Eclipse

Eclipse Stephenie Meyer




Resenhas - Eclipse


2616 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


W Nascimento 13/08/2010

OBS: Aproveito para falar de toda a saga até aqui.
Sem dúvida a saga crepúsculo foi uma das que mais vendeu em todo o mundo e também a que causou mais polêmica. Para ser sincero, eu não gostei, mas também sei reconhecer que o trabalho de Stephanie Meyer tem pontos fortes. E meu objetivo aqui será destacar os que são, na minha opinião, os mais dignos de nota - tantos os bons quanto os ruins.



(-) Falta enredo: O primeiro livro da série,"Crepúsculo", basicamente gira em torno do dia a dia de Bella e os únicos momento em que realmente há uma trama é quando ela tenta descobrir mais sobre Edward. Até mesmo o final, aonde aparecem os vampiros do "mal", não foi bem feito e deu a impressão de que a autora só colocou aquilo para que seu trabalho não ficasse chato demais. "Lua Nova" é basicamente um "Crepúsculo" só que tira o Edward e põe o Jacob, o que na minha opinião foi uam boa troca. Talvez dos três, "Eclipse" é aquele que tinha uam história mais bem montada, com trama capaz de entreter quem lê. Pois além de termos o triângula amoroso entre Bella, Edward e Jacob, temos também o assunto inacabado com Vitória. Tão pobremente explorado no livro 2



(+) Linguagem de facil diluição: Acho que o ponto mais forte do trabalho dela foi a linguagem. E foi justamente esse o ponto que me permitiu levar a leitura até o terceiro livro. Apesar de ser um livro onde a trama é muito pequena ou inexistente, a linguagem simples permite a quem ler de passar a leitura facilmente, devorando várias páginas sem sentir-se desgastado ou com a sensação de estar se sacrificando. Esse é um livro que dá pára se levar e você não vai necessariamente dessitir de ler, mas também não será nada mais do que um passatempo.



(-) Edward Cullen: Provavelmente o idolo teen do momento. Sinceramente da para entender por que Edward é o queridinho das garotas. Ele é bonito, rico, multi-talentoso e também, imortal e misterioso. Mas acima de tudo ele também é um homem com alma de mulher. Edward fala, age, e até mesmo pensa - como pude espiar em o "sol da meia noite" - como uma mulher. Logo, ele é a mistura do homem dos sonhos mais a melhor amiga. Dificil de se superar. Porém, essa perfeição do Edward me incomoda do ponto de vista literário, pois ele, como personagem, é muito mal construído. Por tentar fazer dele o homem dos sonhos de qualquer uma, acredito que Stephanie tenha cometido um pecado grave e acabou tornando-o incoerente. Edward não tem uma personalidade definida. Ele é educado quando tem que ser educado, grosso quando é bonitinho que ele seja grosso, masoquista e altruísta quando necessário e egoista quando precisa. Enfim, ele é tão perfeito que acaba sendo maleável de acordo com as circunstâncias e isso é prejudicial pois deixa o personagem sem característica própria.



(+) Jaco Black - Na minha opinião o melhor personagem da série. Além de ser uma pessoa comum com qualidades e deifeitos como todo mundo, acredito que Jacob também foi muito bem construido e usado. Primeiro, como um garoto apagado e tímido em "Crepúsculo" e depois, em "Lua Nova", como alguém topetudo o bastante para peitar o próprio Edward. Essa foi uma mudança brusca, mas sem dúvida plausível, pois imeginemos qualquer um de nós que, do nada, descobrissemos sermos seres superpoderosos e quase imortais. Quem de nós não ficaria topetudo? Fora também que ele apimenta a relação meio sem sal de Edward e Bella, o que, só por isso, já o faz merecer meu respeito. rs



(-) Falta de pesquisa e trabalho com os mitos: Como fã do sobrenatual esse foi o pecado mortal da autora e que mereceu meu desgosto. O mito do vampiro é muito pouco explorado. A autora pega um ser que existe no imaginário popular a milhares de anos e simplesmente o manipula a seu bel prazer, acrescentando características e tirando outras sem nem ao menos se dar ao trabalho de explicar como se deram as coisas. Ela diz que cruzes não espantam vampiros, mas então por que durante anos e anos as pessoas acreditaram que sim? Seria legal se ela pelo menos tentasse criar algo e não simplesmente dizer que era tudo fruto da ignorância. A questão do sol então, nem se fale. Achei que a idéia dela foi legal. Pegar um mito e desmistificá-lo, e ainda aissim, dar um motivo para o fato dele existir. Porém, a explicação foi completamente pobre. Até por que, se vampiros só não podem andar na luz do sol direta, podendo assim andar em dias nublados, então como o mito do vampiro não poder andar na luz do dia (Estou falando dia e não sol) pôde vingar em países como a Romênia ou inglaterra onde não faz sol a maior parte do ano? E por último, mas não menos importante, temos a criança que será gerada de Edward e Bella e que foi o maior motivo de eu abominar a idéia de ler o "Amanhacer". Pois, se Edward é um vampiro - subentende-se assim um ser morto -, então como ele pode gerar vida? Afinal, ele não precisa respirar por que é morto, certo? Não come, por que é morto, sim? E também não sente a necessidade de dormir, por que é morto. Então por que, de todas as partes de seu corpo, só o seu esperma se mantem vivo?



Enfim, Essa foi a minha opinião. Quando eu tinha terminado de ler "Crespúsculo", imaginei que não chegaria tão longe, mas os livros foram caindo em meu colo. "Lua Nova" eu ganhei emprestado e "Eclipse" de presente. Então... fazer o que rs Li. E como a linguagem é simples e até gostosinha, consegui terminar os três. Mas isso não quer dizer que eu recomende. Para aqueles que gostam de romances bem leves como Sabrina, Julia e etc, até posso indicar, pois esses podem gostar. Porém, para quem gosta de vampiros ou do sobrenatural em si, não recomendo.



Nossa! Essa resenha ficou bem grande. Mas valeu a pena, pois eu quis ser justo e bem detalhado em minha crítica. Pois eu acredito que se é pra criticar, temos que pelo menos ser competentes.

Willian Nascimento
Autor de O Véu
pordetrasdoveu.blogspot.com


Raí 10/03/2010minha estante
Finalmente encontrei alguém que concorda comigo quanto ao tratamento que Stephenie deu ao mito vampiresco. Se ela tivesse trabalhado com mais zelo no contexto (como você falou, o porquê das pessoas acreditarem por tanto tempo que vampiros fugiam de cruzes, viravam churrasquinho no sol, etc), provavelmente a história seria muito mais interessante do que é.


Felipe 10/03/2010minha estante
Gostei muito da resenha! Eu, na verdade, só lí o primeiro livro da saga Crepúsculo, sendo que tenho todos em casa (irmã mais velha). Porque o primeiro livro foi suficiente pra mim "sacar" que não é porque é livro de vampiro (curto) que é bom! Crepúsculo me descepcionou, concordo com todos os pontos fracos que você deu à ele, e alguns positivos que cheguei a comprovar. Bom, minha opinião está mais detalhada na minha resenha do livro, mas, realmente, não acho que esse livro valha à pena!


Jana 11/03/2010minha estante
Ola amigo, me desculpe por não concordar muito com a sua resenha que em algumas partes faz muito sentido, acontece que eu amei o livro, me diverti muito e sempre que acabava um não via a hora de ler o outro. Bjosss e T+


Thata 19/03/2010minha estante
A melhor resenha da saga que eu já vi até agora. Concordo com você, especialmente no que diz respeito à releitura que ela fez do mito (adoro releituras, mas não custava nada ter explorado melhor isso) e sobre Jacob ser, de longe, o melhor personagem.

Não é à toa que muita gente torceu pra que a Bella ficasse como Jake e não com o Edward.


juliana 24/03/2010minha estante
Concordo com você em muitos aspectos William, confesso que o que me chamou a atenção para ler o livro foi o fato de tratar sobre vampiros, não sou nenhuma expert em histórias vampirescas mas...logo vi que o lado vampiresco da história ficava em segundo plano e o foto era, de fato, o romance. As narrassões geram muitas dúvidas mesmo...como o fato de Edward ter gerado um bebê mesmo estando morto, mas... eu até fico feliz por essa saga ter sido lançada...a maioria das pessoas no Brasil não tem o hábito da leitura...é, às vezes, é preciso um forte gancho para trazê-las a esse mundo (meu 'gancho, por exemplo, foi Harry Potter *-* ), conheço várias pessoas que passaram a ter o gosto pela leitura depois de ler a saga crepúsculo e, depois, passaram a ler outros autores também.



Muito boa a sua resenha Willian!


Linn 22/06/2010minha estante
Excelente resenha, concordo em todos os pontos.


Milly 18/07/2010minha estante
Concordo só em umas partes, mas no que você disse: "Então por que, de todas as partes de seu corpo, só o seu esperma se mantem vivo?" Ela explicou e pelo menos pra mim teve sentido, o esperma se mantem vivo mesmo depois de morte, igual ao nosso cabelo e unhas que continuam a crescer mesmo quando a gente "bate as botas" ;D


carol c. 23/07/2010minha estante
Acho que você está certo em todos os pontos. Eu li a saga e penso que o melhor livro seja Eclipse, apesar de eu achar que ela podia explorar mais os quileutes e sua história e, principalmente, o Jacob. Apesar de, como você disse, Edward ser o queridinho não acho que ele mereça esse posto. Como alguém pode não ter defeitos? E mais, o final da saga com a estranha história da Renesmée e o impritinhg do Jacob por ela... essa parte ficou muito ruim mesmo, pois tem um trecho no livro que fala sobre o impriting, que serviria para os lobisomens acharem as possíveis parceiras que preservariam os genes. Como o Jacob poderia "preservar os genes" com uma semi-vampira já que, um dia ela iria parar de se desenvolver e, não poderia ter filhos? Bem, como já tinha dito, essa parte não ficou nem um pouco esclarecida. Meu gosto pela leitura começou com Harry Potter, e, por mais que tivesse coisas que no início e no meio do livro ficavam pouco esclarecidas, logo depois a J.K Rowling as esclareceu.

Sua resenha ficou ótima.


W Nascimento 25/07/2010minha estante
Só uma respostasinha agora que aprendi que o autor também pode comentar a própria resenha. ^^. Eu não li o "Amanhecer" ainda, como já avisei, mas pelo que pude ver de sua explicação Milly, mesmo assim acho difício de engolir o lance do esperma, pois os espermatozóides só duram três dias, no máximo, no corpo do indivíduo, esteja ele vivo ou morto. Logo, sem os canais seminiferos vivos, a produção acabaria e não haveria reposição.
Acho que a filha de Edward e Bella representa uma tentativa de fazer o final feliz ser pleno, pois o que pode ser mais perfeito apra um casal, do que o fato de ele casar e ter um filho ao fim da trama? porém, essa tentativa de harmonizar tudo deixou uma série de pontas soltas. Ela (a autora) poderia ter feito um final mais simples ou até mais provocante (pois soube que o Jacob era um candidato a pai do filho da bella. ^^ ) em vez desse perfeito conto de fadas.


Nanda 03/08/2010minha estante
Eu li todos os livros da saga, e até gostei de me 'entreter', mas concordo com você em absolutamente tudo. Acho que a autora ficou tão presa na ideia de criar sua história de amor sobrenatural, que deixou passar muitas coisas que poderiam fazer do livro algo realmente bom.
Enfim, parabéns pela resenha!


Rejane 13/08/2010minha estante
Cara! Eu concordo com tudo que você disse. Sou apaixonada por vampiros e achei muita coisa estranha nessa história. Mas também sou uma pessoa muito romantica e mesmo com todas as faltas e delírios da escritora, eu gostei de ler, principalmente eclipse.


Vanessa 15/08/2010minha estante
Olá Willian, primeiramente gostaria de dizer que não concordo com você na maioria dos pontos que abordou, mas tenho que reconhecer que na questão do aprofundamento da história,a autora poderia ter realmente se aprofundado mais, porém, acredito que ela não o tenha feito de propósito, afinal, como ela disse em várias entrevistas, ela queria uma história diferente de vampiros, pois é um romance, na mais pura acepção da palavra, e não um livro de terror.
A linguagem é de fácil compreensão, o que atrai muitos jovens, mas não é por isso que ela deve ser desmerecida, muito ao contrario, nesse ponto ela deve ser aplaudida, pois levou muitos jovens que nada liam para o mundo da literatura.
Quanto a questão do esperma, você pode achar até engraçado, eu mesma estou rindo até agora, com a minha amiga Daiany que concorda plenamente comigo, que a explicação plausível para a existência de esperma vivo em Edward é a seguinte: ele é frio, muito frio, frio como pedra, basicamente um congelador humano(KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK), portanto conservou o esperma plenamente, e, ao entrar em contato com o corpo quente de Bella, então o milagre aconteceu, que fertilização in vitro que nada, na ficção vale tudo.
Espero que se divirta ao ler isso, pois eu me diverti escrevendo.


Ju 16/08/2010minha estante
Parabéns, William! Adorei sua resenha; concordo contigo em gênero, n° e grau!!!!


Polly 17/08/2010minha estante
Gostei muito da sua resenha William, até porque não é porque sou fã roxa da saga "Crepúsculo" que não possa admitir as falhas da escritora. Gostei do livro principalmente pelo romance, ainda que tenha que admitir que odeie romance, mas a forma que ele escreve me prende muito mesmo. Não gostava muito até que li o segundo livro e concordo com a questão da falta de personalidade do Edward, pôr o que ele não tem em questão de defeito, sobra na Bella. Por fim acredito que o foco da autora era mesmo o romance e a questão do Edward ser um vampiro foi somente porque o vampiro em si era o monstro que poderia ser mais charmoso e atraente sem ser feio. rsrsrsrsr

Beijão


W Nascimento 17/08/2010minha estante
rsrsrs. Realmente seria meio grotesco se a autora fizesse um romance de uma garota com um frankstein, não é mesmo Polly? rrsrs E Van, eu também concordo com a questão da linguagem, pois acho muito bom que existam livros que chamem a atenção do leitor iniciante, aquele que com certeza não entenderá nada de um Saramago ou um Machado de Assis, ou então que vai ler e achar o livro um fardo. Na verdade foi por isso que destaquei esse ponto como sendo um positivo da obra. Por isso ele estava com um sinal de + entre parênteses. ^^
kkkkkk Realmente acho a sua teoria sobre o esperma mais plausível que a da autora. rsrsrsrs Agora, "na ficção vale tudo"? Bem... Discordo em partes. Pois uma coisa é você criar algo só seu, algo totalmente novo e pintá-lo como quer. Outra, é usar algo já existente e mudar a seu bel prazer, ignorando as construções feitas anteriormente. Stephanie não criou um novo vampiro, ela apenas (e me desculpem aos fãs por isso) pegou um já existente e, em parte, o sacaneou bastante. Bem, é isso. ^^ Adorei esse negócio de poder responder comentários.


Vanessa 18/08/2010minha estante
Também adorei esse negócio de responder comentários, e eu concordei com você a respeito de sua resenha na parte de leitura de fácil compreensão, eu percebi o sinal positivo, mas posso ter me expressado mal, tudo bem é a vida né.
Que bom que achou minha teoria plausível, quanto ao na ficção vale tudo,o importante e escrever algo que lhe deixe feliz e satisfeito consigo mesmo o sucesso, a aceitação do público e a crença com aquilo que escreve é consequência.
Não se desculpe pelas suas opiniões, afinal opinião é assim mesmo, cada um tem a sua e desde que pessoa saiba defender sua tese com clareza e convicção naquilo que diz isso será ótimo.
Ah, outra coisa, quanto aos mestres literários que citou, ás vezes as pessoas tem que começar de baixo, pegar um autor fácil para depois ler um bem complexo, eu mesma comecei a lendo literatura infanto-juvenil, com o livro O escaravelho do diabo(que eu adoro até hoje), e depois comecei a ler os mestres que você citou e outros que considero maiores e mais complicados como Friedrich Nietzsche e Fiódor Dostoiévski enem por isso vou desmerecer os outros autores.
Gosto é gosto, o importante é que as pessoas criem o hábito da leitura, e você como escritor vai contribuir muito com esse desafio.
Beijos.


W Nascimento 18/08/2010minha estante
Concordo muito. Sou muito contra usar clássicos como leitura obrigatória em ensino fundamental, pois muitas vezes essa abordagem traumatiza mais o jovem o do que estimula a ler. Por isso a literatura comercial, aonde não só crepusculo, mas também Harry potter, os Sete e outros livros se encaixam, é muito positiva como primeira leitura. Depois, com o próprio desenvolvimento do leitor, ele saberá partir para leituras mais complexas. Eu, por exemplo, começei com Turma da Mônica XD. rsrsrsr


Vanessa 18/08/2010minha estante
Assino em baixo.
Você comoeçou a virar devorador de livros com que idade?
Eu comecei com 09 anos, quando li O escaravelho do diabo, mas eu ja lia bastante coisa infantil antes disso, é que considero esse livro o mais instigador da época, por isso o escolhi como primeira leitura.
Rsssssssssssssssssssssss
Bem comecei com contos de fadas e também li muitas histórias da Turma da Mônica, e também lia a revista em quadrinhos da Xuxa!Depois descobri Homem-Aranha e X-Men e viciei!
Beijos.


W Nascimento 18/08/2010minha estante
Eu demorei um pouco mais para me viciar. Começei a ler mesmo de tudo a partir dos 12 anos, quando começei a jogar RPG. ^^ O fato de ser o narrador das histórias me fez ir atrás de vários títulos a fim de conseguir inspiração para criar histórias.


Vanessa 19/08/2010minha estante
Que legal Will.
Ah, deixa eu te contar uma coisa, a Ana, que você pediu para adicioná-lo é minha prima.
Ela é muito legal, eu que a introduzi nesse mundo fantástico da literatura, apesar dela ser um pouco mais velha que eu, e de ja gostara de ler, foi depois de minhas indicações que ela virou devoradora de livros.Adoro levar ela para esse mau caminho!
Rssssssssssssssss.
Adoro falar com você!


W Nascimento 22/08/2010minha estante
Fez um excelente trabalho. ^^ Seria bom se cada um de nós introduzisse à leitura a algum parente, amigo ou conhecido. O Brasil estaria bem melhor. Eu faço esse trabalho basicamente todos os dias com meus amigos. rsrsrsrsrs Beijão Van


Nessie 26/08/2010minha estante
Concordo com seus comentários!
Não sei em qual livro (Crepúsculo, Lua Nova ou Eclipse) tem um capítulo - quase inteiro - que mostra como a Bella limpou a sua casa!!! Hã? Bebeu? Fala sério...

Mas, como disse Felipe Neto em seu vlog, a autora foi mto feliz qdo colocou todas as inseguranças de uma mulher numa só personagem.

Enfim, a obra q agrada alguns, desagrada à outros.

PS: Leu Diários de Vampiros? Tem uma cena parecida com a aquela de Edward e Bella na clareira (Crepúsculo). Aí eu pergunto: foi sonho ou inspiração??? Seria mais bonito admitir uma inspiração q poderia ter tido ao ler a obra de L J Smith...


W Nascimento 30/08/2010minha estante
Ainda não li não. Só vi a série de TV até agora e gostei. Realmente existem muitas semelhanças e acredito sim que Meyer tenha se inspirado nela. Não dizendo que seja plágio, mas sim inspiração. Beijão Nessie


Piatã 24/10/2010minha estante
Por que excluiu a resenha do Crepúsculo. Achava engraçado o seu comentário: depois que leu o livro foi tomar café preto sem açúcar para lembrar que ainda era "macho". Mas enfim, a ideia é produzirmos resenhas com melhor teor intelectual.

Parabéns! Esta resenha está ótima.


W Nascimento 01/11/2010minha estante
Oi Cara. rs Bem, acho que você me confundiu com outra pessoa, pois eu ainda não postei nenhuma resenha sobre Crepúsculo. ^^ Resolvi pular direto para o Eclipse e falar dos três de uma vez. Mas acho que a resenha desse cara deve ter sido muito egraçada mesmo. Abração


mariana 06/11/2010minha estante
eu,dependendo das situações sou extrovertida mas também muito timida e seria.
edward age de maneiras diferentes dependendo das situações.
acho que Meyer no fundo explicou a parte de os vampiros não poderem andar á luz do sol.O mito era de eles se incendiarem.Mas nunca ninguem viu um a incendiar-se ! è um mito.Meyer inventou , dizendo que esse mito partiu do facto de os vampiros só sairem á noite (pois brilhavam de dia) e dai ás pessoas inventarem um mito: o de se incendirem.


W Nascimento 30/12/2010minha estante
Uma coisa são nossas emoções, nosso estado de espírito que, como você disse, mudam dependendo das circuntâncias, outra é a nossa maneira de ser, nossa maneira de ver o mundo. Edward tinha extremos ciúmes da Bella, encarava Jacob como uma ameaça, não só para seu amor, quanto para a própria vida da Bella. Para então, de repente do nada, abrir mão de tudo e dizer que ela poderia ser feliz com ele... Francamente isso não é só uma mudança de estado de espírito. Foi uma mudança radical que uma pessoa levaria anos para ter e ele teve em apenas uma noite. E sobre o Mito do Sol, realmente é um mito. Concordo com você nisso, mas acho importante chamar a aatenção para algo que confundimos muito: mito é diferente de mentira. Um mito é uma construção que leva gerações e gerações para ser formada, tem haver com toda a realidade de um povo, e é criado atra´ves de um recorte de muitas fábulas distintias, que se mesclam e se interegram até formar um mito. Logo, um mito não é apenas uma mentra, é uma construção, que tem haver com amaneira como determinados seres humanos enxergam seu mundo, seja através da fantasia, seja através de especulações filosóficas. Logo, desconstruir um mitos de séculos e dar uma explicação de duas linhas, acho algo muito pobre. Não digo com isso que ela esteja errada em fazer. É um trabalho de ficção e ela tem todo o direito, mas afirmo mais uma vez que isso é pobre do ponto de vista literário.


Kathlyn 17/03/2011minha estante
É realmente bom quando se lê uma resenha critica que não acaba de vez com a obra. Não quando a obra tem seus pontos positivos. Concordo com tudo que você disse e foi bem legal isso de você separar as partes ruins das boas e não generalizar a obra inteira igual todo mundo faz com os livros da Meyer. Bem explicativa.


Walison 23/03/2011minha estante
Concordo plenamente com você !!!

Me admira muito encontrar alguém tenha lido e feito, então, uma critica plausível. Li todos os livros da serie e concordo com pontos "positivos" e "negativos", apresentados por você.

No Amanhecer tem uma parte, como você deve saber, da historia contada pelo ponto de vista do Jacob foi parte "melhorzinha" do livro., Sempre gostei do Jacob embora não seja fã da serie e não entendia o porquê, e você esclareceu para mim, ele é mais humano [passível de erros e defeitos], e percebi que é por isso.

Muito Obrigado pela ótima resenha



paloma 28/05/2011minha estante
Parabéns, sua resenha ficou incrível. Nossa, sem palavras.


Nil 26/06/2011minha estante
Oi Willian! Parabéns pela resenha!!
Eu acredito que a compreensão da história está relacionada com a história e visão de vida de cada leitor. Por isso há pessoas que amam e pessoas que odeiam. Ou pessoas que se encantam e pessoas que não acham a menor graça...
E a cada vez que converso sobre os livros dessa série com algumas pessoas, mais claro isso fica para mim. E percebo essa diferença principalmente entre homens e mulheres.
Por isso eu não concordo quando vc diz que falta enredo.
A autora mostra como a vida de Bella era comum e sem graça mesmo. É proposital.
Vida de adolescente interessante hoje em dia é o estilo da patricinha que vai ao shopping todo o dia com as amigas fazer compras, é lider de torcida, não sai do salão de beleza e é popular. Pra mim isso não é nenhum pouco interessante, para outros pode ser...
A autora mostra como Bella é uma adolescente diferente da maioria, ela é responsável, estudiosa, se preocupa com o pai, não é popular e passa o dia cuidando da casa (alguém dirá: Que horror!). Não estamos acostumados com personagens assim hoje em dia.
Agora sobre os vampiros, eles não existem!! Cada pessoa pode imaginá-los da maneira que quiser.
Eu nunca fui fã de histórias de vampiros... Na verdade eu detestava!! Achava ridiculo e completamente sem sentido!
Confesso que li Crepúsculo com um certo receio... Mas achei realmente interessante.
Em Crepúsculo há muitas histórias por trás da história central. Há valores diferentes dos que existem em outras histórias.
Algo que me fascina nos vampiros de Meyer é o fato dessas criaturas lutarem contra sua natureza bestial. Querer ser melhor do que aquilo que lhes é imposto.
Pra mim, todas as características dos vampiros de Meyer fazem sentido, porque eles são originais.
Os personagens tem personalidade definida e é fácil, durante a leitura, prever seus atos e compreender seu raciocínio.
Há coisas que poderiam ser melhores?? Sim, sempre há!!





W Nascimento 09/10/2011minha estante
Gostei de suas considerações Nil. Apesar de discordar completamente. Viva a liberdade de interpretação. o/


Lipe 26/10/2011minha estante
Não estou querendo te ofender e nem criticar negativamente sua resenha, pelo contrario, ficou muito boa. Mas não concordo com nada que você disse aí. E quero destacar a parte em que você critíca os vampiros dessa saga, porque o conseito da palavra vampiro é de um ser hematófago(que se alimenta de sangue), então, eu acho que contanto que se mantenha essa caracteristica a autora da saga poderia criar seu vampiro como bem entendesse.


Elaine 28/11/2011minha estante
Amigo, você disse tudo, eu assino em baixo de tudo que você escreveu, Bom , uma parte boa , depois de anos mesmo antes de sair o filmes eu descobri crepúsculo, ta, ja era um best-seller, mais me fez querer voltar a ler, eu gostei, porque a Bella era uma simples menina normal, e descobre que o menino mais Cat da escola é um Vampiro que esta apaixonado por ela, eu acho que a Bella gravida ficou meio estranho e estragou a historias (tenho o livro mais nao quis ler amanhecer) Deu um Up para jovens querer ter filho kk serio, conheço gente que nem quer sair no sol pra ver se fica branco igual o Edward e meu personagem favorito também é Jacob tanto que acho que em lua nova Edward deveria desaparecer , ou acabar com a frescura e voltar como um sanguenario kk e Jacob OO o Herói rsrss amei sua resenha, esta de parabéns.
Bjs


Cinthia 20/12/2011minha estante
ótima resenha! você conseguiu tantos "gostei" porque agradou tanto aos haters quanto aos fãs hehe e quanto aos mitos dos vampiros, ela explicou o porquê de alguns serem falsos e outros verdadeiros no guia oficial da série... eu sei que tá carinho, mas tem em inglês pra achar fácil na internet; talvez a explicação dela não te convença, mas é interessante dar uma olhada. ;)


Tali @letrasmaislivros 24/02/2012minha estante
Concordo com sua resenha.
A única coisa que discordo foi o fato de você dizer que a autora errou ao ''mudar'' o estilo dos vampiros. Em minha opnião foi criatividade. Ela mesmo confessou em uma entrevista que a história de Crepusculo surgiu de um sonho! Em sonhos; tudo é possível.


Cotrim 21/04/2012minha estante
Concordei com sua resenha em quase tudo!
Só não gosto de nenhum dos três principais e, pra mim, as histórias e personagens de fundo (Alice, Jasper, Carlisle, Seth e os Volturi em especial) são MUITO mais interessantes do que a história e personagens principais...
Talvez eu tivesse gostado mais se a autora tivesse desenvolvido mais essas pequenas histórias e menos Edward, Bella e Jacob (que foram excessivamente desenvolvidos)...


W Nascimento 18/05/2012minha estante
Só respondendo ao Lipe. Olha cara, eu sei que a terminologia de vampiro significa apenas um ser que se alimenta de sangue, contudo, um mito vai além da nomenclatura. A lenda do vampiro é uma construção secular, que mescla várias culturas e atravessou todo um imaginário para chegar até nós e acredito que nesse sentido, houve sim uma descaracterização do mito. algo válido, mas que eu não gostei, principalmente porque foi feito de má forma ao meu ver. Acho que a autora deveria ter estudado um pouco mais o tema antes de se aventurar.


Jessica 26/05/2012minha estante
Hmmm acho que Sabirna é melhorzinho hem... Eu lembro de ter lido alguns "Sabrina" que pelo menos tinham um pano de fundo histórico interessante ou algo assim...


Vitória 02/08/2012minha estante
"E também não sente a necessidade de dormir, por que é morto. Então por que, de todas as partes de seu corpo, só o seu esperma se mantem vivo?" eu ri ... Não entendi muito bem o que a autora pensou nessa hora.


Gabriel Silva 17/09/2012minha estante
"E também não sente a necessidade de dormir, por que é morto. Então por que, de todas as partes de seu corpo, só o seu esperma se mantem vivo?" Realmente raxei de rir.. Meyer tinha fumado alguma coisa estragado.. só pode


Natália 16/10/2012minha estante
Olha, eu super entendo a galera que desgosta da saga por causa da fuga do real mito dos vampiros. Mas preciso dizer que esse foi o principal fator que me atraiu no livro. Sabe aquele lance de ser algo diferente, inovador e, por que não, original ? Então .. Acho que foi isso que trouxe a obra de Stephenie Meyer. Eu nunca fui fã desse mito de vampiros e lobisomens, sempre achei um saco. Mas a saga crepúsculo vem destruir praticamente tudo do que entendíamos como sendo parte do mundo de vampiros e lobisomens. O que nos é apresentado é uma figura totalmente nova. Não vai fugir de alguns clichês como a alimentação de sangue, mesmo que seja de animais (aliás, super curti também essa ideia de vampiros vegetarianos - haha), mas de resto.. caixão, cruzes, água benta, alho e blá blá blá, tudo é desconstruído. Essa desconstrução também acontece por parte dos lobisomens que, primeiramente, possuem uma motivação de existência super coerente e que casa muito bem na trama. A relação é muito bem feita. E a história em si já é uma desconstrução. Um triângulo amoroso entre vampiro, humana e lobisomen é algo que, pelo menos, eu, muito leiga nessas obras vampirecas, nunca tinha visto. Acho que tais fatores citados foram os motivadores do sucesso da saga, que marcou minha adolescência e que, pela qual, eu possuo o maior carinho.


Marina 17/10/2012minha estante
resenha muito boa - concordo em vários pontos, eu comecei gostando bastante da saga mas fui desgostando em Amanhecer.
S. Meyer é uma escritora talentosa que devia ter explorado melhor seu potencial.


Nadege 29/10/2012minha estante
Não vou mentir. Gostei sim da série crepúsculo.Não considero o melhor livro de todos os tempos, mas como o William falou a linguagem do livro é de fácil diluição.A trama tem todos os ingredientes para o sucesso,romance proibido,suspense,ação,drama,triangulo amoroso.
Concordo que o Edward é um personagem muito sem sal, chega até a cansar de tão perfeito.Mas se não existisse o Jacob com certeza a história seria massante.A Bella é como a maioria das meninas inseguras.
Sinto que faltou um pouco mais de ousadia na trama,talvez se ela tivesse apimentado um pouco mais os relacionamentos,sei que são livros principalmente voltados para os adolescentes mas esse amor água com açúcar é muito sem graça as vezes.Enfim essa é a minha opinião.


Sue 23/01/2013minha estante
Gosto muito da Saga Crepúsculo, especialmente do Edward, li todos os livros, vi todos os filmes inclusive a maioria deles no cinema, sempre que podia defendia das críticas de alguns amigos, mas isso não quer dizer que eu não possa reconhecer os defeitos e as qualidades do livro e do filme. Como você mesmo escreveu a linguagem é boa e mesmo o romance sendo daqueles mais "água com áçucar" o livro não é ruim, na minha opinião.
Realmente pra quem se prende as historias, lendas e mitos de vampiros e lobisomens a historia será um pé no saco e uma verdadeira afronta a tudo que já foi contado , mas para pessoas como eu, que não suportam historias de vampiros sanguinários, malvados, sem sentimentos que mais se assemelham a monstros do que a pessoas o enrendo será bom, Stephanie conseguiu transformar algo assustador em um verdadeiro conto de fadas, e como vc mesmo falou pra quem curte romances mais leves (tipo eu, amo os livros da Sabrina e Julia *-*) é um ótimo passatempo!
Gostei muito da sua critica, foi coerente e significativa do começo ao fim.


Heitor Oliveira 14/02/2013minha estante
Sem dúvidas, essa foi uma das melhores resenhas que li sobre a saga Crepúsculo. Só pra constar, eu realmente não gosto da saga, mas não a odeio desde sempre, só passei a desgostar mesmo após ler os livros, especialmente Lua nova e Amanheecer.

Gostei da Resenha sobretudo pela coerência. Foi Breve e não deixou de ressaltar os pontos positivos que a saga realmente tem. Concordo com a maioria das opiniões inclusive sobre o fato de ECLIPSE ser o livro melhor construído.
Vamos as minhas impressões que podem não ser tão breves assim.

1- Acho que Crepúsculo poderia ser um livro só: isso mesmo, acho que poderia ser um livro só. Porque? então vamos aos próximos tópicos.

# O primeiro livro tem uma história bem simples e definida e, embora pudesse ter 30 ou 40 paginas a mais se a Bella não dissesse "ele é lindo" ou inserisse a palavra "lindo" em tudo que se refere ao personagem. Crepúsculo é o melhor livro porque a Stephenie Meyer ainda não se aprofundou nos personagens, eles conseguem ser levemente interessantes e ainda compreensíveis. Tem o mérito que eu não tiro de reinventar um mito secular a sua própria maneira, o que facilita sua simpatia ao primeiro instante, e nesse livro até os poderes dos vampiros são sensacionalmente bem escolhidos, nada muito extraordinário: Edward lê mentes, Jasper manipula o humor com o contato, Alice vislumbra o futuro, Carlasle é imune ao desejo de sangue.

#Lua Nova é um livro, com todo respeito, particularmente inútil, é o que me fez realmente odiar a saga, demorei dois meses e meio para ler. Acontece é que Edward vai embora, a Bella fica letárgica por meses e depois o Jacob(Team Friendzone) entra na jogada até o vampiro voltar. A subtrama do despertar de lobo de Jacob podia ser inserida em algum lugar entre a metade de CREPÚSCULO e o inicio de ECLÍPSE. A ausência do Edward poderia ser encurtada, o arco do triângulo amoroso poderia ser adiantado, não a passagem do tempo mas a escrita retardatária, apesar de simples. Pontos importantes do livro: história dos Volturi, de Carlasle e Esme, final do livro.

#Eclipse é o meu livro preferido, o único que eu realmente simpatizo que consigo ler sem querer arrancar os cabelos. A trama é definida, os vilões são um pouco melhor explorados. A Stephenie deu alguns tropeços como matar inexplicavelmente a vampira Bree Turner. Esse livro tem as histórias de Jasper, Rosalie e Alice, que são as melhores passagens da saga inteira.

#Quando você pensa que há esperança para os vampiros brilhantes, eis que surge AMANHEECER. O pior livro da saga. Bella e Edward finalmente se casam, eles finalmente vão pra cama, amém. E a bella engravid... oh, wait. Se esses fossem os vampiros de Vampire Academy, que são seres da magicos e vivos, isso poderia acontecer, mas os vampiros de Meyer são mortos, de mármore. Eles não precisam de ereção, são de mármore, mas esperma não existe em hipotese nenhuma. E a do esperma congelado não cola porque a pessoa demora cerca de 2 ou 3 dias para ser transformada em vampiro segundo a própria Meyer, e seu corpo queima tanto que certamente fritaria todo o esperma. Os Capítulos do Jacob são agradáveis porque ele é favorito de quase todo mundo que odeia Personagens inverossímeis como o Edward, ele é um dos poucos homens verossímeis da saga, ao passo que Leah seria uma das mulheres. O final é que ferra tudo, vampiros a lá X-men, sem boas explicações, erros de coesão e continuidade e uma batalha épica onde ninguém morre, o filme foi inteligente em transformar tudo numa visão da Alice, faz mais sentido que uma conversa amigável e final feliz.

#Pontos Positivo: adolescentes lendo. Reinvenção de um mito. Jacob, Jasper, Alice, Carlasle, Leah, Sam, existem muitos personagens secundários bem construídos, eles é que seguram a saga, na minha opinião.

#Pontos Negativos: Stephenie Meyer pecou ao não pesquisar com um pouco de afinco o assunto onde ela se meteu, não se preocupou em explicar o que escrevia, os leitores não são idiotas, não vão engolir desculpas idiotas. Edward Cullen tem mais de 100 anos de vida, ser formou no High School dezenas de vezes, leu todo o tipo de literatura clássica americana, britânica e francesa, lê mentes e ainda age como um adolescente? Nada justifica isso, aquela montanha de informação não foi posta lá só pra ele recitar Shakespeare para os leitores. Bella não possui nenhum atrativo real ao próprio Edward exceto o aroma do sangue. Deveria ter ALGUMA COISA qualquer coisa nem que fosse um extenso conhecimento sobre comédias românticas. Bella é a soma de todas as inseguranças femininas/adolescentes sem orgulho ou talento ou determinação em nenhuma área, o que a torna inverossímil Ao passo que Edward... esse eu já expliquei. Lua Nova é um grande filler que poderia se resolver numa soma de 60 paginas + o capítulos finais somados ao primeiro livro, Eclipse somaria mais 150 paginas, e ainda sim Crepúsculo ainda estaria por volta das 360 páginas talvez. Eu não escreveria Amanheecer, pois a história poderia ter acabado, muito melhor, no primeiro livro: em vez de Edward curar Bella, deixaria a transformação em vampira acontecer, isso nos pouparia de ler os outros 3 (muito fracos) livros.

Conclusão: como saga, Crepúsculo satisfaz muito pouco. Mas se Meyer tivesse pensado um pouco mais, daria um livro de 500 paginas, talvez 400 infinitamente superior. Ela tinha a faca e o queijo, mas não soube como cortar.

Heitor de Jesus (riraymage)
livretoescuro.blogspot.com


Bea 27/04/2013minha estante
W Nascimento, finalmente uma critica coerente, gostaria de parabenizar, afinal, no mundo de hoje, são poucas pessoas que criticam e sabem do que estão falando. Parabéns.


nabia 08/10/2013minha estante
Simplesmente uma das melhores resenhas sobre a saga Crepúsculo que já li! Muito boa, parabéns!


Camila 20/03/2014minha estante
hahaha sou uma eterna fã da saga e adorei sua resenha, você argumentou com fatos, isso que é bonito de ser ver kkk
"Então por que, de todas as partes de seu corpo, só o seu esperma se mantem vivo?" realmente, isso é inexplicável. Por que justo o esperma não é como o resto do corpo dele, morto?
Enfim, parabéns pela resenha!! Uma das melhores (e com lógica) que já li!


ginny 29/06/2020minha estante
Essa resenha é de 10 anos atrás, mas mesmo assim vou dizer aqui que gostei muito dela. Diferente da maioria das pessoas que só chegavam com farpas criticando e as vezes até mesmo ofendendo os fãs da saga, você falou com muita sabedoria e respeito, apenas trazendo a tona seu ponto de vista e isso é ótimo. Também conseguiu, mesmo que eu seja fã da série, me fazer concordar com muitas das suas opiniões.


Ana Daniela 20/09/2020minha estante
Queria saber sua opinião de sol da meia noite agora


Duda 12/03/2022minha estante
Amei a sua resenha, concordo com tudo. Eu nunca consigo dizer com clareza o que penso sobre essa história, e você conseguiu dizer pelo menos um pouco delas.


fernandes 05/12/2022minha estante
o jacob beijou a bella sem a permissão dela (?) ele foi covarde e nem ligou pro fato dela não ter permitido e nem gostado.


fernandes 05/12/2022minha estante
o jacob beijou a bella sem a permissão dela (?) ele foi covarde e nem ligou pro fato dela não ter permitido e nem gostado.


fernandes 05/12/2022minha estante
crepúsculo tem muitas falhas sim mas acho que cumpre seu trabalho como intreterimento teen. ele pareceu bastante com uma fanfic pra mim.


fernandes 05/12/2022minha estante
crepúsculo tem muitas falhas sim mas acho que cumpre seu trabalho como intreterimento teen. ele pareceu bastante com uma fanfic pra mim.


fernandes 05/12/2022minha estante
entreterimento* (não consigo responder o comentário)


fernandes 05/12/2022minha estante
entreterimento* (não consigo responder o comentário)


Lara.Coimbra 06/09/2023minha estante
Primeiramente, quero esclarecer que tem um livro que conta os detalhes da mitologia de Crepúsculo, em que a autora Stephenie meyer, explica o processo de construção do livro e la tem o porque de os vampiros serem diferentes, os Volturi, para esconderem o segredo de que os vampiros existem, espalham mentiras, para as pessoas, segundo lugar, o Edward não é um personagem mal construído, aliás, ele é um personagem muito complexo, e caso vcs não saibam, a Stephenie Meyer lançou um livro pelo ponto de vista do Edward, em que ele conta como ele se apaixonou pela Bella, e não foi assim, do nada, eles conversaram muito. Concordo, que a série é um pouco machista, mas no quarto livro, A Bella vira a protagonista, ou seja, ela é a mais forte e ela é razão de eles lutarem.




Gisa Petry 11/03/2024

Melhor que Lua Nova...
Uma boa leitura, gostei mais que a anterior.
Bella sempre tão dependente de Edward, sempre tão manipulável. Tudo normal!
No fim os sentimentos dela por Jacob não eram uma surpresa, mas pena não serem mais fortes do que os sentimentos por Edward, ainda prefiro Jacob!
Amanda S 11/03/2024minha estante
Agora q a gente pode conversar com spoilers: os dois beijos com o Jacob foram roubados! Kkkkk O primeiro, foi claramente assédio (tanto q ela tenta se desvenciliar e nao consegue, e quebra a mão socando a cara dele) e o segundo foi manipulação psicológica! Tipo: "como vc não admite que ama, vou lá pro campo de batalha morrer, pq não vale a pena viver se vc não gostar de mim! Peça um beijo pra mim, se não não te prometo que eu vá voltar..." Fala sério! Kkkkk O menino é muito manipulador!!! Por isso prefiro o Edward!? (ainda q ele seja tóxico tbm...hahaha)


Amanda S 11/03/2024minha estante
É claro q ela já sentia alguma coisa por ele, desde Lua Nova, mas ela não faria nada a respeito se ele não tivesse manipulado os sentimentos de culpa da Bella por todo mundo estar lutando pela vida dela, e culpa por ele se arriscar na luta pelo o q sente por ela, enquanto ela estava planejando casar com o namorado, sem ter avisado a ele! E o pior: ele sabia disso tudo, de toda a personalidade altruísta da Bella, e usou isso a favor dele, contando com que o Edward ficasse chateado/brigasse com ela...


Amanda S 11/03/2024minha estante
Edward tbm é extremamente tóxico e controlador (principalmente quando quis "proibir" a Bella de ir ver o Jake). Mas por pior e absurda q seja a justificativa, o controle dele, teoricamente, seria por medo da segurança dela quando ele não pode estar perto. Quanto ao relacionamento, ela está com ele pq quer. Ela escolheu ele. Agora o Jake quis forçar a escolha dela pelo beijo e pela declaração.


Gisa Petry 11/03/2024minha estante
Sim, ambos os beijos, por mim, não precisavam existir, foram totalmente desnecessários e manipulados, nojentos mesmo! Assédio nos dois, concordo!
Mas eu também desconfiava que ela gostava dele, estava na cara, né? Tu sabe que o Edward eu acho mais gente boa em alguns aspectos, mas, pra ser franca ao extremo, nenhum dos dois seria minha opção 100% kkkkk Não aparece uma terceira opção pra ela? kkkkkk Eu prefiro um tiquinho o Jacob por ele ter sido tão gente boa quando o Edward foi embora, ali ele realmente tinha meu coração, pena que desandou depois... E outra coisa, eu não acho a Bella tudo isso não, uma guerra por causa dela foi bem forçado kkkkkk E concordo penamente com teu último raciocínio... Ela está com ele pq quer, escolheu isso; então não adianta eu ficar irada por conta do comportamento dela e dele kkkkkk
Amanhecer sera melhor? O que tu achou deste último?


Amanda S 11/03/2024minha estante
Kkkkk verdade, dois tóxicos! Olha, quanto a Amanhecer: foi um bom desfecho pro casal principal, mas vc ainda vai ficar com bastante raiva da Bella no processo! Ainda mais em relação a falta de noção dela em relação ao Jacob! Vou reformular: são 3 tóxicos! Kkkk


Amanda S 11/03/2024minha estante
Mas esse próximo livro expande muito o mundo dos vampiros e explica muita coisa em relação aos "poderes" e de uma forma que os filmes não conseguiram traduzir direito. Então vale muito a pena! Já te adianto tbm q todas essas confusões, todas essas guerras, não são pela Bella em si! É tudo bem maior q ela: os Volturi sempre quiseram desfazer a família Cullen pra ter Edward e Alice à disposição (essa parte não é spoiler, pq fica implícito desde Lua Nova...hahaha), mas no último livro vc entende toda a política atrás disso.


Amanda S 11/03/2024minha estante
Olha, recomendo tbm ler os livros extras, eles realmente complementam coisas importantes da saga: "A Breve Segunda Vida de Bree Tanner" explora toda essa real motivação por trás da guerra de recém criados de Eclipse e mostra o quão cruel é ser um recém criado "selvagem" em um exército (o relato do Jasper não foi nada em comparação). O livro ainda deixa um personagem "ponta solta" q eu ainda tô esperando a Stephenie escrever algo sobre... Já "Sol da Meia Noite", o livro do Edward mostra como a Bella foi "apaixonante" pra ele (e eu precisava disso! Kkkk), além de ser super interessante a forma q a mente dele funciona , além de contar mais sobre o passado dos Cullen? Sei q sou suspeita por gostar mais do Edward , mas pra mim foi o melhor livro da saga! (Ah, Amanhecer tem capítulos no ponto de vista do Jacob!!)


Gisa Petry 11/03/2024minha estante
Sim, os Volturi quererem Edward e Alice sempre foi muito bem dito, eles até deram a impressão várias vezes de terem inveja dos Cullen...


Gisa Petry 11/03/2024minha estante
Estou só sem o "Sol da meia noite", mas vou ter que dar um jeito e conseguir kkkkk


Gisa Petry 11/03/2024minha estante
Agora sim eu quero ler todos kkkkkk
Doida por cada sequência kkkk
Valeu mesmo as dicas, caramba, foram muito boas as conversas até aqui... Fique por perto, tem conversa por vir ainda kkkkkkj


Amanda S 11/03/2024minha estante
Kkkkk Pode deixar!?




Marix 08/05/2021

Pra quem já viu o filme, não vale muito a pena ler o livro
Li por pura nostalgia.
Ainda bem que eu vi o filme antes. Não vale muito a pena ler o livro depois. Tem pouco acrescentar na história.
Acho até que fui mais apaixonada pelo Edward do Robert.
Vítor 08/05/2021minha estante
Primeira vez que vejo alguém falar que o filme é melhor que o livro kk


Marix 08/05/2021minha estante
O livro adiciona poucos detalhes, quase não há diferenças. Como eu já tinha visto o filme, não foi tão compensatório ler o livro.
Mas a obra original é sempre melhor kkkkkkkk


Vítor 08/05/2021minha estante
Ah sim kkkk pois é, eu procuro ler o livro antes. Sei lá, prefiro saber a história pela obra original. Mas quando não é possível, não tem o que fazer kkk foi o que aconteceu com O Senhor dos Aneis. Porém, até onde li, gostei bastante


Marix 08/05/2021minha estante
Já comprei os livros, quero ler, mas já faz alguns anos que tenho medo de iniciar Senhor dos anéis. Justamente por achar a trilogia cinematográfica uma obra prima.


Vítor 08/05/2021minha estante
Eu te entendo. Faz muitos anos que vi O Senhor dos Anéis, então, não lembro de muita coisa. Deve ser por isso que a leitura dos livros está sendo uma experiência nova. Eu acredito que não vai estragar. Pelo contrário, você vai ver muita coisa nova e acho que vai acabar gostando muito


Marix 08/05/2021minha estante
Tá ai meu problema, eu revejo a trilogia a cada 3 anos, tá tudo fresco na minha cabeça kkkk. Por isso vou dar um tempo agora, porque também prefiro saber a história pela obra original


Vítor 08/05/2021minha estante
Nossa kkkk gostou mesmo da trilogia. Mas, realmente, é uma obra prima mesmo! Então, pronto! Se você aceitar, podemos comentar sobre o livro quando você terminar de ler


Marix 08/05/2021minha estante
Os filmes têm um forte apelo emocional para mim. Vai demorar um pouquinho pra eu ler, mas aceito simm.


Vítor 08/05/2021minha estante
Bem, espero que a sua experiência seja muito boa, quando decidir ler ^_^




_helenabss 28/10/2021

Ruim é pouco
Vide resenhas dos livros anteriores.

Diferente de lua nova essa história parece que não tem nada encaixado. Sabe o que parece? Que a autora queria dar um rumo diferente pra história e teve que mudar o Jacob completamente sem justificar isso direito. Então temos aqui um livro que fica com zero contexto pra tudo, é repetitivo, basicamente crepúsculo versão triângulo amoroso e chata (mais ainda). Fora as problemáticas da forma como o Ed trata a Bella (que é especialmente insuportável nesse livro).

Enfim, uma estrela porque não queria deixar sem nenhuma estrela Kkkk

Quem quiser ler a saga pode pular esse.
:(
ni.zanchetta 28/10/2021minha estante
pra mim nunca nem existiu um triângulo amoroso nessa saga, serio


_helenabss 28/10/2021minha estante
Como não???


ni.zanchetta 28/10/2021minha estante
a bela sempre deixou TAO explícito o sentimento dela com o Edward. nunca disse nasa tao uau em relação ao jacob. o unico beijo q eles deram foi meio no impulso dela, e dando a sensação de que ela precisava recompensar ele pela forma q ele ajudava ela.


_helenabss 28/10/2021minha estante
Vdd, a Bella deixa claro, mas não vamos esquecer que ela deixa que ele tente conquistar ela, que ela pensa como seria a vida dela com ele (ela escolhe o Ed, mas considera o Jake). Tanto é que ela sente muito por ele não ser a opção dela. Na vdd, pra mim, oq cria esse triângulo é mais o Jake e o Ed, pq o Ed acharia até melhor a Bella ficar com ele (a princípio). Enfim... Porém o livro e ruim Kkkk ?


ni.zanchetta 28/10/2021minha estante
ao meu ver, ela deixa pra preencher o ego dela e simplesmente pq ela gosta mt da amizade e n quer q as coisas fiquem pior do que ja estavam.
o livro é pessimo, os únicos q de fato sao melhorzinhos dessa saga é o primeiro (crepúsculo) e o último (amanhecer)
o pior do todos é o que lançou ano passado, o sol da meia noite (me arrependi de ter gasto dinheiro com aquilo)


_helenabss 28/10/2021minha estante
Eu gosto de sol da meia noiteee. Para. Kkkk eu li primeiro ele e dps li a saga, é oq eu acho melhor da saga é Lua Nova, enfim as diferenças.




Livros e Ivaílton 02/06/2020

Amor e Ódio
Eclipse é o terceiro livro da série de vampiros escrita por Stephenie Meyer,  essa obra gira em torno da rivalidade em Jacob e Edward pelo coração de Bella,  que será forçada a escolher entre amizade pura e o amor verdadeiro. Além disso, Victoria está de volta, em busca de vingança, e outras ameaças estarão presentes, colocando a vida de Bella em perigo novamente, o que fará com que vampiros e lobisomens criem uma inusitada união, a fim de protegê-la.
Nesse livro há um pouco mais de ação em relação aos outros volumes. Eclipse, é narrado de forma envolvente, e os acontecimentos presentes na trama são atribulados, dinâmicos e intensos. O leitor percorre pelos capítulos em busca do desfecho de cada evento, esbarrando-se com viradas emocionantes e guinadas surpreendentes.
Eclipse é o livro da saga que mostrou um enredo forte, com uma leitura extremamente fácil. É um romance teen, mais voltado para o lado feminino, com um misto de sobrenatural e realidade que, para quem gosta de ficção e fantasia é recomendado.Ver sua protagonista dividida entre dois homens aparentemente perfeitos é de tirar o fôlego de qualquer garota. Um outro fator positivo que faz esse  livro ser um dos melhores da série é que nele conhecemos mais a fundo a mitologia vampiresca criada pela Stephenie.
Enfim, a história é muito boa e os personagens estão mais maduros e perfeitamente amarrados, confesso que tive um pouco de monotonia no começo, mas no desenrolar da trama melhorou. E o cenário desenvolvimento durante toda a história é excelente e sombrio.
Quanto ao filme, deixaram muitos detalhes em oculto, o que me fez pensar que deixou algumas cenas a desejar...
Tanto que optei por ler primeiro o livro, e depois ver o filme!

Mais um livro da saga foi concluído, e o próximo e último livro, Amanhecer parece surpreender muito os leitores! Preparados para uma nova leitura?
Contos e Tal 02/06/2020minha estante
Atualmente estou lendo o primeiro. O meu primeiro contato com a saga foi pelos filmes, e achei tão tosco que nem procurei o material fonte, hoje em dia estou me desapegando dessa ideia e dando uma chance


Livros e Ivaílton 02/06/2020minha estante
Vai por mim, os livros é o melhor caminho. Eu, depois que li o livro crepúsculo e lua nova, fui dar uma olhada nos filmes dos mesmos. É MUITO sem graça. Eles tiram muita coisa escrita no livro. O filme fica "sem sal". Os livros são bem mais detalhados e viciantes! Boa leitura.


Contos e Tal 02/06/2020minha estante
Sim! Quando tive acesso aos filmes era bem novinha, então ignorar era bem fácil kkkkk mas agora, lendo o livro, é outra coisa: bella inteligente e com atitude; edward com carisma e personalidade bem mais desenvolvida, não é só uma cara fechada. Gostando bem mais


Livros e Ivaílton 02/06/2020minha estante
Muito bom. Acho que você pode pegar ranço do Jacob, assim como eu. Kkkkkk


Contos e Tal 02/06/2020minha estante
Kkkkkk, ele é meio que a vela, pelo menos sempre foi nos filmes, só fiquei impressionada por ele ter 15 anos no livro


Livros e Ivaílton 02/06/2020minha estante
Realmente... Mas logo logo você entenderá o porquê.




Samuel.Lino 23/07/2021

Desconfortável
Nossa, pra mim dos três livros dessa saga até agora esse foi o pior, vários capítulos onde há uma naturalização de relacionamentos tóxicos e abusivos, no qual vemos os atos de Jacob e do Charlie para com a Bela. A própria protagonista não tem um pingo de carisma, as coisas acontecem com ela e você só consegue pensar: alguém tira essa menina dessa situação. Enfim, no quesito desconfortável ele só perde pra Lua Nova. As partes das lutas são boas, e a contextualização das lendas dos lobos é muito interessante.
Jule 23/07/2021minha estante
Você não é um mero leitor por estar lendo essa saga.
Para conseguir ler esses livros tem que ser no mínimo uma pessoa com uma boa saúde mental pra suportar.


Samuel.Lino 23/07/2021minha estante
Pior que é verdade Jule, com a óptica que temos sobre essa problemática, vemos que certamente essa não é uma saga recomendável para o público adolescente/jovens.


Jule 23/07/2021minha estante
Li em minha adolescência Amanhecer, lembro que eu me apaixonei pela escrita da Stephanie, mas nunca engoli a história, vampiros brilhando e tal.


Samuel.Lino 25/07/2021minha estante
Eu passei minha adolescência inteira assistindo os filmes em um looping infinito, mas hoje em dia lendo os livros, com a consciência que eu tenho hoje avv que decepção.


Almir Junior 25/07/2021minha estante
Concordo demais com o que você falou, acabei de ler a passagem onde o Jacob beija a força a Bella e é inacreditável como a Stephanie Meyer naturaliza isso. Como se fosse ok o cara agarrar a mina, a tal ponto que quando o Charlie descobre ele dá risada. Ainda pergunta pro Jacob se ele quer dar queixa pelo soco que a Bella deu nele, que parada intragável. Assim, todos os livros até aqui tem relações bizarras e comportamentos absurdos, mas isso de beijar a mulher a força me incomodou mais do que o resto. Minha vontade é largar o livro.


Samuel.Lino 25/07/2021minha estante
Almir, assim quando li essa parte fiquei muito desconfortável e, realmente pensei em não ler mais, porém continuei. É muito bizarro o quão esse e outros casos nessa saga são naturalizados e romantizados, crepúsculo sem dúvidas não é saga de romance saudável.




Danni 28/08/2010

Você faz alguma idéia da importância que tem para mim? Alguma noção do quanto a amo? — Ele me puxou para mais perto de seu peito duro, colocando minha cabeça sob seu queixo.

Apertei os lábios em seu pescoço frio como neve.

— Eu sei o quanto eu amo você — respondi.

— Você compara uma árvore pequena com toda uma floresta.



----------------------------------------------------------



O que posso dizer ...eu amo a sagaaa, eu amoo Edward

e gosto de ver apenas dois ...e não três



Ah que raiva de Jacob, vive se metendo,putz será que não se toca, ate parece que tem comparação com Edward...



Eu simplesmente ODEIO JACOB







Ps:antes de ficar fazendo comentário na resenha por ODIAR O JACOB, a resenha é feita pra expressar opiniões #prontofalei











Patricia Duarte 01/11/2010minha estante
Tb me irritava profundamente com ele, quando a Bela o beijou fiquei com raiva! rsrs


Lucia Sousa 30/11/2010minha estante
Eu ri!


Tina 11/12/2010minha estante
Eu odiava jacob até assistir o filme haha


Danni 23/06/2011minha estante
13 não gostei?
Adoro, significa que alguém vem ler as minhas resenhas!


Aline 04/03/2013minha estante
Senti tanta raiva de Bela neste livro que a minha vontade era em que amanhecer o Edward beija-se uma vampira para Bela provar do proprio veneno. Tambem detestei o personagem Jacob dez de Crepusculo, muito adolescente e chato. Nem um pouco sedutor.




Clara Azevedo 26/05/2020

Eclipse
Esse é o terceiro volume da saga crepúsculo. No volume anterior Edward tinha terminado seu namoro com Bella ele e sua família deixaram Forks depois de um engano Edward pensa que Bella está morta e vai até os Volture para tentar morrer também no final o engano é desfeito e os dois reatam o namoro. Seattle é assolada por assassinatos misteriosos e Victória continua sua busca por vingança. A formatura está se aproximando e Bella precisa tomar uma decisão: Vida ou Morte(Humana ou Vampira) qualquer uma das escolhas vai fazer com que ela perca algo por exemplo se ela se tornar uma vampira vai precisar ver os amigos e os pais morrerem ao longo dos anos enquanto que ela vai permanecer a mesma. Edward e Jacob estão mais do que dispostos a ir até o fim para ficar com Bella e nenhum deles vai jogar limpo não será uma briga justa.

"No silêncio mortal, todos os detalhes de repente se encaixaram,numa explosão de intuição.
Havia algo que Edward não queria que eu soubesse.
Algo que Jacob não teria escondido de mim.
Algo que pôs tanto os Cullen quanto os Lobos no bosque,movendo-se juntos numa proximidade perigosa.
Algo que levou Edward a insistir que eu atravessasse o país num avião.
Algo que Alice vira na semana anterior- uma visão sobre a qual Edward mentira para mim.
Algo que eu, de algum modo esperava. Que eu sabia que acontecer ia de novo,tanto quanto desejava que jamais acontecesse. Numa teria um fim, teria?" Pág :66.

"Jacob, no segundo em que percebi que a amava, eu sabia que só havia quatro possibilidades. A primeira alternativa, a melhor para Bella, seria se ela não sentisse o mesmo por mim... se ela pudesse superar isso e continuasse a vida. Eu aceitaria, embora jamais mudasse meus sentimentos. Você me considera uma ...pedra viva ... duro e frio. É verdade. Somos compostos dessa maneira, e é muito raro que experimentemos uma mudança verdadeira. Quando acontece, como ocorreu quando Bella entrou em minha vida, é uma mudança permanente. Não há retorno...
A segunda alternativa, aquela que escolhi originalmente, era ficar com ela por toda sua vida humana. Não era uma boa opção para ela ,desperdiçar a vida com alguém que não podia ser humano como ela, mas era a alternativa que eu podia enfrentar com facilidade. Sabendo o tempo todo que, quando ela morresse, eu encontraria um jeito de morrer também. Sessenta, setenta anos- seria um período muito breve para mim... mas depois provou-se perigoso demais para ela viver em tal proximidade com meu mundo. Parecia que tudo o que podia dar errado acontecia. Ou pairava sobre nós. ..esperando para dar errado. Eu estava apavorado de não ter esses sessenta anos se ficasse por perto enquanto ela fosse humana.
Então escolhi a terceira opção. Que se revelou o pior erro que cometi em minha longa vida como você sabe. Escolhi me ausentar do mundo dela, na esperança de obriga-la a ficar com a primeira alternativa. Não deu certo e por muito pouco isso quase nos matou.
O que me restava além da quarta opção? É o que ela quer -pelo menos,ela pensa que quer. Estive tentando conte-la, dar a ela tempo para descobrir um motivo para mudar de ideia, mas ela é muito...teimosa . Você sabe disso . Terei sorte se adiar isso por mais alguns meses. Ela tem pavor de envelhecer,e o aniversário dela é em Setembro..." Pág : 358.
Livros e Ivaílton 26/05/2020minha estante
Ei, tem spoiler.


Clara Azevedo 27/05/2020minha estante
Todo mundo sabe como termina a saga os filmes já se encarregaram de dar o spoiler por si mesmo.


Livros e Ivaílton 27/05/2020minha estante
Bom... Eu não sei, optei por LER os livros antes de assistir os filmes.


Clara Azevedo 27/05/2020minha estante
Então para você é spoiler para outras pessoas não é mais no geral os filme são fiéis aos livros os acontecimentos mais importantes estão nos filmes porque não dá para colocar cada acontecimento em uma duas horas de filme.


Livros e Ivaílton 27/05/2020minha estante
Desculpe-me pela forma em que digitei. Só fiquei aflito por ter lido algo que não queria. Porquê não cheguei nessa parte ainda, principalmente pelo motivo em que não gosto de spoiler. Sinto muito.




Agatha.Gabrielle 09/11/2022

Fogo e Gelo
Sou uma fã dos filmes que parou nesse ano para ler os livros, me apaixonar mais na história e digo que deu super certo!
Eu tenho amado todos os detalhes a mais que acaba se passando nos filmes.

Nesse livro retrata a formação dos recém-criados para atacar a Bella, nos traz novamente toda raiva que o Jacob nos causa, (que acaba ficando perdida em crepúsculo) principalmente ao beijar a menina a força e ter feito chantagem. É por essas partes que eu não entendo quem shippa os dois, só pode ter assistido apenas os filmes.. Se bem que nem assim eu gostava, então acredito que viram de olhos fechados.

Toda a guerra acabou, a Bella fez sua escolha e agora vem o casamento.
A minha saga é maravilhosa!
Taylor 09/11/2022minha estante
Então não tem motivo pra shipp? Eu entendia a galera que shippava justamente porque os filmes deixam um climazinho kkkkkk


Agatha.Gabrielle 09/11/2022minha estante
Motivo algum.. Apenas porque o Edward foi embora e o Jacob estava ali, cuidando dela.
Eu achei muito forçado o amor dela por ele apenas por isso sendo que em quase todas as oportunidades que Bella teve para se referir a ele era como "Amigo" e "Alguém da família"
Forçaram o amor porque ele estava com ela quando o quem era queria de verdade foi embora. Paiá


Agatha.Gabrielle 09/11/2022minha estante
correções: quando quem ela queria (esse app deveria criar um editar)


Taylor 09/11/2022minha estante
É como diria Marília Mendonça: quem eu quero não me quer, quem me quer não vou querer / Ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer. (Sim, devia ter um editar kkkk)


Agatha.Gabrielle 09/11/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK amei (adianta Skoob)




spoiler visualizar
pslover_ 25/10/2023minha estante
Eu concordo


Gi Santos 25/10/2023minha estante
Concordo com a questão da Bella ser uma chata, mas discordo do Jacob. Mil vezes Edward! Team Edward fornecer ??


Gi Santos 25/10/2023minha estante
Forever* maledito corretor kkkk


Marilia.Ducatti 25/10/2023minha estante
Se analisar o Edward do cinema, eu soy TeamEdward tb kkkkkk


Gi Santos 25/10/2023minha estante
Ahahaha espertinha! Olha qdo eu li o livro nem imagina q ia sair filme e msm assim já amava o personagem do Edward ?




Nirley 06/05/2021

Tudo começa com uma escolha
Enquanto Seattle é assolada por uma sequência de assassinatos misteriosos e uma vampira maligna continua em sua busca por vingança, Bella está cercada de perigo outra vez. Se você é um humano comum vai estar morrendo de medo, mas dona Bella não é nada comum, por isso ela tem tempo de também protagonizar um triângulo amoroso em meio a guerra! kkkkkkkkkkkkkkkk
Leia eclipse, e não desistam da saga s2
FláviaBartz 06/05/2021minha estante
Eu pretendo reler a saga esse ano ainda kkkkkkk


Nirley 06/05/2021minha estante
Leia menina, eu estou amando e odiando kkkkkkkkkkkkmkkk


Nirley 06/05/2021minha estante
@FláviaBartz você já leu Acotar?


FláviaBartz 06/05/2021minha estante
Já li simmm, adorei


Nirley 06/05/2021minha estante
S2




spoiler visualizar
Hellen 05/07/2021minha estante
Amei o titulo da sua resenha kkkkkkkkk


potranca 05/07/2021minha estante
Kkkkkk obrigada amiga foi de coração ???


Hellen 05/07/2021minha estante
Kkkkkk


.BEA. 20/07/2021minha estante
Me sinto atacada ? Mas não tiro a razão


Amandenha 27/07/2021minha estante
Kakakakakakkaka




spoiler visualizar
tuanalarissa 30/04/2022minha estante
Gosto muito da Bella, mais só vim realmente entender ela lendo sol da meia-noite


Amanda Souza 30/04/2022minha estante
tuanxo, tenho muita vontade de reler Sol da meia noite por conta desses detalhes que ele nós dá, eu tenho sido uma leitora que lê e esquece de várias coisas? se você quiser comentar sobre ficaria muito empolgada


tuanalarissa 30/04/2022minha estante
Ele fala muito sobre ela, as coisas que ela fala dormindo, a cor preferida dela, tudo tudo, até chega a um ponto que confirmar que a Bella tem depressão e infelizmente teve que amadurecer muito cedo, por isso ela é assim. A mãe da Bella teve ela muito nova, então quando ela ficou maior, a Bella que cuidava dela, e acabava esquecendo dela mesma, por isso é daquele jeito, mais ela tem um bom coração e tudo mais.


Amanda Souza 30/04/2022minha estante
Analisando a personagem de fato dá para se notar muito e a compreender mesmo, Stephanie foi demais inserindo isso na visão do Edward porque de cara muitas pessoas a julgam?


tuanalarissa 03/05/2022minha estante
Amanda, a Bella é uma fofura, e infelizmente tem gente que julga ela ?




Tatah 30/07/2009

BOOOOOOOOOOOOOOORING
JACOB, TE DEDICO!!!
Sério, OBRIGADA POR EXISTIR E TORNAR MINHA LEITURA NÃO SUICIDA.
(e por transformar essa na minha resenha mais informal)

Se eu tinha dito que Crepúsculo era ruim; que Lua Nova era pior e inútil... Eclipse é ruim, inútil e CHATO. Bem que o livro poderia começar NA METADE, não é mesmo? Há todo um relato sobre a vida de cada um dos personagens secundários por quase 200 páginas.... coisas que poderiam ser reduzidas a parágrafos se a querida Meyer soubesse escrever. Sério mesmo: só há uma história que interessa de verdade, de todas as 500 - até Rosalie conta sua história, e gente, ELA É A MAIS PROTAGONISTA EVER.

Pra começo de conversa, ocorreu outra metáfora medonha aqui, e sério. Mesmo. Juro. Eu nunca fiquei TÃO FELIZ de NUNCA TER LIDO "O MORRO DOS VENTOS UIVANTES". Nem li, nem vi o filme, nem a novela... graças ao bom senhor Deus. Porque, pelo que eu sei da história, ela forçou MESMO a barra com a cena da cabana. Primeiro porque NEVA DO NADA. DO ALÉM, PUF, NEVOU AÍ. ESTAMOS EM JUNHO MAS TÁ NEVANDO BELÊ - e começa a ventar. E tem a moça retardada, o moço elegante e o moço que ela ama. Tipos, eu realmente não sei a história totalmente, mas ISSO é o pouco que eu sei sobre o livro!

Ou seja... gente, essa mulher não tem criatividade nenhuma pra criar a própria trama amorosa, o próprio triângulo: primeiro ela forçou a barra criando um triângulo com romeu-julieta-PÁRIS no Lua Nova; agora já pegou um bem prontinho e só jogou no meio da própria zona. Que vergonha, que vergonha.

Mas assim. A única coisa que salvou a cena do fracasso absoluto - aliás, que salvou o livro do fracasso absoluto e concedeu 2 estrelinhas à minha avaliação - foi ele. Jacob. Ah, querido e amado Jacob, o clichê anti-herói dos livrinhos Sabrina, meu descamisado preferido, eu sabia que não me decepcionaria! O ÚNICO MACHO DA HISTÓRIA, mandou Bella calar a boca, desligou telefone na cara dela, foi capaz de pegar Bella de jeito em vários momentos, lambeu ela na frente do Edward, dormiu de conchinha na frente do Edward, deu um beijo de 3 páginas e a deixou com a maior culpa da história, mesmo quando ela resolveu ser "feliz". Se tem algum personagem em tudo que eu já li dessa série que valha a mínima pena... é ele.

Infelizmente, como se vê no último capítulo - um capítulo do ponto de vista de Jacob, que, vamos combinar, não faz o menor fucking sentido - ele ainda não está bem construído, mas com certeza é o mais bem pensado. Ela escreveu mal a mente de Jacob (e escreve algo bem essa mulher???), mas como respirei aliviada ao ler cenas dele. Mesmo as cenas melosas, as cenas babacas ou só em que ele estava presente. A Meyer sabe como jogar um "imprinting" desse personagem pra galera... mesmo.

Enfim, agora jesus ajude. Já li o trechinho de "Amanhecer" que vem na maior vibe COMPRE-ME no final do livro, e também... já sei o final dessa história.

Mas eu quero os detalhes. OS DETALHESS!!!!

"Amanhecer", me aguarde. Eu vou te ler! Mwaahahaha


PS: "-Você sabe que eu roubei, menti, cobicei... Minha virtude é tudo o que resta."
Que essas frases de Edward ecoem em nossos corações hahahahha
W Nascimento 12/03/2010minha estante
Só um comentário. Não dessita do Morro dos ventos uivantes, pois ele é um bom livro :) Não deixe eclipse estragar a impressão desse clássico. :) Gostei da resenha. Bem engraçada. Beijão Tatah.


Monique 11/12/2012minha estante
Demais!!!
"O ÚNICO MACHO DA HISTÓRIA, mandou Bella calar a boca, desligou telefone na cara dela, foi capaz de pegar Bella de jeito em vários momentos, lambeu ela na frente do Edward, dormiu de conchinha na frente do Edward, deu um beijo de 3 páginas e a deixou com a maior culpa da história, mesmo quando ela resolveu ser 'feliz'."
BOA!!!


Thaynara 22/01/2013minha estante
Concordo plenamente Willian N. O morro dos ventos uivantes é muito bom!


Ret Gatteau 12/07/2013minha estante
aushuahsah fala fala fala e fala mal.. mas vai ler o ultimo livro, nao importa quanto os outros tenham sido horriveis e chatos e blablabla... kk tudo igual esses HATERs.. a verdade é que sao tudo apaixonados por crepusculo isso sim uashuah


Tatah 12/07/2013minha estante
na verdade até hj eu não li o livro, "ret gatteau".




Yasmin 20/07/2022

Eu estava com Edward em meu refúgio feliz
Edward o maioral do livro todinho, ser evoluído demais para a compreensão humana.

Eu estava amando a história até às horas em q vinha todo aquele papo escroto de romance entre Bella e Jacob, até acho fofo o modo como a amizade deles se desenvolveu, mas não o modo como a Bella começou a gostar dele, e como ela foi capaz de trair o Edward daquela maneira. Edward merece alguém muito melhor, isso é inegável, e o Jacob e a Bella se merecem só pelo fato de serem duas pessoas horríveis, mas enfim né, as cenas de romance entre a Bella e o Ed foram boas, as de ação maravilhosas e sinto alívio por finalmente chegar no último livro (q na minha opinião, seguindo as histórias dos filmes, deve ser o melhor) e ver a Bella vampirinha, a lua de mel e eles sendo felizes sem todo o drama horrível com o Jacob.

A única observação q deixo é:

Edward>>>> Bella e Jacob
Kelly 20/07/2022minha estante
Sim chega um momento que a Bella nos cansa, mas eu coloquei toda culpa em Jacob e na sua chantagem emocional


Yasmin 20/07/2022minha estante
O Jacob tem mt culpa nisso, no começo eu gostava do personagem, mas ele começou a me cansar. Ao mesmo tempo q entendo q ele é assim por causa de hormônios adolescentes + a transformação de lobo, não consigo ficar quieta vendo o quanto ele é imaturo comparado ao Ed, o quanto o Ed é tão mais apaixonante


Yasmin 20/07/2022minha estante
Sendo q o beijo seria uma coisa q o Ed nunca pediria, o Ed pensa muito mais nos sentimentos da Bella do q o Jacob, e a Bella parece q não vê isso


Kelly 21/07/2022minha estante
Vc tá lendo lendo livro certo kkk concordo com tudo




2616 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR