Donnie Darko

Donnie Darko Richard Kelly

Resenhas - Donnie Darko

julia 14/10/2022

é mt mais foda doq eu pensei
qnd eu assisti o filme ja achei a historia mt boa e q te faz pensar sabe? e como diz no livro, o final fica em aberto, cada um tem sua opinião, mas sério o livro é muito mais auto explicativo E AINDA TEM O LIVRO DA VOVÓ MORTE
filosofia do tempo mano achei perfeito demais
sem falar dos desenhos e decorações no livro
td mt perfeitinho

Joana 09/09/2016

O filme não é o livro...
Acabei de ler várias resenhas a respeito de Donnie Darko. Confesso que fui divergente à maioria delas, mas assim como Donnie, fui a favor das mesmas. Desconhecia Donnie Darko como filme, pensei que sua estrutura era para parecer realmente um roteiro, mas depois ligando os pontos percebi que não. Fiz a re-leitura de Donnie Darko cerca de três vezes, acredito ser uma história essencial na vida de um fã da Dark Side ou de livros do tipo. É uma história envolvente, e confesso que a minha imaginação fez com que o filme em si mal chegasse aos pés da minha idealização de cada personagem, por isso digo que não me arrependo de ter lido o livro-roteiro antes do filme. Não. Não é a mesma coisa. Mas sim, é o mesmo conteúdo. Pode parecer confuso, mas creio que há duas interpretações variantes para cada pessoa. Os que se envolveram muito com o filme, e pequenas exceções como eu que idolatram a alma do livro-roteiro. Me senti no meio de toda a preparação, com o mesmo carinho que os próprios produtores tiveram ao fazê-lo. Que fique o meu conselho. Boa leitura/Bom divertimento, vale a pena!

Estante da Leonina 01/05/2023

Indico que veja primeiro o filme ja que o livro é SOBRE O FILME.

Eu amei demais todo o conceito cult por trás.

Art 11/05/2024

Indispensável para os fãs do filme e uma boa para quem quer conhecer Donnie Darko
Donnie Darko é um clássico cult do cinema, uma produção independente dirigida por Richard Kelly, também autor do livro. Em um universo confuso em que acompanhamos as psicoses esquizofrênicas de nosso estranho protagonista ao redor de suas conturbadas aparições que apenas ele consegue ver. Inexplicavelmente, muitas referências e pontas soltas serão deixadas durante a narrativa. E tudo isso só vai alimentar ainda mais o seu desejo por respostas. E será que elas podem encontradas nesse livro?

Lançado pela Darkside em 2016, a edição é dividida em quatro partes que vão te engajar ainda mais na obra:

1- Uma entrevista com o protagonista (Jake Gyllenhaal) respondendo pergunta sobre seu papel;

2- Uma entrevista mais completa com o roteirista e diretor falando sobre o processo criativo, da produção e suas inspirações.

3- O roteiro original detalhado

4- O curto livro "A Filosofia da Viagem no Tempo", de Roberta Sparrow (a querida vovó morte), obra fundamental e presente no universo cinematográfico.

Nenhuma delas vai te dar uma resposta direta e objetiva ou tentar explicar o desfecho. E qual seria a graça do filme se tivesse um final fechadinho?

Pois bem, pelas entrevistas fica bem claro que a ideia não só do diretor, como também da equipe toda, é alimentar esse mistério até os dias atuais e cultivar as mais diversas teorias malucas sobre o que pode ter acontecido com o universo de Donnie Darko.

O livro é indispensável pra quem curte o filme e pode ser uma introdução curiosa para quem nunca tinha ouvido falar. Uma coisa dá pra garantir: vai te dar uma boa vontade de (re)ver esse primoroso filme.

Dudinha 25/01/2024

Um dos meus filmes preferidos
Eu amo plots de viagem no tempo/espaço e coisas do tipo. O filme é um dos meus favoritos há anos. Gostei bastante de ?ler? o filme, porque o roteiro aponta detalhes que na tela podem passar batidos.
PORÉM, que chatice essa entrevista no início do livro. Algumas perguntas foram interessantes, mas outras eram só sobre o Richard Kelly e a vida pessoal dele, sem relação com o filme. Foi entediante passar por essa parte, considerando que eu sou fã do filme e não dele. Entendo que a gente precisa entender o criador pra entender a criação, mas não achei graça.

alice 09/12/2021

não é o que eu esperava
não me entenda mal, não é que ele seja ruim! eu apenas achei que fosse encontrar a historia do filme em si, não uma entrevista com o criador e o script do filme.... me decepcionei um pouco, pois imaginei receber mais sobre a história. ao invés disso recebi a biografia do diretor e o script de um filme que conheço como a palma da mão.

@leiolivros 13/04/2022

O roteiro de Donnie Darko foi bastante cativante. Me senti envolvida como se estivesse lendo um romance e ao mesmo tempo vendo o filme passar na minha cabeça.

Como em toda experiência de leitura do roteiro depois de já ter assistido a peça final, foi interessante notar o que não chegou às telas. Informações que dão um pouco mais de sentido à trama, mas não resolvem o mistério que o filme nos deixa no final. Coisa que o diretor afirmou nem ele mesmo saber!

No final, não importa muito. A entrevista no início do livro revela um pouco da jornada e dos processos que levaram Richard Kelly a dirigir seu primeiro longa aos 24 anos e deixam claro que a parte mais fascinante de Donnie Darko é a sua trajetória de filme independente rejeitado por todas as produtoras a fenômeno indie-cult mundial.

Vida longa a Donnie Darko ✨

Gabrieli 12/05/2020

HORRÍVEL
O livro só é bonito. Se eu tivesse folheado antes de comprar, não o teria feito. Uma pena que estava lacrado e não tive a oportunidade.

José Carlos 05/04/2018

Totalmente decepcionado, mas a culpa é toda minha!
Quando comprei o livro, infelizmente não percebi que era apenas um roteiro! O roteiro de um filme que considero excepcional! Comecei a ler empolgado, achando que entraria fundo na mente de Donnie Darko! E logo no final da introdução me deparo com a frase: o livro não é melhor que o filme! O livro é o filme! Vejo muita gente dando 5 estrelas, mas o livro não acrescenta em nada ao filme! Não é um livro legal de ler, como vários outros que acabaram virando filme! Enfim, vejo uma estratégia de marketing bem barato da editora, que funcionou bem, pois vendeu bem!
sydney.grassmann 08/07/2018minha estante
Infelizmente, também caí nessa!

Benjamin Sisko 17/10/2018minha estante
Verdade. Talvez ele seja um ítem mais decorativo. Talvez eu devesse ter comprado outro livro na Bienal de 2016. Fanservice é f#da

Thiago Trisltz 23/11/2018minha estante
Acho que já podemos criar um clube...acabei de abandonar o livro pois vi que só ia perder tempo lendo e não ia acrescentar em nada a mais do que já vi no filme.

Loloveggie 01/09/2019minha estante
também caí nessa 2

Ana 16/01/2022

Interessante
O livro não é ruim em nenhum ponto, porém deixa a desejar na hora de compreensão. Tipo a ideia de viajem no tempo é legal, mas do início ao fim fica vago a explicação na minha opinião.
sah 01/02/2022minha estante
essa é a intenção!

sah 01/02/2022minha estante
mas se vc se interessar, eu amo um vídeo do pipocando que ele traz duas teorias muuuuito boas e bem embasadas, só pesquisar "pipocando donnie darko" no youtube!?

Helly 27/12/2020

Bom, o livro não passa do roteiro completo do filme. O livro ainda contêm uma entrevista com Richard Kelly, o roteirista, e alguns pedacinhos do livro que é citado no filme (A Filosofia da Viagem no Tempo)! Eu gostei muito da história, muito mesmo. Mas acho que para um melhor entendimento é mais viável assistir ao filme. É um pouco difícil, pelo menos pra mim, compreender tudo lendo somente o roteiro. Então recomendo mais o filme do que o livro

Amanda.Oliveira 16/09/2023

Ainda estou digerindo esse final?
Independente de você ter visto ou não o filme, leia ESTE LIVRO! 45% dele é uma entrevista com o diretor, o que acaba te colocando aos poucos no clima do livro, mas não subestime o roteiro e de preferência escute com as músicas que vão aparecer (isso completa a experiência). Estou muito impactada com o ritmo da trama e o desenrolar dos fatos, o Donnie é um personagem muito curioso e te prende de uma maneira surpreendente, ansiosa pra assistir ao filme!

bpachiella 20/01/2024

Me apaixonei mais ainda.
Eu já tinha assistido Donnie Darko uma vez, achei MUITO legal (gosto do estilo), achei meio confuso também e fiquei cheia de ???
Faz um tempo q eu qria rever o filme e comprar esse livro numa promo da Darkside foi uma ótima decisão.
O livro traz o prefácio com o ator do Donnie, Jake Gyllenhaal, depois uma entrevista com o roteirista do filme, Richard Kelly, e eu achei o Richard um cara muito simples e inteligente, de muitas formas aliás, ele lutou pelo filme mesmo qnd parecia q ngm botava fé. Ele foi foda dms (e ainda bem)
Bom, a parte do roteiro foi a melhor, gosto muito desse lado do cinema, o lado da produção, ver por trás das câmeras, eu li o roteiro enquanto via o filme, de 1h50, o filme teve umas 3h (mas eu recomendo q façam!), acho muito legal ver como as cenas foram pensadas, os diálogos q foram diminuídos, a ordem das cenas mudando e cenas q nem entraram, incrível demais.
Muito legal tb foi a ideia de colocar o livro da R. Sparrow, ?A Filosofia da Viagem no Tempo?.
Me diverti muito lendo esse livro e recomendo, principalmente pra quem JÁ viu o filme.

@thereader2408 20/11/2021

"28 dias, 6 horas, 42 minutos, 12 segundos. É quando o mundo vai acabar!" Isso foi um aviso do coelho Frank para um adolescente perturbado, diagnosticado com esquizofrenia e sonambulismo que escapou da morte quando a turbina de um avião, que ninguém sabe de onde veio, caiu em seu quarto. Donnie precisa salvar o mundo, se tratar do seu transtorno e, além disso, enfrentar conflitos que todos nós um dia já enfrentamos: professores autoritários, problemas familiares, primeiro amor, hormônios à flor da pele e a luta para "vencer o medo".

Donnie Darko foi dirigido pelo cineasta Richard Kelly em 2001 que mistura de elementos bizarros, como teorias malucas de viagem no tempo. Com relação ao livro, tenha em mente que NÃO é um romance, e sim o roteiro na íntegra do filme. A obra pode ser divida em 3 partes: 1 Entrevista completa com o diretor, contando como foi a criação, concepção, execução do filme; 2 O roteiro do filme e; 3 O livro da Roberta Sparrow "A filosofia da viagem no tempo", da vovó morte que nos da a definição de Universo Tangente, Receptor Viventes, Viventes Manipulados, Mortos Manipulados e Artefato, o que nos permite obter mais ferramentas para interpretar o filme.

O prefácio do livro foi escrito por Jake Gyllenhaal, o ator que interpretou o próprio Donnie Darko. No livro, Richard Kelly conta para gente como foi sua infância, formação, início de carreira e as aventuras de gravar esse filmaço. Uma coisa interessante é ver todas as dificuldades e obstáculos que ele teve que superar para realizar seu projeto, além disso conhecemos as influências e referências do diretor, o que ajuda a gente a entender melhor a concepção do filme.

Não tem como não mencionar que o projeto gráfico da obra é lindo, desde a capa até a seleção de fotos do filme, instruções e uma lista de músicas dos anos 80 que embala a trama. E por mais que não tenha sido planejado, a leitura do livro veio em um bom timing, já que no filme a trama se passa na véspera do Halloween. Eu recomendo esse livro para quem é fã do filme, quem ainda não assistiu, por favor, assista e só depois leia o livro!! É um dos meus filmes favoritos da vida.

@thereader2408

Carla.Maciel 21/12/2021

De fã para fã
É para quem gosta do filme, tentei ler antes de assistir mas não funcionou.
Ao ler percebi mais detalhes do filme e gostei mais ainda dele.
As referências a outros livros são muito boas. A obra ainda conta com algumas cenas estendidas, pouca coisa.