A terra dos meninos pelados

A terra dos meninos pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

Yan de Alencar 09/04/2011

"Não senhor, que a gente não é rapadura."
Graciliano Ramos nos brinda com mais uma obra completa.
Nesta muitos podem interpretar como apenas umas história de crianças, na realidade é uma história de uma criança em particular, que é um reflexo de todas crianças no mundo.
Qual criança nunca imaginou um mundo só seu, onde você é aceito não importando nada além de seu interior?
Graciliano utiliza-se da imaginação criativa da criança para nos mostrar a profundidade por trás dos conflitos vividos por esses pequenos seres e faz cada criança,e muito adultos, ver que na vida nada tem que ser igual, que a graça que temos nela é sermos diferentes e viver essas aventura de diferenças é o que a vida tem de melhor.
A imaginação nunca deve morrer, que fique claro que sou um sonhador, mas quem nos espera no fim da nossa serra de 'Taquaritu' é a realidade de viver, devemos de fato obter o melhor dos nossos sonhos para compreender assim melhor a realidade que nos é imposta ao dia-dia.
Eliandra 15/09/2020minha estante
Ele vai para Tatipirun

joana 20/04/2024

Tão bulindo comigo
Simplesmente maravilhoso! Mal posso esperar pra minha sobrinha crescer mais um pouquinho pra eu ler essa história pra ela. É curtinha, ótima para crianças.

Limão 03/04/2021

Chato...
Não é porque é livro infanto-juvenil, mas é bem chatinho viu... o menino cria um mundo só dele, com nomes estranhos e várias conversas sem pé nem cabeça e no fim o livro nem é divertido nem interessante.

Aline O. 18/03/2021

"A terra dos meninos pelados" - Graciliano Ramos para os pequenos e para os adultos de alma livre - foi o primeiro conto lido no ano.
O livro conta a história de Raimundo Pelado, um garoto diferente que, entristecido por não ser bem aceito pelos outros meninos, cria um universo imaginário, nomeado reino de Tatipirun. Lá os habitantes possuem características parecidas com as dele e são aceitos da maneira que são.
Uma lindeza só. Uma ode à subjetividade do ser.

amErica 11/07/2021

É né
Mano ajhajajajkaksksskk definitivamente não é o tipo de livro que eu gosto. Me senti como quando assisti A espuma dos dias... perda de tempo ?
clarinha | @mostraacapa 11/07/2021minha estante
"é né" KKKKKKKKKK

amErica 11/07/2021minha estante
@clarinha dá pro gasto HKKSKSKSK

Mariana.Schmall 22/02/2024

Bom livro
Um livro diverto escrito para crianças, mas é um assunto para todas as idades, diferenças e aceitação. É nessa fase que as coisas começam a se consolidar então, nada mais justo do que mostrar que somos todos diferentes, temos corpos diferentes, personalidades diferentes, cores, educação e etc, enfim e isso é o legal da vida. E viver em sociedade é lher dar com essas diferenças numa boa.

Um livro simples que diz muito!

beattrrzz 07/12/2020

confuso
Não entendi absolutamente nada quando eu li (faz bastante tempo), percebi o plot twist do final apenas depois da discussão sobre o livro na aula.
Não tive interesse nenhum pelo livro, porque a história é muito confusa e desinteressante.

Lucas.Amorim 23/09/2022

Saber lidar com as diferenças
A terra dos meninos pelados me lembrou muito "Alice no país das maravilhas", mas com um olhar voltado sobre as diferenças. Gostei muito, foi uma leitura bem suave e engraçada. Várias vezes me peguei rindo à toa.

Isabelly 17/08/2022

histórias de abrir a mente
Lembro que quando eu li eu ficava me imaginando na situação do garotinho e realmente era muito difícil ter que passar por tudo o que ele passava e perceber que o preconceito está tão estruturado enraizado, é triste
mas a história de como ele tenta mudar essa situação é inteiramente cativante.

Marina 27/08/2012

Lindo
Ainda me lembro como foi que ganhei esse livro. Eu estava na quarta série quando a professora me deu. Todos da turma ganharam um livro diferente, o objetivo era estimular a leitura (obvio) e também a amizade, pois a professora propôs que trocássemos de livro com algum colega quando terminasse de ler o nosso. Infelizmente ninguém trocou. Hoje penso que fui a única pessoa que realmente leu o livro que ganhou.

Terra dos meninos pelados conta a história de Raimundo, uma criança que, por ser careca, é motivo de deboche para outras crianças e até alguns adultos. Um dia, Raimundo estava triste e resolve andar sem rumo, até que se vê perdido em um país chamado Tatipirun, onde as árvores falam, os rios abrem caminho para alguém passar e as aranhas tecem roupas de teias (teias coloridas!). E não é só isso, todas as crianças deste país são carecas, incluindo as meninas. Mas cada uma é de um jeito, umas muito altas, outras baixa demais, algumas são branquelas, outras tem manchas no rosto, etc. E todas elas queriam que todo mundo fosse igual a todo mundo.

Li esse livro de novo há algum tempo atrás. Não me lembrava de nenhuma palavra dele, exceto o título, que quando era criança, não gostei muito pois não tinha entendido o sentido.
Gosto de livros infantis, apesar de não ter idade mas para eles. Gosto porque eles me levam de volta a minha infância. Quando li esse livro pela primeira vez, não percebi que o menino estava apenas imaginando o país de Tatipirun, mas qual criança nunca imaginou viver em um mundo diferente do nosso? Até hoje eu ainda faço isso!

Esse livro traz uma lição bem interessante, como a maioria dos livros infantis. E também serve para todas as idades. Já no prefácio tem perguntas como "o que é ser diferente?", "precisamos ser iguais aos outros para sermos aceitos?". O livro tenta mostrar que você não precisa ser igual a todo mundo para ser aceito.
É uma lição interessante, e como no livro O Pequeno Príncipe, quase sempre esquecida.

Não preciso dizer que é um bom livro. A maioria dos livros infantis são bons. Demorei menos de um hora para ler, porque o livro tem poucas páginas. Fico feliz de ter guardado o livro por tanto tempo, e espero levar a lição dele para a vida toda.

site: http://www.31demarco.com/

Daniel Vitor 21/04/2020

Raimundo pelado
Como não amar esse livro? Tá aí uma pergunta que não tem resposta para os amantes da boa literatura nacional.
A terra dos Meninos pelados é uma novela de Graciliano Ramos que alcança leitores de todas as idades. É uma leitura rápida, gostosa, com aquela cutucada em temas transversais, tais como: preconceitos e e inclusão social.
Ele cansou dessa terra de cambará, de gente cabeluda, com os olhos de uma cor só, gente seletiva, gente mesquinha e egoísta e viajou para uma terra onde não se tem espinho, que não tem tempestade, nem escuridão e qualquer menina pode virar princesa e desvirar.
Como eu queria conhecer essa terra que tanto fala esse Raimundo Pelado.

Allysoonsz 23/05/2022

LEITURA MAIS ALEATÓRIA QUE FIZ NA VIDA
Eu encontrei esse livro na biblioteca da escola e resolvi ler. A história é muito aleatória, mas é simplesmente cativante. Ela trás lições de uma maneira descontraída, fazendo com que o leitor capte seus ensinamentos sem muitos esforços. Os capítulos são curtos e há algumas ilustrações que são fundamentais para a história. Me diverti demais com os pirraias carecas, recomendo.

Titi 17/10/2023

A terra da imaginação
Muitos veem esta obra como sendo algo apenas infantil, quem faz isto não compreende a real essência desta obra. Graciliano busca contar a história de uma criança que cria seu próprio mundo imaginário, onde tudo é como a criança quer que seja, por isso todo os cidadãos dessa cidade possuem um olho de cada cor. E, por meio desta história, Graciliano busca narrar como a imaginação molda a realidade, que se vê contrastada com as obrigações do mundo real, como o dever de geografia. Em suma, de modo sucinto o autor explora aquilo que há de mais profundo e belo na infância, a saber, a imaginação! Uma leitura curta, de no máximo 40 minutos, más de lições para se refletir por 40 horas, recomendo a todos,