicentenário. Agora precisarei de um tempo para digerir o livro. Ultra recomendo a leitura.
Clara.Follador 26/12/2023minha estante
a capa desse livro é tão linda quando o conteúdo

preciso ler!

que leitor rápido

Raiane.Priscila 21/12/2023

Ótimo
Sempre tive curiosidade de ler a história que deu origem ao filme de mesmo título, maravilhoso. Apesar de o livro ser bem diferente, sem o romance das telas, adorei do começo ao fim.

Lily.Lyli 20/12/2023

O homem de 200 anos e sua busca pela tal humanidade
Cinco estrelas (abro parênteses pra dizer que essa capa da editora Aleph é extremamente linda). Esse conto não merece menos que isso, que delícia de leitura. Eu tenho que admitir que sou uma grande fã do Asimov, depois de quase 2 anos eu ainda estou lendo EU ROBÔ mas porque eu sinto que esse livro é como uma experiência degustativa, não é um livro que você corre pra ler o mais rápido possível só pra pôr no Skoob como leitura concluída.

O homem bicentenário me surpreendeu do começo ao fim porque me fez refletir tanto sobre o direito da escolha e o que nos torna realmente humano, Andrew me cativou tanto quanto Robbie e ele sempre será lembrado por mim sobre como um simples robô tocou meu coração, eu me comovi demais e espero que as pessoas que lêem esse livro no futuro se sintam tão tocados e comovidos como eu. Não quero entregar nada da história porque realmente eu sugiro tanto a leitura que tudo nesse conto foi prazeroso

Steffani5 17/12/2023

Perfeito!
Já tinha ouvido falar muito dessa história, mas ainda não a conhecia.
É muito rápido de ler e emocionante.

Mais um lido de Asimov e favoritado.