Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos

Luciana.Fauler 02/11/2023

Necessário!
Cada conto narrado nesse livro traz um segredo escondido que permeia o inconsciente das pessoas, e está muito ligado ao que nos foi colocado como medos, ordens, imposições, limites e afetos.
Após cada conto, tem uma explicação psicológica, analítica a respeito dos elementos dispostos no texto e isso me deixou muito encantada. Recomendo!

Maria17641 31/10/2023

INCRÍVEL
Sinceramente, um dos melhores livros que já li na vida! Tenho ele desde 2018 mas só consegui finaliza-lo por completo agora, antes de comprar já escutava as pessoas falarem que era uma leitura demorada e que o livro que escolhia o momento de ser lido, agora acredito ?
No mais, ler esse livro é viver uma experiência dentro de si. É um presente.

tatsu 30/10/2023

(Escrito no dia 03/06/2022)
Essa leitura valeu muito a pena pra fixar conhecimentos gnósticos e junguianos. Sobre a questão gnóstica, a autora não faz referências diretas, mas dá pra associar muita coisa, e isso foi muito pra mim, que tenho uma memória de jegue. Foi muito legal passar o olho por cima de alguns arquétipos e poder associá-los com minha vida e sonhos, talvez isso me ajude num aprofundamento no estudo de Jung. Ler esse livro também foi interessante pra mim no sentido de me identificar com algumas coisas. Isso importa muito num livro, acho que pra todo mundo.
Agora sendo um pouco mais crítica, achei a leitura razoável para fácil em sentido de ser maçante. O único problema é que é um livro MUITO longo e alguns pontos são repetidos demais na obra ? digo, fala-se muito sobre eles. Isso cansa bastante (pelo menos pra mim que já tinha entendido o ponto aonde se queria chegar). A autora explica muito bem apesar disso e não se recata em termos de tratar sobre assuntos tão subjetivos. Esse livro pode ser terrível pra um grande quantitativo de pessoas por isso, principalmente devido ao cientificismo da Modernidade. Eu gostei, apesar de ter demorado bastante. Fez com que eu me interessasse ainda mais em oniromancia.
Não sei mais o que dizer. Bom livro.

Denise.Salla 29/10/2023

"Quando emergimos de volta do outro mundo depois de uma das nossas incursões de lá, por fora pode parecer que não mudamos, mas por dentro reconquistamos um vasto território feminino e selvagem. Na superfície, ainda somos simpáticas, mas debaixo da pele decididamente não somos mais mansas."

Que livro! Uma leitura muito densa, rica em histórias e tradições, além das reflexões tão necessárias às mulheres. Para nós, leitura obrigatória.
Fica até difícil descrever esse trabalho que levou duas décadas para ser finalizado.
Simplesmente fantástico!

Luiza Meneghini 24/10/2023

Não indicaria hoje
Um livro espiritual demais para o meu gosto.

O livro propõe uma análise profunda e íntima através de histórias o que acho válido e em certos momentos me foi útil. Entretanto acho ele maçante, pesado e um pouco ?delusional?.

Mesmo algumas das minhas amigas mais voltadas ao espiritual não conseguiram terminar de ler.

Sindi.Balliego 24/10/2023

Reflexivo
Sem dúvidas uma das melhores leituras da vida!
Esse livro é tão sensível, não li ele rápido foi em pausas.
Você sente que precisa refletir sobre o que está lendo, e trás um significado enorme os detalhes e pensamentos da autora sobre as histórias contadas nele.

Me vi pensando em muitos momentos da minha vida e algumas atitudes que tomei e me arrependo em como agi (ou não agi) na época.
Mas me fez pensar em me perdoar por não ter entendido que eu não era madura suficiente pra ter agido diferente na época e que está tudo bem, a vida é assim, vivemos e aprendendo com nossos erros e acertos.

Marina582 23/10/2023

Divisor de opinião
Este livro é bom ou ruim? É uma pergunta difícil de ser feita, pois o conteúdo existente no livro possui extrema riqueza, reflexões e filosofias que aquecem o espírito. No entanto, o seu vocabulário torna a leitura um tanto quando cansativa, se não repetitiva. Meu conselho a quem deseja adquirir o conhecimento desta obra... intercale os CAPÍTULOS com algum outro livro, talvez dessa forma a leitura torna-se mais leve.

Julia.Jennrich 20/10/2023

Para mulheres fortes (TODAS) ????
Que livro perfeito! Estou sem palavras para descrevê-lo, mas vou tentar.

Mulheres que correm com os lobos é um livro de auto ajuda magnífico, eu mesma nunca gostei de coisas intituladas como de "auto ajuda", nunca achei que eu precisasse de algo assim, mas sim, eu precisava. Essa obra me fez ver situações pelas quais eu passei de uma forma diferente, me ajudou a entendê-las, me fez refletir sobre elas e perceber que há muito mais por trás.
É um livro cansativo em algumas partes, principalmente no começo. Ele repete algumas coisas, se prolonga demais em outras, mas chega onde tem que chegar. Aviso que quem for lê-lo, tenha paciência, pare, filosofe, chore se necessário, de um tempo, retorne... assim como eu. Nunca levei tantos tapas na cara lendo algo, mas esse me fez compreender quem eu sou, a mulher que eu sou e a nunca desistir de mim mesma e dos meus sonhos!
Creio que não há idade para ler esse livro, claro que, quanto mais jovem, menos das mensagens contidas irá entender, mas é um livro para todas as mulheres (homens também, se desejarem).

Mulheres que estiverem lendo isso, nós somos fortes! Nós somos lobas! ????

karla.mauricio 20/10/2023

Levei 8 anos pra terminar. Certamente é algo pessoal, achei extremamente arrastado, tedioso, não a ideia, claro, mas a escrita. Quase que não consigo acompanhar os lobos.

Ram 19/10/2023

Profundo e interessante
Muito interessante o poder de histórias tão antigas! Tão cheias de significados e significados tão profundos? entretanto senti falta de mais relação entre os símbolos apresentados nas histórias com a vida real da mulher.

Marcela.name 19/10/2023

Não tenho palavras para descrever o quanto esse livro me evoluiu como mulher! As vezes passamos por situações que não enxergamos, e simplesmente esquecemos quem somos. Mulheres que correm com lobos me ensinou a buscar a Mulher Selvagem que habita em mim. Me mostrou caminhos que muitas vezes me recusei a enfrentar. A cada capítulo você consegue identificar e analisar com algo da sua vida. Parar e refletir. Me emocionei, chorei e ri. Foi mágico ?

Euborgesleticia 16/10/2023

Xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente.
Um dos piores livros que eu já li. Um livro baseado em "vozes da cabeça", eu diria.

Vamos começar a brincadeira por tópicos:

1. A autora utiliza de diversos contos e mitos para "explicar" a natureza da mulher selvagem e como as mulheres precisam buscar esse selvagem. Até aí tudo bem. O grande problema é que a autora SEMPRE exagera absurdamente nas interpretações para conseguir "provar o seu ponto". Na minha perspectiva todos os contos abrem margem para DIVERSAS INTERPRETAÇÕES, mas ela interpretou tudo para se encaixar na sua narrativa (e não tá errada, mas parece que aquilo é verdade absoluta). Diversos contos tiveram interpretações que mais pareceram invenções para se encaixar na narrativa da autora. Não me passou confiança, eu senti que ela estava a todo tempo tentando me convencer de algo...bizarro.

2. Todos os capítulos foram muito repetitivos. Ela repetia a mesma ideia com palavras diferentes inúmeras vezes no decorrer dos capítulos. Me pareceu uma grande "encheção de linguiça". Ao mesmo tempo que me pareceu "encher linguiça" também dava a impressão que ela queria vencer o leitor pelo cansaço. Sabe o ditado que: UMA MENTIRA CONTADA MILHARES DE VEZES ACABA SE TORNANDO UMA VERDADE? Então...(Ps.: eu não quis dizer que a autora é mentirosa tá? Só quis dar um exemplo, rsrs.)
2.1. O livro tem quase 600 páginas, mas com certeza ele poderia ter sido resumido em 200 sem nenhum problema. Inclusive acho que teria melhorado bastante a experiência.

3. A autora se utiliza de muitas frases de efeito pra tentar encantar o leitor. Tá errada? Não. Mas todas as frases são quase como horóscopo: coisas genéricas que se encaixam na vida de qualquer pessoa...no final a reação é a mesma: NOSSA, ISSO É MUITO EU!! E dá a impressão que o livro FOI FEITO PRA VOCÊ, mas na verdade é mais uma tática de autoajuda para tentar criar um laço com o leitor.

4. Muitas coisas são baseadas apenas em pseudociência, esoterismo e vozes da cabeça. Ela até traz umas referências bibliográficas, mas você não precisa ser tão inteligente pra saber que muitas coisas que estão escritas ali não se aplicam na realidade.

5. Linguagem complicada em alguns trechos. Muitos termos que são utilizados de maneira específica na psicologia e em outras ciências. Não foi algo que me atrapalhou muito, mas eu não curti.

6. Pra mim o livro se baseou em um feminismo muito RASO. Todos os 'conselhos' dados pela autora não se aplicam na vida de MULHERES REAIS. Imagina uma mulher, preta, periférica, que trabalha de sol a sol, pega uns 6 ônibus num só dia, chega em casa pra cuidar dos filhos, pra cuidar da casa, que novamente tem que acordar 5h da manhã no outro dia pra trabalhar. Imagina essa mulher lendo esse livro...complicado.
Pra mim foi um livro voltado pra um grupo muito seleto de mulheres. Não abrange todas nós, e por isso não recomendarei esse livro pra ninguém que eu conheço e que vive a mesma realidade que a minha.

Enfim, ODIEI. Mas dei 1.5 estrelas por dois motivos:

1. Os contos são MUITO legais (sem a parte da interpretação da autora).
2. Ela traz alguns conselhos legais. Basicamente aquelas frases de efeito que convencem qualquer um com uma pitadinha de Clarissa Pinkola. Marquei algumas dessas frases/conselhos durante o livro.

Não recomendo pra quem tem uma visão mais racional de mundo.
Noah.Justiniano 16/10/2023minha estante
Oh amiga, deu pra sentir seu ódio daqui

Euborgesleticia 16/10/2023minha estante
Kkkkkkkkkk agora estou aliviada pq finalmente acabou!

Mariana.Viana 16/10/2023minha estante
Hablas

Nayara 25/10/2023minha estante
Nossa e eu que tô na página 50 odiando e pensando em abandonar pq já me perdeu nas 40 páginas de introdução...

Nossa quanta encheção de linguiça do primeiro conto... nem parece que esse livro foi revisado...

Vim aqui ver se o problema era eu e achei seu comentário como um bote salva vidas...

Euborgesleticia 25/10/2023minha estante
Se você já sentiu isso no começo, vai sentir durante todo o livro. Ela é extremamente repetitiva.
Eu não abandonei pq não consigo abandonar as leituras kkkkk.

Nayara 25/10/2023minha estante
Pois é, eu vivo o mesmo dilema e cá estou eu dando uma chance pro arrependimento KKK!!!

Gabriella Araújo 31/10/2023minha estante
Você resumiu bem. Odiei esse livro com todas as forças, mas talvez pq sou cética e racional. Abandonei a leitura e sempre me surpreendo quando vejo gente que tá lendo e gostando desse troço kkkkkk

Purple1 01/11/2023minha estante
Eu tava lendo 2 páginas da inteoduucao e já achei chato, aí fui pra um conto e não tava entendo onde ela queria chegar kkkkk fiquei preocupada pensando que só eu não gostava ?

Rooh 06/02/2024minha estante
imagina ser assim

Aline Pfeiffer 16/10/2023

Livro extremamento complexo, intenso e profundo (tanto que há um podcast sobre o livro que se chama "TALVEZ SEJA ISSO").

Sou grata por uma amiga ter me dito isso pois facilitou muito a compreensão de vários trechos e capítulos.

Recomendo a todos que leiam cada capítulo e escutem cada episódio correspondente para ajudar nesse processo e em cada reflexão!

Perla.Campos 10/10/2023

Um livro para mulheres se conhecerem e também, um livro para homens conhecerem as mulheres. Todas as mulheres deveriam correr com lobos.

Henrique Sanches 28/09/2023

Sobre o universo feminino!!!
"Mulheres que correm com os lobos: Mitos e histórias do arquétipo da Mulher Selvagem", de Clarissa Pinkola Estés, escrito em 1992.

Já ouviram falar deste livro? Vira e mexe ele aparece aqui no Skoob e lá no Insta.

Composto de 19 contos escritos com base em histórias, mitos, lendas, folclore e contos de fadas, este livro explora toda uma simbologia que trata do universo feminino.

Quando falo explora, quero dizer que os contos são descritos e explicados, a autora é psicóloga junguiana e manja do que está falando.

A ideia da autora é que, através de contos como "O Barba Azul", "O Patinho Feio", "A Mulher Esqueleto", "A Volta ao Lar" e outros, suas leitoras se identifiquem e aprendam sobre o universo feminino, resgatando sua natureza intuitiva.

Este livro foi escrito para mulheres, mas pode e deve ser lido por homens... é uma chance de aprender sobre as mulheres que correm com os lobos.
amandaleu 28/09/2023minha estante
Excelente resenha, pretendo ler ano que vem!!

Henrique Sanches 28/09/2023minha estante
O livro é surpreendente, Amanda...

Vania.Cristina 29/09/2023minha estante
Adorei esse livro! Demorei um século pra terminar de ler mas valeu muito a pena.

Henrique Sanches 29/09/2023minha estante
Vânia, esse livro é muito bom... ?

Luiza.Oliveira 29/09/2023minha estante
Sua resenha me deixou com vontade de iniciar a leitura haha

Henrique Sanches 30/09/2023minha estante
Oi Luiza... bora lá, a leitura vai te fisgar!!!?

Fabianne 23/11/2023minha estante
Ual...ficou maravilhosa essa resenha. Quase lendo novamente

Henrique Sanches 24/11/2023minha estante
Esse livro é bom demais... foi uma surpresa pra mim.?