Azeitona

Azeitona Bruno Miranda

Resenhas - Azeitona

Maholive 16/01/2024

Azeitona, a venda nas melhores livrarias
Leiturinha leve pra iniciar o ano, achei bem gostosinho e fluido, mas bem fora da caixinha da realidade, a noção dos personagens foi jogada pela janela, o que não é um problema em si. Acho que algumas situações poderiam ter se desenvolvido melhor e fiquei com um gostinho de estar faltando algo, mas tem um draminha bom, tem situações divertidas, em resumo é um bom livro pra passar o tempo e sair de uma ressaca literária, com certeza leria mais do querido Bruno Miranda

AdrielleSantos 16/01/2021

Achei que seria só mais um romance adolescente
O livro me prendeu desde o primeiro capítulo. E a cada capítulo que lia, ficava mais ansiosa pra ler o próximo. Em alguns momentos chegou até a ser angustiante pra mim. Enfim, muitos acontecimentos inesperados. Não foi nada do que eu imaginei, me surpreendeu positivamente.

rafa 06/07/2021

Simples demais porém não me arrependo
Confesso que Azeitona não seria minha próxima leitura mas a capa foi o grito final que me fez decidir e foi tão natural que em menos de 10 dias ja tinha finalizado a leitura. Apesar da simplicidade na escrita eu me cativei pela forma como as situações começaram a acontecer e você fica meio querendo saber logo em que enrascada Ian e Emilia iriam se meter e como sairiam dessa.
Inclusive uma coisa rara em romances de estreia.

O ponto ruim foi perceber que os personagens as vezes são caricatos demais, ou muito bobinhos, ou muito malvados - não havia um meio termo - isso me incomodou bastante por não mostrar uma naturalidade crescente de acordo com o tempo cronológico do livro. Se eu estivesse nos meus 12/13 anos muito provavelmente em 2 dias eu ja teria o lido, pela simplicidade da obra.

Além da irreverência do autor estar presente na obra, os personagens criados por ele ? que refletem um pouco de sua própria personalidade, principalmente o Ian ? tiveram suas histórias e características muito bem montadas. Fora que existe uma temática familiar incrível que envolve todos os personagens e toma conta da leitura, característica que eu adoro e que mostra o quanto o autor se dedicou para criar uma base em que alguém conseguisse se encaixar, é envolvente tanto para os seus personagens quanto para a história como um todo.

E eu adorei esse fato. Outro ponto positivo é que a escrita do Bruno é rápida, o que torna Azeitona um daqueles livros de leitura fluída que com leveza nos leva a um final simples, mas satisfatório.

Recomendo a leitura a quem gosta do tema!

Nathy215 30/08/2022

Bom 3.7/ 3.9 estrelas, não sei
É um livro de 2016, tá okay?! Outra época kkk antes da pandemia, antes da eleição do Bolsonaro, faz sentido ser tão leve e descontrario.

Acho que pra 2016 ele é bem legal, pra adolescentes ainda pode funcionar também, pra quem quer uma novelinha mexicana, fugir da nossa realidade caótica, esse livro vai servir bem.

Não posso falar que tinha alguma expectativa, porque só tinha visto a sinopse e já comecei, então acabou que me diverti, mas não fui surpreendida, porém também não me decepcionei.

Achei o Ian bem exaltado, impulsivo, mas bem okay pra um adolescente, consigo imaginar várias pessoas que conheci sendo assim, mentindo e omitindo coisas, tem até uma justificativa nobre pra mentira, a ideia que ele não estaria diretamente prejudicando alguém é plausível, não dá pra cobrar tanta maturidade dele, as atitudes são aceitáveis.
Já a Emília achei bem aleatório, engoliu a história muito rápido e disfarçou bem, mas também vejo adolescentes reais na pele dela.
Os personagens são interessantes, a história é legal, mas nada mais que isso, a escrita do autor precisa amadurecer, mas está ótimo para um primeiro livro.
Fazia tempo que não dava risada com um livro e ri de gargalhar com esse, o humor peculiar do Bruno salva a narrativa. Não é o melhor livro do ano, mas a escrita fácil e fluida me divertiu e me fez sair um pouco da realidade, fiquei até nostálgica, como as coisas em 2016 eram mais fáceis. Saudades.
Definitivamente essa leitura foi um saldo positivo, um alívio em meio a tanto caos.

suele 05/06/2021

Criativo, mas desajeitado
Primeiramente, queria dizer que fui muito influenciada pelo fato de gostar demais do Bruno como youtuber, e por isso acho que tentei me convencer de que eu havia gostado mais do livro do que eu realmente gostei.

A idéia foi muito criativa, eu realmente gostei, me apeguei fácil aos personagens e me envolvi na história, e isso é ótimo! Porém, acho que a história não foi muito bem desenvolvida, quer dizer, os personagens não tinham nenhuma ligação a não ser o programa e meio que você não consegue encontrar muita profundidade neles, além disso.

No começo, eu demorei a me interessar pela história por conta das descrições muito grandes, mas depois da metade, mais ou menos, foram levantados temas muito delicados e problemáticos, como narcisismo na família e abuso sexual, e teria sido incrivel, se esses pontos fossem resolvidos na história! Mas senti que os personagens jogaram para "debaixo do tapete" e isso me deixou muito preocupada, de verdade!

Quanto ao final, eu fiquei completamente perdida! Até pesquisei pois achei que meu livro estava faltando páginas hahahah, mas não, ele encerrou com muitas pontas soltas e eu fiquei com muitas perguntas sem resposta, fiquei decepcionada, parece que do nada, um livro que estava sendo escrito tão devagar, com tantas descrições, foi encerrado às pressas, fiquei realmente confusa...

Mas, achei uma escrita boa de se ler, não é um dos melhores livros que já li, mas é um livro fácil de se ler, curto e pode agradar alguns tipos de públicos.
Aquela que tá olhando pro céu 05/06/2021minha estante
Po. Vou ler só pq gosto do bruno

Aquela que tá olhando pro céu 05/06/2021minha estante
Em 2025

Isa 22/09/2021

Eu juro que estava com zero expectativa pra esse livro, tinha comprado só pelo autor. Mas meu Deus eu fui totalmente surpreendida por uma história que consegue ser engraçada, emocionante e extremamente louca(no bom sentido, claro.)
Não tem sentimento melhor do que terminar o livro e ir escutar Iris do Goo Goo Dolls.
A única coisa que eu senti falta foi um ?final? pra alguns personagens secundários e um pouco de personalidade na Iris, mas tirando isso é perfeito!
LEIAM! LEIAM! LEIAM!

Luciana Cândido 12/07/2020

Criativo, mas desajeitado.
Adquiri o livro por acompanhar o trabalho do Bruno como booktubere e depois de passar algums anos na estante, finalmente pude ler. O livro contém uma temática interessante explorando um tema novo para a literatura brasileira. Tinha tudo para esbanjar cenas cômicas e um pouco mais calorosas, porém, não demonstrou muito esforço nem para literatura teen. Autoras como Paula Pimenta e Bruna Vieira colocam mais "tempero" e profundidade nos seus personagens do que podemos ver em Azeitona. É criativo, mas desajeitado na narrativa.

Desejo sorte e mais preparo para o Bruno no próximo lançamento. Ele é engraçado, inteligente, carismático e tomara que consiga passar isso para o papel da próxima vez.

perez11 09/05/2022

Azeitona- Bruno Miranda
O livro é muito bom, mas é confuso, confesso que não entendi nada do final, é tudo extremamente previsível e meio monótono, além disso é tudo muito falso, mas fora isso o livro realmente é muito bom, só esperava mais de um escritor como o Bruno

Aly 21/08/2020

Muito divertido
Uma história realmente com pitadas da vida de um brasileiro precisando de grana! eu amei demais o livro, é leve, engraçado e emocionante, orgulho dos nossos escritores brasileiros!

Emy 23/06/2021

o livro é bem previsível mas bem legal, daqueles pra ler em um dia, achei os personagens pouco desenvolvidos, n da pra ter muita ligação, no final é daqueles clichês fofinhos

GuScarabelot 05/02/2018

Grávida de Taubaté pra Adolescentes?
Bruno Miranda me faz rir desde quando ele tinha o canal Minha Estante, então quando iniciei a leitura, tive certeza que o livro me traria boas risadas e momentos divertidos...

Mas ele foi além disso, Bruno colocou nos personagens Ian e Emília, uma carga emocional bastante grande para dois "aborrecentes" e os jogou ainda em um reality show sobre casais adolescentes grávidos.

Apesar de toda a loucura de não estar grávidos e participar mesmo assim do programa, Ian e Emília tem que aprender a conviver com as consequências das mentiras criadas no decorrer do programa, bem como enfrentar o preconceito e aprender com medo dos participantes, por estarem passando por um momento tão surreal.

Com tiradas cômicas e momentos emocionantes, o livro é muito mais do que apenas uma comédia, e sim, vai abordar relacionamentos, medos, tabus da sociedade e vai deixar o leitor com o coração quentinho!

PS: Atchim! Bubarim!

kookswt 25/07/2023

Divertido
Sempre quis ler esse por ter acompanhado o canal do bruno, então quando comecei a ler não sabia nada da história, mas sabia que queria terminar pra ver o que é o tão falado "e se você gosta de xxx sabe do que mais você vai gostar? de azeitona, disponível nas melhores livrarias" e eu realmente gostei!
muitas resenhas daqui fala que é um livro previsível, e realmente é! mas, mesmo assim continua sendo super divertido e eu me senti lendo uma novela mexicana. gostei muito dos personagens e de suas reviravoltas.
não gostei muito do final, mas eu gostei de todo o resto. é um livro que eu recomendo muito pra passar tempo!

Bia Oliver 30/03/2018

Fraco
Na trama temas interessantes são trazidos à tona como gravidez na adolescência, falta de diálogo com os pais e até estupro. Porém o autor não se aprofunda em nenhum deles, deixando a história muito superficial. O desfecho para o estupro foi o que mais me decepcionou na verdade, não houve!

Não é um livro que eu indicaria para alguém que espera uma história emocionante, mas sabe aquele final de semana que não tem nada para fazer? Então, leia Azeitona.

site: http://www.leiturasecomidinhas.com.br/azeitona-gostei-ou-nao-gostei/

carol 10/09/2023

No geral não é um livro ruim, apesar de ter diversas coisas ruinzinhas nele. a narração é meio confusa desde o começo; os acontecimentos e (principalmente!) as conversas ao decorrer da história são muito irreais. os personagens são um misto complicado: (todos, mas) os principais são extremamente sem carisma, alguns são muito fora da realidade por serem apenas caricaturas de "meninas malvadas" e a maioria está ali só pra preencher vaga. não achei que nenhum personagem fora ian e elisa teve um bom desenvolvimento no final. algumas coisas ficaram meio incompletas e outras fugiram muito do próprio caráter deles, como por exemplo a helena, que mudou de comportamento num piscar de olhos. o desenrolar do romance foi aceitável, visto todo o desenvolvimento deles (apesar de pouco); é compreensível, mas também não passa disso. passei muita raiva (do meio pro final então...) mas não foi de todo mal, me diverti um pouco com a leitura e até leria mais do autor, mas não é um livro que me dá vontade de sair recomendando por ai.