O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

Susan.Kelle 27/02/2022

O único defeito deste livro é ser curto demais. Já havia lido o conto Circulo Vicioso, e adorei rele-lo. Já O Homem Bicentenário me surpreendeu pela determinação de Asimov em colocar traços humanos nos robôs, e nesse caso, é a necessidade de inclusão. Asimov é genial mas segue ignorando a maldade e a ambição humana.

Jonathas dos Santos Benvindo 02/02/2022

Versão antiga mas mais em conta que encontrei para ler esse clássico de Assimov após ter me apaixonado pelo filme. Leitura tranquila para uma manhã amena, e para variar o assunto das leituras um pouco.

Martins 01/02/2022

O dia em que uma máquina tornou-se humana!
Quando o assunto se trata de ficção científica, Isaac Asimov é considerado o melhor escritor do gênero, segundo alguns críticos. Em início de carreira, Asimov começou escrevendo contos e novelas simples, inventou as famosas "Três Leis da Robótica" assim como também criou um universo único, tendo robôs e andróides como a principal atração. Em histórias curtas como "Círculo Vicioso" e "O Conflito Evitável", os robôs eram meros escravos da humanidade, fardados a cumprirem ordens e dependentes dos seres humanos, ou seja eram praticamente cães domésticos.
Porém o autor sempre tentava medir esforços para superar um estereótipo em alta que copiava o estilo de O Monstro de Frankestein, no qual o homem criava um autômato semelhante à raça humana, e em consequência disso, a criação se revoltava contra seu criador. E foi com "O Homem Bicentenário" que esse estereótipo quebrou-se, a trama contava sobre Andrew Martin um típico robô que aparenta ter sentimentos, alimentando um forte desejo de tornar-se humano, inicialmemte o comportamento peculiar do personagem é entendido como uma falha em seu sistema.
Conforme os anos avançam Andrew passa a ter mais características de um humano comum, primeiramente começa a viver como um cidadão, depois muda de aparência e seu aspecto se aproxima ao de um homem, pouco a pouco Andrew é reconhecido como humano. Mas é quando restam poucas páginas, que Asimov deixa explícito o verdadeiro significado de ser humano. Após muito tempo lutando pelos seus direitos e finalmente aceito como um ser de carne e osso, a solidão atormemta o personagem e no fim de tudo o que parecia ser o pior destino de sua vida é na verdade o seu alívio. Não importando nossas aparências ou o que somos, se você ama, chora e sente dor merece o nome de "humano".

Luiz.Goulart 15/01/2022

Quem quer ser humano?
O HOMEM BICENTENÁRIO – Baixei todos os livros que pude de Isaac Asimov, conhecido como “O Bom Doutor”. Tenho planos de ler o máximo de obras dele, o que é impossível já que o autor publicou quase 500 livros de vários gêneros. Ainda não li sua obra máxima, Fundação, composta de sete volumes, mas já li Eu, Robô, coletânea de 10 contos. Este é composto de 12 contos, incluindo o que dá título ao livro, e também adaptado para o cinema que conta a história de um robô que deseja ser um ser humano e utiliza-se de todos os recursos da psicologia robótica e das brechas das 3 Leis da Robótica, criações do próprio Asimov.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/7429641334650984826

Thiago Ribeiro 19/12/2021

Favorito
Reler depois de tanto tempo me fez perceber por que comecei a gostar de ficção científica...

A narrativa da jornada de Andrew é tão bem escrita e humanizada que não tem como não pararmos para pensar...

Isaac Asimov sabe por esse tom humano na tecnologia como ninguém, um dos meus contos favoritos e se você assistiu apenas o filme... Você está perdendo uma estória muito mais profunda e poética sobre o significado da vida e do auto aperfeiçoamento.

Rodrigo Digão 18/09/2021

Uma surpresa gostosa, não sabia, me joguei no livro em busca da História que leva o título do mesmo, quando me deparei com 12 contos/novelas, um seleção escolhida pelo próprio autor.

Dentre as 12, temos algumas ótimas e outras nem tanto, porém a cereja do bolo, com certeza é a do Homem Bicentenário, muito mais profunda do q o filme, lhe faz pensar, refletir.

Estou muito feliz que calhou de minha quinquagésima leitura do ano ser a do mestre Isaac.

Só me despertou ainda mais a vontade de explorar mais obras desse grande autor.

Vale muitoooo a leitura.

Marcelo 12/09/2021

O livro é obrigatório para todo amante de ficção científica - e para todo bom nerd. Se trata de uma coleção de ótimos contos de sci-fi, em sua maioria, envolvendo robôs. Um dos contos dá nome ao livro e inspirou o, também ótimo, filme O Homem Bicentenário. São ótimas histórias e vale cada minuto.

DessaJ.C. 13/08/2021

Gostei
Ficção cientifica não é la muito minha praia mas devo dizer que, mesmo lendo por conta do filme (que acho lindo), não achei que fosse gostar tanto do livro mas me surpreendi e acabei gostando ainda mais!

Fernanda1156 27/07/2021

Pode um robô ser um homem?
Como uma boa aquariana sou muito ligada em tecnologia e adoro ler a respeito, já tinha visto o filme e com certeza já tinha me emocionado muito com a história e já tem um tempo que o livro estava na minha lista de leitura. Resolvi ler e não me arrependi é uma leitura fluida, gostosa, rápida, por mais que fala sobre robótica, arte, biologia, psicologia dentre outros assuntos bem específicos isso em momento algum atrapalha a leitura e sua suavidade. A história central é a respeito de um robô que busca, independente de qualquer coisa, se tornar humano. Ela tem que lutar contra tudo e contra todos porque:

"A humanidade pode tolerar um robô imortal, porque pouco importa quanto tempo a máquina dure, mas não pode tolerar um homem imortal, uma vez que a própria mortalidade só é sustentável na medida em que for geral."

Pode um robô ser um homem? É dessa premissa que Asimov parte ao contar a saga de Andrew Martin, mais um entre milhões de robôs fabricados pela U.S. Robots. Ele pertencia à família dos Martin e era muito bem tratado por todos. Um dia, ao tentar agradar Mandy, a caçula da família, ele produz uma obra de arte sem imitar nada que ele havia visto antes. O pai de Mandy pensa: pode um robô ter inspiração, criatividade? Ao consultar os técnicos da U.S. Robots, ele descobre que Andrew veio com um defeito de fábrica ao procurar simular o comportamento do homem. A partir dessa descoberta, o que veremos será a saga de um robô tentando provar que ele pode ser um homem.

No decorrer da história ele estuda muito, principalmente a condição humana e aprende a lidar com os humanos para que sua condição de robô não seja perceptível e para que sua luta para ser reconhecido como homem possa ser atendida e Andrew Martin faz isso tudo sem ferir as 3 leis da robótica.

"A palavra 'liberdade' perde todo sentido quando aplicada a um autômato. Só os seres humanos podem ser livres."

"ninguém tem o direito de recusar liberdade a qualquer criatura de inteligência suficientemente desenvolvida a ponto de compreender o conceito e desejar essa condição".

Instagram: @viajeira.literaria

Dayane.Persil 16/06/2021

Como sempre Asimov consegue surpreender e emocionar
Não cheguei a assistir o filme e sabia muito pouco sobre o que o livro falava, então o livro me surpreendeu MUITO e me fez refletir sobre "o que nos faz humanos".

Cada vez que leio algo do Asimov me apaixono um pouco mais (mesmo quando ele me faz chorar igual criança).
Gleidson 16/06/2021minha estante
Vc já leu a série A Fundação do Asimov?

Dayane.Persil 16/06/2021minha estante
Ei Gleidson! Ele já está na minha lista para ler ainda esse ano. Problema é que peguei muitos livros grandes, mas acredito que consigo ler antes de acabar 2021 kkkk

Tama 14/05/2021

É um livro de contos
Pelo título, achei que era uma obra só. Ainda mais depois de assistir ao filme, tão rico em narrativa.
Foi uma surpresa descobrir que é uma coletânea de contos, dos quais um deles lhe empresta o título.
Mas o importante é que ninguém escreve sobre robótica como Asimov.

Heidi Gisele Borges 04/04/2021

O conto "O homem bicentenário" é maravilhoso! Mostra o robô Andrew lutando pelo direito de se tornar mais humano.

Muitas vezes mais do que os próprios humanos. Andrew vive por anos e anos até conseguir seu intento, que é mais profundo do que apenas ser igual às pessoas.

A parte em que o robô é hostilizado por dois homens que desejam fazer uma maldade tão grande é bastante forte e mostra um lado ruim que os robôs entendem.

"Andrew, cada dia que passa você fica mais humano", diz Paul quando o robô pede para que ele minta, já que Andrew não pode fazê-lo-lo.

É muito bom mesmo. Precisei de um tempo para continuar o livro.

Depois vem o conto "Círculo vicioso", sobre a luta pela sobrevivência em Mercúrio. Dois homens tentam resgatar um robô e, ao mesmo tempo, tentam escapar do perigoso calor do planeta.

Anderson.Rios 29/01/2021

Em busca das peças para ser humano
Nessa obra temos 12 contos reunidos do autor, e o famoso conto o Homem Bicentenario que inspirou o filme com Robbie Willians, conto que traz algumas diferenças do filme. Um robô que possui as características humanas, como criatividade e sensibilidade, o que o leva a busca por se tornar humano, perpassando por gerações e evoluções na área da robótica. Os contos são incríveis, antes da cada um temos as palavras do autor sobre as Inspirações e o processo de criação. As reflexões e visões distopicas são extremamente marcantes e "possíveis", além dos paradigmas humanos e o dom narrativo do autor, que faz todos seus escritos serem bons.

Augusto Bogo 26/01/2021

Um clássico da ficção científica que deve ser lido por todos os amantes desse gênero.
Leitura fácil e que nos trás inúmeras reflexões sobre o que nos torna humanos.

Domenica Mendes 26/12/2020

Um conto muito surpreendente criado por Asimov. Um conto que nos faz refletir sobre escravidão, individualidade, respeito ao outro, liberdade e relações. Quando comecei a ler não esperava gostar tanto, confesso, principalmente porque eu trazia uma bagagem já pronta do filme.
Aí que veio minha surpresa: apesar de ser uma história muito curta, é uma história maravilhosa e extremamente rica. Vale muito a pena ser lido.