Sociedade do cansaço

Sociedade do cansaço Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Sociedade do Cansaço

Thata.Romano 21/04/2021

Filosófico
Achei o livro bem denso, com muitos termos técnicos da área da filosofia, acredito que se eu tivesse mais familiaridade com a área teria sido uma leitura mais proveitosa. Acredito que apesar disso consegui tirar boas conclusões do livro.

Bruna Gomes 29/09/2023

Me deixou olhando pra parede pensando em nada por um bom tempo!
É muito estranho se perceber nessa sociedade de desempenho, até mesmo essa minha exposição do que achei do livro cai como produto mercantil do hipercapitalismo.

"Perdemos toda capacidade de admiração. Vivemos numa loja mercantil transparente, onde nós próprios, enquanto clientes transparentes, somos supervisionados e governados. Já é tempo de rompermos com essa casa mercantil. Já é hora de transformar essa casa mercantil novamente numa moradia, numa casa de festas, onde valha mesmo a pena viver."

Patrick41 08/11/2023

Meio que Confuso
Byung-Chul Han nasceu na Coreia, mas fixou-se na Alemanha, onde estudou Filosofia na Universidade de Friburgo e Literatura Alemã e Teologia na Universidade de Munique. Em 1994, doutorou-se em Friburgo com uma tese sobre Martin Heidegger. É professor de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade de Berlim e autor de inúmeros livros sobre a sociedade atual.
Dito isso, meu primeiro contato com Byung-Chul não foi muito receptivo. Sociedade do Cansaço foi minha primeira obra do auto e a minha percepção foi que ele não se aprofunda muito em seus pontos, ao mesmo tempo em que ele tenta explicá-los

gentilvete 16/04/2024

O mix perfeito
Byung-Chul não só foi cirúrgico em mesclar os filósofos do passado com a nossa contemporaneidade, mas foi extremamente único. Não tenho palavras pra descrever o quão boas são as reflexões desse livro e o que ele proporciona com temas que apenas parecem ser muito óbvios, fazendo você abrir um pouco os olhos para a própria realidade.

Mateus 16/11/2021

um ensaio teórico
com um grande aporte teórico, o autor disseca outras obras que abordam o cansaço e o desenvolvimento da sociedade para um rumo que se volta inteiramente ao desempenho.
Diã 16/11/2021minha estante
Dizem ser distopia, mas parece a análise dessa sociedade em que vivemos.

Mateus 16/11/2021minha estante
concordo completamente. não vi nada de distópico, apenas um retrato preocupante do tempo presente.

Eduardo1994 01/04/2020

Positividade e cansaço
A grande contribuição de Han está em identificar e mostrar como estamos imersos no que ele chama de "positividade" (em contraposição à ideia de "negatividade"). Na sociedade atual, positividade impele o indivíduo a tornar seu próprio patrão e, conseqüentemente, seu carrasco. Daí derivam todas as doencas que não são mais imunológicas, mas neurais, de auto cobrança.
Esta segunda edição traz um ótimo anexo, onde Han sugere que a psicanálise não tem respostas para o sujeito contemporâneo, já que o sujeito que ele tratava era aquele reprimido (da negatividade). Vale muito a pena conhecer e debater suas ideias!

Cris.Aguiar 04/02/2023

Difícil mas...
não é incompreensível.
O filósofo se baseia em muitas linhas de pensamentos filosóficos para estruturar seu ensaio, então, para quem não é conhecedor, o texto pode não ir tão longe na reflexão quanto deveria, precise fazer pesquisa.
Mas no escopo geral, no tema em si, não foi difícil entender onde ele quis chegar; é um excelente ensaio, mas deve ser lido não como verdade absoluta.
Encontrei o documentário do vídeo no youtube e também uns dois vídeos que explicam e um com críticas. Achei ótimo poder aumentar o assunto além das linhas escritas.

RECOMENDO.

Clube do Livro Priolli & Karnal: fevereiro 2023

Alice 28/11/2021

Apesar de ter uma linguagem com algumas palavras um pouco técnicas demais esse livro foi um tapa para mim! Muita coisa começou a fazer sentido depois desse livro, além de me dar muita coisa para refletir.

flaviabloisi 21/09/2021

Bom!
?Todos os esforços em favor da vida levam à morte.?
?Os adoecimentos psíquicos da sociedade de desempenho são precisamente as manifestações patológicas dessa liberdade paradoxal.

Gostei do livro. Em alguns momentos precisei consultar o dicionário mas dá pra compreender. O autor passa segurança em cada palavra escrita e aponta teses filosóficas, cita filósofos, tem embasamento.
O livro não superou minhas expectativas mas acredito que seja porque não tenho hábito de ler livros assim.
Resumidamente, eu gostei, traz boas reflexões.

Eduardo.Anjos 26/03/2021

Ruína Social
O autor analisa os diferentes tipos de sociedade que foram surgindo com o passar dos anos, assim como suas características e a fragilidade nas explicações que surgiram para explicar o comportamento dos indivíduos e seu desenvolvimento na sociedade. É fascinante como vamos percebendo quais foram os caminhos tomados de forma inconsciente pelo ser social, até culminar na chamada sociedade do cansaço.

Uncovermoon 15/12/2021

Esclarecedor
Confesso que achei um pouco difícil de ler pois estava um tempo sem pegar em um livro quando comecei ele. Tendo em vista o momento atual, não só meu, acredito que muita gente também se sente esgotado mentalmente, é um livro essencial, de verdade.

Peupaiva 13/10/2022

Difícil leitura
Livro interessante que te leva a diversas reflexões, porém com uma leitura exaustivas, que depende de muita atenção e estudo. Não é um livro de leitura rápida, apesar de ser de bolso.

Movio 06/12/2022

Ótimo livro. Seu conteúdo conversa com a sociedade líquida descrita por Bauman. O livro incita o leitor a refletir sobre seus comportamentos e conceitos, buscando modifica-los. Fácil leitura e comprensão.

Leanndru 08/05/2021

Um ótimo livro!
"seja a melhor versao de si mesmo" acho que é a tradução de como um discurso de liberdade , de recusa a normas morais desnecessárias para a vida em sociedade, foi axiomatizada pelo sistema capitalista transformando vítima em algoz-vitima.

Vale a pena ler para pensar em todo esse esgotamento e autocobrança que fazemos de nós mesmos.

Ps: só que eu ainda acho que o que ele chama de sociedade do desempenho é um dispositivo da sociedade de controle, mas quem sou eu na fila do pão,não é mesmo?