O Fantasma da Ópera

Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Adriane.Camille 12/07/2023

O Fantasma da Ópera (4?) - Gaston Leroux
Mais um clássico, mais uma vez uma história incrível, pois se assim não fosse este não seria um livro marcante e atemporal, cuja existência fez ser possível diversas obras a seu respeito.

Bom, apesar de ser levemente arrastado sua trama principal é muito interessante, o que faz ser possível uma leitura boa e enriquecedora. Alguns personagens mais explorados do que outros, o antagonista é o que tem a melhor evolução conforme o andamento do livro.

De modo geral, é com certeza uma obra muito importante para a história e fico feliz de ter tomado conhecimento dela. Recomendo.
Lacsc 12/07/2023minha estante
Esse livro é tudooo!!

Mandark 27/09/2022

Eis o fantasma...
Um livro bem diferente do que eu esperava. O formato narrativo de investigação, com relatos pessoais e depoimentos das personagens envolvidas, além de um narrador investigador, torna a narrativa interessante. Gostei do tom dramático da narrativa e da forma diferente como os fatos foram gradativamente descortinados. Confesso que fiquei um pouco incomodado com a escrita (ou com a tradução?), que chega a ser um pouco confusa em alguns momentos... Mas, a história em si é bem no estilo que me agrada e me marca, com um tom meio obscuro e cheio de nuances...
A edição é linda... Capa, ilustrações perfeitas e diagramação super agradável... Peca por pequenos erros de formatação e revisão, mas nada que prejudique a leitura. Sem dúvidas uma das edições mais lindas da minha estante.

Ferzitaaa 02/03/2023

O mistério do fantasma da ópera
Quando eu era mais jovem, ouvi falar de O fantasma da ópera como se fosse uma história de amor. Como acontece com a maioria dos clássicos, ele se provou ser muito diferente do que eu esperava. Longe de ser uma história de amor, O fantasma da ópera é um mistério viciante: acompanhamos uma série de eventos inexplicáveis que se desenrolam em uma casa de ópera, em Paris, na qual se apresenta Christine Daae, uma cantora assombrosamente talentosa.
No prefácio do livro, descobri que Leroux foi influenciado por escritores como Edgar Allan Poe, o que explica bastante do estilo de escrita do livro.
Trata-se de uma narração no estilo de reportagem; o que não nos permite criar uma relação muito profunda com os personagens, mas posteriormente a escolha narrativa passa a fazer todo o sentido, porque constrói a atmosfera de mistério e investigação que perpassa a obra.
Para além das resoluções mirabolantes de Leroux, a história apresenta uma análise muito interessante sobre a obsessão e a rejeição social. Os personagens, apesar de às vezes me parecerem personagens planos (isto é, sem aprofundamento psicológico), apresentam dilemas comuns a todos os seres humanos e o vilão é um dos personagens mais consistentes da obra, sendo de uma psicologia extremamente complexa.
Leia O fantasma da ópera se estiver a procura de um mistério muito bem construído e repleto de elementos góticos e de tensão psicológica.

Guizalberth 24/03/2021

Gaston Leroux, um gênio?
Sim, definitivamente, Leroux mostrou-se uma espécie de gênio em sua célebre obra.
Antes, sempre ao ouvir falar sobre ?O Fantasma da Ópera?, imaginava uma obra através de uma perspectiva feminina, ou seja, abri o livro esperando ver Cristine Daaé como protagonista e um enredo voltado ao desenvolvimento de sua relação com Erick e, obviamente, encontrei algo bem diferente, o livro possui como protagonista Raul justamente a personagem da qual eu esperava menor participação.
Passado a surpresa inicial, me vi envolvida pela narrativa leve e pelo visconde de Chagne (o próprio Raoul), mas confesso que, até a metade do livro, ainda não compreendia Leroux. Afinal, o que esse cara tinha escrito de tão genial assim, para que todos já tivéssemos, nem que seja uma vez na vida, escutado sobre o famoso Fantasma da Ópera? Não havia nada de surpreendente ou inusitado na narrativa, além do vasto conhecimento do autor sobre óperas, operetas e ballet!
Mas a mágica foi feita a partir da segunda metade da obra, a partir do momento em que o véu que cobre a presença Erick é retirado, e mesmo que de forma fragmentada, a personagem é apresentada de forma mais ativa, tudo é transformado.
Erick, definitivamente, é uma obra prima. Tal personagem aparentemente simples, pode ser considerada grande palco para discussão ao analisada; honra, decência, bem e mal, certo e errado, humanidade e desumanidade, piedade, fixação, autodepreciação, orgulho, preconceito, inteligência, deficiência e várias outras questões de caráter social e de cunho humano, são postas em xeque em menos de duzentas páginas, de forma, indireta, eloquente e, ironicamente, com uma sutileza que brada, e isso devido a Gaston Leroux e a seu assombrosamente incrível Erick.

Diego Rodrigues 12/04/2020

"Em que acreditar, em que não acreditar nesse conto de fadas? Onde termina o real, onde começa o fantástico? O que ela viu? O que imaginou ver?"
Clássico da literatura mundial que transcendeu seu gênero e se estendeu para o cinema, o teatro e a música, "O Fantasma da Ópera" de Gaston Leroux foi publicado pela primeira vez em formato de folhetim na França em 1909 e se tornou um marco cultural e artístico que permanece vivo até hoje em diversas mídias. Sua primeira adaptação cinematográfica aconteceu em 1925 e desde então muitas outras foram feitas, sendo a mais famosa delas o filme de 2004 dirigido por Joel Schumacher e que foi indicado a três categorias no Oscar do ano seguinte. Em 1980 estreou como balé na Ópera de Paris. Em 1986 fez sua estreia na Broadway, onde viria a se tornar o maior musical de todos os tempos, permanecendo em cartaz até os dias de hoje. Na música, diversos artistas tiveram composições baseadas no romance, entre eles as bandas Iron Maiden e Nightwish. Suas várias adaptações em diversos formatos alcançaram tanto sucesso que a obra original muitas vezes acaba sendo ofuscada. Quase todo mundo já ouviu falar do Fantasma da Ópera mas não são muitos os que leram o livro.

"Em que acreditar, em que não acreditar nesse conto de fadas? Onde termina o real, onde começa o fantástico? O que ela viu? O que imaginou ver? - acrescentou, fremente: - E eu mesmo, o que vi? Vi realmente os olhos incandescentes ainda há pouco? Ou eles só reluziram em minha imaginação? Eis que já não tenho mais certeza de nada! E não juraria nada quanto a esses olhos."

Esse pequeno trecho retirado do livro descreve bem o que é o Fantasma da Ópera. Uma história que mescla fatos históricos e elementos fantásticos, sendo os dois separados por uma linha muito tênue. Fato é que no fim do século XIX coisas estranhas aconteceram na Ópera de Paris. Mas onde termina o real e começa o fantástico? Essa pergunta sem resposta ajuda a construir e a manter vivo o mito do Fantasma da Ópera.

Na história aqui contada vamos acompanhar o dia a dia dos artistas, diretores, funcionários e frequentadores da glamourosa Ópera de Paris. Mas outro habitante muito misterioso reside ali, ele é conhecido como o Fantasma da Ópera. Sempre que ocorre algum acidente ou algum objeto é perdido, ou melhor dizendo, sempre que algo de ruim acontece dentro da Ópera, é imediatamente atribuído ao Fantasma. A Ópera está passando por uma mudança de direção, os ex-diretores alertam a nova diretoria sobre a existência do misterioso inquilino e revelam uma espécie de contrato assinado no qual o Fantasma impõe algumas exigências aos administradores do local. Os novos diretores não levam a história a sério e, acreditando que tudo não passa de uma brincadeira de mau gosto, decidem ignorar as exigências impostas no contrato. O que eles não sabem é que fazendo isso estão colocando em risco a vida de diversas pessoas que frequentam e trabalham na Ópera. Uma dessas pessoas é a cantora Christine Daaé, que começa a desenvolver uma paixão pelo Fantasma ao se deixar seduzir pela voz do misterioso vulto que vive nas sombras e nunca mostra seu rosto. Logo ela vê seu coração dividido entre o Fantasma e o visconde de Chagny, um amigo de infância pelo qual sustenta um amor platônico. A trama vai girar em torno desse trio mas não espere muito romantismo, a obra é recheada de suspense e mistério envoltos em uma atmosfera gótica com narrativa policial.

E por falar na atmosfera do livro, não posso deixar de dedicar aqui algumas palavras sobre a sua ambientação. Fundada em 1669 como Academia Nacional de Música, a Ópera da Paris ainda hoje recebe espetáculos de teatro, música e dança. Durante a leitura o autor consegue nos transportar para dentro dessa magnífica obra de arte e nos da muitos detalhes da estrutura. Vale destacar aqui também a bela edição que a editora Zahar nos entrega, recheada de notas de rodapé assinadas por André Telles e que nos permitem uma imersão muito mais profunda na riqueza histórica, cultural e artística que a obra traz. Essas notas fazem toda a diferença uma vez que o livro traz inúmeras citações de obras e artistas, fatos e personagens históricos, e detalhes do mundo do teatro que só quem atua no ramo seria capaz de entender.

"O Fantasma da Ópera", além de uma verdadeira aula de história e cultura da França do século XIX, é uma obra atemporal pois trata de temas universais como o amor, o desejo e as consequências de nossos atos. O Fantasma é um personagem que brinca muito com os sentimentos do leitor, ora despertando repulsa, ora piedade. Assim como os outros personagens da história ficam intrigados com ele, nós também ficamos. Gaston Leroux conseguiu envolvê-lo em uma névoa de mistério de tal forma que mesmo quando o personagem se faz ausente nós ficamos nos perguntando se ele não está à espreita e essa atmosfera de suspense é onipresente durante quase toda a leitura. Com certeza o Fantasma da Ópera é um dos personagens mais bem construídos e emblemáticos de toda a literatura, não à toa possui uma imagem impactante que é muito mais explorada nas suas inúmeras adaptações do que na obra original. A genialidade do livro está justamente na ausência física do personagem e na iminência da sua aparição, portanto, acredito que ler "O Fantasma da Ópera" irá proporcionar uma nova experiência mesmo ao leitor que já tenha tido contato com a obra em uma de suas inúmeras adaptações.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Livinha 11/07/2023

O Fantasma da Ópera
O Fantasma da Ópera: escrito por Gaston Leroux. Um clássico que ja tinha ouvido falar muitas vezes e agora tive o prazer de ler essa obra prima que me tirou o sono, sorrisos e lágrimas.

?????
O Fantasma da Ópera é uma história fascinante que, com sua atmosfera de ameaça, oferece uma mistura única de terror gótico e romance trágico que inspirou o cinema, o palco e a literatura desde sua publicação.

????
A rumores de que um fantasma espreita a passagens escuras e os porões da Ópera de Paris, causando estragos, são frequentes entre os funcionários e artistas. Esse mesmo fantasma também asombra a imaginação da Bela e talentosa cantora Cristine Daaé. Quando a moça é cortejada ou um jovem Visconde, o misterioso espectro é consumido pelo ciúme e busca Vingança.

Boa leitura a todos?

Fer Paimel 26/10/2020

Surpreendente
Gostei muito do livro e achei bem diferente do que eu estava esperando. Acho que por ser uma história tão famosa e tão clássica, eu fui ler com algumas pré-concepções. O enredo é cheio de mistérios... a leitura foi divertida e me proporcionou um bom entretenimento. Fiquei curiosa para assistir aos filmes e peças teatrais baseadas no livro. Acho uma obra importante para quem gosta de clássicos da literatura! Recomendo!

Léo Soares 18/07/2020

No início um pouco lente, principalmente para aqueles que não tem costume com a escrita erudita. O livro traz em seus primeiros capítulos apresentações da ópera, das peças apresentadas e todos os componentes que fazem o teatro funcionar. Para muitos esse início pode ser complicado, mas nada paga chegar no fim do livro e ver a magnitude que Gaston trouxe pra história, em vários momentos parecia que acabava de ler uma história que realmente aconteceu. Livro magnífico

Canteli Marcio 25/04/2023

Fantasma que pede dinheiro?!
Pensei que era uma história de mistério, porém se trata de um romance bobo e ingênuo tão doce, mas tão doce que me causou diabetes.

Na segunda parte temos um verdadeiro caça fantasma falso. A inclusão de novos personagens foi crucial para a resolução da história.

Sarah 21/11/2022

Sou apaixonada pelo musical e já está na hora de conhecer o clássico da literatura francesa que deu origem a tão estimada obra. Penetrar nas paredes do teatro e perceber que Erik não merece ser tão romantizado quanto foi é de partir o coração. Não tem como não lembrar de Frankeistein com essa trama do feio, do rejeitado em sua busca pelo amor. Gostei muito, nada como o livro para nos apresentar os mínimos detalhes.

jennibel 23/02/2023

10/10
O autor faz vc realmente acreditar que ele existiu, e vc no final não saber o que é real e o que não é, é concerta o charme do livro.

Em pensar que Erick tem uma mente brilhante, mas por vir enrolando em algo não agradável ele nunca poderia viver normal.

Erik não era um mostro, mas o trataram como um, e ele escolheu por causa disso viver como o mostro, bem triste.

(Mas agora tô me coçando pra saber se ele existiu de vdd)

Perfeição não tem o que falar desse livro, dramático, extremamente bem escrito, simplesmente perfeito!!!! Sem contar que foi inspirado em acontecimentos reais....

O mistério dele também é coisa de louco, não parei de ler enquanto não tinha descoberto tudo, quando vc vê já criou um milhão de teorias.

Pris Magalhães 17/06/2023

O Fantasma da Ópera é um romance francês de ficção gótica, escrito por Gaston Leroux. Foi publicado pela primeira vez como uma serialização em Le Gaulois de 23 de setembro de 1909 a 8 de janeiro de 1910 e em forma de volume, em abril de 1910 por Pierre Lafitte. A obra se concentra em um gênio musical que tem o rosto deformado e vive nas catacumbas de uma ópera em Paris.

A novela é parcialmente inspirada em fatos históricos da Ópera de Paris durante o século XIX e um conto apócrifo relativo à utilização de esqueleto de um músico famoso. Normalmente seu uso é de festas folclóricas produção de Der Freischütz de 1841

Trama principal (com pequeno spoiler)

O Fantasma da Ópera conta a história trágica de um triângulo amoroso passado nos bastidores de uma ópera parisiense. O protagonista, uma entidade mascarada que assombra o local, desenvolve uma paixão obsessiva por Christine, a jovem soprano que ficou órfã e foi acolhida pela trupe. Durante anos, de noite, ela escuta a sua voz e ele a ensina a cantar, dizendo que é o Anjo da Música. Raoul, o novo patrono do teatro, chega e altera a rotina dos dois: ele tinha sido namorado de infância da moça. O Fantasma ameaça e ataca a prima donna, Carlotta, a cantora principal, que é substituída por Christine. Depois de vê-la no palco, o patrono a convida para sair. O Fantasma fica enraivecido de ciúmes, aparecendo diante da moça e sequestrando-a. A soprano é levada para o mundo subterrâneo onde o Fantasma vive. Ele confessa o seu amor, dizendo que precisa da sua companhia e da sua voz para a música que compõe. Ela tenta ver o seu rosto e arranca a sua máscara, provocando a fúria e vergonha no homem. Ele deixa que Christine regresse ao teatro e a cantora decide fugir com o namorado, mas volta a ser sequestrada e Raoul também é mantido como refém. A protagonista se recusa a casar com o Fantasma, mas acaba aceitando, para salvar a vida do amado. Quando a jovem levanta a máscara para beijar seu rosto, o Fantasma confessa que nunca foi beijado, nem mesmo pela mãe.

continua resenha no blog

site: cursolivre.ampli.com.br/users/sign_in

Thais Verdan 13/04/2023

Perfeito, maravilhoso e emocionante.
Um dos melhores livros que li em minha vida!!! Recomendo muito. Tem terror, mistério, suspense, ação, investigação, aventura, romance e reviravoltas incríveis. Tudo junto e misturado. Vai chegando nos últimos capítulos e o autor vai deixando a gente numa adrenalina sem fim ... Amei. Dei 5 estrelas mas merece 1.000