O garoto que eu abandonei

O garoto que eu abandonei Raiza Varella

Resenhas - O garoto que eu abandonei

Thais Caroline 30/03/2023

É um bom livro. Muito divertido. Os personagens são bem construídos. Mas alguns detalhes na narrativa são mal inseridos ou não passam uma veracidade.
Mas é uma boa narrativa. O livro foi um dos primeiros da autora e ela já melhorou muito.
Recomendo.

bellaamarals 07/02/2023

não acredito que eu finalmente terminei essa história linda de uma família louca e cheia de amor pra dar.

entre todos os irmãos bittencourts, seus encantados(as) e muitos pirralhos, gustavo sempre foi meu queridinho, com seu livro não ia ser diferente.
mds como eu me apaixonei por cada plot, cada trama criada pela autora e suspirava por cada cena que mexesse com o meu coração. essa família é muito especial e esse livro foi o jeito perfeito de encerrar esta trilogia.

Gabi 29/01/2023

Que final de trilogia!!
Gustavo sempre foi o irmão mais quieto dos Bittencourt. Esse foi o livro que mais amei, Gustavo é tão fofo e Marcela é uma mulher tão forte, amo ver a interação de toda família.
É um livro cheio de reviravoltas quem imaginaria que a história do Gustavo seria cheia de encontros e desencontros?
E o que falar da Marcela? que mulher meus amigos! que mulher! Já gostei dela desde os primeiros capítulos, forte, muito engraçada e com uma carga emocional gigantesca, o tipo de personagem que nos marca. Já Gustavo é o tipo de cara fofo que quer uma família mas esta com a mulher errada até que finalmente ele e Marcela se "esbarram" e a história passa a engatar. Eu poderia falar tantas coisas sobre esse livro mais eu só digo: leia sobre o amor desses dois, leia sobre essa família.

Lucimara.Santos 27/01/2023

Fortes emoções
Esse deveria ser mais um conto de fadas da vida real, mas deste só tem o final feliz. Não é spoiller, já no início isso é prometido. E como aguardei esse final que foi ao mesmo tempo feliz é surpreendente. Mas precisava mesmo tanto sofrimento? Na maior parte do tempo eu estava triste com tudo que esse casalzinho passou. Até há certas cenas engraçadas, mas a maioria esmagadora é de situações que ninguém quer passar nesta vida. ?chorei mais do que sorri, sofri, me desiludi, e no fim, apesar da surpresa feliz, não gostei da forma encontrada pra escrever esse desfecho. Confesso que à princípio fiquei meio perdida e cheguei a pensar que o mistério do milagre não seria revelado. Mas foi uma história principalmente emocionante, dessas que deixam nossos corações apertados e tristes. Apesar disso, gostei muito dos personagens, de suas peculiaridades, é humanidade. As situações podem ser gatilhos para quem perdeu entes queridos. Não são nada legais. São coisas difíceis de serem superadas e entristecem a alma dos mais otimistas. Indico com restrição.

Lary 28/12/2022

Já tô com saudades dessa turminha que eu amo tanto ?
Muitas risadas, lágrimas, nervosos e coração quentinho com essa trilogia. Amei muitoo ??

Ju 24/12/2022

Acho que 50% das pessoas que leram esse livro devem achar ele meio louco, a outra metade também kkkkkkkk e eu simplesmente adorei cada parte!
Da mais doida e fora da caixa da sanidade até a mais normal e cotidiana (coraçãozinho no vidro do carro feito com os pés, quem sabe, sabe?).
O Gus era o meu personagem favorito no primeiro livro e eu não via a hora de ler a história dele, e realmente é minha preferida!
Os três livros valem a pena, são rápidos de serem lidos, cativantes e em todos tem polícia e hospital kkkk
A Marcela é simplesmente demais, amei ela desde a primeira cena que ela narra!
Todos os outros personagens marcam presença nesse último livro também
O que torna tudo mt especial, pois vemos o desenrolar dos outros livros nesse tbm!
Bom eu sou apaixonada por covinhas, então esse livro foi um acidente pro meu coração.
Acho que o que me resta falar sobre todos é:
Pobre coitado do Ian.?
E:
Nem acredito que acabei ????

Thah 12/12/2022

Muitas tramas em um só livro
O livro em si é legal, gostei bastante... Mas esperava mais. O primeiro da série me deixou tão apaixonada, que os posteriores (inclusive esse) não alcançaram minhas expectativas.

Queila - Meu vício literário 21/11/2022

O pior da trilogia
É nítido como essa história de 450 páginas poderia facilmente ter 200, e talvez seria um ótimo livro.
A autora resolveu colocar tantos plots num livro só que ficou demais, difícil de ler sem revirar os olhos.
Por exemplo, o plot da irmã e do filho, desnecessários e mau desenvolvidos.

Talita707 16/10/2022

O destino se encarrega de por tudo ao seu devido lugar
Termino essa série, com um sorriso nos lábios e o coração quentinho.???

Gustavo e Marcela, sempre esconderam a paixão que sentiam um pelo outro,através da amizade que nutriam.

Gustavo com medo de se declarar, omitou o sentimento que sentia por Marcela e Marcela sempre achou que não era correspondida .

Por consequência da omissão de ambos, tiveram uma sucessão desencontros e  a vida de Marcela uma sucessão de tragédias.

Mas mesmo assim o destino sempre se encarregava de colocar esses dois juntos e mostrou que mesmo com os desencontros,com as mágoas, segredos e feridas abertas ,quando a amor verdadeiro envolvido e quando duas pessoas estão dispostas a fazerem dar certo ,tudo pode acontecer.

Estou complemente apaixonada por essa família, Raiza mais uma vez conseguiu conquistar mais um pedacinho do coração dessa leitora.

Vou sentir saudades desses personagens.

Anninha Bia 15/08/2022

A história de amor do Mala!
Para fechar a série com chave de outro, a Raissa nos brinda com essa linda história de amor que Gustavo, nosso Mala, vive com seu amor inesquecível do passado! Como sempre a autora nos faz rir e chorar e de quebra matamos as saudades dos outros casais dos livros anteriores! Amo!

MARTA CARVALHO 28/07/2022

Na mesma linha dos anteriores, bem ?, não merece nem muitas considerações.
Não sei se acho triste ou patético a autora focar tanto na comparação de padrões estéticos das personagens femininas, sempre tendo que enaltecer suas qualidades como compensação a "ausência de beleza", enquanto os personagens masculinos recebem descrições de deuses gregos, personificações perfeitas do gêneros, capazes de despertar o desejo feminino geral (mulherada deseja/baba eles ao ponto de questionarem o que viram nessas mulheres), deixando de lado o que seria melhor: NÃO PADRONIZAR NINGUÉM ?????
É tanta catástrofe que beira ao ridículo e fora as brincadeiras toscas entre personagens que são bem infantis. ?
Enfim, também não gostei e ainda comprei mais um livro da autora ? mas depois de três decepções, talvez eu leia quando esquecer o que li.

Cristina RLD 22/07/2022

Tinha tudo pra ser perfeito....
Eu amei, sério! Ameiiiiiiii!!!!! Mas podia ser perfeito sem todos os "malabarismos" ... forçou um pouco sem precisar pq o felizes para sempre já estava garantido. Mas tudo bem, dá pra aceitar!

Gabrielle.Santh 18/07/2022

O terceiro e último livro da trilogia não me decepcionou, continuou entregando cenas inesperadas nos conectando com cada personagem. O final foi maravilhoso.

Bianca.vigevani 10/07/2022

Encantada
O final da trilogia veio com direito a todos os sentimentos que a raiza é expert em tirar da gente. Risadas, lágrimas, sustos, respiradas profundas antes de mudar de página, surtos, mais risadas, mais lágrimas e é claro, um coração bem quentinho no fim.
Gustavo está de casamento marcado com umas das pessoas que mais machucou sua irmã ao longo da vida. Um relacionamento sem entrega, sem cumplicidade, mas que está lá a prova de tudo e todos. Mas será mesmo?
Bárbara encontra um segredo do passado de Gustavo e coloca tudo a prova ao fazer ambos se reaproximarem.
Esse segredo também tinha seus segredos e mesmo perdendo tudo de mais importante na vida, ela estava descobrindo que estava disposta a tentar de novo.
Um livro sobre verdades não ditas, segredos que nunca deveriam existir, recomeços e principalmente sobre perdão.
Não tem outra palavra para definir o principal sentimento em relação a trilogia, completamente encantada.