A terra dos meninos pelados

A terra dos meninos pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

Luiza 19/12/2022

Opiniões
Minha opinião!

Eu n gostei do livro, eu achei mto parado e sem emoção, esperava mais dele, eu li por conta da minha escola mais n iria ler ele dnv, eu gosto de livros de terror, romance, e entre outros, mas esse eu n gostei achei estranho e n gostei da história..

Lembrando q é a minha opn ok!!(: se vc gostou eu n vou julgar nem nada!!???

Glória Virgínia 18/03/2023

A terra
Livro infantil que trad profundidade, quantas interpretações poderiam ser feita da ida repentina do menino a terra de faz de conta, genial

Lorena 11/07/2017

"Você se afogando em pouca água!"
O que eu adoro nos livros infantis?
Com poucas palavras eles nos ensinam as vezes mais do que toda uma enciclopédia.
Pra quê um mundo onde todos são iguais?
"Não senhor, que a gente não é rapadura."
Pra quê tanta formalidade, tanta preocupação e estresse com cada pequena coisa da vida?
"Deixe de tolice, criatura. Você se afogando em pouca água!"
O universo é mesmo infinito e cheio de possibilidades...
"Por que é que não existem pessoas diferentes de nós? Se há criaturas com duas pernas e uma cabeça, pode haver outras com duas cabeças e uma perna."
As vezes, precisamos criar um mundo do contrário, pra aceitar as contrariedades do nosso próprio.

Leila de Carvalho e Gonçalves 24/07/2018

De Cambacará à Tatipirun
Esse conto para crianças foi escrito por Graciliano Ramos em 1937, logo após ele ser solto da prisão de Ilha Grande e ir morar num quarto de pensão com a esposa e as filhas no Rio de Janeiro. Ainda nesse mesmo ano, a obra lhe rendeu um prêmio do Ministério de Educação e Cultura, mas a primeira edição só foi publicada em 1939.

Através de uma linguagem coloquial, Graciliano apresenta um texto inovador por conta de um protagonista diferente. Raimundo, além da cabeça pelada, é um menino "com olhos de duas criaturas numa mesma cara" que, chacoteado pelas crianças, é vítima da exclusão.

Essa é uma narrativa mágica que "sem referências temporais explícitas, acontece em lugares imprecisos e imaginários como Cambacará e Tatipirun". O autor prossegue nessa linha fantasiosa, usando e abusando de personagens antropomorfizados, desde carros que falam e voam até um bando de animais falantes.

Para compor essa história também foram usados inúmeros neoligismos. Por exemplo, as personagens humanas foram batizadas de Caralâmpia, Pirenco, Talima, Sira e Picundo, mas também foram criadas palavras como "prinsecência" para reforçar a magia do texto que faz uma releitura de duas histórias infantis: Raimundo assemelha-se ao "Patinho Feio", de Hans Cristian Andersen, que precisa aprender a lidar com as diferenças, mas como "Alice", de Lewis Caroll, tem de lançar-se num mundo novo e surreal para poder ultrapassar seus limites através da reflexão.

Cinco estrelas!

aureliox 07/04/2019

Nem parece de 1937!
O livro pode ser usado para discutir bullying e preconceito, mas não se limita a isso. A sutileza e o carinho ao tratar do universo infantil e da natureza humana é o que torna essa obra tão especial.

O texto não é longo e a linguagem coloquial garante uma leitura fluida (talvez um pouco difícil para as crianças de hoje), o narrador brinca com as palavras ao dar nome às coisas da Terra dos Meninos Pelados, sempre com humor, instiga o leitor a mergulhar no complexo universo da língua portuguesa, apresentando palavras interessantes e desconhecidas das crianças, como "paleolítico".

Impossível não se cativar pela ingenuidade e sabedoria de Tatipirun. É no diálogo com as criaturas dessa terra fantástica que o menino Raimundo começa a refletir sobre aceitação, responsabilidade, liberdade e tempo.

Tainá 30/09/2023

A procura por identificação e pertencimento de uma criança, que reflete muito bem a busca de todas por um lugar. Achei muito bacana!

Nat 02/03/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
Graciliano é um escritor que sempre me surpreende positivamente com seus livros e não sei porque demoro tanto a ler sua obra. A Terra dos Meninos Pelados é um livro infantil que trata de bullying de uma forma bem leve, por meio de um menino que é carece e tem os olhos de cores diferentes. Ele tem um sonho (que parece realidade) onde todos os meninos são iguais a ele. É uma história curta e bem gostosa de ler.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Jessica Alves 29/04/2020

É um livro ok
É um livro infantil que conta a história de Raimundo, um menino careca e com um olho azul e o outro preto, que sempre é zoado pelas crianças. Um dia ele vai parar na Terra dos meninos pelados e alí ele conhece outros meninos iguais a ele e assim faz vários amigos.

Ana Domingues 24/05/2020

Raimundo em seu mundo
?Sem pé nem cabeça?, mas envolvente e curiosa. Adequada para o público juvenil, mostra que todos somos inclusos em um mundo, nem que você tenha que criar um mundo só seu. Raimundo tem o mundo dele, mas mesmo em seu mundo, há diferenças. E todos aceitam as diferenças.

@injoyce_ 18/01/2023

A Terra dos Meninos Pelados
Um livro infantil e fofo que nem sabia que o Graça tinha escrito. Foi uma surpresa e tanto e adoro esses livrinhos infantis. Meta é ler tudo do Graça.

Carla 25/02/2021

Essa resenha é completamente enviesada. Minha mãe lia esse livro pra mim quando eu era criança e me lembrei dele hoje. Precisava ler ele de novo. A forma que o Graciliano aborda as diferenças me tocou. Mas o que mais me tocou, foi a nostalgia.

Rita Camacho 08/04/2021

A história é bem bonitinha e engraçada e as ilustrações são coloridas e muito bonitas! Gostei muito que no final do livro há informações paratextuais que nos fazem refletir sobre a história e a temática da diversidade. "[...] por isso é importante tentarmos ser gentis e acolhermos o próximo sempre, apesar das nossas diferenças (e principalmente por causa delas!" (p.86)
Só acho que deveriam ter prestado mais atenção na construção dos diálogos e das pontuações.

Ray 11/06/2021

gostoso de ler
Uma leitura rapidinha, mas que fica claro qual o enredo. Raimundo que sofre com os outros rindo de sua aparência, chega em um mundo ideal para ele, onde todos compreendem ele. Leitura bem boa, recomendo!

Loh.br 17/06/2021

Mais uma obra de Graciliano Ramos, dessa vez foi "A Terra dos Meninos Pelados", no final ela nos deu uma lição valiosa, que somos todos iguais, bonitos, não porta a aparência, também nos ensina que se fossemos iguais, na questão de aparência, seria tudo muito chato, o mundo não teria graça