A bela e a fera

A bela e a fera Clarice Lispector

Resenhas - A Bela E A Fera

Albert.Lenon 21/04/2017

Complexo e Belo
Clarice como sempre, terrivelmente inteligente. Uma leitura que te coloca acima do mundo para ver o que está escrito por baixo.. são contos com finais dramáticos e curiosos, gostei do livro em si, mas os erros de ortografia por parte dá editora, são terríveis.

Dessa ou Dressa 26/07/2023

A bela e a fera é um livro de nove contos sensacionais e impecáveis. A forma que a Clarice escreve os sentimentos e ações de cada personagem é único, ela vaz com que a gente se envolva na história e cabe se identificando em algumas situações.
O conto Gertrudes pede um conselho foi o que mais me identifiquei, pois assim como eu a personagem Tuda é forte mesmo que ainda não saiba, o interessante é que nossa personagem é uma adolescente, que está em busca de sua personalidade e cheia de perguntas. O conto fala sobre o momento de descoberta ou redescoberta de uma pessoa e eu gostei muito.

Léia Viana 06/09/2016

Leitura maravilhosa!!!!
“Cada pessoa é um mundo, cada pessoa tem sua própria chave e a dos outros nada resolve; só se olha para o mundo alheio por distração, por interesse, por qualquer outro sentimento que sobrenada e que não é o vital; o ‘mal de muitos’ é consolo, mas não é solução.”

Livro de contos espetacular! Divididos em duas partes, sendo a primeira escrita entre o ano de 1940-1941, e a segunda parte em 1977, acredito que um dos últimos contos escritos por ela. “A história interrompida” – conto que abre o livro – é sobre paixão e a maneira como vemos a pessoa que nos desperta esse sentimento, a descrição feita da personagem do até então ‘objeto da paixão’ logo nas primeiras linhas é quase que uma nostalgia, bem no sentido literal da palavra, entretanto, o conto termina de uma maneira tão abrupta, que quase chego a sentir a lembrança melancólica da personagem e a de perder a esperança na humanidade.

O segundo conto “Gertrudes pede um conselho” é bem interessante. Gertrudes é uma menina que resolve escrever para uma doutora que atende em um jornal, e essa carta faz com que a doutora queira vê-la pessoalmente, o que desencadeia uma insegurança de como se portar diante dela e várias “suposições” do que a doutora pode pensar a seu respeito. A medida que a leitura segue, vamos acompanhando todas as conclusões que Gertrudes irá chegar, o que torna o conto bem significativo.

“Até que um dia descobriram em mim uma mocinha, abaixaram meu vestido, fizeram-me usar novas peças de roupa e consideraram-me quase pronta. Aceitei a descoberta e suas conseqüências sem grande alvoroço, do mesmo modo distraído como estudava, passeava, lia e vivia.”

Obsessão foi o meu conto favorito deste livro. É também o mais longo. Perceber como as coisas acontecem, o quanto nos doamos em algo obsessivamente é um troço louco, doentio e difícil de entender. E esse conto narra exatamente isso, a obsessão de uma mulher que tem uma vida simples, envolta de pessoas queridas e que de repente se envolve nesta obsessão por um homem, que não a trata bem e ela o sabe, e, mesmo assim, segue com a obsessão, obstinada, alimentando esse ciclo até que ela percebe que pode ir embora.

“Como entender-me? Por que de início aquela cega integração? De que matéria sou feita onde se entrelaçam mas não se fundem os elementos e a base de mil outras vidas? Sigo todos os caminhos e nenhum deles é ainda o meu. Fui moldada em tantas estátuas e não me imobilizei...”

O último conto, que dá título ao livro, é uma grande crítica social a respeito da desigualdade social, o que tem importância para uns e para outros não e da miséria humana, a miséria dos sentimentos e a maneira como olhamos os outros e a nós mesmos. É fantástico, atual, triste e muito, muito filosófico.

“Teve vontade de gritar para o mundo: “Eu não sou ruim! Sou um produto nem sei de quê, como saber dessa miséria de alma””.

Clarice é sempre uma leitura recomendada!

Clube Tripas 22/03/2020

Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Março/19
Bibliotecária: Evelyn Ruani / Sumaré - SP
@blog_entreaspas

“Cada pessoa é um mundo, cada pessoa tem sua própria chave e a dos outros nada resolve; só se olha para o mundo alheio por distração, por interesse, por qualquer outro sentimento que sobrenada e que não é o vital; o “mal de muitos” é consolo, mas não é solução”.

O que falar da escrita dessa mulher maravilhosa? Qualquer coisa que eu diga já virou clichê e eu já sou suspeita porquê sou muito fã. Esse livro foi publicado postumamente e é uma coletânea de oito contos que foram escritos em duas fases bem diferentes da vida da autora. Seis contos entre 1940-41 e nos apresenta a escrita de uma jovem aflita de 14 anos que começa a inventar histórias e escrever seus contos e os últimos dois de 1977, pouco antes de sua morte. Todos eles revelam personagens mulheres procurando entender o sentido de suas vidas.

De nossas vidas, porque Clarice escreve a gente. É impossível não se encontrar em algum pensamento, em alguma frase, em uma das inúmeras situações que ela nos descreve tão brilhantemente. E mesmo que você não se encontre, ou não tenha passado pelo que ela está descrevendo, aquilo te faz refletir de uma forma profunda. Na minha opinião é justamente isso que assusta na literatura dela. Clarice faz você mergulhar em reflexões que talvez você não esteja ainda preparado pra fazer, ou que simplesmente não queira, mas não tem muita escolha. Se abriu o livro, não tem mais como voltar atrás. Palavra por palavra ela te puxa pra dentro e quando você vê já está se questionando de muitas coisas.

O último conto em específico é simplesmente sensacional e me lembrou muito um outro conto dela chamado Perdoando Deus que me marcou profundamente. O conto deste livro, que dá o nome ao livro, se intitula: "A Bela e a Fera ou a ferida grande demais" e trata do encontro de uma socialite com um mendigo ferido em Copacabana que faz com que ela faça uma relação entre a ferida aberta do mendigo e o quanto ela era real, com ela mesma e o fato de que não passava de uma mentira encoberta de jóias e maquiagem desfilando em salões escondendo um imenso vazio, sua ferida. Clarice é magistral! E sabe muito bem usar as palavras e nos fazer refletir sobre o que realmente importa.

Fecho essa resenha, com mais uma citação desse livro que recomendo demais a leitura, como todos de Clarice:

"Tudo lhe perdoo, tudo perdoo aos que não sabem se prender, aos que se fazem perguntas. Aos que procuram motivos para viver, como se a vida por si mesma não justificasse”.

marimounasc 24/11/2021

Pra mim, sem dúvidas, é o melhor livro de contos da Clarice. O conto "A obsessão" ficou ecoando na minha cabeça por dias

Thalita 13/04/2015

Resenha - A Bela e A Fera
Vou falar hoje de um livro que li um tempo atrás da Clarice Lispector. Clarice é espetacular! Com certeza, é uma das grandes escritoras brasileiras e que ainda fazem grande sucesso entre os leitores nacionais. Na minha humilde opinião de leitora, qualquer leitor que se preze deve ler, no mínimo, um livro dela. Os escritos de Clarice desvendam os mistérios da alma, no âmago de compreender profundamente o ser humano. Ela é o principal nome do chamado "romance introspectivo", que trata o questionamento do ser e do intimismo.

O livro dela que li dessa vez foi "A Bela e A Fera", que é um conjunto de contos. Sinceramente, não achei um livro fácil, alguns contos são chatos, outros são grandes demais e outros tive que ler duas, três vezes para compreender a visão da escritora. Acho que não seria um livro ideal para iniciar no mundo da Clarice.

"A Bela e A Fera" é composto de oito contos escritos entre 1940 e 1941. O livro originalmente não tinha título, sendo este escolhido por seu filho, Paulo Gurgel Valente, conforme consta logo no início do livro. Acho que esse livro vale a pena ser lido por quatro contos que nele constam que eu adorei: "Obsessão", "A Fuga", "Um Dia a Menos" e "A Bela e A Fera ou A Ferida Grande Demais". Os outros contos são: "História Interrompida", "Gertrudes Pede Um Conselho", "O Delírio" e "Mais Dois Bêbados".

De forma geral, Lispector retrata nestes contos a vida como ela é, mas de uma forma profunda, explorando o que se passa dentro de nós, revelando nossas fraquezas, nossos erros e acertos, nosso egoísmo e egocentrismo, que, claro, cada um tem dentro de si.

Vale a pena a leitura! ;)

Nota: 4/5

site: http://thalitalindoso.blogspot.com.br/2015/04/resenha-bela-e-fera-de-clarice-lispector.html

Elizandra 29/05/2016

Inconfundivel
Neste livro há oito contos. O que mais gostei foi "Gertrudes pede um conselho", com uma passagem que me chamou muito a atenção " Gostaria de dizer que um dia encontrará o que procura tão confusamente. é uma espécie de calma que vem do conhecimento de si própria e dos outros. Mas não se pode apressar a vinda deste estado. Há coisas que só se aprende quando ninguém as ensina. E com a vida é assim mesmo. Há mais beleza em descobri-lá sozinha, apesar do sofrimento. Os sensíveis são simultaneamente mais infelizes e felizes que os outros."
Outro conto que achei incrível foi o que deu titulo ao livro " A bela e a fera ou A ferida grande demais". Neste conto a bela sofre de uma crise existencial ligada a um embate social ao deparar-se com um mendigo que lhe faz um pedido. "Há coisas que nos igualam", pensou procurando desesperadamente outro ponto de igualdade. Veio de
de repente a resposta: eram iguais porque haviam nascido e ambos morreriam. Eram, pois, irmãos."
Também achei bem interessante o conto "Um dia a menos". Enfim, todos são muito bons.
A intenção desse volume de contos é apresentar mulheres muito diferentes, mas iguais na busca de alguma solução para um problema existencial que é, por natureza, complexo.

belagrc 19/08/2023

Por ser meu primeiro livro da Clarice, tive um pouco de dificuldade de ler no começo (principalmente porque é fora do meu costume) mas conforme foi passando as páginas eu fui pegando o jeito, e sinceramente, que livro. Cada conto é super envolvente e com finais surpreendentes. Recomendo.

Larissa.book 25/03/2024

A frente do seu tempo.
Clarice Lispector em seu livro a Bela e a Fera reuni contos com uma riqueza de detalhes incríveis, considerando a época que foi escrito, Clarice mostra em sua obra que está além do seu tempo.
Recomendo a leitura.

Clara3322 12/09/2022

É o primeiro livro que leio da Clarice Lispector. Sendo sincera, tiveram muitas partes que eu não consegui entender. Mas foi bom para conhecer a autora.

Os contos que eu mais gostei foram A obsessão e A bela e a fera ou a ferida grande demais.

.geo. 21/10/2022

Incrível, principalmente os da Parte I, foi o 1° dela que li e gostei mesmo, a escrita dela é tão... não sei, é tão Clarice Lispector.

sabrina.1 24/10/2022

[...] "já agora sozinha. para sempre sozinha" - outubro 1941
esse é o primeiro livro mesmo que eu li da clarice, sem ser só algum conto solto na
internet, e eu gostei até, admito que tinha algumas palavras, frases, coisas, que não entendi, contos que eu não entendi e só
segui lendo mesmo assim, mas peguei a finalidade e a melancolia deles.

os meus favoritos acho que foram "a bela e a fera ou a ferida grande demais" e "obsessão"
("a fuga", "história interrompida" e "mais dois bêbados" também tem um lugar no meu coração!)

Gabriela2500 02/10/2023

Mais uma vez clarice surpreendendo demais! não sei exatamente o que senti durante essa leitura? talvez um pouco de confusão em determinados contos, mas em outros me identifiquei muito.

como em obsessão. acho que todos nós já tivemos uma experiência mesmo que mínima com algum ?daniel? e ler um conto sobre essa experiência da personagem só me fez refletir em como somos tão cegos quando nos relacionamos?

enfim, o livro inteirinho é incrível, clarice não erra nunca!