Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos

yaspqr 19/04/2023minha estante
Me deu vontade de ler o livro só por essa resenha!

Bruna 19/04/2023minha estante
Vou ler só pela tua resenha

Mel coelho 19/04/2023minha estante
Ai que emoção, obrigada!

Grazi 25/07/2020

Um livro mágico e que possui grande sabedoria.
Terei de ler novamente ele, talvez quando estiver mais sabia para conseguir absorver realmente todo o simbolismo dele. Aconselho a leitura a mulheres que estão buscando por si mesmas e possuem paciência para aprender aos poucos, pois ele não e um livro que se consegue ler de uma vez só
Lú Ribeiro 26/07/2020minha estante
Comecei a leitura recentemente...
De fato, não é um livro fácil...
É preciso tempo, para pesquisar alguns assuntos que o livro traz, e digerir os assuntos...
Como uma terapia...
Mas está sendo extremamente enriquecedor

Ariela 19/07/2020

Temas muito interessantes, mas uma leitura longa e cansativa
"Mulheres que Correm com os Lobos" tem uma premissa fantástica: analisar mitos e histórias e, a partir deles, trazer reflexões, análises e questionamentos do comportamento feminino e explicar como essas histórias trazem ensinamentos de como podemos ter uma vida melhor.
Os temas discutidos são incríveis e extramamente relevantes para a sociedade atual. Qualquer mulher vai se identificar com as temáticas apresentadas e rever a forma com que leva a vida.
No entanto, eu achei o livro muito mal escrito: a autora é extremamente repetitiva e se alonga muito nas explicações. O livro não flui e torna a leitura chata e cansativa. Alguns capítulos eu literalmente contava as páginas para saber quando iria acabar.
Eu não me arrependi da leitura e levarei muitas questões para a vida, mas ler esse livro foi uma luta e exigiu um esforço muito grande da minha parte.
Acho essencial ter essas questões em mente antes de começar a leitura.
Babí 11/09/2020minha estante
Um alívio ler sua resenha. Entre tanta aclamação eu me senti mal por me achar a única que está sofrendo pra engatar na leitura. Muito cansativo, bem chatinho e, como vc disse, repetitivo. Ainda assim destacamos algumas mensagens bacanas

Luiz Henrique 02/06/2022

A autora apresenta uma coletânea de histórias profundamente espirituais acerca de vários dos aspectos da figura da Mulher Selvagem. Com doses de agilidade e prolixia alternadas, analisa profundamente o significado desses contos (alguns bem populares e outros inéditos - ao menos para este leitor). Apesar de ter uma temática bem definida, as reflexões conversam muito bem mesmo com quem não é o alvo do texto.
CarolMazzardo 02/06/2022minha estante
eu achei a linguagem bem ?difícil?? sabe, palavras rebuscadas kkk o que você achou?

Luiz Henrique 02/06/2022minha estante
Em vários trechos eu achei desnecessariamente carregado mesmo. Foi algo que me distraiu da leitura diversas vezes. Me passou a sensação de que a autora estava conversando de forma oral com o leitor, por conta dessa linguagem muito rebuscada (que se encaixaria bem em uma palestra).

Duda 15/04/2021

M A R A V I L H O S O
Super indico
Ler este livro é como conversar com um velho amigo, que mesmo sem termos contado, sabe praticamente tudo sobre nós, somos orientadas a pensar nas nossas ações passadas e repensarmos sobre nossas ações futuras, vemos, como muitas vezes deixamos de fazer algo que gostaríamos, para fazer algo para as outras pessoas.
Percebemos como as mulheres são fortes, capazes e brilhantes, além de muitas qualidades que estão escondidas dentro de nós e que precisa ser libertada o quanto antes.
( O livro também possui vários contos como exemplo, para melhor entendimento do leitor.)
Uma excelente leitura a todos ???

15/04/2021

Dani 20/12/2021

87 dias de leitura, de transformação, de ensinamento e de mta lição pra vida. Esse livro é um material de estudo pra vc mulher, que quer resgatar sua essência, curar a sua alma e modificar completamente seu modo de viver, de sentir, de acolher e de amar.

Um conselho: leia com calma. Pare, anote, releia. Não é uma leitura pra se fazer rapidamente, e mesmo lendo com calma, devo dizer que a releitura é quase obrigatória.

Sinta a leitura com todo seu coração! Permita-se transbordar em lágrimas, em pensamentos, em escolhas e palavras. Não tenha medo em se autoconhecer e se reecontrar com o seu Self.

Tive inúmeros gatilhos, principalmente de coisas que vivi no meu passado e que com alguns contos eu acabei revivendo. mas devo dizer que foram essenciais, principalmente qdo vc busca uma nova maneira de viver e de se auto curar.

Leitura certa na hora certa, pra encerrar meu ano de forma incrível e pra eu começar 2022 uma nova mulher!

Flávio 03/07/2021

Poesia
Poesia total, do início ao fim, livro que requer ser lido com calma e estudado. Os arquétipos femininos me deu uma vontade de saber sobre os arquétipos masculino, um eu sei que não temos: a intuição...adorei

Coruja 13/10/2019

Faz muito, muito tempo que esse livro estava na minha lista de leituras. Várias pessoas me indicaram ele, com elogios rasgados, incluindo gente com gostos literários muito próximos do meu. Suspirei de amores quando vi que ele estava sendo relançado numa edição em capa dura, e depois de muito colocá-lo e tirá-lo da cesta de compras, afinal encomendei o bendito esse ano.

Não me arrependo de nada, exceto do tempo que levei para finalmente começar a lê-lo.

Devo começar dizendo, porém, que a despeito da minha empolgação, quando afinal iniciei o processo, também o fiz com algum receio. Ainda tenho vívida na memória meu trauma com o livro do Bettelheim, A Psicanálise dos Contos de Fadas, e a impressão que ele deixou de que interpretar tais histórias sob o ponto de vista da psicanálise resume-se inteiramente a questões de sexualidade - e à ideia de que toda criança é uma psicopata edipiana em potencial.

Como meu interesse inicial na obra de Pinkola era a apresentação de mitos e arquétipos e formas de interpretação - para ser usada como uma ferramenta de crítica e criação literária - esse era um receio válido. Mas, no fim das contas, o que encontrei nas páginas de Mulheres que Correm com Lobos foi muito mais do que eu esperava e, em boa parte, algo que eu estava precisando (re)descobrir. Eu estava na metade do livro e já queria voltar para o começo e ler tudo de novo, e de novo e de novo porque, olha, se tem um livro para você manter na cabeceira e reler sempre que necessário, é esse.

Mas estou me adiantando… Mulheres que Correm com Lobos tira seu título do estereótipo desse animal como vilão dos contos de fadas, uma vilanização que nem sempre foi verdadeira, considerando o caráter do lobo como companheiro de Artemis na mitologia grega ou mãe de heróis - como a loba que amamentou os gêmeos fundadores de Roma. A ideia de Pinkola é que o caráter selvagem e instintivo do lobo - como da mulher - foi transformado em algo maléfico, extirpado de quaisquer significados positivos. Na essência, a tese da autora é que a domesticação do feminino selvagem é a base para todos os problemas e neuroses da mulher moderna. Nesse caso, as mulheres que correm com lobos são aquelas que seguem seus instintos, não se deixam domesticar por aquilo que a sociedade impõe sobre elas.

Há alguns clichês e outras tantas análises me pareceram um pouco forçadas; mas no final eu me curvei a ideia de que teorias de interpretação literária (especificamente, os limites que um texto permite uma interpretação) eram menos importantes que o uso terapêutico dessas histórias. A autora escreve, afinal, com a experiência de quem usou essas histórias na terapia de seus pacientes e conseguiu os resultados que precisava com eles. Os contos não são um fim em si mesmo, mas uma ferramenta; e se posso discutir hermenêutica, não tenho autoridade para discutir psicanálise.

Passando por personagens como Barba Azul, La Llorona, Baba Yaga e outros tantos arquétipos, Pinkola costura um painel profundo da psique feminina. De particular interesse pra mim foi o que ela tinha a dizer sobre processos de criação, mas como um todo, Mulheres que Correm com Lobos é uma sessão bastante intensa de terapia.

De outro turno, embora muitos dos contos de fadas me fossem familiares, os folclóricos me eram desconhecidos e também nisso o livro correspondeu ao que eu queria. Pinkola selecionou histórias de culturas bastante diversas, versões diferentes de narrativas mais famosas, pincelando com detalhes das pessoas que as contaram, o que lhes deu ainda mais sabor. Algumas delas me causaram profunda nostalgia: trouxeram-me à lembrança imagens da calçada da casa da minha avó e de noites ouvindo as ‘estórias de trancoso’ da vizinha, d. Nenê de Tali - e, por esse presente, só tenho a agradecer à autora.

Termino observando que, embora o livro tenha uma evolução narrativa, os capítulos podem ser lidos de forma independente, sem seguir a ordem, consultados diante de eventuais necessidades. Como disse anteriormente, é um livro para se ter na cabeceira, para o qual voltar sempre que o mundo e suas expectativas estão nos pressionando.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2019/10/all-hallows-read-mulheres-que-correm.html

Gabi1675 30/03/2021

Uma surpresa bem-vinda
Comprei esse livro em uma promoção, já tinha ouvido falar dele, mas nunca havia me chamado atenção. Tinha a impressão que ele seria um livro bem curto, com algum conto de mulheres de mitos antigos. Mas a surpresa que eu tive quando ele chegou e comecei minha leitura, são 576 páginas de estudo, informações e histórias muito interessantes. Eu leria ele mais uma e outra vez, um livro incrível que recomendo a todos a ler.

Juliana.Costa 24/11/2020

Transformador
Uma bíblia sobre a essência feminina. Em algum momento da vida, toda mulher deve ler esse livro. E parece que tu abre cada capítulo na hora certa para lê-lo, que era para estar lendo bem aquilo mesmo.

Barbis 18/10/2020

Mulheres que correm com os lobos é um livro fantástico, que deve ser lido com muito envolvimento. Sem dúvida um dos meus livros favoritos.

Nana Bastos 02/08/2021

Mulheres que Correm com os Lobos
" Todos os seres humanos querem atingir um paraíso prematuro aqui na Terra. O problema é que o ego deseja sentir-se fantástico, enquanto um anseio pelo paradisíaco, quando aliado à ingenuidade, não nos deixa realizadas, mas nos transforma, sim, em alvo para o predador "

Um dos quotes que mais chamou minha atenção.

Aline 20/11/2022

Gostei dos contos. A autora usa bastante metáforas e as interpretações se arrastam um pouco. Não é exatamente o meu tipo de leitura.

Natalie.Rios 08/06/2020

Prolixo
O livro não é ruim em conteúdo, mas em forma.
Não sei se foi um problema de tradução, mas os textos são cansativos, repetitivos, e ainda que existam insights interessantes, a leitura e penosa e não fluida.

Thais.Carvalho 15/08/2021

O livro fala sobre a natureza selvagem da mulher e como na sociedade atual nos distanciamos dessa natureza. Através de contas a autora aborda os aspectos psíquicos de cada personagem sob uma abordagem junguiana.