A bela e a fera

A bela e a fera Clarice Lispector

Resenhas - A Bela E A Fera

sarah.taylors 29/11/2023

1a vez lendo clarice <3
eu amei esse livro! por mais que clarice seja muito difícil, eu achei mais fácil doq imaginava. porém, seus contos precisam de muita atenção, se não nada se entende. e esse foi meu único problema: o foco.
mas a clarice escreve belamente, e sou muito grata por ter a oportunidade de lê-la. Seus contos são tao geniais, que me deram vontade de ler e reler e reler pra sempre!!!

belagrc 19/08/2023

Por ser meu primeiro livro da Clarice, tive um pouco de dificuldade de ler no começo (principalmente porque é fora do meu costume) mas conforme foi passando as páginas eu fui pegando o jeito, e sinceramente, que livro. Cada conto é super envolvente e com finais surpreendentes. Recomendo.

Albeli 06/01/2024

Contos clariceanos
É muito interessante ver a capacidade que Clarice Lispector tem de nos chacoalhar com seus contos. É um arrebatamento sem igual! Em ?A bela e a fera? temos 9 contos que nos fazem refletir sobre a vida e o que estamos fazendo com ela. Acredito que os dois contos que mais me deixaram em reflexão foram ?Obsessão ? e ?A bela e a fera?, porém todos trazem reflexões muito importantes que nos ajudam a compreender melhor a respeito do sentido da vida.

Elizandra 29/05/2016

Inconfundivel
Neste livro há oito contos. O que mais gostei foi "Gertrudes pede um conselho", com uma passagem que me chamou muito a atenção " Gostaria de dizer que um dia encontrará o que procura tão confusamente. é uma espécie de calma que vem do conhecimento de si própria e dos outros. Mas não se pode apressar a vinda deste estado. Há coisas que só se aprende quando ninguém as ensina. E com a vida é assim mesmo. Há mais beleza em descobri-lá sozinha, apesar do sofrimento. Os sensíveis são simultaneamente mais infelizes e felizes que os outros."
Outro conto que achei incrível foi o que deu titulo ao livro " A bela e a fera ou A ferida grande demais". Neste conto a bela sofre de uma crise existencial ligada a um embate social ao deparar-se com um mendigo que lhe faz um pedido. "Há coisas que nos igualam", pensou procurando desesperadamente outro ponto de igualdade. Veio de
de repente a resposta: eram iguais porque haviam nascido e ambos morreriam. Eram, pois, irmãos."
Também achei bem interessante o conto "Um dia a menos". Enfim, todos são muito bons.
A intenção desse volume de contos é apresentar mulheres muito diferentes, mas iguais na busca de alguma solução para um problema existencial que é, por natureza, complexo.

Prof. Wollace Silva 09/02/2022

O Íntimo Humano
Não dá pra ler Clarice simplesmente por ler! As reflexões que ela traz, a maneira com que ela despe o ser humano chega a ser perigosa.
A obra "A Bela e a Fera" de Clarice Lispector contem nove contos que foram escritos em diferentes períodos de tempo., temos um conto escrito pela jovem Clarice em 1940 e temos um salto de trinta anos com contos escritos em 1970.
Em todos os contos faz-se presente uma atmosfera cotidiana tão ordinária que pode facilmente se encaixar em algum momento da vida do leitor. Os nove contos presentes na obra trazem uma melancolia sólida em que a pessoa que ler é convidada a mergulhar na história.
É incrível que, mesmo com grande diferença de tempo, os contos parecem - de alguma maneira - conversar entre si! A personagem do primeiro conto de 1940 (História Interrompida) fala sobre a duvida que a mulher sente em relação ao seu companheiro, chegando a dizer "Se eu não o destruir primeiro, ele me destruirá". Corroborando com o mesmo, no conto "A fuga" - também de 1940 - a ousada escritora pernambucana nos obriga a refletir sobre "Quando o casamento se torna uma prisão".
Dos livros de contos que já li, - em minha opinião - esse não é o melhor, o que não faz dele um livro ordinário. Diferentemente das outras obras que falam sobre o "eu" da personagem principal, os contos de "A bela e a fera" trazem reflexões muito cruas sobre o outro, e isso se torna mais explicito no último conto - que dá título ao livro - A Bela e a Fera ou A Ferida Grande Demais.
Clarice nunca decepciona

"Sempre tivera medo das coisas belas demais ou horríveis demais: é que não sabia em si como responder-lhes e se responderia se fosse igualmente bela ou igualmente horrível." - Clarice Lispector

Albert.Lenon 21/04/2017

Complexo e Belo
Clarice como sempre, terrivelmente inteligente. Uma leitura que te coloca acima do mundo para ver o que está escrito por baixo.. são contos com finais dramáticos e curiosos, gostei do livro em si, mas os erros de ortografia por parte dá editora, são terríveis.

marimounasc 24/11/2021

Pra mim, sem dúvidas, é o melhor livro de contos da Clarice. O conto "A obsessão" ficou ecoando na minha cabeça por dias

Gabriela2500 02/10/2023

Mais uma vez clarice surpreendendo demais! não sei exatamente o que senti durante essa leitura? talvez um pouco de confusão em determinados contos, mas em outros me identifiquei muito.

como em obsessão. acho que todos nós já tivemos uma experiência mesmo que mínima com algum ?daniel? e ler um conto sobre essa experiência da personagem só me fez refletir em como somos tão cegos quando nos relacionamos?

enfim, o livro inteirinho é incrível, clarice não erra nunca!

Dessa ou Dressa 26/07/2023

A bela e a fera é um livro de nove contos sensacionais e impecáveis. A forma que a Clarice escreve os sentimentos e ações de cada personagem é único, ela vaz com que a gente se envolva na história e cabe se identificando em algumas situações.
O conto Gertrudes pede um conselho foi o que mais me identifiquei, pois assim como eu a personagem Tuda é forte mesmo que ainda não saiba, o interessante é que nossa personagem é uma adolescente, que está em busca de sua personalidade e cheia de perguntas. O conto fala sobre o momento de descoberta ou redescoberta de uma pessoa e eu gostei muito.

Clube Tripas 22/03/2020

Avaliação: Adorei (5/5)
Mês: Março/19
Bibliotecária: Evelyn Ruani / Sumaré - SP
@blog_entreaspas

“Cada pessoa é um mundo, cada pessoa tem sua própria chave e a dos outros nada resolve; só se olha para o mundo alheio por distração, por interesse, por qualquer outro sentimento que sobrenada e que não é o vital; o “mal de muitos” é consolo, mas não é solução”.

O que falar da escrita dessa mulher maravilhosa? Qualquer coisa que eu diga já virou clichê e eu já sou suspeita porquê sou muito fã. Esse livro foi publicado postumamente e é uma coletânea de oito contos que foram escritos em duas fases bem diferentes da vida da autora. Seis contos entre 1940-41 e nos apresenta a escrita de uma jovem aflita de 14 anos que começa a inventar histórias e escrever seus contos e os últimos dois de 1977, pouco antes de sua morte. Todos eles revelam personagens mulheres procurando entender o sentido de suas vidas.

De nossas vidas, porque Clarice escreve a gente. É impossível não se encontrar em algum pensamento, em alguma frase, em uma das inúmeras situações que ela nos descreve tão brilhantemente. E mesmo que você não se encontre, ou não tenha passado pelo que ela está descrevendo, aquilo te faz refletir de uma forma profunda. Na minha opinião é justamente isso que assusta na literatura dela. Clarice faz você mergulhar em reflexões que talvez você não esteja ainda preparado pra fazer, ou que simplesmente não queira, mas não tem muita escolha. Se abriu o livro, não tem mais como voltar atrás. Palavra por palavra ela te puxa pra dentro e quando você vê já está se questionando de muitas coisas.

O último conto em específico é simplesmente sensacional e me lembrou muito um outro conto dela chamado Perdoando Deus que me marcou profundamente. O conto deste livro, que dá o nome ao livro, se intitula: "A Bela e a Fera ou a ferida grande demais" e trata do encontro de uma socialite com um mendigo ferido em Copacabana que faz com que ela faça uma relação entre a ferida aberta do mendigo e o quanto ela era real, com ela mesma e o fato de que não passava de uma mentira encoberta de jóias e maquiagem desfilando em salões escondendo um imenso vazio, sua ferida. Clarice é magistral! E sabe muito bem usar as palavras e nos fazer refletir sobre o que realmente importa.

Fecho essa resenha, com mais uma citação desse livro que recomendo demais a leitura, como todos de Clarice:

"Tudo lhe perdoo, tudo perdoo aos que não sabem se prender, aos que se fazem perguntas. Aos que procuram motivos para viver, como se a vida por si mesma não justificasse”.

Ruth Diniz 14/06/2020

Um livro de contos que explora a mente humana. Os dilemasdas pessoas. Acho que esse é o principal objetivo. Se você ler o livro sobre essa perspectiva psicológica fica mais fácil compreender.

Beatriz Almeida ð«ð 04/07/2023

Clarice trazendo críticas sobre a sociedade , a difícil vida da mulher e as dificuldades por nós vividas ...

Aninhar0 17/09/2020

Critica social
Apesar dos contos serem um tanto confusos, creio que Clarice fez em cada um deles analogias com desejo por liberdade, reconhecimento e afinidades tanto nos relacionamentos conjugais quanto social, ela fez críticas ao egoísmo e injustiças