A bela e a fera

A bela e a fera Clarice Lispector

Resenhas - A Bela E A Fera

Heitor 04/01/2021

As obras/escritos anteriores geralmente são inferiores às obras com mais tempo, com mais tato da autora com a escrita, mas isto não ocorre aqui. Os contos reunidos em A Bela e a Fera foram escritos antes da publicação de "Perto do Coração Selvagem", a primeira obra da autora. Está coletânea de contos tem muito a dizer sobre a solidão, sobre o vazio existencial e sobre o ato de buscar uma vocação e um sentido em si próprio. Obsessão, o delírio, dois bêbados, a bela e a fera ou a ferida grande demais e Gertrudes pede um Conselho, lideram a obra como os contos mais bem desenvolvidos, reflexivos e profundos. Os demais contos, no entanto, nada deixam a desejar, sendo indispensáveis para compor a coletânea.

bianca 14/07/2021

Todos os contos aqui me tocaram de uma maneira diferente, não sou capaz de descrevê-los tão brevemente assim, Clarice não escreveu para ser resumida, e sim sentida, e eu sinto cada protagonista de Clarice como um pouquinho de mim.

jessicapdss 03/09/2021

Esplêndido
Livro póstumo de contos, A bela e a fera apresenta ao leitor duas Clarices: a primeira, uma jovem aflita, com imaginação de extrema vitalidade, que, aos 14 anos, começa a inventar histórias e a escrever contos insólitos que têm como marca a expressão de intensos impulsos emocionais. Clarice Lispector perdera pouco antes sua mãe, que já conhecera paralítica. A menina de 1940 carregava uma dor dupla: a perda da mãe, com quem mal pudera se relacionar, e o martírio de não tê-la salvo da enfermidade ao nascer, conforme a previsão dos médicos. Foi neste contexto que, a partir de 1940, surgiram os contos da primeira parte do livro. Mas nem assim Clarice perde o humor. Os ensaios de Clara para pedir ou apenas comunicar seu casamento com W. são hilariantes, e sem dúvida compartilhados por todas as adolescentes do mundo. Mas o desfecho trágico ? W. se mata, antes da declaração da amada ? é só de Clarice Lispector. Olga Borelli lembra que Clarice costumava dizer que só escrevia quando "a coisa vem". E foi assim que vieram os dois contos escritos em seus últimos meses de vida, em 1977: "Um dia a menos" e "A bela e a fera". Este último, segundo Olga, nascido de uma visão dilacerada do encontro de uma dondoca com um mendigo ferido em Copacabana. A desgraça do mendigo da ferida aberta chocou a socialite, não apenas por lhe ter provocado um forte clamor por justiça social, mas por perceber que a ferida do mendigo era real, ao passo que ela sequer existia. Era uma alma penada pairando pelos salões e encobrindo com jóias um infinito vazio. Sua ferida era o nada.

skuser02844 19/08/2020

Meu primeiro livro de Clarice
Clarice é um fenômeno de mulher. Me atrevo a dizer que é vanguardista em retratar mulheres diferentes com contextos diferente, que se entrelaçam de alguma forma. O conto que dá nome ao livro é de revirar o estômago de tão chocante. Incrível como ela traduz cenas simples do cotidiano com olhar crítico e talvez amargo. Kkkk gostei muito

pirocadeperuca 22/03/2023

ótimo. todos os contos são perfeitos, profundos mas fáceis de ler. são suaves e bruscos ao mesmo tempo. todos carregam um peso que inevitavelmente nos atinge, todos são marcantes.
desde a feminilidade e o sentimento de inutilidade à fome de respostas, à necessidade de ser amado e a tão forte vontade de amar e receber nada em troca. impecável.

Israel Vancouver 21/07/2023

Primeiras experiências
Enrolei muito pra ler clarice. tudo que tinha lido era trecho solto, mas que davam um gostinho do que seria a obra dela. a bela e a fera é uma coletânea póstuma, com contos escritos a partir de 1942. a introspecção dessa mulher, seus devaneios profundos ditos a cada oração, a mistura de prosa com poesia provoca muitas reflexões. a história que dá nome ao livro, contada por último, me fez pensar muito sobre a vida e, de certa forma, me conectou à personagem - exceto pela parte do dinheiro -. o posfácio é muito interessante e escrito por um claro admirador da clarice. gostei dos pontos levantados por ele ao retomar certos trechos dos contos e achei bem escrito, mas não gostei do formato de carta ao passado (meio brega, ao meu ver).
gostei muito da experiência e quero ler mais contos. essa coletânea realmente me instigou a me aprofundar na obra de clarice; gostaria muito de ler suas poesias, sobretudo.
acho também que não é uma leitura tão fácil, no sentido de entendimento. acho que não recomendaria a leitores "iniciantes".

"passaram duas mocinhas de uniforme de colégio, conversando e rindo alto. olharam para tuda com a animosidade que as pessoas sentem umas pelas outras e que os jovens ainda não disfarçam".

????

Evelyn.Beatriz 01/11/2022

Talvez ainda esteja além da minha capacidade de compreensão
É meu primeiro livro da Clarice, não sei se esse é o mais indicado para iniciar mas minha opinião a princípio é que é uma literatura muito formal e meio enigmática, muitas vezes exagera em figuras de linguagem o que ao meu ver torna a leitura meia confusa, por conta disso é necessário ler com bastante atenção, muitas vezes me perdi e tive que retomar alguns parágrafos para conseguir/tentar compreender. Infelizmente achei cansativo e abandonei (coloquei como lido apenas para adicionar a resenha) li os três primeiros contos, creio que captei a mensagem central, mas confesso que não gostei da narrativa. Talvez futuramente possa tentar ler alguma obra dela e mudar minha visão.

May 11/01/2024

Diferente
Gostei muito de quatro dos contos. É interessante que em alguns há a materialidade de temas que foram desenvolvidos em outras obras da Clarice. A Fuga e A Bela e a Fera, de 1940, me remeteram ao conto Amor, por exemplo, publicado em 1960.
O tema do suicídio foi também um espanto para mim, pois Clarice vai direto ao assunto.
Já o conto Obsessão não me pegou tanto, apesar do tema ser comum a muitas mulheres, que acabam se diminuindo ou se perdendo em relacionamentos. Gostei muito do conto da Gertrudes, porque mostra uma adolescente se descobrindo. Lembrei muito de mim, naquela idade. Resumindo, o livro aborda temas cotidianos desenvolvidos pela Clarice, mas que às vezes são um pouco confusos em alguns contos.

Serena 03/12/2009

Este livro é um dos que mais me impressionou da Clarice.
Primeiro por conter digamos os primeiros e os últimos de sua vida e pelo conto "A bela e a fera ou A ferida grande demais".
Como já dito na própria descrição aqui ao lado, mostra o encontro de uma socialite que acabara de sair do salão de beleza e depara-se com um mendigo que possui uma grande ferida aberta.
A situação transtorna a socialite não só pelo machucado, mas pela realidade que aquilo representa tão oposta a dela,a ferida que é nele uma condição medíocre do meio mas que nela é um tapa na cara,é sentir no âmago de si a miséria do outro, de tantos outros, que talvez teria sido dela mesma. A socialite somos todos nós, nossa passividade, nossa vontade de entrar no taxi e ir embora sem ousar olhar para trás, porque é muito mais cômodo fingir que não viu a ferida.

Melodiadoslivros 31/07/2020

A bela e a fera
Oi, oiii gente! Tudo bem com vocês ?

Vim comentar um pouco sobre minha ultima leitura, finalizado essa semana. A bela e a fera, Clarice Lispector. Se tem alguém que goste de literatura nacional, sou eu haha!!!

Esse livro contém contos onde Clarice
escreveu entre 1941 e 1942. Foram os primeiros contos da autora e mesmo sendo obras inacabadas, que nos passam sentimentos profundos com temáticas importantes. Como: Domínio/ suicido/ autonomia/ amor/ compreensão / sabedoria.

E só foram publicados após a morte da autora, e o nome do livro foi atribuído a um dos contos.

Com grande maestria escrevia poesia com narrativas, frases elegantes que hoje em dia é muito difícil de encontrar em titulos nacionais. Cada conto nos passam uma mensagem importante, uma leitura que tem que ser feita com paciência e aproveitamento.

Os contos que mais gostei:

Obsessão
A fuga
A bela e a fera, a ferida grande demais.

So afirmo que é um livro que merece ser lido.

E, sobretudo, pela primeira vez, eu, ate então profundamente adormecida, vislumbrava as ideias.

gabriel.a.brumatto 14/07/2022

MUITO BOM!!!
Um livro maravilhoso, que mostra, em seus diversos contos, um panorama geral da sociedade brasileira. Com certeza, lerei mais livros de Clarice Lispector!!

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 02/07/2022

TE INDICO - A BELA E A FERA - CLARICE LISPECTOR

A bela e a fera é uma das obras de Clarice Lispector que exalam a capacidade criadora e o poder de imaginação da estrela maior da literatura de autoria feminina no Brasil. Seus contos recriam uma atmosfera a partir de situações cotidianas corriqueiras que terminam por despertar no leitor a sensação do insólito que há em nossas vidas.

A Bela e a Fera é uma coletânea de contos escritos por Clarice entre 1940 e 1977. Ao todo, somos contemplados com oito contos que revelam personagens femininas tentando buscar sentido em suas vidas e a si mesmas.

Gostaria de comentar de forma mais profunda sobre cada um dos contos, mas sinto que não temos espaço o suficiente por aqui, então vou tentar resumir o que o leitor irá encontrar. Bom, em cada um temos as contradições humanas, devaneios, personagens que se perdem e se encontram ao mesmo tempo. Dá pra entender?

Menciono de imediato, o conto “Obsessão”, que de longe foi um dos meus favoritos, não há que negar que ela nos entrega com intensidade, um conto dramático, envolvente, que nos prende e nos faz querer mais!

Já adianto que o leitor que não está acostumado com a escrita de Clarice, pode não entender alguns contos, achá-los confusos, mas é justamente pelo fato de não ser um livro “fácil”, além de que sua escrita explora e traz de uma forma profunda, o que se passa dentro de nós.
Gosto muito do fato de Lispector trazer apenas protagonistas femininas que, embora muito diferentes, os contos revelam personagens em quererem se livrar das situações sociais que lhe foram impostas, demonstrando suas forças, desejos e ambições.

Lispector nessa narrativa, está no caminho do meio, mostrando que é difícil a constância, o permanecer em pé, sempre forte e segura. Vamos ler e reler essa obra diversas vezes e cada vez mais, encontraremos respostas e mais perguntas. Por isso indico e digo: Vocês não irão se arrepender!

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Flávia 21/03/2023

A Bela e a Fera
Clarice é magistral! E sabe muito bem usar as palavras e nos fazer refletir sobre o que realmente importa.

Isabella 24/05/2022

Minha primeira experiência com Clarice Lispector, adorei sua escrita e como consegue contar sobre suas vivências a partir de contos sombrios e alguns até um tanto confusos. "Obsessão" será um conto que lembrarei pra sempre.