A terra dos meninos pelados

A terra dos meninos pelados Graciliano Ramos

Resenhas - A Terra dos Meninos Pelados

Titi 17/10/2023

A terra da imaginação
Muitos veem esta obra como sendo algo apenas infantil, quem faz isto não compreende a real essência desta obra. Graciliano busca contar a história de uma criança que cria seu próprio mundo imaginário, onde tudo é como a criança quer que seja, por isso todo os cidadãos dessa cidade possuem um olho de cada cor. E, por meio desta história, Graciliano busca narrar como a imaginação molda a realidade, que se vê contrastada com as obrigações do mundo real, como o dever de geografia. Em suma, de modo sucinto o autor explora aquilo que há de mais profundo e belo na infância, a saber, a imaginação! Uma leitura curta, de no máximo 40 minutos, más de lições para se refletir por 40 horas, recomendo a todos,

Catharina 27/02/2023

Tive q ler por causa da escola, mas até q gostei, uma história que se trata sobre um assunto muito atual.

Allysoonsz 23/05/2022

LEITURA MAIS ALEATÓRIA QUE FIZ NA VIDA
Eu encontrei esse livro na biblioteca da escola e resolvi ler. A história é muito aleatória, mas é simplesmente cativante. Ela trás lições de uma maneira descontraída, fazendo com que o leitor capte seus ensinamentos sem muitos esforços. Os capítulos são curtos e há algumas ilustrações que são fundamentais para a história. Me diverti demais com os pirraias carecas, recomendo.

Sofy 30/07/2021

Tema não trabalhado
O livro em si tem tudo para dar certo, mais o tema não é trabalhado da forma correta, não me agradei com a leitura.

17/06/21
Li :) 01/12/2021minha estante
que tema doida, o livro não tem tema e como é para *criança* eu achei muito bom

Lurdynha_ 16/12/2022

Sou muito fã das obras de Graciliano Ramos, adorei essa obra é ótima para trabalhar diferença com crianças e adolescentes.

Sara ð 06/08/2022

não é uau mas não é ruim é ilustrado mas li bem devagar a escrita é um pouco rebuscada. mas é uma questão pessoal

Marina Mendes 24/12/2023

Havia um menino diferente dos outros meninos. Tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada.

Não tendo com quem entender-se, Raimundo Pelado falava só, e os outros pensavam que ele estava malucando. Estava nada! Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de Tatipirun, onde não há cabelos e as pessoas têm um olho preto e outro azul.

Lívia 03/10/2020

Um livro criativo, cheio de descobertas e que fala sobre um menino que descobriu uma terra diferente, com pessoas peculiares e costumes estranhos, com essa história eu aprendi que temos de respeitar as diferenças.

Carolina.Perdigão 19/03/2024

Bonito livro sobre diferenças e aceitação, pela visão da criança. História repleta de imaginação e criatividade.

Monica.Graziela 21/06/2022

O que falar...
É um livro infantil do Graciliano Ramos, ou seja, é um ótimo livro se você quiser incentivar seu(ua) filho(a) a criar um hábito de leituras nacionais.
É um livro que engana. Você pensa que está lendo só mais uma história infantil quando, na verdade, o autor retrata o preconceito da sociedade e do protagonista.
Foi um livro que li aos 10 anos e ao reler ele hoje me traz um grande nostalgia. Então, claro que super recomendo!!!

Morgana Gomes 16/01/2022

A terra das pessoas peladas
"A terra dos meninos pelados" é uma leitura rápida e pode ser complicada de entender em alguns pontos. Alguns capítulos parecem ser a continuação do outro, mas tem partes em que há uma quebra da narrativa e isso exige um pouco mais de atenção à leitura.

Na história, conhecemos Raimundo que é a única criança a ter olhos com cores diferentes (um azul e outro preto) e não ter um fio de cabelo sequer. Por ser diferente das demais crianças, é também um alvo fácil para sofrer todo tipo de bullying. E essa agressão funciona como um gatilho para que Raimundo converse sozinho e desenhe o país de Tatipirun na calçada.

Lá em Tatipirun ele conhece outras pessoas como ele que o acolhem e o tratam com respeito e carinho e não como uma pessoa excluída por ser diferente. Por mais mirabolante que Tatipirun possa ser, Graciliano Ramos mostra o quão fundo uma pessoa pode ir quando ela não é aceita em seu mundo real, se assim podemos dizer.

Raimundo precisou usar a imaginação e criar o seu próprio país para se sentir aceito. Quantos momentos da vida nós já fizemos o mesmo que ele? "A terra dos meninos pelados" é uma representação do refúgio que muitas pessoas buscam para esquecerem daquilo que as faz sofrer. É um lugar onde você pode se sentir livre para se aceitar do jeito que é.