O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov

Resenhas - O Homem Bicentenário

AFG 26/02/2024

É um conto atemporal
Eu tava sem nada para fazer e lembrei que tinha uns livros do Isaac Asimov no Kindle e, quando criança, assisti ao filme, achei interessante ler o conto.

Coisa de uma hora, uma ficção científica delicada e profunda sobre um robô em busca da humanidade, sobre o que é ser humano no mundo. É profundo, é a frente do tempo, é filosófico, é belo. Rasgo elogios e merece ser lido quantas vezes for preciso.

Com certeza lerei mais do autor e assistirei o filme depois de anos, como adulta, hoje.

Manu5 20/02/2024

Bem, bem ok
Ouço muita gente falando bem desse livro, achei que ia amar, e foi bem longe disso kkk achei nem ok, não tem nada demais, tem algumas algumas coisas que o Andrew pensa sobre a humanidade que nos faz refletir, porém é só isso.

Antunes 19/02/2024

A busca pela humanidade
Andrew nasceu diferente, ou melhor, foi construído diferente.

Por um acaso inexplicável, seu cerebro de robô desenvolveu a capacidade de criar obras e pensar de forma muita próxima a humana.

Da mesma forma, ele teve sorte, pois foi comprado por uma família que o admirava, e talvez exatamente por isso tenha se tornado HOMEM.

É um livro curto, muito diferente da adaptação do sensacional Robin Williams, mas que nos trás grandes discussões.

Em determinado momento, Andrew tenta comprar sua liberdade de seu "dono" e assim como um pai zeloso ao extremo, o Senhor não quer libertar-se do controle que exerce sobre o robô que avança a passos largos para total consciência.

Por incrível que pareça, é minha primeira experiência com Asimov e certamente haverão outras.

Recomendo e esse terá video no canal.

Marcelo Martins 18/02/2024

Incrível
Ah Asimov... Nunca decepciona.

Que novela incrível. Provoca diversos questionamentos, muitos envolvendo a humanidade. O que é ser humano. Traz à tona questões sobre o medo humano, do desconhecido e de perder sua "soberania". Ao passo que conta a história de um robô tão humano que se apresenta mais humano que muitos seres humanos.

Uma bela história. Recomendaria a todos :)

Alesaldvr 17/02/2024

O homem bicentenário...
Um robô, chamado Andrew, é adquirido por uma família, mas ele parece ser diferente dos robôs comuns, pois tem criatividade, tem iniciativa e deseja melhorar a si próprio e ser reconhecido como um ser humano. Tudo que Andrew sempre desejou foi se tornar humano, e isso não foi possível por mais que ele tenha mudado todo a sua estrutura, células e até mesmo o cérebro. Andrew, o protagonista de ?O Homem Bicentenário?, é um robô que busca incessantemente a humanidade. Na minha percepção, essa busca reflete a necessidade humana de buscar significado e propósito na vida.

Jessgasp 13/02/2024

O que é humanidade?
Essa novela do Isaac Asimov trás muitos em questionamentos sobre o que realmente nos torna humanos. Andrew, o protagonista da história, nos comove com sua busca por humanidade e igualdade. O livro levanta muitas questões filosóficas. Amei a leitura!

Weslley 12/02/2024

A busca pela "humanidade"
Uma leitura bem rápida e bem legal. Vemos a busca de um robô, primeiro, pela sua liberdade e depois para se tornar um homem.

É bem interessante a forma como Asimov escreve nesse livro, como trata as emoções e constrói um novo "ser humano".

Há também o preconceito, como os humanos lidam, ou melhor, não lidam com isso. E os sacrifícios que um imortal faz para simplesmente ser reconhecido como um de "nós".

Sheila 12/02/2024

Maravilhoso
"Homem! Ele era um homem! Ele queria que esse fosse o seu último pensamento. Queria desvanecer? morrer? com isso."

Ficção científica com questões filosóficas que fazem o leitor refletir. O que é ser humano?

Thiago662 10/02/2024

O robô que queria se tornar humano! Uma das estórias mais bonitas que já li. Impossível não se lembrar do filme e da atuação de Robin Williams, como Andrew Martin, embora a novela seja ainda melhor. Lindo o amor, respeito e ajuda da família Martin em relação a Andrew, por gerações! Foi a parte que mais gostei!

Claudia.Michelin 06/02/2024

Asimov
O homem bicentenário é um conto maravilhoso! Muitos pontos de reflexão que proporciona uma boa discussão em grupo e uma discussão com nós mesmos. Recomendo muito a leitura.

Ramixin 05/02/2024

O homem bissex? centenário
O livro é definitivamente um livro sabe tipo não sei o que falar, é bom bem triste mas só isso mesmo

yasmine 04/02/2024

Primeiro contato com o autor e posso dizer que já me fisgou. Que história comovente e forte. Em poucas páginas desenvolveu um personagem incrível. Com certeza lerei mais livros desse autor.

Tayanne0 04/02/2024

Amei a escrita e a proposta do livro, me apaguei tanto pelo personagem que chorei no final, é um livro rápido de ler e consegui li em dois dias.. recomendo.

Ligiamx 03/02/2024

Para ser reconhecido por quem e pelo que eu sou!
Eu já era fã do Isaac Asimov desde criança sem nem saber, um dos meus filmes favoritos com certeza é o homem bicentenário de 1999 com Robin Williams. Na época nem fazia ideia de que o filme era baseado no livro de mesmo nome de um dos maiores autores de ficção científica. Já adulta fui saber disso. Tinha que ler esse livro. A leitura é bem rápida já que tem um pouco mais de 100 páginas.
A história é um pouco diferente do filme também, ainda que os principais temas abordados estejam lá, como: a jornada do robô Andrew em se tornar ser humano, o relacionamento dele com a família Martin, e os questionamentos sobre o que é ser realmente um ser humano. O ser humano, mais do que composição orgânica, também são pensamentos e sentimentos. Tanto a história do livro e do filme são emocionantes. Recomendo os dois.

"Eu prefiro morrer como homem do que a viver a eternidade como uma máquina" - Andrew Martin.