O Homem Bicentenário

O Homem Bicentenário Isaac Asimov




Resenhas - O Homem Bicentenário


128 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


brubolochio 25/03/2024

Pra começar Asimov
Eu vi o filme de "O homem bicentenário" tem muito tempo, e tenho memórias dele até hoje. Por algum motivo ele me marcou demais ainda criança. Eu não sabia até a Aleph lançar esse box que o filme era baseado em uma novela do Asimov. Agora eu acho o filme mais genial ainda por ter desenvolvido tanto a história. Deve ser difícil transformar 100 páginas em um filme de 2h e pouco. E fazer isso bem feito!

Como uma novela o livro é perfeito. A história é bem contada, as transições das fases de vida do personagem não são abruptas para um conto, e a gente se apaixona pelo Andrew na primeira página! Não tem como não gostar desse robô. O Asimov tem esse donzinho de te fazer questionar coisas simples que a gente não para pra pensar, como por exemplo o que é ser humano. E ele faz isso brilhantemente bem pra poucas páginas. A parte de ficção científica dele nem precisa dizer que é impecável, ele não é famoso por isso à toa.

Esse foi meu primeiro contato com Asimov, e gostei da experiência. Não achei complexo e não senti que precisava ter lido toda a bibliografia do autor pra entender o que está acontecendo (diferente de O cair da noite, o outro livro do box). Acho que é um livro maravilhoso pra quem está começando na ficção científica ou no universo de robôs do autor. Mas cá entre nós, eu queria muito que esse livro tivesse umas 700 páginas! Acompanhar um romance de formação com tanto potencial de forma tão rápida as vezes é frustrante. Entre o conto e o filme, ainda fico com o filme.
comentários(0)comente



gi 16/03/2024

Uma delicinha
Acho que posso considerar um primeiro contato com Asimov, e já gostei muito, achei a escrita bem fluida e muito bem construída. Um conto rápido e ao mesmo tempo cheio dos detalhes nas minúcias, o autor fez um ótimo trabalho na construção do nosso personagem principal, Andrew é um amor, não tem como você não simpatizar com esse robô e pegar para si suas lutas, e por mais que não seja de um tempo muito recente, as ideias de futuro são demais!! um dos melhores e mais marcantes contos que já li!! vale muito a pena.
comentários(0)comente



Luisa Jordana 04/03/2024

O que nos faz humanos? Acho que esse é o grande questionamento deste conto. Andrew Martin é um androide que começou a "evoluir" de uma forma que fugiu à compreensão dos seres humanos, ao ponto de ser capaz de feitos inacreditáveis, como criar arte e apresentar comportamentos compatíveis com o que nomeamos como tristeza ou empatia. O tanto que me apeguei a esse personagem em tão poucas páginas ainda me impressiona. Uma leitura maravilhosa e sensível que me tirou lágrimas, super recomendada!
comentários(0)comente



Vininini 01/03/2024

Acho que é um dos poucos casos em que adaptação supera o livro. O filme é de longe a melhor adaptação de uma obra do Asimov e tem uma carga emocional muito maior.

O que mais senti falta foi da icônica frase: "Isto fica feliz em ser útil".
comentários(0)comente



AFG 26/02/2024

É um conto atemporal
Eu tava sem nada para fazer e lembrei que tinha uns livros do Isaac Asimov no Kindle e, quando criança, assisti ao filme, achei interessante ler o conto.

Coisa de uma hora, uma ficção científica delicada e profunda sobre um robô em busca da humanidade, sobre o que é ser humano no mundo. É profundo, é a frente do tempo, é filosófico, é belo. Rasgo elogios e merece ser lido quantas vezes for preciso.

Com certeza lerei mais do autor e assistirei o filme depois de anos, como adulta, hoje.
comentários(0)comente



Manu5 20/02/2024

Bem, bem ok
Ouço muita gente falando bem desse livro, achei que ia amar, e foi bem longe disso kkk achei nem ok, não tem nada demais, tem algumas algumas coisas que o Andrew pensa sobre a humanidade que nos faz refletir, porém é só isso.
comentários(0)comente



Antunes 19/02/2024

A busca pela humanidade
Andrew nasceu diferente, ou melhor, foi construído diferente.

Por um acaso inexplicável, seu cerebro de robô desenvolveu a capacidade de criar obras e pensar de forma muita próxima a humana.

Da mesma forma, ele teve sorte, pois foi comprado por uma família que o admirava, e talvez exatamente por isso tenha se tornado HOMEM.

É um livro curto, muito diferente da adaptação do sensacional Robin Williams, mas que nos trás grandes discussões.

Em determinado momento, Andrew tenta comprar sua liberdade de seu "dono" e assim como um pai zeloso ao extremo, o Senhor não quer libertar-se do controle que exerce sobre o robô que avança a passos largos para total consciência.

Por incrível que pareça, é minha primeira experiência com Asimov e certamente haverão outras.

Recomendo e esse terá video no canal.
comentários(0)comente



Marcelo Martins 18/02/2024

Incrível
Ah Asimov... Nunca decepciona.

Que novela incrível. Provoca diversos questionamentos, muitos envolvendo a humanidade. O que é ser humano. Traz à tona questões sobre o medo humano, do desconhecido e de perder sua "soberania". Ao passo que conta a história de um robô tão humano que se apresenta mais humano que muitos seres humanos.

Uma bela história. Recomendaria a todos :)
comentários(0)comente



Alesaldvr 17/02/2024

O homem bicentenário...
Um robô, chamado Andrew, é adquirido por uma família, mas ele parece ser diferente dos robôs comuns, pois tem criatividade, tem iniciativa e deseja melhorar a si próprio e ser reconhecido como um ser humano. Tudo que Andrew sempre desejou foi se tornar humano, e isso não foi possível por mais que ele tenha mudado todo a sua estrutura, células e até mesmo o cérebro. Andrew, o protagonista de ?O Homem Bicentenário?, é um robô que busca incessantemente a humanidade. Na minha percepção, essa busca reflete a necessidade humana de buscar significado e propósito na vida.
comentários(0)comente



Jessgasp 13/02/2024

O que é humanidade?
Essa novela do Isaac Asimov trás muitos em questionamentos sobre o que realmente nos torna humanos. Andrew, o protagonista da história, nos comove com sua busca por humanidade e igualdade. O livro levanta muitas questões filosóficas. Amei a leitura!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Weslley 12/02/2024

A busca pela "humanidade"
Uma leitura bem rápida e bem legal. Vemos a busca de um robô, primeiro, pela sua liberdade e depois para se tornar um homem.

É bem interessante a forma como Asimov escreve nesse livro, como trata as emoções e constrói um novo "ser humano".

Há também o preconceito, como os humanos lidam, ou melhor, não lidam com isso. E os sacrifícios que um imortal faz para simplesmente ser reconhecido como um de "nós".
comentários(0)comente



Sheila 12/02/2024

Maravilhoso
"Homem! Ele era um homem! Ele queria que esse fosse o seu último pensamento. Queria desvanecer? morrer? com isso."

Ficção científica com questões filosóficas que fazem o leitor refletir. O que é ser humano?
comentários(0)comente



Thiago662 10/02/2024

O robô que queria se tornar humano! Uma das estórias mais bonitas que já li. Impossível não se lembrar do filme e da atuação de Robin Williams, como Andrew Martin, embora a novela seja ainda melhor. Lindo o amor, respeito e ajuda da família Martin em relação a Andrew, por gerações! Foi a parte que mais gostei!
comentários(0)comente



Claudia.Michelin 06/02/2024

Asimov
O homem bicentenário é um conto maravilhoso! Muitos pontos de reflexão que proporciona uma boa discussão em grupo e uma discussão com nós mesmos. Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



128 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |