Encarcerados

Encarcerados John Scalzi

Resenhas - Encarcerados

Dudoca1 25/01/2023

ficção científica + investigação policial
Eu não tenho palavras para descrever essa leitura. Estou completamente apaixonada por livros e escritas inteligentes, apesar de me perder uma vez ou outra. Esse livro é perfeito demais, com personagens incríveis, uma tecnologia avançada e que algumas vezes deixa pontos de interrogação na cabeça do leitor (mas nada impossível de entender), cenas maravilhosas (principalmente a dele com o pai dele, a Vann e o Tony na batcaverna e o Shane C3 de cadeira de rodas).
Pode ser um pouco complicado de entender alguns termos, principalmente os mais usados como: C3, integrador, Ágora e Hadens. Eu recomendo pesquisar uma resenha no google que fala sobre isso (foi como eu fiz e melhorou minha experiência em 100%). Infelizmente nos primeiros dois capítulos eu achava que o Shane estava usando um óculos tecnológico e não um ?robô?, que humilhação.
Eu não consigo explicar o quão engenhoso esse livro é. É a primeira ficção científica que eu leio e para melhorar tem investigação policial, tem coisa melhor que isso? Eu acredito que esse livro deveria ser mais comentado, pois ele é incrivelmente perfeito. Vou sentir muita saudade dos personagens, principalmente do Tony, Shane, Vann e do Bell. Inclusive, como eu consegui me apegar ao Bell se o cara passou o livro todo integrado e teve literalmente umas quatro falas dele em si só no final?

?Melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão.?

?Fazer as pessoas mudarem porque você não pode lidar com quem elas são não é o caminho. O que precisa ser feito é que as pessoas parem de olhar apenas para o próprio rabo.?

?Um C3 numa cadeira de rodas. Entende o absurdo disso, certo??

BiancaTavares 21/01/2023

Primeiro livro de Sci-fi que eu li na vida e foi uma experiência incrível. Adorei a parte investigativa e a construção de mundo do autor. A dinâmica de C3/Encarcerados/Integradores foi um pouquinho difícil de pegar no começo, mas quando eu entendi a história fluiu bastante. Me decepcionei um pouco com o culpado, mas tirando isso não tenho do que reclamar. Recomendo!!

Daniel355 20/01/2023

A temática é incrível e o desenrolar da investigação também, mas sinto que faltou profundidade dos personagens. A divisão de capítulos e a escrita são bons, e as possibilidades que o enredo trás são o ponto alto com certeza.

Márcia 19/01/2023

Encarcerados - John Scalzi
Na sociedade que se passa a história, uma doença acometeu a população de forma devastadora, matando mais de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo. Com sintomas similares aos da gripe, essa doença se desenvolveu em três fases, sendo o último o mais grave, que causa a paralisia total do sistema nervoso, causando um encarceramento nas pessoas. Elas estão vivas e mentalmente ativas, mas não conseguem mexer nenhuma parte do corpo. Essa doença mudou toda a forma de como a sociedade funcionava. Quando nossa história começa muitos anos já se passaram, e nós acompanhamos essa mudança.

Já que milhões de pessoas estão encarceradas ao redor do mundo, foi desenvolvida uma forma para que elas pudessem voltar a viver em sociedade mais uma vez. Uma valor astronômico foi investido e a partir daí, foi criado as redes neurais, os transportes pessoais e o espaço online exclusivo para essas pessoas, o Ágora.

Além dos encarcerados, existem os integradores, pessoas que não chegaram ao estágio final da doença e podem, através de um mecanismo instalado no cérebro, receber consciência de vítimas de encarceramento, para que possam experimentar um mundo através de seus corpos.

O livro acompanha o agente Chris Shane, filho do político bilionário Marcus Shane e vítima da síndrome de Haden desde pequeno. Por conta da fama de seu pai, Shane, durante muito tempo, foi um símbolo na luta pelos direitos dos Hadens. Contudo, após chegar à vida adulta, ele decide se afastar dos holofotes e lutar pelo seu próprio espaço na sociedade.

Os assassinatos e a investigação seguem um ritmo rápido e instigante, com mil teorias e linhas de raciocínio. Ao mesmo tempo que os Haden se preparam para ter o subsídio do governo cortado e suas vidas se complicarem mais ainda. O autor nos mostra o preconceito, capacitismo e diferença de classes de forma clara e objetiva. Muitas pessoas não consideram os Haden capazes de fazer várias coisas, os tratam com desdém e frieza, mostrando bem como os deficientes se sentem no nosso mundo.

O ponto fraco fica para a solução do mistério, que acontece de forma rápida e casual sem que seja dada a devida importância. A coisa é entregue mais como uma constatação que vai se confirmando ao longo da trama do que uma revelação. Apesar de funcionar para a narrativa como um todo, o desfecho torna-se um tanto anti-climático.

Kellys 18/01/2023

Um vírus altamente contagioso, deixa as pessoas encarcerados em suas mentes ativas e saudáveis, para ajudar essas pessoas criaram robôs que fazem o que o corpo dos encarcerados não podem fazer, um estranho assassinato em um quarto de hotel que vai revelar grandes conspirações políticas.

Algumas pessoas conhecidas como Haden podem fazer mais que os robôs podem trasportar as mentes humanas em corpos humanos, mas isso não pode ser algo muito bom uma vez que uma pessoa que não e você pode coordenar as suas ações e suas funções.

Encarcerados segue o thriller policial com alta intensidade na ficção científica. O que fazer com pessoas que dependem de ações sociais e do auxílio do governo para serem integradas à sociedade e, consequentemente, para que possam viver com dignidade?

Gio 13/01/2023

Ótima leitura!
Adorei o livro, leitura rápida e cativante. Foi minha primeira ficção científica com investigação criminal e adorei, só o final que para mim foi um pouco óbvio, fiquei esperando por uma reviravolta que não acontece. Tirando isso, perfeito! Mundo muito bem construído e explicado ao decorrer do livro por meio de diálogos, de forma sutil.

yellowcards 09/01/2023

Mesmo sendo um pouco confuso foi um bom livro: com uma escrita leve, personagens agradáveis e uma boa dose de ação e mistério - na primeira metade. Na segunda metade, porém, as cenas de ação deram lugar a diálogos intermináveis sobre o funcionamento das redes neurais e o mistério meio que perdeu a graça, já que os personagens já sabiam quem eram os culpados (ou talvez é só fato de eu ter ficado esperando por uma reviravolta que nunca veio). Também achei o final um pouco anti-climático e sem sal

Pedro.Henrique 05/01/2023

Encarcerado
Ritmo rápido, personagens carismáticos, boa história com um mistério envolvente, ação, humor e muito diálogo.

O que mais posso pedir?

Caroline 03/01/2023

Rápido e envolvente
Eu amei demais esse livro. A escrita é fluida, dinâmica, e os capítulos são curtos, o que permite com que a gente faça uma leitura rápida e leve. Você nem percebe o quanto leu até ver o número de páginas que se passaram.

A história é realmente muito interessante. Não costumo ler muito livro de ficção, ainda mais que envolvam tanta "tecnologia", mas esse me fez não ter vontade de parar nem um minuto de ler. Bem construído, os personagens bem escritos, e o final bem explicado. Recomendo muito.

Rafael M. 25/12/2022

Perfeito?
Hoje é natal e por este motivo não vou escrever muito, tendo em vista que quero levantar da cama e socializar com a família.

Enfim, esse livro entrou para a minha lista de queridinhos.

Toda a trama prende MUITO. Os personagens são muito legais, e eu amo ler uma ficção científica que você sente que foi escrita com muito cuidado e carinho. É perceptível o trabalho imenso na montagem do texto, como as coisas se encaixam.

Acho que a união de ficção científica com investigação policial é sensacional, da margem pra acrescentar coisas maravilhosas, universos que vão muito além do qualquer coisa que você consiga imaginar.

É isso. 5 estrelas. Sensacional.

FELIZ NATAL ??

Victor 23/12/2022

Presos em uma casca que não os pertence.
John Scalzi ataca novamente, sendo o escritor mais lúcido e interessante que já tive a audácia de acompanhar (sim, pago pau pra ele). Dessa vez, com Encarcerados, um livro que trata de uma doença que afetou milhares de pessoas e as impossibilita diretamente de interagir com a sociedade de maneira carnal. O livro, no seu principal, retrata tudo na visão de um recruta da equipe policial, que, por sinal, é alguém afetado pela doença do Cárcere.

Uma obra de nível razoável.

Rauta 18/12/2022

Como sempre, o sci-fi me conquistando cada vez mais!!
John Scalzi com certeza será um autor que vou querer ter mais contato num futuro próximo. Ele consegue criar situações instigantes e de embaralhar todos os nervos do cérebro.
Além da premissa desse livro ser sensacional, ela ainda é bem escrita!! Apenas uma coisa que me deixou meio borocoxó foi o fato que os personagens são num tanto rasos (o que, na verdade, sempre tenho de impressão quando se trata de construção de personagens em livros gringos). Mas, apesar disso, consegue nos apresentar uma equipe de policiais do FBI cômica, mas de maneira nenhuma incompetente.
Leiam o livro, é uma boa experiência, apenas se você for meio lerdo que nem eu, terá que ler alguns parágrafos mais de uma vez XD.

Anelim 03/12/2022

Assassinato em um mundo com tecnologia avançada, com pitadas de comedia que eu aprecio.
Encarcerados é o primeiro livro que leio de John Scalzi. Escolhi ele justamente por ser um livro único, primeiramente para conhecer o autor, antes de ir para sua famosa trilogia Guerra do Velho. Digo que foi um primeiro contato positivo.

Oque posso dizer é que gostei muito do livro, a premissa de um futuro desenvolvido, com tecnologias mais avançadas e um assassinato e investigação no meio disso tudo, foi tudo pra mim.
Ameia as conversas e as cenas de comedia -são os meus momentos favoritos-, dando destaque a cena de luta do personagem principal contra um robô ninja, sendo sua arma de defesa uma frigideira -é serio! Não to zoando. Tem uma cena dessas no livro, oque na minha opinião, só fez a história ficar melhor.
Porem há um pequeno ponto, um tanto pessoal eu acho, que é a questão de lembrar dos nomes de todos os personagem, e em onde eles atuam, sendo isso algo importantíssimo em um livro de investigação/mistério. Já no segundo capito nos é apresentado uma caralhada de novos personagens, e eu meio que não prestei tanta atenção a eles, não liguei tanto quando foram introduzidos, e isso pesou mais para frente.
Conforme a investigação se desenvolvia e era trazido a tona esses personagens introduzidos no começo da trama, eu meio que ficava: "pera! quem é ele mesmo?" " dono de qual empresa? Trabalha onde?", talvez seja falta de atenção da minha parte, ou eu não tenha percebido que aquelas pessoas podiam ser relevantes na investigação, então vire e meche eu tinha que voltar os capítulos para relembrar quem era quem.

Confesso que ficava com um pouco de receio quando começava as explicação sobre a tecnologia de tal coisa, do funcionamento dos mecanismos, aparelhos e afins. Avia um certo medo de não entender e de me achar burra, porém felizmente esse não foi o caso. Da para compreender facilmente, pelo menos, a base da coisa. Não prejudicando em nada o entendimento dos raciocínios.

Em resumo foi uma leitura gostosa. Ele não foi aquele tipo de livro ao qual não conseguimos parar de ler, que PRECISÁVAMOS saber como a trama continuava. Mas não quer dizer que ele não foi um ótimo e divertido livro.
E o desfecho que se da a investigação, a solução que dão, só posso expressar as seguintes palavras, que justamente foi oque eu pensei enquanto lia: "HAHAHAHA OLÉ! TROXA! SE FUDEU".

Bruno 01/12/2022

Um assassinato ocorre em um quarto de hotel...
"encarcerados" de John Scalzi oferece uma narrativa intrigante e complexa com personagens fascinantes.

O livro se passa em um futuro próximo, onde uma epidemia mundial deixou uma grande porcentagem da população com "lock in", uma condição em que as pessoas ficam completamente paralisadas, mas ainda possuem consciência e são capazes de se comunicar através de tecnologia de ponta.

O enredo segue a história de Chris Shane, um agente do FBI com "síndrome de haden", que está investigando um assassinato em um mundo que se tornou ainda mais dividido pela doença. A narrativa habilmente explora questões éticas e morais sobre a vida, a identidade e a tecnologia, enquanto mantém o leitor intrigado com uma trama envolvente e repleta de reviravoltas.

Os personagens são bem desenvolvidos e realistas, e Scalzi habilmente explora suas complexidades e conflitos internos. Chris Shane é um personagem incrível, cheio de nuances e personalidade, que é fácil de se relacionar e torcer por ele.

A escrita de Scalzi é clara e concisa, sem ser simplista, e é fácil de seguir, mesmo que a trama seja complexa. A história tem uma estrutura bem construída, com reviravoltas surpreendentes e uma conclusão satisfatória.

No geral, "encarcerados" é uma leitura imperdível para os fãs de ficção científica. Com uma narrativa envolvente, personagens complexos e uma reflexão inteligente sobre a tecnologia e a condição humana, é uma obra que ficará na sua memória por muito tempo depois de terminar de ler.