Encarcerados

Encarcerados John Scalzi




Resenhas - Encarcerados


274 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Isis Costa 08/01/2024

1º livro do ano finalizado!
Os incidentes de Encarcerados se desdobram após o surgimento de uma pandemia causada por uma enfermidade inicialmente considerada relativamente inofensiva. Inicia-se com sintomas que se assemelham aos da gripe comum, sendo até apelidada de a Grande Gripe. A exemplo da gripe convencional, essa patologia ceifou a vida de mais de 400 milhões de pessoas globalmente, deixando marcas profundas. No entanto, o que tornou a Grande Gripe singular foram as sequelas extraordinárias que deixou para trás.

Certos indivíduos que sobreviveram à pandemia desenvolveram a Síndrome de Haden, uma condição em que suas mentes ficaram aprisionadas dentro de seus corpos. Embora conscientes do ambiente ao redor, essas pessoas são incapazes de realizar movimentos, interagir com outros, comer, andar ou falar. Além das numerosas mortes resultantes da doença, as sequelas apresentavam características inéditas, desafiando a capacidade do sistema de saúde de qualquer país em lidar com tal complexidade.

Como várias pessoas ficaram limitadas em suas capacidades físicas, uma considerável quantia de dinheiro foi direcionada para pesquisas em ciência fundamental. Surgiram estudos e financiamentos substanciais para explorar maneiras de auxiliar as vítimas do aprisionamento. Nesse contexto, foram desenvolvidos os C3, robôs de última geração que, por meio de uma avançada interface neural, possibilitam aos indivíduos encarcerados a oportunidade de viver, estudar e trabalhar.

Uma das coisas que mais me atrai nesta obra é a maneira como a ciência e a robótica proporcionaram benefícios significativos para muitas pessoas, incluindo o agente do FBI Chris Shane, nosso protagonista. Chris alcançou notoriedade na infância ao representar a luta dos Hadens, mas, ao crescer, esforçou-se para escapar desse contexto, buscando uma vida comum.

No seu dia inaugural como policial, o agente Shane se depara com sua colega, a agente Leslie Vann, e ambos se veem imersos em um intrincado caso de homicídio. A situação envolve espionagem industrial, preconceito contra os Hadens, Hadens sem escrúpulos e uma profusão de tecnologia robótica.

A narrativa de Scalzi é ágil, e a tradução apresenta uma qualidade notável. Este não é apenas um livro centrado em uma investigação policial ou um thriller tecnológico; é também uma obra que questiona o capacitismo e combate o preconceito contra pessoas com deficiência.

Mesmo com todo o pano de fundo tecnológico, Encarcerados se desenrola em um Estados Unidos bastante próximo da nossa realidade, não exatamente repleto de alta tecnologia, e concentra-se principalmente em Washington D.C. Dada a natureza da narrativa, Scalzi incorpora um vocabulário rico em programação e tecnologia, contudo, de forma equilibrada o suficiente para não alienar leitores menos familiarizados com esses temas. Assim, é plenamente possível ignorar esses detalhes e manter um ritmo envolvente na leitura.

Encarcerados apresenta uma proposta única e envolvente, abordando temas extremamente atuais e significativos. Apesar de seu tom crítico, mantém uma leveza, adotando uma abordagem séria e consciente, ao mesmo tempo em que utiliza um humor sagaz para transmitir uma mensagem que constantemente reafirma nossa humanidade e a igualdade que compartilhamos nessa condição humana.
comentários(0)comente



Doug 02/01/2024

Pipocão
Um livro que poderia fácinho ser um filme sci-fi pipocão com Will Smith, Tom Cruise.. sabe?

Leitura fácil num universo plausível e super explorável. Queria muito uma continuação e/ou um live action.
comentários(0)comente



Monique 25/12/2023

Achei a construção desse mundo distópico muito inteligente e interessantíssimo, porém achei o desenrolar da investigação meio sem graça, estava com muita expectativa pra resolução do caso e acabei recebendo um final bem sem sal.
comentários(0)comente



pedroviictorc 19/12/2023

A linguagem jovial demais me incomodou no começo, principalmente por parecer que os personagens eram adolescentes. Mas logo a trama foi se desenvolvendo e ficando interessante, abordando temas político-sociais interessantes e pertinentes. No fim, é um livro ok, bom para quem não está tão habituado com o gênero.
comentários(0)comente



Rafael.Fires 13/12/2023

Me surpreendeu!
Prometeu nada, e entregou tudo!
Um vírus ataca o sistema nervoso das pessoas, disseminado como uma gripe, os infectados mais graves passam a sofrer da 'Síndrome do Encarceramento', no livro, chamada de Hades.
O governo cria formas para que essas pessoas possam ter suas vidas de volta, sejam "emprestando" corpos de pessoas, ou transferindo suas mentes para robôs, chamados de C3.
Até aí, uma distopia normal, nada de novo sob o sol.
Mas uma pessoa é encontrada misteriosamente morta em um quarto de hotel, e aí que as coisas ficam boas!
Uma mistura de sci-fi com trama policial que não peca por diálogos longos e chatos, cenas intermináveis e uma investigação lenta.
O livro flui muito bem!
comentários(0)comente



Sarinha silva 18/11/2023

Incrível do começo ate o final
Esse universo desse livro está no meu coração,é tao bom os personagens, política etc.mesmo que en umas partes eu sentir dificuldades para entende mais não atrapalho achei a leitura é tao fluida o primeiro livro que lir desse gênero que eu adorei .e quando acabo ja estou sentindo falta.
comentários(0)comente



Sara Marinho 17/11/2023

Que ficção científica incrível. Queria ler algo do Scalzi antes de começar Guerra do Velho , e amei. O cara é genial! Todo o universo que ele criou dos encarcerados e integradores é assustador e impressionante.
comentários(0)comente



Brenda.Rosa 02/11/2023

Muito bom
A leitura flui muito rapidamente!
Fiquei muito envolvida na ideia central do livro, ele fala sobre "A síndrome do encarceramento" que existe na vida real, mas no livro, existe uma forma de "melhorar" a situação das pessoas nessas condições. Algo que eu realmente nunca tinha imaginado. Inclusive fiquei com gosto de quero mais, achei que ele acaba muito rápido, muita bruscamente, queria conhecer mais da rotina dessas pessoas.
comentários(0)comente



Ed Bortolotte 06/10/2023

Um livro sobre a infestação de um vírus, que matou milhares de centenas de humanos… parece que a ficção cientifica, não é tão distante assim da nossa realidade, não é?

A história é envolvente, e a dinâmica de escrever uma narrativa pelo ponto de vista de investigadores/policiais, sempre nos coloca em uma posição de tentar desvendar o mistério com os agentes. Mas a questão aqui é outra: A vibe cyberpunk.
Neuro implante, robôs como veículos da consciência humana, realidade expandida, mundo virtual… está tudo ali: High Tech - Low Life

Confesso que esperei muito mais do que o livro me entregou.
Mas mesmo assim ele me entregou muito! Para quem gosta do gênero, vale muito a pena.
John Scalzi me arrebatou.
PS: Colocar a ilustração da capa, com o mesmo ilustrador de Neuromancer, é uma sacada de marketing genial…
comentários(0)comente



raconteurr 04/10/2023

Favoritado
Que LIVRO, meus amigos. Para quem gosta de uma ficção científica totalmente focada no enredo (plot-driven), como é o meu caso, esse livro é perfeito.
Nem sei por onde começar a falar dessa experiência. Ele me salvou de uma ressaca, me inspirou a voltar a escrever e me inseriu no mundo literário de novo (que eu já tava afastada há uns 6 meses). Ou seja, esse livro veio na hora certa pra mim.
Não vou mentir, o livro não tem quase nada de aprofundamento dos personagens principais. Afinal, esse não é o foco. Vi que algumas pessoas ficaram incomodadas com isso, mas, entendendo que a proposta do livro não é refletir sobre conflitos interpessoais e sim explorar um caso de corrupção social e econômica, acho que a obra entregou tudo que prometeu na sinopse (e eu particularmente adorei que fosse assim). Não senti necessidade de saber mais sobre os personagens nem de me enrolar em cenas que focassem nesse lado. Entendo quem se incomoda, porque realmente é bacana misturar as duas coisas, mas, pela minha experiência, foi a falta dessa parte que me fez ficar tão encantada e presa na leitura.
Tudo aqui é muito dinâmico. São muitas informações e revelações acontecendo capítulo após capítulo. Tem que acompanhar com bastante atenção e cautela, afinal, se trata de uma investigação da polícia federal. John Scalzi armou perfeitamente um esquema de jogo de poder econômico e fez uma ilustração exata de como os grandes investidores usam as questões sociais como uma bola de tênis. É visceral, é cruel e é real. Aqui fica muito óbvio pra mim perceber como as minorias podem ser manipuladas por grandes corporações, entrando em negócios sujos e pagando por isso com a vida, e como as pessoas que detém esses meios de produção não se importam de fato com a "causa", só tem interesse em lucrar com ela.
Esse livro me abriu os olhos não só para entender como muitos setores faturam muito diante da desgraça humana (uma pandemia, por exemplo, tsc), e como essas empresas não hesitam antes de derrubar outros negócios. Também me fez refletir o quanto somos condicionados a sucumbir aos interesses de grandes indústrias justamente por causa da quantidade de capital que elas movem, ao invés de migrar para novas formas de tecnologia que já são realidade, mas não engajam no mercado porque competem com negócios tradicionais e consagradas, mesmo que o produto deles já seja obsoleto.
Enfim, dá pra extrair muita coisa interessante sobre esse livro, esses são só alguns pontos. Eu facilmente faria um TCC sobre tudo que falei aqui. Agradeço Paulo Ratz por recomendar essa leitura nas redes sociais, acho que eu não teria encontrado ela sozinha.
Por fim, leiam Encarcerados!!!
comentários(0)comente



Ari 03/10/2023

Encarcerados
O livro é sobre uma investigação que começa com a morte de um homem e a partir dai envolve uma gama de pessoas.O ambiente em que acontece o livro é bem interessante , houve uma pandemia de um virus chamado hadem que faz com que as pessoas fiquem presas dentro do proprio corpo "encarcerados", a partir dai o governo incentiva a pesquisa e a criação de robôs para que os encarcerados possam viver em sociedade controlando eles remotamente.Achei toda a premissa extremamente criativa e a escrita de jonh escalzi muito envolvente e engraçada em momento nenhum ficou chato e repetitivo como muitos alguns livros de suspense.
comentários(0)comente



Gabriel.Chiquito 28/09/2023

A história é boa, mas não é nada fora do normal. Mas eu amei mesmo foi essa versão de futuro, a forma como ela é complexa em termos políticos e crítica em termos sociais.
comentários(0)comente



Cocotinha 27/09/2023

Muito bom
Essa leitura realmente voa, parece que eu entrei num cenário meio b99 com Holmes, mas que se passa em Doctor Who. É fluido, engraçado e rápido, não vi o tempo passar.
Só queria mais, queria mais aprofundamento, mas pela proposta ele é muito válido.
comentários(0)comente



274 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR