A bela e a fera Clarice Lispector

Resenhas - A Bela E A Fera

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 02/07/2022

TE INDICO - A BELA E A FERA - CLARICE LISPECTOR

A bela e a fera é uma das obras de Clarice Lispector que exalam a capacidade criadora e o poder de imaginação da estrela maior da literatura de autoria feminina no Brasil. Seus contos recriam uma atmosfera a partir de situações cotidianas corriqueiras que terminam por despertar no leitor a sensação do insólito que há em nossas vidas.

A Bela e a Fera é uma coletânea de contos escritos por Clarice entre 1940 e 1977. Ao todo, somos contemplados com oito contos que revelam personagens femininas tentando buscar sentido em suas vidas e a si mesmas.

Gostaria de comentar de forma mais profunda sobre cada um dos contos, mas sinto que não temos espaço o suficiente por aqui, então vou tentar resumir o que o leitor irá encontrar. Bom, em cada um temos as contradições humanas, devaneios, personagens que se perdem e se encontram ao mesmo tempo. Dá pra entender?

Menciono de imediato, o conto “Obsessão”, que de longe foi um dos meus favoritos, não há que negar que ela nos entrega com intensidade, um conto dramático, envolvente, que nos prende e nos faz querer mais!

Já adianto que o leitor que não está acostumado com a escrita de Clarice, pode não entender alguns contos, achá-los confusos, mas é justamente pelo fato de não ser um livro “fácil”, além de que sua escrita explora e traz de uma forma profunda, o que se passa dentro de nós.
Gosto muito do fato de Lispector trazer apenas protagonistas femininas que, embora muito diferentes, os contos revelam personagens em quererem se livrar das situações sociais que lhe foram impostas, demonstrando suas forças, desejos e ambições.

Lispector nessa narrativa, está no caminho do meio, mostrando que é difícil a constância, o permanecer em pé, sempre forte e segura. Vamos ler e reler essa obra diversas vezes e cada vez mais, encontraremos respostas e mais perguntas. Por isso indico e digo: Vocês não irão se arrepender!

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Escritorzin 22/01/2024

Não irei dizer algo tão profundo sobre o livro pois é a minha primeira vez lendo a magnífica escritora Clarice Lispector, de certa forma, sua escrita cria um peso sobre mim, a forma que ela escreve usando palavras lindas e difíceis me deixa mais e mais intrigado por mais, e Bela e a Fera não foi diferente, ler Calrice foi algo inteiramente perfeito, queria muito poder ter um dia de conversa com a pessoa perfeita que ela era.

Pedro 02/09/2021

Perfeito
Perfeito como era de se esperar de Clarice Lispector? Sou suspeito a falar porque eu amo Clarice,mas acredito que muitas pessoas hão de concordar comigo.Desde o início da carreira até o fim, vemos a excelência de Clarice em todos os seus trabalhos.
Super recomendo esse livro de contos!

Madu 15/06/2023

Sofri muito, chorei, demorei 500 anos pra conseguir ler e digerir todos os contos escritos por clarice nesse livro.

recomendadissimo!

Camila2076 28/05/2023

A bela e a fera
É uma obra que mostra o cotidiano de cada um de nós em contos de tirar o fôlego.

São oito contos escritos em 1940 e 1941 a parte 1 e 1977 a parte 2.

Cada ideia passada em cada conto não passa despercebido a nuance que há entre elas.

Muito bom! Adorei ler esse mês Clarice.

gabriel.a.brumatto 14/07/2022

MUITO BOM!!!
Um livro maravilhoso, que mostra, em seus diversos contos, um panorama geral da sociedade brasileira. Com certeza, lerei mais livros de Clarice Lispector!!

Melodiadoslivros 31/07/2020

A bela e a fera
Oi, oiii gente! Tudo bem com vocês ?

Vim comentar um pouco sobre minha ultima leitura, finalizado essa semana. A bela e a fera, Clarice Lispector. Se tem alguém que goste de literatura nacional, sou eu haha!!!

Esse livro contém contos onde Clarice
escreveu entre 1941 e 1942. Foram os primeiros contos da autora e mesmo sendo obras inacabadas, que nos passam sentimentos profundos com temáticas importantes. Como: Domínio/ suicido/ autonomia/ amor/ compreensão / sabedoria.

E só foram publicados após a morte da autora, e o nome do livro foi atribuído a um dos contos.

Com grande maestria escrevia poesia com narrativas, frases elegantes que hoje em dia é muito difícil de encontrar em titulos nacionais. Cada conto nos passam uma mensagem importante, uma leitura que tem que ser feita com paciência e aproveitamento.

Os contos que mais gostei:

Obsessão
A fuga
A bela e a fera, a ferida grande demais.

So afirmo que é um livro que merece ser lido.

E, sobretudo, pela primeira vez, eu, ate então profundamente adormecida, vislumbrava as ideias.

wolfwrath 21/07/2022

Clarice sendo Clarice..
"Temi ultrapassar-me: estava por demais ajustado em mim mesmo. Procurei um meio de me derramar um pouco, antes que transbordasse inteiramente."

A cada livro que leio dela me encontro ainda mais apaixonada. Ainda lerei todos.

Ramony 25/09/2014

"É preciso saber sentir, mas também saber como deixar de sentir..."
O intenso, imenso e terno mundo de Clarice Lispector!
A Bela e a Fera é mais um livro que nos deixa em silêncio, após à leitura de alguns textos. E, poderia falar de tantos sentimentos que este livro despertou em mim. Mas tem horas que calar ou falar é a mesma coisa! Tenho direito ao grito e tenho direito ao silêncio. Entre um e outro, apenas sinto!

anitalwz 22/02/2024

?tudo lhe perdoo, tudo perdoo aos que sabem se prender, aos que fazem perguntas. aos que procuram motivos para viver, como se a vida por si mesma não se justificasse?

Flávia 21/03/2023

A Bela e a Fera
Clarice é magistral! E sabe muito bem usar as palavras e nos fazer refletir sobre o que realmente importa.

Aninhar0 17/09/2020

Critica social
Apesar dos contos serem um tanto confusos, creio que Clarice fez em cada um deles analogias com desejo por liberdade, reconhecimento e afinidades tanto nos relacionamentos conjugais quanto social, ela fez críticas ao egoísmo e injustiças

Elizandra 29/05/2016

Inconfundivel
Neste livro há oito contos. O que mais gostei foi "Gertrudes pede um conselho", com uma passagem que me chamou muito a atenção " Gostaria de dizer que um dia encontrará o que procura tão confusamente. é uma espécie de calma que vem do conhecimento de si própria e dos outros. Mas não se pode apressar a vinda deste estado. Há coisas que só se aprende quando ninguém as ensina. E com a vida é assim mesmo. Há mais beleza em descobri-lá sozinha, apesar do sofrimento. Os sensíveis são simultaneamente mais infelizes e felizes que os outros."
Outro conto que achei incrível foi o que deu titulo ao livro " A bela e a fera ou A ferida grande demais". Neste conto a bela sofre de uma crise existencial ligada a um embate social ao deparar-se com um mendigo que lhe faz um pedido. "Há coisas que nos igualam", pensou procurando desesperadamente outro ponto de igualdade. Veio de
de repente a resposta: eram iguais porque haviam nascido e ambos morreriam. Eram, pois, irmãos."
Também achei bem interessante o conto "Um dia a menos". Enfim, todos são muito bons.
A intenção desse volume de contos é apresentar mulheres muito diferentes, mas iguais na busca de alguma solução para um problema existencial que é, por natureza, complexo.