A bela e a fera

A bela e a fera Clarice Lispector

Resenhas - A Bela E A Fera

Leticia 16/04/2020

Clarice
Eu sinto a profundidade de Clarice e sinto também a complexidade dela e de seus escritos... Uma obra prima!

tinhooo 18/05/2021

sempre que eu leio clarice, eu nunca sei bem o que falar. eu fico completamente desnorteado, pensando mil coisas aos mesmo tempo. todos os contos aqui são muito bons, mas o "história interrompida" foi foda! leiam clarice!!!

João Lucas 28/02/2020

Clarice é uma escritora complexa e muitas vezes não entendemos o que ela quis dizer, mas quando compreendemos a gente percebe a brilhante escritora que ela foi. Em A Bela e a Fera é possível perceber isso.

Valena.Monteiro 03/04/2023

Eu amo ler Clarice Lispector. Ela escreve com uma enorme paixão que encanta o leitor.
E com esse livro eu senti essa paixão que me envolveu da primeira à última página de cada conto.
Devo dar destaque ao último conto que foi que mais me envolveu, é uma história simples, realista, mas que destaca o ser humano sem empatia esbarrando em "algo" fora da sua bolha.
Tiveram outros contos desse livro que me deixaram com certa reflexão assim como essa me deixou. Como uns dos primeiros que eu fiquei pensando por horas sobre o que li.
Clarice consegue encantar e tocar o leitor de uma forma indescritível

Davi594 28/10/2022

?Parecia-lhe difícil despedir-se dele?
Esse livro de contos foi o meu primeiro contato com as coletâneas da clarice, foram oito contos incríveis. A escrita dela é realmente intimista, achei que teria dificuldade em entender mas foi bem tranquilo. As temáticas abordadas em cada conto foi de um jeito tão atemporal, simplesmente amei. Os que mais me marcaram foi Obsessão e a Bela e a Fera.

Emyllaynny.Freitas 20/09/2021

As diversas feras
O livro é composto por 8 contos. No primeiro eu fiquei totalmente perdida, socorro. Mas, consegui enxergar um relacionamento extremamente tóxico. Já o segundo, o da Gertrudes pedindo ajuda, só consegui identificar uma terapeuta que parece nem saber e nem querer fazer o que faz kkkkkk olha o tipo de coisa que ela fala: "Há coisas que só se aprende quando ninguém as ensina". Mulher, qual é o seu trabalho? Falar para ela que é apanhando da vida que a gente aprende?? KK eu concordo demais com o que disse, mas não é coisa de se dizer para um paciente, masok. Enfim, a Gertrudes entendeu que não precisava de ninguém, muito menos dessa doutora.
Continuando, "Obsessão" é um conto pesado. Retrata basicamente a dependência emocional de uma mulher para com um homem extremamente tóxico e bruto. É bem agonizante ver ela se entregando para o sofrimento nas mãos dele. Ela sabe o que está passando ("Daniel era o perigo. E para ele eu caminhava"), sabe dos defeitos, sabe de tudo, mas não quer deixá-lo (o que realmente acontece em relacionamentos abusivos: olha que o conto foi escrito no século passado). A auto sabotagem é extremamente visível em diversos trechos, mas trouxe aqui um que pode exemplificar muito bem: "Talvez Daniel tenha agido apenas como instrumento, talvez meu destino fosse mesmo o que segui". Acho que não preciso falar mais nada.
Já "Delírio" foi realmente um delírio, porque eu não entendi foi nada: apenas que alguém estava com uma febre tremenda kkkkkk. Já "a fuga" foi mais compreensível: a mulher foge de casa, passa um tempo tentando deixar sua vida e, no fim, volta para casa, para sua vida pacata. "Mais dois bêbedos" é só mais um texto que demonstra a bebida como um refúgio: uma forma de se livrar dos próprios problemas. E, PASMEM, é "bêbedos" mesmo. Eu e minhas amigas ficamos chocadas na existência dessa palavra ksksksks não sabia.
"Um dia a menos" me deixou com um pouco de dó da personagem: tão carente, sempre esperando uma ligação. E o que mais me comoveu foi que ninguém nunca ligava e aí quando tinha uma ligação, ela tinha sido um erro kkkkkkk tadinha, sério. Não tinha nenhuma companhia. Aiai, achei muito chique ir tomar um café//chá (não lembro) na Confeitaria Colombo.
O último conto é o mais forte. E quero deixar aqui registrado um pequeno trecho que mostra muito sobre os ensinamentos presentes: "Nunca pedi esmola mas mendigo o amor de meu marido que tem duas amantes, mendigo pelo amor de Deus que me achem bonita, alegre, aceitável, e minha roupa de alma está maltrapilha". É sobre isso: uma mulher que enriqueceu após o casamento somente percebe as falhas da sociedade e da desigualdade após a conversa com um mendigo na calçada do Copacabana Palace (sim, mais um vez eu achei muito chique essa ambientação carioca/eu amo uma cidade). Ela conclui que está brincando de viver. Em suma, é isso.
A realidade sobre essa leitura é: tem muita mensagem oculta o que torna os textos ainda mais densos do que são; no entanto, conforme em conversa com minhas amigas na leitura coletiva, concluímos que Clarice escrevia para si mesma, com termos e metáforas que apenas ela entenderia o que queria retratar. Minha primeira experiência com Clarice. Eu acho que fui com muitas expectativas, fator este que me deixou um pouco frustrada. Mas, eu quero me aventurar nos livros dela que são mais reconhecidos.
Jorisdana 20/09/2021minha estante
Ameeei???

Rafa 20/09/2021minha estante
Aiii????

Lari 31/07/2022

Perfeito
Clarice sempre me encanta e fico grata pela oportunidade de lê-la! Sua forma de dar voz para emoções difíceis me toca profundamente.

Geane.Gouvea 25/10/2022

Desafio 12 livros em 12 meses - Clarice Lispector #livro8
Bom, uma leitura que parei e demorei a voltar, e faço destaque para o último conto, chamado "A BELA E A FERA OU A FERIDA GRANDE DEMAIS".

Este livro, é formado por ideias, que nutrem oito contos, escritos em 1940 e 1941 (parte I) e 1977 (parte II), e recriam uma atmosfera a partir de situações cotidianas corriqueiras, que termina por despertar no leitor a sensação do insólito que há em nossas vidas.

Mas, voltando ao meu destaque ?
(ao meu ver, bem interessante e vale a pena se demorar um pouco, sem abandonar rs).

? "...Bem, então saiu do salão de beleza pelo elevador do Copacabana Palace Hotel. O chofer não estava lá. Olhou o relógio: eram quatro horas da tarde. E de repente lembrou-se: tinha dito a ?seu? José para vir buscá-la às cinco, não calculando que não faria as unhas dos pés e das mãos, só massagem. Que devia fazer? Tomar um táxi? Mas tinha consigo uma nota de quinhentos cruzeiros e o homem do táxi não teria troco. Trouxera dinheiro porque o marido lhe dissera que nunca se deve andar sem nenhum dinheiro."

? Comentando...
Sim, só por este início, logo se vê de uma mulher de posses, da classe alta, e que por equívoco, acabou dispensando o motorista.

? "(...) Um homem sem uma perna, agarrando-se numa muleta, parou diante dela e disse: ? Moça, me dá um dinheiro para eu comer? ?Socorro!!!? gritou-se para si mesma ao ver a enorme ferida na perna do homem. ?Socorre-me, Deus? disse baixinho.

? Comentando...
E apartir daí, se direciona vários pontos de reflexões, sobre sua vida, sua situação financeira, paralelo entre a desigualdade existente nas ruas, em que por ter uma qualidade de vida melhor, não se dava conta da miséria existente. A autora do livro, tem essa característica, de através de sua escrita, provocar no leitor vários questionamentos, o que ao meu ver a torna única, e merecedora de créditos.

Elisangela 23/04/2020

Rainha dos contos
Sou fã dos contos de Clarice Lispector, em suas histórias seria personagens são sempre reflexivos, questionadores, adoro sua forma de escrever. Esse livro traz alguns dos seus contos escritos na década de 40 e dois escritos em 1977. Todas tratam de um tema em comum, as mulheres e suas indagações sobre suas vidas, suas posições, seus amores, suas decisões. Clarice expressando pensamentos e sentimentos femininos como ela faz fazer tão bem.

@debee 04/04/2021

Por ser um livro de contos, algumas partes são melhores que outras. O conto que dá nome ao livro é o melhor, mas também gostei de "Obsessão".

Maria.Eduarda 30/11/2021

Livro pesadíssimo
Clarice escreve de forma tão profunda quanto universal.
Ao se conectar a esses contos, você pode descobrir coisas sobre você que nunca imaginou.

Roberta 14/06/2021

Meu primeiro livro de Clarisse Lispector
Um livro que demorei um pouco para ler, apesar de bem curto. Acredito que minha avaliação 3,5 de 5 se deu por 2 razões: primeiro, estava no meio de uma ressaca literária e isso atrapalhou um pouco minha concentração durante a leitura. A outra razão é que não gostei muito de alguns contos. Mas, para ser justa, dos que gostei, gostei bastante. Estes que gostei foram fortes e marcantes. Alguns, um tapa na minha cara e outros, um tapa na cara da sociedade. De qualquer forma, recomendo.
Espero ler mais Clarisse.

Paulo 30/04/2022

"Cada pessoa é um mundo, cada pessoa tem sua própria chave e a dos outros nada resolve"
Os primeiros e últimos contos. Alguns dos quais são fofos, outros são reflexivos e provocadores. Mas tem aqueles que não sabemos direito... só sentimos mesmo.

A epifania em "A Ferida Grande Demais", especialmente, escancarando o modo Clarice de ser, viver e escrever:

O confronto entre a mulher, que vivia escondida dentro de uma redoma perfeita, e o mendigo, com a ferida aberta e exposta, explicitando o quanto ela se enganou a vida inteira, fingindo não ver as "feridas" espalhadas tanto ao seu redor quanto em si mesma.

Isso em troca de uma vida confortável, em uma aparente perfeita homeostase. Mas o resultado disso é que a vida dentro da redoma é sufocante...

Aff simplesmente me apaixonando cada vez mais pela Clarice!!
bella 01/05/2022minha estante
perfeita demais

Cida 17/06/2023

Clarice não é tão fácil de entender,apesar de ser um livro pequeno, demorei para encerrar a leitura.
Um livro que mexe com a sua cabeça,trás grande reflexão sobre o querer e o que aceitamos , decisões e atitudes.