A terra dos meninos pelados

A terra dos meninos pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

Sílvia 31/12/2021

Agradável surpresa
Que surpresa pensar que o autor de Vidas Secas escreveu esse livro. É uma lição muito bonita de como encarar o bulling e o preconceito. Há um menino com olhos de cores diferentes e completamente careca que sofre nas mãos de seus vizinhos. Daí ele vai parar na terra dos meninos pelados. Muito legal

iguteixeira 08/01/2022

Inventividade
Pretendo cada vez mais adentrar na literatura de Graciliano Ramos. A imaginação não só no enredo, mas também na forma de compor as palavras é de extrema beleza. Amei

Rossana.Maximino 12/05/2022

Uma história sobre respeito
Aquele tipo de história contata de um jeito simples para explicar e ilustrar a importância de respeitar as diferenças.
Graciliano Ramos de uma forma bem sacada fez isso com sutileza ao usar uma criança que tinha um olho de cada cor como personagem principal desta obra. Por ser um texto voltado para criança a história não tem muitos conflitos e nem reviravoltas mas pode ser utilizado como repertório para leituras conjuntas.

Jesca 26/05/2022

"Vá seguindo sempre. Todos os caminhos são certos."
Quem não queria fechar os olhos e embarcar em uma aventura na terra da fantasia? Onde nada precisa fazer sentido, todos os seres se respeitam e não existem coisas ruins... Nesse livro Graciliano nos apresenta Raimundo, um menino que, por ter características estranhas aos demais, cria um mundo onde não há maldade, em que todos se gostam e nada importa o suficiente para que a paz seja sacrificada. Também expõe bem demais a importância das diferenças para a convivência em sociedade. A imaginação de Raimundo é linda de se pensar. Ele é um reflexo de todas as crianças, sobretudo aquelas que sofrem bullying ou algum tipo de violência e tentam escapar pelos caminhos que só a criatividade infantil é capaz de criar. É lindo de se ler e de se ver também, as ilustrações são verdadeiras obras de arte. Estou encantada com essa obra, já havia tempo que deseja fazer esta leitura, mas posso dizer que foi muito melhor do que eu imaginava. O meu desejo agora é apenas que a imaginação das crianças nunca nos abandone ou deixe de existir, que sempre exista um país de Tatipirum dentro de nós, onde possamos passar um tempo e esquecer esse mundo que constantemente nós sufoca e aflige. Enfim...

ferbrito__ 10/06/2023

É um livro muito gostosinho e rápido de ler, parece até um conto. Mas é muito interessante e divertido.

diuliveraline 31/07/2023

?A terra dos meninos pelados? - Graciliano Ramos para os pequenos e para os adultos de alma livre - foi o primeiro conto lido no ano.
O livro conta a histo?ria de Raimundo Pelado, um garoto diferente que, entristecido por na?o ser bem aceito pelos outros meninos, cria um universo imagina?rio, nomeado reino de Tatipirun. La? os habitantes possuem caracteri?sticas parecidas com as dele e sa?o aceitos da maneira que sa?o.
Uma lindeza so?. Uma ode a? subjetividade do ser. ?

Catsalg 06/11/2023

Não gostei
Li esse livro para a escola. Ele não me prendeu a atenção e é muito devagar, achei bem criativo e inimaginável, mas não achei interessante.

Larissa.Brito 05/01/2024

Leitura agradável
O livro é interessante, decidi lê-lo pois sou encantada por outras obras de Graciliano e confesso que esse aqui não é das melhores que ele produziu. Isso não se deve ao fato de ser um livro infantil mas sim da forma confusa que a obra é construída. Por fim, a mensagem passada é interessante, o que faz valer a pena a leitura.

Vivis.Faria 08/01/2024

Mais um livro do autor Graciliano Ramos
Graciliano Ramos é conhecido pelo livro clássico Vidas Secas. Nesse livro que é um infanto-juvenil o autor usa da fantasia e das reflexões,as ilustrações do livro são fiéis a história. Gostei bastante. Ameiii.

Bruna.Adenice 15/01/2024

Muito mais que uma simples obra infantil
Estava a procura de um audiolivro rápido, mas que fosse interessante. Pois bem, em meio a procurar na Audible me veio essa obra.

A obra é de Graciliano Ramos, estão dispensa maiores comentários, né? Nesse texto, o autor traz uma abordagem um pouco diferente do habitual: um enredo infanto-junenil.

Por ora, a obra pode parecer simples, ingênua. Porém, sua essência é de uma genialidade, marca registrada do autor.

O garoto Raimundo se imagina em um mundo em que suas diferenças tornam-se algo comum. O personagem principal era tratado com indiferença diante de sua aparência física, por não se encaixar no padrão do ambiente em que vivia. Daí passa a vislumbrar um mundo em que todos são tais quais como ele. Nesse mundo todos se respeitam, são amigos e felizes.

Embora seja uma obra de leitura rápida, é imprescindível destacar suas nuances que vão além do universo infantil. Aqui somos levados a nos questionar do porquê da sociedade exigir um padrão ideal para as pessoas, rejeitando aqueles que não se adequam a determinados perfis.

Podemos também observar o mal que a rejeição pode acarretar na mente das pessoas. Aqui, o garoto é rechaçado pela ausência de cabelos e pelas cores de seus olhos, o que o inibe diante dos demais.

Ao atravessar esse universo imaginário em que ele é, enfim, aceito tal qual como ele é, vemos um garoto feliz.

A obra tem leitura fácil e rápida, mas nada que diminua sua qualidade. Pelo contrário. O livro enfatiza de uma forma lúdica a importância do respeito entre pessoas, independente de padrões ou estereótipos.

Também destaca que a rejeição pode acarretar em males psicológicos.

Tal livro também fomenta a imaginação e, pode ser tranquilamente usado como recurso pedagógico dentro de sala de aula, para trabalhar temas atuais e de grande valia para a sociedade, tais como: o bullying, diferenças sociais, aceitação, bem como a imaginação, dentre outros.

Quando volta a sua realidade, podemos entender que Raimundo trabalha com sua autoaceitação, o que também nos leva a pensar na importância de nos aceitarmos como realmente somos, não nos preocupando em adequar a padrões idealizados por outras pessoas.

De modo geral, é uma leitura simples, mas que exige do leitor captar as mensagens implícitas para que sua mensagem faça, de fato, sentido. Do contrário, poderá até parecer um texto "bobinho", insosso, o que não condiz com a realidade.

frnclzntt 16/01/2024

Na minha visão o autor acerta nos pontos lúdicos do livro, observado que é destinado ao público infantil. Talvez eu quando criança ficasse um pouco perdida na viagem que é esse livro, mas nos meus 30 anos consigo saborear a doçura e inocência do diálogo e cenários construídos.

Cachamorra 28/01/2024

Um conto infantil (!) com cara de Brasil
Aqui temos um Graciliano falando, que acabou de sair da prisão, escrevendo um conto infanto juvenil.

O conto traz temas muito atuais para a fase da adolescência, entre eles a questão da aceitação e do reconhecimento da própria identidade. Conseguimos aqui fazer facilmente uma ponte com a descoberta do corpo e do próprio ser.

Graciliano foi um mestre aqui.

amorime_ 05/02/2024

Me surpreendeu
Comecei o livro esperando uma leitura difícil ou cansativa e me surpreendi. A leitura é super rápida e fluida, a história acontece de uma maneira leve e ao mesmo tempo, profunda: consegue trazer reflexões e transmitir a ideia do autor. Os personagens são cativantes, do tipo que te faz sentir falta quando a leitura acaba.

Esse livro foi um achado, super vale a leitura.

Katharina.Pedrosa 11/02/2024

Interessante
Graciliano Ramos me surpreendeu com a sutileza desta obra. O livro enfatiza de uma forma lúdica a importância do respeito entre pessoas, independente de padrões ou estereótipos.