Azeitona

Azeitona Bruno Miranda

Resenhas - Azeitona

Eduardo Borges 19/01/2022

Olha, eu realmente gostei do livro, gostei do jeito que os personagens foram desenvolvidos, e dos personagens em si tb, (menos o gael ?, mas acho q a função dele era ser assim msm), e particularmente amei a relação do Ian e da Iris, a única coisa foi q tudo acabou muito bem, com uma certa conveniência (principalmente em relação com o Novos Pais), mas eu gostei do fato de eu ter chegado em certa parte do livro e n ter mínima idéia do que ia rolar, daorinha.

Nando 03/03/2022

Por essa não esperava!
Não esperava mesmo do Baburim, o livro tem uma escrita tão boa que me prendeu assim de primeira, nos últimos capítulos eu devorei o livro, esse mesmo até me tirou de uma ressaca.
Emília e Ian que são personagens são tão reais, que acredito que quem ler não se identifique um pouco com um dos dois.
A drama em si, é muito sortido que acontecimento inacreditáveis e esses que fizeram me prender, desde a mãe chata de Emília e a irmã universitária de Ian. Conhecemos aqui uma história tão brasileira, tão gostosa e tão fácil de interpretar que não há necessidade de ficar pensando em outra coisa quando se ler. Claro que poderíamos esperar mais quando terminamos de ler algum desenrolar como por exemplo como foi a apresentação dos programas que eles participaram e como foi que ficou a história do Caio.
É por fim, que considero esse livro um grande parceiro da nossa juventude que hoje deseja conhecer um livro que tem assunto leve e que todos já tem algum conhecimento sobre que é a "gravidez precoce". Baburim trata com tanto carinho quando o assunto é mencionado que nem lembramos que são adolescentes que ainda estão no ensino médio. E em alguns momentos é visto como nossa sociedade ver e interpreta esse assunto no dia a dia. Principalmente, do lado da adolescente que é sempre menosprezada pelos conhecidos e próximos. é isso mesmo... não tenho mais o que comentar.
como diz a pensadora contemporânea Tula Luana "Olha, eu recomendo. Que Sabor Maravilhoso!"

Julia.Roloff 27/04/2022

Bom.
Tinha muita expectativa e acabei me decepcionando um pouco.

O livro conseguiu me deixar muito angustiada com todo o lance da mentira dos protagonistas, isso conseguiu me tocar muito.

Gosto muito do Bruno, mas não curti o livro muito não.

Deisinha 04/06/2020

Esse livro sempre me chamou a atenção pela capa (apesar de ter lido no kindle), comecei a ler porque já tinha ouvido falar e que é uma leitura leve. Tudo se inicia com Ian que está esperando a sua irmã que está em uma consulta médica, e Catarina uma produtora de um programa de tv. Catarina, chega desesperava para encontrar um novo participante do reality show que ela produz e logo vê Ian e percebe que ele se encaixa perfeitamente nos requisitos do programa. O reality se baseia em contar histórias de jovens que se tornaram pais na adolescência, só que tem um pequeno detalhe, Ian não vai ser pai, muito menos tem uma namorada e ele sem jeito não consegue explicar para Catarina que quem realmente está grávida é a sua irmã.
Assim que Ian tem a proposta do programa em mãos, ele fica animado com o cachê que o programa oferece e que iria ajudar muito financeiramente, já que sua irmã, Iris está grávida e que são apenas os dois na família. O pai deles abandonaram eles quando Ian ainda era uma criança e alguns anos mais tarde a mãe deles faleceu. Tudo isso fez com que Iris tivesse que amadurecer mais cedo do que deveria e levar algum sustento para eles. Ian se sente um peso porque Iris sempre cuidou dele e ele nunca pode fazer nada e vê uma forma de recompensar o dinheiro que ganharia se participar do reality. Ian depois de pensar muito, resolve participar, mas com uma "pequena" mentira, ele convence sua colega de classe Emília a participar junto com ele do programa. Ian e Emília não se conhecessem direito, mas com o desenrolar da história conhecemos o passado dos dois e como vai se desenrolar essa mentira deles.
O livro aborda assuntos sérios, que devem ser discutidos, mas de uma forma rasa, não se aprofunda nos temas e isso deixou a desejar um pouco. Relevando isso é daqueles livros que são perfeitos para quem quer ler algo mais leve.

capitu 13/07/2020

Sempre acompanhei o menino Bruno e tinha muita vontade de ler esse livro e foi melhor do que imaginava, não estava esperando alguns assuntos que foram abordados.

kckekevieira 21/07/2022

Fofo mas o final??
Achei o livro muito fofinho. Escrita leve e de fácil leitura.
Gostei de alguns personagens como o Ian e o Caio (meus favs) e sinceramente não simpatizei muito com a Emilia por motivos de: ela é sonsa, e nem com o Gael por motivos de: ele é tóxico e abusivo.
O livro tava perfeito até chegar o final e o autor correr com a escrita pra dar um desfecho conveniente para os personagens, fora que no final foram jogados muitas revelações MUITO importantes e de muita problemática e não teve desenvolvimento nenhum sobre o assunto.
Resumindo: o livro estava 4 ?? até chegar num final corrido 1,5 ???

Gab 25/01/2023

ATCHIM, BUBARIM
Tô começando essa resenha aqui fingindo que eu não estou DESTRUÍDA com o fato de que eu não gostei desse livro. Eu AMO o Bruno, amo o conteúdo que ele produz e acho ele muito inteligente, e acho que era isso que eu esperava dessa leitura.

Achei os personagens tão BURROS e as resoluções tão utópicas que foi difícil de entrar de cabeça na história e curtir alguma coisa, tudo bem, é uma bela história familiar sobre como o amor vence tudo e blá blá blá mas não sei... não me me pegou em nenhum momento.

Apesar de tudo isso eu gosto de imaginar que o problema sou eu e que se eu tivesse lido esse livro aos 15 anos eu teria amado cada segundo.

Anjuf 20/07/2023

Bubarim, pague minha terapia
Já fazem uns 4 anos que eu tô querendo ler esse livro, desde que o vi pela primeira vez em um dos vídeos do bruno, então eu tô muito feliz por finalmente ter conseguido ler. ainda não sei se acompanhar o bruno influenciou na minha experiência, mas o que eu tenho certeza é que é um livro ótimo, principalmente pra um livro de estréia

de primeira, o plot pode parecer meio bobo e até soar como uma novela mexicana, e o livro realmente é bem engraçado (senti como se eu estivesse lendo o roteiro de um vídeo do menino brunoKKKK), mas acabou sendo mais do que isso. ele fala sobre relações, sobre como tudo ao nosso redor pode ser falso (nesse caso, o reality show que não tem nada de realidade) e sobre como escolhemos lidar com as coisas. é um livro bem bobinho sim, mas que não se resume a isso

a única coisa que me incomodou foi que os personagens secundários não tem uma história de verdade. parece que todos eles estão ali para ser usados somente quando lhe convém e quando vão agregar algo pro desenvolvimento dos protagonistas, mas eles em si não servem para algo além disso. queria que a história desse mais foco para personagens como a rebeca ou até mesmo o caio. também tem os plot twists previsíveis, mas ignoro essa parte porque o final não é aberto (sério, tava com muito medo de ficar em aberto)

enfim, é uma leitura ótima, perfeita pra quem tá procurando algo mais calmo ou pra tirar da ressaca literária. a escrita é bem fluída e o livro é muito fácil de ler. recomendo demais!! ps: vou abrir um fã clube pra proteger a iris

swflyth 07/03/2021

eu não fazia ideia da história desse livro, só resolvi começar a leitura por causa que foi o menino bruno que escreveu. talvez isso tenha feito eu não gostar tanto assim da história embora ela seja bem divertida

joaopdro 08/06/2020

o tanto que eu amei esse livro...
? "Enquanto você tentar se completar com qualquer outra coisa que não seja amor de verdade, você vai só se inflar como um balão de festa; quanto mais cheia, mais frágil." (p. 107)

SINOPSE: Ian é um jovem de 16 anos que foi criado pela irmã, Iris, que está grávida. Em uma dessas consultas de pré-natal, Ian conhece a produtora de um reality show que mostra a vida de pais adolescentes, e ela o convida para participar. Mesmo sabendo que está apenas acompanhando a irmã - e não a mãe do seu filho - Ian decide aceitar o convite e chama Emília, sua colega de sala que mal conversa com ele, para fingir a gravidez e juntos ganharem um baita cachê de participação do programa. Ian decide que este é um bom plano para poder retribuir todo o cuidado de sua irmã, que teve que abrir mão de muitas coisas durante todo esse tempo, e também ajudar na vinda do seu sobrinho. Já Emília está disposta a usar a sua parte para sair de casa e acabar com as dores de cabeça que as brigas com a sua mãe lhe trazem. Mas será que isso vai dar certo? Essa situação em que os dois se metem promete bagunçar as suas vidas e a dos que estão ao seu redor.

Tenho que falar que, apesar da trama ser focada em como os dois vão passar por esse reality, o livro também trata de relações familiares, dos seus tipos e seus conflitos. Além de divertido, o livro traz sua carga mais delicada. Foi um núcleo que gostei muito.

O mais bacana do livro, além das varias referências pop e geek que eu AMEI, foram as situações que eu julgava serem clichês. Me sentia o Xeroque Romis por estar "descobrindo" pra onde o livro tava indo, mas aí dei de cara no muro, porque não foi pro óbvio. Ok, o final foi um tantinho forçado, mas não me fez desfavoritar.

Sou fã do Bruno e dos vídeos dele, e como escritor me surpreendeu MUITO. Estava com saudades de uma leitura que me fizesse não largar o livro, e foi assim que me senti. Super favoritado como umas das melhores leituras do ano sem dúvidas.

sthe.bia 02/06/2020

Ri, chorei, criei teorias, fiquei tensa, fiquei aflita. Foi assim desde o consultório médico, o qual Ian encontrou Catarina, até eu, em casa, lendo os agradecimentos. Azeitona, sem dúvida, virou um dos meus livros favoritos e ainda me questiono o porquê ter demorado tanto para começar a leitura. Ao longo da narrativa, que prende bem, aliás, me senti tão leve, como se o Ian, a Emília, o Caio, a Iris (ainda sinto necessidade de abraça-la) e os outros fossem velhos amigos, os quais encontraria por algumas horas e ouviria o desenrolar das histórias de suas vidas, exceto o Gael e o Rudi, não fui com a cara deles. Assim, a forma que o livro foi escrito é bela. A história mescla o humor ?me peguei dando gargalhadas em algumas partes?, e questões mais sérias e reflexivas sem pesar, sem forçar e sem deixar o(a) leitor(a) desgastado(a). Por fim, eu recomendo MUITO este livro. Se você está atrás de uma história leve e engraçado para dias tão pesados quanto os que estamos vivendo, leia Azeitona. Se quiser um bom livro para uma leitura rápida, leia Azeitona. Se, simplesmente, quiser um livro bom, leia Azeitona! ??

belle 11/04/2020

Leia azeitona que está a venda nas melhores livrarias!
Ai menino bubarim que orgulho! A escrita? Perfeita. A trama? A mais doida que já li, mas que acaba funcionando bem, foi divertido imaginar os bastidores de um reality show sobre gravidez na adolescência, que pensando bem... não seria tão bizarro nos dias de hoje. Obrigado pelas risadas e pelos momentos *face palm* que foram vários pois de um certo ponto pra frente tudo deu errado rs. Bruno Miranda conte comigo pra tudo.

Esse livro também tem uma citação perfeita que virou uma das minhas favoritas: "Enquanto você tentar se completar com qualquer outra coisa que não seja amor de verdade, você vai só se inflar como um balão de festa; quanto mais cheia, mais frágil."

VinhoGoiaba_ 15/05/2023

Me senti em casa
O meu maior arrependimento foi ter demorado tanto pra ler Azeitona desde que conheci pelo canal do autor. Azeitona possui uma história diferente e ousada e mesmo assim mantém uma simplicidade que tem o seu próprio charme. Me senti em casa durante a leitura toda e quis o tempo todo que Emília e Ian virassem meus amigos. É uma leitura muito engraçada e gostosa e foi um ótimo quebra-gelo das leituras mais emocionalmente pesadas que tenho lido.

Luciana Cândido 12/07/2020

Criativo, mas desajeitado.
Adquiri o livro por acompanhar o trabalho do Bruno como booktubere e depois de passar algums anos na estante, finalmente pude ler. O livro contém uma temática interessante explorando um tema novo para a literatura brasileira. Tinha tudo para esbanjar cenas cômicas e um pouco mais calorosas, porém, não demonstrou muito esforço nem para literatura teen. Autoras como Paula Pimenta e Bruna Vieira colocam mais "tempero" e profundidade nos seus personagens do que podemos ver em Azeitona. É criativo, mas desajeitado na narrativa.

Desejo sorte e mais preparo para o Bruno no próximo lançamento. Ele é engraçado, inteligente, carismático e tomara que consiga passar isso para o papel da próxima vez.