Sociedade do cansaço

Sociedade do cansaço Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Sociedade do Cansaço

Carolina.Leao 31/03/2022

Leitura difícil...
É um livro que requer releituras para melhor interpretação e aproveitamento dos conteúdos abordados. Embora seja pequeno, exige leitura minuciosa.

lila 29/06/2023

Estudo para a sociedade
Livro indispensável, diria eu (e muitos outros que já o leram). Apesar de denso, teórico e muito científico, é social e atual. É sincero. É de abrir os olhos dessa nossa sociedade de desempenho que se desgasta constantemente por um nítido excesso de positividade para, em um objetivo utópico, assemelhar-se a uma máquina. Uma máquina! A mesma que é falha, segundo esse mesmo livro, pois não para. Não tem ócio. Não contempla e reflete. Não é humana.

E nós, por vezes, abrindo mão dessa nossa dádiva humana diferencial, pois é isso que nos distingue de qualquer outra vida ou máquina. Não se desumanize, diz essa obra.

Fabio.Nunes 31/08/2022

Sem estrutura
Comecei o livro achando que o havia iniciado pelo meio. A sensação logo de cara foi de ter de pegar um ônibus com ele em movimento. O autor traz vários conceitos e aborda muitos elementos que exigem certa familiaridade com o tema, o que me deu certo trabalho para engrenar.
Fora isso, o livro todo me pareceu sem estrutura, sem coesão.
Com relação ao conteúdo: aprendi bastante coisa com o ponto de vista do autor, mas confesso ter discordado dele em inúmeros pontos. A descrição que ele faz da sociedade pós-moderna, a tal sociedade de desempenho, é algo um tanto ilusório - pelo menos para nossa realidade nacional. Embora tenha concordado em vários pontos, tudo o que ele fala que já está ultrapassado da sociedade disciplinar para mim ainda é o mundo atual. Talvez ele viva num mundo em que o indivíduo é realmente senhor de si mesmo e não seja obrigado a trabalhar por necessidade pura e simples.
O intenso foco nesse indivíduo que internaliza as forças coercitivas que antes eram externas me pareceu exagerado também, como se a existência "per se" do superego fosse algo incabível nos dias atuais.
Teria outras críticas a tecer, mas ficaria longo e exigiria muito tempo.
Fico por aqui não recomendando a leitura.

Manu5 25/08/2022

Muito muito bom
Pra quem quer começar a ler e estudar sobre sociologia é perfeito, a linguagem não é muito fácil, mais é só prestar um pouco mais de atenção que a coisa flui. Concordo com muita coisa que esse filósofo fala sobre essa sociedade de hoje, essa possibilidade tóxica de hoje em dia, o dinheiro que é dono das pessoas e não ao contrário, esse negócio de ser sempre produtivo, trabalhar demais, se vc não é muito produtivo vc não "presta". Quem trabalha não vive, sobrevive é sobre isso.

Paulo Ricardo 26/10/2022

Sociedade do cansaço
Fomos convencidos de que somos senhores de nós mesmo, de que podemos fazer mais e melhor. Essa é a premissa do livro. Ao contrário das sociedades passadas, que eram baseadas na autoridade, nossa sociedade atualmente é considerada uma sociedade do desempenho, e já não há mais uma cobrança externa, mas interna. Somos nosso próprio carrasco. Pois ainda somos explorados, mas agora somos nós mesmos quem nos explora. Essa ideia neo liberalista de que sempre podemos fazer melhor, e de que só dependemos do nosso próprio esforço, tem levado ao aumento significativo de doenças da psiquê humana, como síndrome de Burnout e depressão. Estamos sobrevivendo mais, mas vivendo menos. Ou, como diz o autor, somos mortos vivos.

clara 23/11/2021

é impossível pensar do mesmo jeito
esse livro me fez parar pra pensar em coisas que eu não dava tanta importância assim e realmente fazem muito sentido,pode ser um pouco técnico e difícil em alguns momentos com alguns conceitos q não fiquem tão claros assim,mas valeu muito a pena e já quero ler outros que dão sequência à essa linha de pensamento.

flaviabloisi 21/09/2021

Bom!
?Todos os esforços em favor da vida levam à morte.?
?Os adoecimentos psíquicos da sociedade de desempenho são precisamente as manifestações patológicas dessa liberdade paradoxal.

Gostei do livro. Em alguns momentos precisei consultar o dicionário mas dá pra compreender. O autor passa segurança em cada palavra escrita e aponta teses filosóficas, cita filósofos, tem embasamento.
O livro não superou minhas expectativas mas acredito que seja porque não tenho hábito de ler livros assim.
Resumidamente, eu gostei, traz boas reflexões.

Mateus 16/11/2021

um ensaio teórico
com um grande aporte teórico, o autor disseca outras obras que abordam o cansaço e o desenvolvimento da sociedade para um rumo que se volta inteiramente ao desempenho.
Diã 16/11/2021minha estante
Dizem ser distopia, mas parece a análise dessa sociedade em que vivemos.

Mateus 16/11/2021minha estante
concordo completamente. não vi nada de distópico, apenas um retrato preocupante do tempo presente.

Eduardo.Anjos 26/03/2021

Ruína Social
O autor analisa os diferentes tipos de sociedade que foram surgindo com o passar dos anos, assim como suas características e a fragilidade nas explicações que surgiram para explicar o comportamento dos indivíduos e seu desenvolvimento na sociedade. É fascinante como vamos percebendo quais foram os caminhos tomados de forma inconsciente pelo ser social, até culminar na chamada sociedade do cansaço.

haru 12/08/2021

Para refletir
Uma coisa muito importante: é bom ter bagagem filosófica antes de ler o livro. Há muitas coisas que são discutidas, mas não levam em consideração um leitor leigo, o que pode ser cansativo e confuso.
Alguns capítulos são mais complexos, outros mais simples, mas é possível entender o ponto central do autor, e é sensacional. Uma incrível crítica ao nosso sistema capitalista vigente, ótima leitura pra ser citada em redações também.
Recomendo ler com paciência.

GuiBatelochio 22/06/2021

A "liberdade" do século XXI nos prende
Sociedade do cansaço reflete sobre a organização da sociedade moderna e nosso comportamento frente ao estilo de vida "super produtivo" e suas consequências.

Não precisamos mais da figura do chefe autoritário para nos cobrar resultados, nós mesmos o fazemos. Temos a liberdade para escolher e as consequências são inteiramente culpa nossa. Vivemos para o labor e nosso tempo de lazer ou descanso não é desfrutado, pois nos sentimos culpados de não estarmos sendo produtivos naquele momento.

Não pensamos em uma revolução pois nós mesmos somos nossos exploradores. É uma sociedade desenhada de forma a nos empurrar para o burnout, a depressão e as demais doenças psíquicas. E não compreendemos isto e nos culpamos. E, ao invés de irmos ao centro do problema, tentamos remediar com redes sociais, antidepressivos, palavras motivacionais, positividade, etc.

Sociedade do cansaço trata, em resumo, do exposto acima. Não é uma leitura fácil, em alguns momentos foi densa e um pouco cansativa. Mas as cerca de 40-50 páginas finais do livro são fenomenais. É um livro com poder de te deixar pensativo e te fazer questionar o modo de vida que têm ou já teve.

Recomendo muito a leitura.

vivia.medeiros 19/03/2022

Mais uma leitura acadêmica...
O livro lembra bastante a leitura de um artigo científico, onde se entende boa parte da leitura pelas notas de rodapé e também pelo anexo. Logo, quem for lê-lo, jamais ignore esses itens, pois a leitura é densa, profunda, com alguns verbetes em língua estrangeira. Só indico pra quem gosta dessa leitura mais aprofundada.

Alice 28/11/2021

Apesar de ter uma linguagem com algumas palavras um pouco técnicas demais esse livro foi um tapa para mim! Muita coisa começou a fazer sentido depois desse livro, além de me dar muita coisa para refletir.

Cris.Aguiar 04/02/2023

Difícil mas...
não é incompreensível.
O filósofo se baseia em muitas linhas de pensamentos filosóficos para estruturar seu ensaio, então, para quem não é conhecedor, o texto pode não ir tão longe na reflexão quanto deveria, precise fazer pesquisa.
Mas no escopo geral, no tema em si, não foi difícil entender onde ele quis chegar; é um excelente ensaio, mas deve ser lido não como verdade absoluta.
Encontrei o documentário do vídeo no youtube e também uns dois vídeos que explicam e um com críticas. Achei ótimo poder aumentar o assunto além das linhas escritas.

RECOMENDO.

Clube do Livro Priolli & Karnal: fevereiro 2023