Encarcerados

Encarcerados John Scalzi

Resenhas - Encarcerados

Nandhy - @minhavidanapagina 14/05/2024

Resenha @minhavidanapagina
Uma doença devastou a terra e aprisionou grande parte da população dentro de seus corpos. E, para que essas pessoas continuem fazendo parte da sociedade, as suas mentes foram transferidas para robôs.

A trama envolve assassinato, manipulação e política mas é bastante previsível. Um policial Heidi junto com uma policial humana são os personagens principais e trazem diálogos curtos e pouco profundos. Você imagina que uma conspiração existe e, pode acreditar, o desfecho será exatamente o que imagina ?

O universo apresentado nesse livro, muito mais do que sua história, foi o que mais achei interessante.

Fer 02/05/2024

A ficção científica encontra a investigação policial
Tava com esse livro há anos, vindo de uma recomendação de uma conhecida, mas nunca parei pra ler. Agora chegou o momento, finalmente!
"Encarcerados" traz a história de um mundo no qual uma doença se alastrou, e as consequências dela eram o encarceramento de algumas vítimas: pessoas que não conseguiam mais mexer o corpo, ainda que a mente estivesse perfeita. Criam, então, uma forma de essas pessoas, chamadas hadens, participarem da sociedade: com "veículos", espécies de robôs usadas apenas como o corpo de um haden; ou com os "integradores", pessoas reais que alugavam seus corpos para que um encarcerado os usassem por um tempo limitado. Esse é o mundo. Mas o livro começa com um famoso haden e seu primeiro dia trabalhando no FBI. Nesse dia, um crime misterioso ocorre: um homem está com a garganta cortada e, na frente dele, um integrador está sentado sem entender o que houve e sem conseguir se lembrar. Desenrola, daí, todo um mistério a ser solucionado, envolvendo interesses políticos e financeiros dentro desse cenário de ficção científica.
Eu gostei! Não tem um momento muito uau ou um grande plot twist, mas achei que valeu a pena acompanhar as descobertas e conhecer essa outra realidade. Achei interessante. A escrita do autor é ótima, bem fluida, natural e até engraçada em certos momentos. Consegui me conectar com as personagens, o que foi bem legal por ser ficção científica.

wesley silva 28/04/2024

Neurolink ?????
Que livro gostoso de ler personagens sao muito bem construídos, voce facilmente se apega, o universo e magnífico e assutardo ao mesmo tempo por as relações serem tão palpáveis. Meus unico ponto que me faz tirar 0.5 e fato da motivacao do vilao ser captalista demais oq foi tanto simploria e incongruente com alguem que umas noites atrás debatia de maneira ferrenia as ideias de que haden são humanos como qualquer outro, na marcante fala "voce diz cura eu escuto não é humano o suficiente" pra depois os hadens virarem so um mercado a ser explorado, juntado ao fato de tudo ser resolvido nas explicações do tony sobre sistema de integração me frustou um pouco.

Yulee Zin 26/04/2024

A Revolução Haden
"Encarcerados", como toda ficção científica, tem um universo muito rico e criativo. A ideia de uma pandemia global que começa como uma gripe (isso antes da COVID-19!) e termina com o indivíduo preso no próprio corpo, obrigando-o a encontrar outros meios de interagir com o mundo, é igualmente assustadora e interessante. A crítica nada sutil ao capacitismo também me pegou. Confesso que me empolguei mais do que deveria com essa premissa.

Entretanto, a parte do thriller deixou a desejar. É um livro muito bem escrito e me deu vontade de conferir outras obras do autor. Porém a história em si, mesmo com o plot twist e o fato de se passar num universo com regras próprias, é um tanto básica e previsível. O que me fez ler o livro era justamente a promessa da fusão perfeita de dois gêneros que amo, mas uma parte infelizmente acaba se sobressaindo a outra, e foi um dos motivos para eu demorar tanto para engatar na leitura.

No final, "Encarcerados" é um livro ok com um bom desfecho. Universo único, porém pouco explorado, combinado a uma história de investigação lenta e sem muitas surpresas. Meio decepcionante para meu primeiro livro de John Scalzi, todavia, a construção de mundo me mostrou seu potencial como um autêntico escritor de ficção científica.

Nota: 3.5

Ketlin 09/04/2024

Uma pena não ter sequências dessa história
Meu primeiro livro do autor, que já estava na minha lista há algum tempo e que me arrependi de ter demorado tanto pra ler. Leitura rápida, fluida e interessante do começo ao fim.

Quando juntam os meus dois gêneros literários preferidos, Sci-Fi e thriller policial, a receita não tem como dar errado. Adorei acompanhar o agente Shane nessa investigação cheia de enigmas e envolta em interesses políticos e econômicos.

A sociedade afetada pela pandemia do vírus Haden foi bem construída, me envolvi com os personagens e confesso que fiquei com um gostinho de quero mais. Acho que o autor poderia ter explorado algumas situações e consequências da doença com mais detalhes, mas pode ser só a minha curiosidade falando mais alto, e não uma falta de fato.

Ainda assim, senti alguns pequenos buracos na história nos capítulos finais, dando uma impressão de pressa em finalizar, e por isso não dou as 5 estrelas. Apesar disso, eu com certeza leria mais volumes de Encarcerados. Bora lançar, John Scalzi?! ?

Vanessa.Carla 29/03/2024

Criatividade
Uma das coisas que eu mais gosto em ler é conhecer histórias feitas por mentes criativas, as singularidades de encarcerados são incríveis, quanto mais o leitor entende as particularidades daquela realidade, mais se têm a descobrir. Sobre a história no geral é bem legal, apesar de ter demorado um pouco pra entender e pegar o ritmo pela complexidade dos detalhes o livro é bom. felizmente estou me vendo cada fez mais interessada por livros de ficção científica.

analeticia 22/03/2024

O suficiente
Não é o melhor livro do mundo mas foi o que eu precisava no momento, cumpre o que promete, mas não promete muito.
universo foda, porém mal desenvolvido, amei a parte da história da van.

Jaqueline Lima 21/03/2024

Bom!
Li por indicação do Paulo do Livraria em Casa. Achei a ideia da autora muito genial. É um livro bom. Nada excepcional.

Por Garoto 20/03/2024

Legal
Nada lá muito elaborado, uma investigação com toques de sci-fi, a princípio um pouco confusa (para mim) mas que depois ficou mais compreensível.
Rápido de ler, nada ambicioso, mas nada ruim também. Um "ok" apenas.

Visionário 20/03/2024

Medíocre
O livro possui um conceito muito interessante, a questão dos Hadens e dos Integradores e toda a construção de mundo são excepcionais. É complexo mas não é confuso, o autor faz questão de nos explicar todo o conceito para que nunca fiquemos perdidos na história. História essa que, infelizmente, não consegue acompanhar a genialidade dos conceitos apresentados pelo autor.

O fator mais importante em qualquer obra de investigação, seja ela livro, filme ou seriado, é, obviamente, o crime. A premissa é simples, dois Hadens são encontrados em um quarto de hotel, um está sentado na cama, ensanguentado e assustado, o outro está morto, o Haden ensanguentado jura que não matou. Grandes thrillers possuem crimes simples como fator catalisador, porém o que faz com que sejam lembrados é a maneira com a investigação se desenrola, e aqui chegamos a um dos grandes defeitos do livro.

A investigação não é interessante. Não tem um grande plot Twist, não tem ideias mirabolantes, não tem nada. Ela segue o caminho padrão clichê de todos os filmes investigativos que existem. Isso não seria um problema tão grande caso outro fator importante fosse bem trabalhado na história, o relacionamento das personagens.

O protagonista do livro é chato, não conseguimos nos conectar com ele em nenhum momento da história. Seu passado e seus dramas são jogados e não são bem trabalhados, seu relacionamento com os coadjuvantes é totalmente desinteressante, todos os personagens do livro são desinteressantes. Não temos a sensação que fazemos parte da história, parece que somos apenas espectadores. Olhando de fora o desenrolar lento da investigação.

Apesar disso tudo, um bom final pode salvar uma obra, um grande plot Twist, que nós faça enxergar diferente tudo que tínhamos visto e explodir nossas cabeças. Nada disso acontece, o final é jogado, corrido, o mistério é resolvido em um capítulo. Broxante.

O livro passa a todo momento uma sensação que estamos acompanhando uma história tirada de um filme de sessão da tarde, não vai mudar sua vida, mas você vai esquecer no dia seguinte.

Regiane 14/03/2024

Interessante, mas não foi o que eu esperava
Acredito que o que me atrapalhou nesse livro foi a expectativa, quando soube que era um thriller sci-fi fiquei extremamente animada, MAAAS, o suspense é bem básico e é previsível e o cenário sci-fi é bom, mas nada inovador. É um livro bom no geral, mas não é um favorito.

Sil Zacarias 04/03/2024

Cara um mês pra ler esse livro
O livro começou a me motivar só dps de 85% kkkkkkkkkk faz um mês que to lendo isso, senhooor ! O livro n é ruim, só n tem aquele clímax impressionante que te faz querer ler em um dia só. Ele se passa em um futuro onde uma doença sem cura chamada Haden surgiu e meio que deixava os enfermos presos dentro da própria cabeça, aí começaram a criar robos para que essas pessoas pudessem ir para o mundo real e se comunicar com outras pessoas. Mas aí começou uns assassinatos lá e eu já n tava entendendo mais nada. N consegui me conectar nem com o próprio protagonista, quem dirá com os outros personagens kkkkk enfim, n gostei muito, e com certeza se eu soubesse que ele seria assim jamais teria lido.

Levovitch 25/02/2024

Uma instigante investigação policial de temática futurismo, onde nesse futuro existe uma doença chamada "síndrome de Haden" que aprisiona as pessoas em seus corpos, deixando as incapazes de se mexer. Uma premissa interessante com protagonista carismático com bons personagens secundários, até mesmo os vilões são bons.

A investigação em si é boa e preenche as lacunas ao longo da historia, com um bom suspense e algumas boas cenas de ação. Há também a inclusão de temas sociais sobre as pessoas com síndrome de Haden, isso influencia de maneira positiva a trama, fazendo nos refletir e gerando boas reviravoltas.

Rena_tooh 21/02/2024

Diferente do que imaginei, de uma maneira boa, muito boa.
??Pela capa do livro, não espere uma história cheia de ação o tempo todo, tem esses momentos sim, mas acontece bem mais investigação por parte do protagonista e sua parceira, por trabalharem no FBI. Sobre a história, adoro esse tipo de temática futurista e ainda mais com uma pegada policial que no caso foram agentes, e a escrita do autor John Scalzi foi bem legal, ele desenvolveu um mundo futurista bem único, por assim dizer, misturando tudo isso com uma linguagem que só o livro pode te mostrar. E sobre os personagens, incríveis, o protagonista Chris Shane tem um destaque bem importante, assim como sua parceira Leslie Vann, totalmente familiarizados com a doença que afetou os humanos, literalmente, porém com sintomas diferentes e muito mais. Qualquer outra coisa, será spoiler. Recomendo facilmente este livro, se você busca uma história... diferente. ?