A terra dos meninos pelados

A terra dos meninos pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

Bruno236 26/12/2021

Aceitação e validação da liberdade
Algo que gostei nessa história fantástica tem a ver com a aceitação das diferenças, percepção das igualdades e abertura ao novo na relações entre as pessoas e o meio onde vivemos.

Heloísa B. 04/08/2022

O que eu achei
Achei que o autor estava ch4pado quando foi escrever esse livro. Não entendi bosta nenhuma. Não da para entender quem ta falando. Só não.

Wanderson.Ramos 17/02/2022

Me arrependi de ler
Não indico pra ninguém. Livro ruim, sem sentido. Não adianta fingir gostar só pra parecer intelectual porque foi criado por Graciliano Ramos, ou criar teorias profundas sobre o livro.
Não, o livro é ruim, sim. Não perca seu tempo.

Gabi 01/07/2021

Qualquer coisa que Graciliano escreve é bom. Essa história é uma boniteza que só!!
Deveria ser leitura obrigatória no ensino fundamental

Loh.br 17/06/2021

Mais uma obra de Graciliano Ramos, dessa vez foi "A Terra dos Meninos Pelados", no final ela nos deu uma lição valiosa, que somos todos iguais, bonitos, não porta a aparência, também nos ensina que se fossemos iguais, na questão de aparência, seria tudo muito chato, o mundo não teria graça

Ray 11/06/2021

gostoso de ler
Uma leitura rapidinha, mas que fica claro qual o enredo. Raimundo que sofre com os outros rindo de sua aparência, chega em um mundo ideal para ele, onde todos compreendem ele. Leitura bem boa, recomendo!

Wania Cris 05/05/2024

Voltei no tempo...
Um recorte desse livro estava em um livro didático da minha infância. Que gostosa viagem no tempo foi ler essa história...

Graciliano tinha um talento imenso de trazer para a escrita o mundo mágico da imaginação.

Emi_msw 30/11/2022

Uma leitura breve rica da fantasia infantil, acertivo em demonstrar sobre como o bullying transparece na sociedade e formas de lidar com isso.
Li para auxiliar o meu irmão (criança), mas a magnitude de Graciliano Ramos não deve ser restrita a essa faixa de idade!

Ana Domingues 24/05/2020

Raimundo em seu mundo
?Sem pé nem cabeça?, mas envolvente e curiosa. Adequada para o público juvenil, mostra que todos somos inclusos em um mundo, nem que você tenha que criar um mundo só seu. Raimundo tem o mundo dele, mas mesmo em seu mundo, há diferenças. E todos aceitam as diferenças.

Jessica Alves 29/04/2020

É um livro ok
É um livro infantil que conta a história de Raimundo, um menino careca e com um olho azul e o outro preto, que sempre é zoado pelas crianças. Um dia ele vai parar na Terra dos meninos pelados e alí ele conhece outros meninos iguais a ele e assim faz vários amigos.

Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Graciliano é um escritor que sempre me surpreende positivamente com seus livros e não sei porque demoro tanto a ler sua obra. A Terra dos Meninos Pelados é um livro infantil que trata de bullying de uma forma bem leve, por meio de um menino que é carece e tem os olhos de cores diferentes. Ele tem um sonho (que parece realidade) onde todos os meninos são iguais a ele. É uma história curta e bem gostosa de ler.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

aureliox 07/04/2019

Nem parece de 1937!
O livro pode ser usado para discutir bullying e preconceito, mas não se limita a isso. A sutileza e o carinho ao tratar do universo infantil e da natureza humana é o que torna essa obra tão especial.

O texto não é longo e a linguagem coloquial garante uma leitura fluida (talvez um pouco difícil para as crianças de hoje), o narrador brinca com as palavras ao dar nome às coisas da Terra dos Meninos Pelados, sempre com humor, instiga o leitor a mergulhar no complexo universo da língua portuguesa, apresentando palavras interessantes e desconhecidas das crianças, como "paleolítico".

Impossível não se cativar pela ingenuidade e sabedoria de Tatipirun. É no diálogo com as criaturas dessa terra fantástica que o menino Raimundo começa a refletir sobre aceitação, responsabilidade, liberdade e tempo.

Gabriela 14/07/2013

Imaginativo.
Um menino diferente dos outros se chamava Raimundo tinha os olhos de cores diferentes, o direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Os meninos chamavam ele de pelado. Até que ele se acostumou, pois era de bom gênio e não se zangava. Os meninos de sua vizinhança caçoavam dele se escondendo atrás das árvores e falando coisas do tipo:
- Quem raspou a cabeça dele?
- Como colocaram os olhos de duas crianças numa cara?
Não tendo com quem entender-se, Raimundo fala sozinho e achavam que ele estava malucando, mas não estava conversava sozinho e desenhava nas calçadas coisas belíssimas do país de Tatipirun.
Um dia Raimundo entrou em casa atravessou quintal e ganhou o morro. E ai começaram a surgir coisas do país que desenhava nas calçadas.
Entrou no país e viveu vários momentos com os amigos que fez além da d. Laranjeira, um automóvel, uma aranha, pássaros e etc.
Na minha opinião, é um livro curto que utiliza muito a imaginação.