Love & Gelato

Love & Gelato Jenna Evans Welch

Resenhas - Love & Gelato

Heloisa469 30/06/2022minha estante
Que bom que gostou, mas fique longe da adaptação! É sério! Aquele filme é um campo de chernobyll

J 07/09/2021

Melhor que o segundo
Como comecei a coleção pelo segundo eu tenho um pouquinho do que comparar? A Lina e o Ren são lindos! Achei o drama dos pais um pouco previsível e me irritei com como os americanos não sabem nada sobre a cultura de outros países!
Luana 07/09/2021minha estante
Americanos faltaram na aula de geografia

alicia149 16/04/2022

adorei
muito gostoso de ler esse livro. demorei demais para terminar pq eu não tenho tempo mas juro me prendeu demais. o final me deixou com um gostinho de quero mais e com o coração quentinho de dever cumprido.
anaclarabonfab 16/04/2022minha estante
Esse livro é tão perfeitinho ??

Julio Inhasz 29/04/2018

Love & Gelato
Após perder sua mãe para um câncer pancreático, o mundo de Lina se despedaça. Ainda lidando com a dor de seu luto, ela viaja à Itália para passar o verão na casa de seu pai — o qual ela só soube da existência recentemente —, como forma de cumprir uma promessa que fizera à mãe antes dela falecer. Ao chegar na terra do Renascimento, Lina recebe um antigo diário com as memórias da época em que sua mãe morou em Florença, e começa uma busca por respostas sobre sua família e si mesma. Com a ajuda de Lorenzo, Carolina conhece paisagens incríveis e começa a questionar se ir para a Itália foi algo tão ruim quanto ela inicialmente imaginou.

Eu adoro romances contemporâneos por proporcionarem uma leitura rápida e divertida. Logo que eu descobri sobre este livro, me apaixonei por essa capa fofa e fiquei extremamente empolgado para ler a história da Lina. Pela sinopse, o livro tinha tudo para ser bom: romance, aventura, mistério e Itália. Contudo, ao chegar na última página de Love & Gelato, tudo o que eu conseguia repetir para mim mesmo era o valor que gastei em um livro tão ruim quanto este.

Logo de início, eu quero explicitar que o livro se passa em um período de uma semana. Não esqueçam disso, certo? Com esse período em mente, vou tentar mostrar o porquê de eu ter achado esse livro tão ruim.

Muitas coisas me irritaram ao longo dessa leitura, mas a principal foi o fato da Lina não ter lido o diário da mãe dela de uma vez. Ao invés disso, ela resolveu enrolar e tirar várias conclusões precipitadas, enquanto arrastava o Lorenzo pra cá e pra lá por Florença (e Roma). A autora intercalava a narrativa principal com os trechos do diário, algo que achei realmente interessante, fazendo com que o leitor descobrisse junto com a personagem o passado “misterioso” da mãe dela. E misterioso está entre aspas por nem ser tão misterioso assim, já que o enredo é tão previsível a ponto de você perceber o que vai acontecer antes mesmo da metade do livro.

É inegável a beleza de algumas cenas escritas por Jenna Evans Welch. As descrições do Duomo, Ponte Vechio, a vista do alto de Florença e de algumas obras de arte apresentadas pela autora falam por si só (ou pelo Google, já que nunca fui para Florença e acabei pesquisando as imagens), então nesse ponto ela não tinha como errar. Porém, ela deixou muito a desejar. Ela também deixou palavras e frases em italiano sem tradução, e ter que ficar recorrendo ao Google toda hora para completar o livro não é algo que eu tinha em mente ao gastar meu dinheiro com essa história.

O romance entre Lina e Ren foi algo muito fantástico, no sentido etimológico da palavra. Em quatro dias, a personagem já considerava o menino como melhor amigo, percebendo logo em seguida que, na verdade, ela o amava. E não sei o que foi pior, ela se apaixonando pelo garoto em uma semana ou ele se apaixonando por ela nesse mesmo período. Lorenzo esteve apaixonado durante dois anos por uma outra personagem — sua namorada Mimi —, mas é só a Lina chegar que em quatro dias ele já partiu para outra. Em um dos momentos que eu quis jogar o livro longe, a personagem reflete:

“Couldn’t I have a repeat? Go back twenty minutes to when I hadn’t already lost my head and kissed my best friend who had a girlfriend and clearly didn’t want me? Back before I’d notice how much I loved his shaggy hair and sense of humor or the fact that even though I’d know him for less than a week I somehow felt comfortable sharing all my crazy history with him? Oh my gosh. I was so in love it hurt. (p. 291-292)”

Claro, o romance foi fofo e teve seus momentos de entretenimento, mas eu não consegui sentir empatia pela personagem. Aliás, Lina é uma das personagens mais irritantes que li na vida: egoísta, sonsa, afobada, sexista e imatura. Os diálogos no início do enredo são muito forçados e mal desenvolvidos, mas pelo menos isso melhora um pouco até o final. Aliás, as 50 páginas finais do livro foram um parto para mim. Eu não conseguia ver a hora do livro acabar, e só não desisti por já ter chegado tão longe.

A leitura de Love & Gelato foi realmente rápida como eu esperava, apesar dos apesares. Entretanto, não foi nem um pouco divertida para mim.

Acredito que um bom livro é aquele que faz com que você esqueça que está lendo uma história. É aquele que te faz imergir tanto no enredo que você vive as aventuras do personagem como se estivesse lá, como se tudo aquilo estivesse de fato ocorrendo. E este, definitivamente, não foi um bom livro para mim. Eu simplesmente não conseguia parar de pensar no quanto faltava para acabar.

Recomendo que caso você tenha interesse na história da Lina, assim como eu tive, leia e tire suas próprias conclusões. Mas não espere muito. Love & Gelato não foi para mim, mas vai que seja para você?!

site: http://julioinhasz.wordpress.com
bibiteodora 24/05/2021minha estante
nossa eu também achei o romance completamente rápido e o plot foi super previsível, alem de que eu nao sabia quem era mais burra a mae ou a filha

Gabi 05/01/2022

quem vai me levar pra Florença agora??
Eu ameiiiii esse livro. É um romance beeem clichê mas mto fofo. Quero um Ren só pra mim.
Foi mto fofo acompanhar a Lina e o Ren se apaixonando, mesmo se conhecendo a só uma semana?. queria que fosse fácil assim.
No começo não tava ligando mto não pro tal do journal da mãe dela, só queria ver a lina e o ren, mas depois, com todo o plot de se o Howard era mesmo o pai dela, fiquei bem envolvida. O Howard é um fofoo, e ele e a Hadley era uma versão de oq a Lina e o Ren poderiam se tornar se ela fizesse a ?wrong choice? de voltar pros EUA, igual a mãe dela. Dei 5 estrelas mesmo pq foi uma delícia ler esse livro e não tenho senso crítico.
Gabi 29/01/2022minha estante
há*

bruna 20/01/2022

Fraco
Dá pra ler em uma sentada (mas poderia ser mais curto ainda), o que achei legal foi o cenário bem descrito, adorei Florença. Toda vez que passo em frente à Bacio di Latte, me lembro que é um sabor de gelato!
De resto? Acho que só o Howard que foi fofinho, achei a mãe dela insuportável, a própria Lina chata, o parceiro romântico sem graça, os antagonistas bobos...
É bom pra quem não possui muita experiência no mundo da leitura e procura uma leitura jovem (põe jovem nisso, bebendo bem cedo).
Bosonica 24/01/2022minha estante
Amei a resenha

Bruna3810 27/09/2023

Amor e muita falta de comunicação
Na real, o livro é bem o que ele propõe, sem mais. Um clichê adolescente bacaninha pra ler quando tiver um tempo livre.
LayanneAraAjo 27/09/2023minha estante
Amo dms

gabi ferraz 27/05/2021

meu tipo de romance
eu acho que eu amei esse livro porque eu me pareco muiito com a lina, e o ren eh meu tipo escrito
foi muito gostoso de ler porque foi tudo como eu queria que fosse, amei as descricoes de florença , a história me prendeu DEMAIS, e foi o tipo de romance friends to lovers que eu amei 1000%
enfim, recomendo pra quem nao gosta de romance, igual eu e tambem sempre prefere o amigo engraçado do que o cara perfeito
gostosinho demais, li em um dia!
ninafranchini 28/05/2021minha estante
EU TE FALEI QUE VC IA AMAR

Janine 09/12/2016

Heartwarming
Pensa num livro fofo, é esse aqui! Ele é muito gostosinho de ler, a gente se envolve na história da Lina e de sua mãe. Gostei muito também do Howard, mesmo ela não dando muita bola pra ele no começo, já dava pra ver de cara que eles iam ter um ótimo relacionamento... Gostei do como eles se abriram um para o outro e foi fácil pra eles se comunicarem a partir daí, pena que isso demorou um pouco pra acontecer.
Peregrina 24/03/2017minha estante
Amei este livro e a sua resenha também! Muito fofo e a gente termina com um sorrisão no rosto. Você viu que a autora vai escrever uma história para a amiga da Line, a Addie, que vai se passar na Irlanda? Estou ansiosa.

Paloma 24/01/2019

mais do que apenas um romance
Pra mim, esse livro foi mais do que apenas um romance (talvez pelo fato do romance não ser o foco da história). Temos uma garota que parte em uma aventura bem emocional para conhecer a sua “verdadeira” mãe que viveu na Itália há anos atrás, um garoto (meio) italiano fofo e comidas maravilhosas, resultando nesse livro super agridoce. A leitura foi tranquila apesar do inglês não ser exatamente fácil, por isso recomendo para pessoas que já tenham um pouco de conhecimento da língua, assim o aproveitamento vai ser bem maior e a história poderá mostrar sua beleza.

beca 22/05/2024

Seguinte mano isso foi fofo
Eu estava esperando muito menos desse livro aqui. embora o livro pareça que foi escrito em 2011 quando na verdade é de 2016, e de algumas cenas meio esquisitas, eu até que gostei.

fiquei muito mais interessada na questão da lina descobrindo sobre a mãe e o howard (até caiu umas lágrimas) do que no romance dela e do ren, mas até o namorinho deles deu pro gasto. também fiquei com muitíssima vontade de largar tudo e ir morar na itália.

foi uma leitura fofa, curiosa pra saber como serão os próximos.

Sarinha 24/01/2018

Bom, mas poderia ser melhor.
Hadley, mãe de Lina, está com câncer. Sua doença já está num estágio bem avançado, e seu último desejo é que Lina vá passar uma temporada na Itália (o lugar que ela visitou e amou tanto quando era mais nova) com Howard, seu melhor amigo.
Depois da morte da mãe, Lina aceita passar um tempo na casa de Howard. Porém, mais tarde ela descobre pela vó, que na verdade ele é seu pai.
Lina não está numa das melhores fazes de sua vida. Além de ter ido para um país completamente desconhecido, onde ela não sabe absolutamente nada sobre a língua deles, agora ela está morando num cemitério junto com seu pai que sumiu durante 16 anos e agora simplesmente quer refazer os laços.
Sem contar que ela recebe por meio de uma amiga de seu pai, um diário da mãe que supostamente era para ser entregue a Lina.
E por meio desse diário, Lina vai embarcar numa grande aventura que envolvem visitar pontos turísticos, e descobrir grandes segredos que podem mudar sua vida. Lina vai começar a questionar se realmente conheceu sua mãe. A pessoa que ela amava tanto, e que lhe deu a vida.
E no meio de tudo isso, Lina vai conhecer dois garotos que iram mecher com seu coração. Lorenzo, um garoto de sua idade que irá acompanhá-la nessa trajetória do diário. E Thomas, o cara gato. Sim, só tenho isso para falar dele.

Esse livro é bem gostozinho de ler. Porém, achei ele meio fraquinho. Não me cativou tanto assim. Muitos pontos da história me incomodaram muito, pois eu achei algo completamente desnecessário. A começar, que a autora da a "impressão" de que terá um triângulo amoroso nessa história. Porém, na minha concepção não tem. E não estou reclamando, pois não curto livros com triângulos amorosos. Mas me incomodou o fato de que eu achei que a autora jogou essa terceira pessoa só para gerar um intriga aqui, uma intriga lá.

Se recomendo?
É, acho que sim…

Fabi129 24/01/2018minha estante
Poxa Sarinha =O
Já n tenho sorte com capas assim ''bobinhas'' e depois da sua resenha acho q vou adiar este livro hein.

Luuh 24/01/2018minha estante
Massa
Vai pra lista :D

Sarinha 24/01/2018minha estante
Kkkkk Fabi, já eu amo! Sempre estou a procura de livros assim S2
Tbm acho que você não vai gostar não, mas... né? Num custa tentar!

Sarinha 24/01/2018minha estante
Luuh, espero que você goste! Já eu não tive tanta sorte :/

Luuh 24/01/2018minha estante
Nossa imagino.. vlw Sarinha :)

Fabi129 27/01/2018minha estante
É ainda vou ler
Mas por agr nao kkkkk

Manoella 25/10/2020

Gostei muito!
É uma leitura leve e muito fofa. Foi incrível acompanhar a Lina através de lugares tão maravilhosos.

Day 27/10/2020

meu primeiro livro em inglês!!!!
Como eu amei esse livroooooooo!
Sim, como todos que leem dizem, da muita vontade de viver um romance na Italia. Mas eu fui tão surpreendida com o quanto a história e os mistérios envolvem, não tem como não ficar tentando adivinhar cada parte da história da mãe da Lina.
Claro que fiquei encantada pelos lugares e pessoas que apareceram. Pra quem quer ler uma boa história em inglês pra começar treinar, recomendo muito!

Milena.Santos 30/10/2020

Eu gostei muito
Achei uma história muito gostosa de ler, todo o cenário da Itália foi mágico, enquanto lia me imaginava viajando pra Florença. Gostei muito do Ren e toda a aventura deles. Eles me pareceram mais amigos do que namorados e isso foi muito bom! Recomendo demais.