Os Miseráveis

Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Angelohfonseca 20/07/2021

Vai deixar saudade
Foram alguns meses de leitura, mas, finalmente concluí. Um livro que vai deixar saudade e, seguramente, um dos melhores que já li até hoje!

Ju.Inácio 15/07/2021

Os Miseráveis
Morrer não é nada. Horrível é não viver.

Foram quatro meses imersa nessa leitura e, adianto para os curiosos, não é fácil. Porém isso não diminuí em nada a grandeza dessa obra, adjetivo que não se prende apenas ao número de páginas.
Esse livro é grande em todos os sentidos que a obra pode apresentar. É grande em detalhes filosóficos, em narrativa histórica, em detalhes regionais, no sentimento, aprofundamento e crescimento dos personagens. Cada uma das tramas estão interligadas como uma teia e que no final, formam uma arte linda e bem concluída.
O livro é sobre a vida de Jean Valjean e Cosette, mas não se restringe apenas a eles. Cada um dos personagens que passam por suas vidas tem um peso, absolutamente ninguém é descartado aqui. Um dos pontos mais apaixonantes dessa história é justamente como tudo consegue se conectar, mesmo que você esteja lendo e se perguntando porque o narrador está lhe apresentando aquilo, tudo consegue fazer sentido mais pra frente.
É uma obra rica. Linda. Importante.
Victor Hugo abordou a miséria em todos os aspectos que possa imaginar. Miséria por fome, miséria no amor, na ganância, miséria do justo, miséria do criminoso, miséria do homem e da mulher.
É difícil que alguém volte os holofotes para seres marginalizados, quem quer saber sobre os vencidos? Victor Hugo quis.
Estou apaixonada.

"Enquanto houver lugares onde seja possível a asfixia social; em outras palavras, e de um ponto de vista mais amplo ainda, enquanto sobre a terra houver ignorância e miséria, livros como este não serão inúteis." - Victor Hugo
Lucas Lobo 15/07/2021minha estante
Deve ser muito foda!

Iza 30/07/2021minha estante
Não tenho coragem de ler ?

Ju.Inácio 30/07/2021minha estante
Por que, Iza??

Iza 30/07/2021minha estante
Quase não terminei o corcunda de Notre dame de tao pesado que achei kkk. São livros muito importantes para nos conscientizar da miséria presente na nossa sociedade, mas não é uma leitura fácil :/ .

Rebeca257 27/12/2021

Obra prima
Foram quase 3 meses de leitura mas com certeza valeram a pena. A história é realmente muito extensa e pesada, a escrita é muito descritiva o que cansa bastante a leitura, admito que pulei algumas linhas de descrição pq simplesmente não aguentava mais porém a mensagem que o livro passa é muito importante e atual, chorei em diversos momentos por que, devido ao enorme desenvolvimento, você acaba se envolvendo muito com os personagens. Uma história linda que deveria ser lido por todos pelo menos uma vez na vida

lara 01/08/2021

os miseráveis
não tem palavras pra descrever esse livro. não é a toa que é um clássico.
o livro segue a vida de um homem negado pela sociedade por décadas, se passando em um cenário histórico e na antiga paris. voce se sente próximo do personagem principal, sentindo suas dores e torcendo para o que você não sabe muito bem o que é.
o livro é enorme, quase duas mil páginas, e obviamente não são todas as partes que são emocionantes e interessantes. victor hugo realmente se empenha em descrever cada detalhe, o que acaba por ser cansativo algumas vezes.
mas, assim como há partes entediantes em que dá vontade de desistir, há partes emocionantes em que você pensa que a história é genial. logo, voce conhece todos os personagens muito bem e vê tudo que você aprendeu sobre a frança de uma outra maneira.
paciência é o que esse livro exige, mas não tem como não o ler.

Joao.Alessandre 16/07/2022

Essencial!
Esta obra está em diversas listas de "livros para ser lidos antes de morrer" e apesar de ser avesso a glamourizaçao excessiva concluo a leitura com o claro sentimento de que as 1509 páginas desta edição valeram cada segundo. Dezenas de personagens marcantes, reconstrução de momentos-chave do século 19 e análise crítica do contexto social são alguns elementos dentre incontáveis deste monumento da literatura universal. Victor Hugo edifica e entrelaça uma constelação de eventos pós revolução francesa cujas consequências ecoam até nossos dias. É apaixonante acompanhar a evolução dos personagens, seus dramas e respostas a situações-limite. Apesar de exigir empenho e, às vezes, paciência com sua prolixidade, a resultante final é uma sensação de completude, de aquisição de propriedades que nos tornam seres humanos melhores. Passional, loquaz, sábio...Foram necessários décadas de dedicação e lapidação para o desfecho dos Miseráveis. Certamente é,e sempre será, essencial àqueles que buscam significados e explicações para nossa existência.
Luana 16/07/2022minha estante
Li duas versões adaptadas de pouco mais de 100 pags cada uma. Acho que fiz cagada. Ler o texto integral é sempre uma experiência única, e agora que já levei um monte de spoiler nem sei se quero mais tentarkk

Joao.Alessandre 16/07/2022minha estante
Oi Luana. Tbm recebi muitos spoilers - já tinha assistido filme, musical mas te garanto que o texto integral é de um frescor e vivacidade que compensam muito. A maior dificuldade é encarar as digressões e análises subjetivas/filosóficas que permeiam todo o texto. Qdo a "ação" e interação dos personagens se desenrolam a narrativa transcorre lindamente.

Leandra9 14/07/2023

Uau
Sumida daqui por motivos de: MEU DEUS QUE LIVRO GRANDE KKKKKKKK. É um ótimo livro, uma história intrigante mas beeem detalhada é arrastada. Mas gostei

milkyaha 16/07/2020

"Morrer não é nada, horrivel é não viver."

É o meu livro favorito de todos os tempos. E devo admitir que sou chata quando se trata de livros.

Mas o que posso fazer quando existe uma leitura que com o passar dos anos fica cada vez mais real, realmente é surpreendente como Victor Hugo conseguiu construir uma historia que muitos de anos depois continuaria sendo realidade do planeta.
Na verdade chega até ser triste.

Enfim, para mim vejo como uma obrigação como cidadão, ter lido pelo menos uma vez os miseráveis.

sonho em um dia poder ler a versão de 1500 páginas.

Nota:10/10
Maria.Beatriz 18/06/2021minha estante
oi ? qual versão vc leu ?
quando eu era criança eu li uma versão menor que me marcou até hoje, mas não lembro qual das versões resumidas foi. pq meu medo é comprar uma versão q não seja tão boa quanto a que li há anos atrás...e eu queria reler essa obra novamente em uma versão menor pra relembrar a alegria que eu senti e das inquietação quando o li ainda criança....
e futuramente se Deus quiser irei ler a de 1500 páginas.

Gabi 24/07/2022

Sem palavras
Acho que não existe nenhuma palavra, ou frase desse mundo que consegue definir o que eu tô sentindo por esse livro. Comecei ele com medo, pelo tamanho, e terminei ele apaixonada, e orgulhosa. Eu me apaixonei imensamente pelos personagens desse livro, todos bem construídos, e importantes pra história, mas nenhum supera o Jean Valjean pra mim, o amor que ele sente pela pessoas, pela Cosette principalmente, é um amor tão puro, que não tem como descrever em palavras. Um personagem que sofreu muito durante o livro, mas que não mudou a verdadeira essência de sua alma, mesmo tendo um milhão de motivos pra mudar, e se tornar alguém amargo e arrogante, muito pelo contrário, mesmo sofrendo muito, não deixou de amar as pessoas, de ser humilde e honesto. Incrível incrível

drummondianos 14/08/2020

o melhor livro que já li na vida
diferentemente da maioria dos clássicos políticos da literatura mundial, ?os miseráveis? foge de uma análise simplista ou óbvia e mostra, nos detalhes, as diferentes formas de miséria humana.

o personagem principal, jean valjean, tem um destino um tanto quanto sofrido após ser condenado por roubar pão. muitas coisas ocorrem em sua vida após isso, e todas elas são cercadas pelo ?fantasma? de seu passado. victor hugo questiona a nossa ideia sobre moral, nossos preconceitos e, também, nossa visão sobre os acontecimentos da vida a partir desse personagem. apesar de sua vida sofrida, valjean sempre tenta ser um bom homem e fazer o bem às pessoas.

mesmo com todo sofrimento que permeia a vida de todos os personagens, nós vemos romances, relações paternas, empatia e outros sentimentos belos. e, também, mesmo com tudo isso, a religiosidade, ou melhor, a espiritualidade fica presente e regenera personagens que estavam nas trevas. a política também se apresenta como importante fator que muda o rumo das pessoas que compõem a trama, e o narrador apresenta importantes reflexões sobre esse assunto, nos contextualizando sobre a história da França.

nesse belíssimo e enorme romance, victor hugo apresenta-nos as dores da sociedade não só de sua época, mas de praticamente todas. emocionante é a palavra que o descreve. um livro que não passará despercebido na vida de ninguém. personagens como fantine, jean valjean, gavroche, marius, eponine e enjolras são marcantes e certamente tocam o coração de todos os leitores.
Giovanna1599 14/08/2020minha estante
depois dessa resenha até deu vontade de ler

Olivia 12/08/2021minha estante
Venceu guerreira

hiniamaria 12/08/2021minha estante
dias de glória ?????????

Vanessa.Vtknas 16/08/2020

Sublime
Um livro sobre a vida, sobre o ser humano, sobre o amor e a dor. Encantador, Victor Hugo da um banho de conhecimento sobre a França em seus primeiros anos pós Revolução e quando nos leva hipnotizados por uma linda história.

Wania Cris 30/08/2020

Nunca ninguém escreveu tão bem sobre sentimento como Victor Hugo
“Tenho a convicção de que este livro será um dos pontos mais altos de minha obra, se não o mais alto de todos” – Victor Hugo (acertou, miserável!!)

Terminei essa obra de arte escrita não faz dez minutos. Estou completamente devastada.São 1512 páginas de tão excelente qualidade que me sinto indigna de ter lido.

Uma jornada épica às profundezas dos sentimentos humanos, pelo que há de melhor e de muito pior no homem e na sociedade. Personagens tão íntegros de um lado, outros tão desprezíveis do outro lado. E o leitor ali mergulhando em tudo aquilo...

Falam-se muito sobre as divagações de Victor Hugo durante algumas passagens do livro, mas ali não tem nada "passando". Exaustivo, sim, sobrando, não. Tudo foi desenvolvido para tornar única a ambientação da estória, a construção dos personagens, a consolidação da obra. Cada divisão do livro o valida ainda mais a ser a epopeia que atravessa os tempos como uma das melhores obras literárias de todos os tempos.

Todas as partes do livros nos trazem personagens grandiosos, como o Bispo Bievenu cuja presença repercute em todo o livro. O pequeno Gavroche, a alegria em meio à miséria como um brado de resistência àqueles que querem vencê-lo. O sorumbático Javert, tão refém de seus princípios. O grandioso Jean Valjean a quem palavras jamais alcançaram a sublimidade de sua construção.

Os Miseráveis entra para o rol de melhores livros da minha vida e, dificilmente, será superado por qualquer outro. Que livro, gente! Que livro!!
Evelin.Mayara 05/09/2020minha estante
Não se pode viver sem ler esse livro. Bela resenha!?

Vivi 05/09/2020minha estante
Disse tudo o que eu queria!!!

Carola Shimoki 21/07/2022

Uma das minhas 7 maravilhas pessoais...
Hoje fico órfã...não como Jean Valjean, Cosette ou Marius. Mas, deles. Tanto pra falar, pouco a se dizer. Acho que não existem palavras que transcrevam todos os amores, paixões, tristezas, agonias, revoltas, surpresas, que me façam expressar o que senti com essa leitura magistral. Só se fosse Victor Hugo... ele sim, creio eu, que soubesse passar para uma folha de papel o que sentia, via e vivia, com todas as inquietações e exasperações de sua alma. Narrar a história de uma vida fictícia embrenhando-se por caminhos da história real, mas que tremenda façanha! Que tremenda história! Não poderia por menos não ser um temendo autor. Ficaria dias olhando pela janela vendo a vida de Jean Valjean passar pelos meus olhos, vendo o vestidinho de Cosette puido que ela trajava tentando carregar um balde de água quase de seu tamanho...vendo os encontros e desencontros de pessoas e o entrelaçamento eterno de algumas almas...vendo o tear da vida juntar, afastar, juntar novamente e separar mais uma vez, corações que foram feitos para baterem sempre juntos...a vida e a morte de uma única pessoa várias e várias e várias e várias vezes numa únicaoportunidade de viver... ais de amor, de sofrimento, de surpresas, de derrotas, de lamentações, de súplicas e de esperança de uma quase vida...
"Morrer não é nada; horrível é não viver"...sem mais...